Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Comunidade

Canoas Tênis Clube dribla incertezas e se renova aos 55 anos

Avatar

Publicado

em

Canoas Tênis Clube/Foto:Bruno Lara/OT

Canoas Tênis Clube/Foto:Bruno Lara/OT

Marcelo Griza

O Canoas Tênis Clube completou, nesta semana, 55 anos de vida. A entidade foi criada em 20 de maio de 1960, por Wilson Dantur. Ele, além de contribuir com a criação do clube, entre outros feitos para a cidade, também criou, cinco anos mais tarde, o hino canoense. Em sua primeira reunião, foi escolhido o hoje falecido ex-prefeito Hugo Simões Lagranha, entre os 56 participantes.
Até o final dos anos 1990, o movimento cresceu. Foram construídas as piscinas olímpicas, na década de 1970, e o ginásio, por volta de 1980. Paralelamente a isso, somaram-se outros salões – um deles recentemente transformado em academia – e duas quadras de tênis.
As mudanças dos últimos anos, tais como a terceirização de diversos dos serviços do clube, acompanham a realidade do setor. O número de estabelecimentos do tipo vem diminuindo no país, e segundo o ex-presidente José Chagas Veloso, a nova presidência, comandada por Gercino Ferreira dos Santos, acerta ao continuar nesse processo. “E a gente vem procurando manter a estrutura para que outros negócios prosperem: a academia mal começou, mas já tem um bom movimento.”
Segundo o dirigente, há hoje um forte descrédito dos clubes ante a sociedade. “Antigamente, a questão é que era mais barato usufruir de facilidades nos clubes do que comprar equipamentos como ar condicionado, piscina… Até o ventilador, no começo, lá na década de 60. Hoje em dia não tem mais atrativos para isso, todo mundo usa carro, etc. A saída é diversificar, oferecer o espaço”, explica.
Veloso é um dos dirigentes mais importantes da história da instituição, tendo sido presidente por dez mandatos (de 1988 a 1994, e de 1998 a 2013), totalizando 20 anos no comando do Clube.
Quadra de TênisAlém da academia Planet Club, outros setores envolvem a cadência de áreas para empresas ou indivíduos. Além disso, há o usual aluguel do salão nobre, com capacidade para 350, ou do panorâmico, para 120 pessoas, e da quadra poliesportiva, que pode ser adquirida em diárias ou planos mensais (ver box).
As quadras de tênis oferecem aulas e torneios organizados pela Triska Santos Tennis (TS Tennis). Os proprietários, os ex-tenistas Matheus Triska e Roger Santos, sentiam falta de um local em Canoas no qual atletas pudessem ser formados, treinar e competir de forma regular. Ambos, enquanto competiam ativamente, sempre treinaram em clubes de Porto Alegre. “E nós dois sempre moramos em Canoas”, aponta Santos. “A necessidade a gente vê com o êxito que temos com pouco mais de um ano de atividade”, comenta, ao lembrar das conquistas até aqui.
As atividades da TS no Canoas Tênis Clube começaram em abril de 2014. Hoje, além dos 115 alunos de diferentes categorias, há três torneios anuais (dois de simples, em maio e novembro, e outro de duplas, em agosto). Os amistosos aos finais de semana entre eles são também incentivados, através de um ranking interno. Todo o apoio da equipe levou dois atletas a colocações entre os dez melhores do ranking estadual na categoria simples masculino 16 anos (Lucca Baptista e João Ceolin, que inclusive finalizaram a temporada 2014 em 1º e 2º lugares, respectivamente). Ainda há um projeto social, em parceria com uma ONG, também incentivada por Matheus e Roger, com o apoio da Prefeitura e do colégio Santos Dumont, onde 64 crianças aprendem o esporte. “E ainda temos fila de espera no colégio e aqui no clube”, frisa Santos.

Há também bailes costumeiros no salão nobre. Nas terças, há o chamado Baile dos Quarentões, com músicas de décadas passadas, das 20 a 1 hora da manhã. Nas quartas-feiras, é a vez do Baile da Maturidade, que ocorre das 15 às 19 horas. O público, assim como os organizadores, o casal Nadir e Almin Antônio de Souza, é composto de idosos que vem dançar e se divertir. “Eu tenho 73, e meu marido, 75”, mostra Nadir. “Estamos há 11 anos organizando esse encontro semanal. A pessoa paga só dez reais e se diverte. É bom para nos reunirmos, dançar e espairecer”. O mesmo salão nobre também é usado por algumas empresas para a realização de reuniões e confraternizações entre diretores e/ou funcionários com regularidade.
No passado, ficaram as festas mais jovens, como a boate Catapimba, muito lembrada por Chagas Veloso. “Aquela era uma boate da gurizada, uma galera unida, que reunia até poucos anos atrás por aqui, uma vez por ano”, lembrou. Segundo ele, a DSCN3691atração era uma das mais populares do clube, até a chegada dos primeiros traficantes de drogas à cidade. “Aí a coisa descambou. Hoje você vê, nem adianta ter essas coisas porque o nosso Centro é deserto à noite. Fica perigoso”, ressaltou.
Essa diversificação dos serviços e parcerias com empresas e entidades permitem ao Canoas Tênis Clube continuar se renovando, principalmente em termos de estrutura. Além da reforma geral das quadras de tênis do local, ainda há a revisão do sistema elétrico de dos itens de segurança, com a renovação do alvará junto ao corpo de Bombeiros – uma verificação minuciosa e, por isso mesmo, demorada, devido às alterações na legislação que sucederam o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, em janeiro de 2013.
Algumas entidades mantêm convênios com o Canoas Tênis Clube, o que permite vantagens aos seus associados na utilização das piscinas no verão, bem como os salões. Entre elas, o Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas (Sinprocan) e o Clube de Advogados de Canoas (CAC).

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm