Comunidade
Morre Eduardo Antpack, titular do 1º Tabelionato de Canoas
O acidente aconteceu na segunda-feira, 11. Antpack deixa dois filhos e um legado a não ser esquecido
No final da tarde de segunda-feira, 11, aos 79 anos, faleceu Eduardo Antpack, titular do 1º Tabelionato de Canoas. O tabelião se envolveu em um acidente com danos materiais entre o seu veículo, uma Toyota Hulux e um Chevrolet Monza no quilômetro 443 da BR-386, na Tabaí-Canoas, e foi atropelado por um ônibus ao tentar atravessar a estrada para buscar o estepe.
O velório ocorreu na Capela 8, com início às 13 horas, no Cemitério Jardim Parque São Vicente, em Canoas. O sepultamento foi às 17 horas, no mesmo local. Centenas de pessoas se fizeram presentes no local para se despedir do titular do 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Ofício de Registros Especiais de Canoas. Após a morte de Eduardo, seu filho, Rafael Antpack, assumiu a titularidade do 1º Tabelionato.
Antpack cursou engenharia operacional na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), mas o curso que foi extinto pelo governo anos depois. Então foi estudar direito no Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter), onde, anos após, se tornou professor de direito notarial. Fez concurso, passou em primeiro lugar e foi trabalhar em Novo Hamburgo. Antes de ser servidor público de Livramento, onde conheceu o amigo de toda a vida João Arla.
A prefeita em exercício de Canoas, Beth Colombo (PP), decretou na terça-feira, 15, luto oficial de três dias em homenagem póstuma ao tabelião, que muito contribuiu com a cidade, segundo nota do gabinete do Prefeito. Antpack, natural de Arroio dos Ratos, deixa dois filhos: Rafael Antpack, Tabelião e Eduardo Antpack Filho, médico
Querido por todos
O técnico em contabilidade João Terres Tróis, 83 anos, conheceu Eduardo em meados de 1956, no bairro Niterói. Ambos atuavam na agência do Banco Agrícola Mercantil no bairro. João lembra que os pais de Antpeck, Ludwig Antpack, ligado à construção civil e Zóia Antpack, dona de casa, vieram de Estónia, um dos três países bálticos da Europa Setentrional. Destacou a concentração ao trabalho, a honestidade e a dedicação aos estudos como as características que resumiam o Tabelião. “Com ele não tinha jeitinho”, ressaltou. João lembra que Eduardo trabalhou como auxiliar no cartório de Ivo Ribeiro Vargas, em Niterói. “Quando Ivo falava nome feio, brincando com ele, ficava vermelho”.
O advogado João Arla comentou que conheceu Antpack em 1963, já em Santana do Livramento, quando era funcionário da Justiça do Trabalho, onde conquistou colegas e todos que por ele passavam pelo seu jeito simples e elegante no trato com as pessoas. Cativou a simpatia e a amizade não só dos pais de João, mas também dos funcionários do hotel dos viajantes, onde ficava quando voltava à cidade. Foi padrinho de casamento de João em 1968, posto que o amigo assumiu quando Antipack se casou. “Nesta época havia assumido o Tabelionato aqui, como tinha tirado o primeiro lugar no concurso. Um homem diferenciado”, lembra Arla. “É o irmão que eu não tive. Meu padrinho de casamento e eu sou o dele. Eu sou padrinho do filho dele, Rafael”, conclui o advogado.
João lembra que por volta de 1994, mas em outubro, Eduardo visitou Livramento, onde foi bem recebido por Seu Hermínio, do hotel dos viajantes. Aceitou ser técnico por um dia das meninas da escola normal em função de um compromisso de Arla. Eram os jogos internacionais de primavera e o advogado lembra que o amigo queria ter certeza de que as meninas venceriam os 100 metros. “Ele disse: O técnico Arla acha que vocês podem vencer. Eu quero ter certeza que vocês vão ganhar. Essa frase marcou a minha vida”, salientou.
Após o fechamento da edição, recebemos a imagem da capa do livro “Do Testamento Público: Instrumentação e Requisitos Essenciais”, de autoria de Eduardo Antpack:
Comunidade
Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.
Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.
O edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
- Habitação1 dia atrás
Caixa divulga lista de 478 contemplados pelo programa Compra Assistida em Canoas
- Animais7 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Sem categoria6 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação6 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Gastronomia1 semana atrás
Inscrições abertas food trucks que irão participar da Corrida Outubro Rosa 2025
- Geral1 semana atrás
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas
- Saúde7 dias atrás
Nova lei garante reconstrução mamária pelo SUS e Planos de Saúde
- Geral1 semana atrás
Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses