Geral
Ecoclínica e Tomoclínica investem no atendimento humanizado
MONIQUE LEOTE MENDES*
Há mais de 30 anos atuando em Canoas na área de diagnóstico por imagem, o médico e diretor da Ecoclínica e Tomoclínica, Ildo Antonio Betineli, 63 anos, sempre se preocupou em oferecer aos pacientes um atendimento humanizado e também o que existe de melhor e mais atual no mercado.
Natural de Passo Fundo, ele escolheu Canoas para trabalhar e afirma: “foi um golaço de placa, quando todos preferiam estar em Porto Alegre, eu escolhi Canoas para começar”.
O olhar empreendedor e a forma simples e gentil são traços do gestor, e se refletem na empresa e na atitude dos colaboradores. Betineli recebeu a equipe do jornal O Timoneiro e contou a história da instituição desde o início da sua jornada, no hospital Nossa Senhora das Graças, em 1984. Também falou com orgulho do serviço de residência dirigido por ele, que é oficializado pelo órgão máximo da categoria, o Colégio Brasileiro de Radiologia.
O Timoneiro – Como iniciou as empresas Ecoclínica e Tomoclínica?
Ildo Betineli – Concluí minha formação na terceira turma de medicina da Universidade de Passo Fundo. Tive uma formação muito boa. Na cidade tinha um polo médico fantástico. Quando cheguei em Canoas, logo fui absorvido por tudo aqui. Ao mesmo tempo em que trabalhava no Hospital Nossa Senhora da Graças, eu ainda atuava como professor na Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC), tudo ao mesmo tempo. Lembro com carinho do meu tempo como professor, formei muitos especialistas no Hospital São Lucas. No início, só tínhamos radiologia geral. Era Raio-x de tórax, Raio-x de osso, e após começar a trabalhar no Nossa Senhora das Graças, um colega veio do Rio de Janeiro e trouxe a novidade do ultrassom. Isso foi em 1983 e já faz quase 35 anos. O ultrassom não existia em Canoas e estava começando em Porto Alegre, na Santa Casa. O serviço de ultrassom foi o embrião da empresa. Graças a ele nasceu a Ecoclínica dentro do Hospital Nossa Senhora das Graças. Até hoje está lá. Em 1986, viemos para o Centro de Canoas também, e nossa primeira unidade foi no Golden Center. O ultrassom tinha uma atuação muito grande na área obstétrica. É muito lindo que hoje eu vejo as mães que vinham para ver os seus bebês: os embriões, fetos e hoje esses embriões e fetos vêm ver os seus embriões e fetos com as vovós junto, que eram as mães quando eu comecei. Como tenho 35 anos de história na área, eu vi a segunda geração daqueles que eu vi nascer e hoje estão aqui como mães É um trabalho lindo e emocionante. A Tomoclínica veio depois, em 1996, e foi a primeira clínica com o exame de Tomografia Computadorizada Helicoidal do RS.
OT – Como você define a sua gestão na empresa e a relação com os colaboradores?
Ildo – Além da evolução tecnológica, buscamos a evolução humanística. Tudo que for para contribuir dentro da empresa a gente incentiva. Queremos que nosso colaborador traga contribuição para a instituição, sejam criativos. Eles precisam estar felizes por estar com a gente. Precisam estar felizes em atender o paciente.
Tenho prazer em dirigir esse grupo e me sinto responsável em ter esse retorno positivo dos meus colaboradores. Sinto que o trabalho desenvolvido com todos dentro da empresa é positivo. Eles torcem pelas minhas ideias e constroem comigo. Tudo que mais quero é ter um ambiente sadio aqui dentro. Conto com todos aqui dentro e só cheguei aonde cheguei pela construção desse trabalho coletivo. Eu trabalho na busca em que todos entendam que o coletivo é importante. Não tem um funcionário que não dê certo aqui, ele pode não estar sendo aproveitado nas suas potencialidades. Vamos trabalhar as potencialidades positivas e irrigá-las para que os defeitos sejam minimizados.
OT – Além do trabalho nas clínicas, você foi professor e é um incentivador do ensino. Como funciona o trabalho de residência que você é diretor e como se sente formando especialistas?
Ildo – Me sinto como se tivesse sempre começando. Temos residentes aqui. Formamos médicos especialistas. Quando um médico se forma, ele é um generalista, então ele pode se transformar num médico especialista como: pediatra, cardiologista, ginecologista, entre outras especialidades, como imaginologista, que é a forma mais moderna de chamar o antigo radiologista.
Como temos formação de médicos especialistas, o nosso corpo de estafe está sempre oxigenado, isso é uma forma legal de se atualizar. Tu ensina para aprender e essa é a ideia.
Temos um serviço de residência oficializado pelo órgão máximo da categoria que é o Colégio Brasileiro de Radiologia. Foi muito difícil, foi um processo que o nosso sócio fundador, José Francisco Vieira, ficou dois anos se submetendo a uma série de testes e requisitos até conseguirmos a residência oficial. E todos os nossos alunos se submetem a provas e precisam tirar notas boas para que nossa residência seja mantida. Ela tem que ter e manter a qualificação. Os alunos têm aulas semanais, treinamento por professores qualificados sob coordenação da Dra. Carol Cunha, que já foi uma residente nossa e hoje está à frente do trabalho. Nosso local principal de formação é no Hospital Nossa Senhora das Graças.
Quando começamos aqui, vimos nesse trabalho uma forma de aprender e cuidar da saúde do povo canoense. Quando tu trabalha com a residência, é obrigado a estar atualizado. O ambiente de ensino é muito saudável porque continuamos motivados e o atendimento aos pacientes se agrega com a qualificação.
Temos formado excelentes talentos e estamos fazendo com que a empresa esteja à frente se oxigenando, se renovando. Temos essa preocupação com a tecnologia e estamos constantemente ligados à modernização.
Momentos importantes da história
1983
Fundada a Ecoclínica em Canoas, pioneira na área de diagnóstico por imagem.
1990
Inserido serviço de Mamografia na Ecoclínica Canoas.
1996
Fundada a Tomoclínica, primeira clínica com o exame de Tomografia Computadorizada Helicoidal do RS.
2001
Inaugurado o serviço de Ressonância Magnética na Tomoclínica.
2007
Aquisição do aparelho de Tomografia Computadorizada Multislice.
2010
Aquisição do aparelho de Ressonância Magnética Magnetom Avanto 1,5 tesla da Siemens.
Aquisicao do Aparelho de Tomografia Computadorizada Multislice Somatom Spirit da Siemens.
2011
Aquisição Mamógrafo Digital Inspiration da Siemens
2012 e 2013
Instalação aparelho Ressonância Magneton Espree 1.5 tesla Siemens
Instalação Tomógrafo Aquilion CXL 128 canais Toshiba
2015
Instalação 04 novos Ecógrafos Toshiba
Geral
Drive Solidário em Canoas arrecadará brinquedos para crianças na sexta-feira, 17

Na sexta-feira, 17, os canoenses poderão participar do Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos. A ação será das 16h30 às 20 horas, em frente à Prefeitura de Canoas (Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas). O objetivo é arrecadar brinquedos novos ou usados em bom estado, que serão destinados ao Hospital Universitário de Canoas
Além disso, o público poderá aproveitar diversas atrações, como música ao vivo, a participação da Prof. Maluquinha, pintura artística, personagens infantis, food trucks e interação com o grupo de escoteiros. O evento é organizado pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão.
Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos
Data: Sexta-feira (14)
Horário: Das 19h às 22h
Local: Prefeitura de Canoas – Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas
Geral
Unilasalle concede título de Doutora Honoris Causa à jornalista Míriam Leitão

Em uma noite marcada por emoção e reconhecimento, a Universidade La Salle concedeu à jornalista e escritora Míriam Leitão o título de Doutora Honoris Causa, a mais alta distinção acadêmica da instituição, sendo a primeira mulher agraciada pela universidade. A honraria foi entregue durante cerimônia solene realizada na quinta-feira, 9 de outubro, no Salão de Atos da Unilasalle, em Canoas, integrando a programação da Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS).
Reconhecida como uma das mais influentes vozes do jornalismo brasileiro, Míriam Leitão foi homenageada por sua trajetória intelectual e ética, marcada pela defesa da democracia, da liberdade de expressão e da responsabilidade social. Aos 72 anos, recentemente eleita para a cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a jornalista foi celebrada por estudantes, professores, autoridades e membros da comunidade que lotaram o auditório para o evento.
Na leitura do laudatio, discurso que celebra e homenageia a pessoa agraciada, a professora doutora Lúcia da Rosa, coordenadora do Programa de Pós-graduação de Memória Social e Bens Culturais da Unilasalle e professora do curso de Letras, patronesse da Feira do Livro de 2024 da cidade de Canoas, exaltou as contribuições e méritos que levaram à escolha unânime da homenageada da noite, destacando também suas obras literárias, sua produção intelectual e seus ensinamentos para a sociedade, além da sua trajetória pessoal.
“No jornalismo e na literatura, a palavra se descobre e se desfaz, potencializando uma ideia, uma crítica, uma análise, uma arte com profundidade. Esses elementos, juntamente com as memórias da sua trajetória, estão presentes na sua vida pública de seriedade e de visão de mundo. Sua casa e sua família a levaram para a ABL e lhe trouxeram hoje também para essa casa”, saudou a professora.
Especialista no uso das palavras, Míriam utilizou da sua arte para tecer agradecimentos pelo título recebido, emocionando-se com as justificativas apresentadas.
“É uma alegria inédita na minha vida, nunca recebi tal honraria acadêmica, uma sensação de realização. Eu fui vista, reconhecida. Especialmente me toca a força do sonho da inclusão de mulheres em espaços de poder e prestígio. E, nesse momento, estou sendo a primeira mulher homenageada com o título. É difícil achar as palavras para agradecer esse carinho, mesmo para quem trabalha com elas. A Unilasalle e eu temos os mesmos sonhos, defendemos os mesmos valores da democracia, com inclusão e sustentabilidade. Acreditamos que a educação é a melhor arma para esse projeto. E por isso é tão honroso estar ligada a partir dessa noite a essa instituição”, destacou Míriam.
A SAPIENS deste ano trouxe como tema central a “Inovação Social e Urbana: construindo soluções sustentáveis para desafios coletivos”, elogiado pela homenageada da noite.
“Quero cumprimentá-los pelo tema da semana acadêmica pois é o que precisamos no momento. Essa é a urgência. Estudos recentes apontam que a grande maioria dos municípios não tem planos de adaptação e nem recursos para o enfrentamento das tragédias climáticas. O tema é absolutamente central”, reforça.
Outro ponto destacado pela jornalista é o esforço coletivo necessário para que mudanças concretas ocorram.
“O nome do novo tempo é ‘inclusão’. Essa é de fato a minha certeza. Nós temos que incluir. A desigualdade nos sabota, nos tira a força. É preciso também reduzir os conflitos de correntes políticas. Sempre houve divergências, mas bem distante da polarização e das ondas de ódio que tanto tem nos machucado. É preciso superar o que nos divide para construir soluções duradouras. Estamos diante da emergência climática e não mais das mudanças climáticas. A luta pelo impossível é no que precisamos nos abraçar nesse momento”, finaliza Míriam.
Marco acadêmico
Ocupando a cadeira de número 7 na ABL, Míriam Leitão ainda destacou a coincidência envolvendo o número na sua trajetória de vida, sendo a sétima pessoa a receber o título de Honoris Causa pela universidade. Para o reitor da Unilasalle, professor doutor Ir. Cledes Casagrande, a homenagem representa um marco institucional em favor da valorização das vozes femininas e da promoção da paridade de gênero no ambiente acadêmico.
“A trajetória de Míriam Leitão, reconhecida escritora brasileira, com vasta contribuição ao jornalismo, à cultura, à defesa do meio ambiente, à democracia e aos direitos humanos, espelha o compromisso que assumimos aqui na universidade com a cidadania, a liberdade de expressão, a verdade, o respeito a natureza e a formação crítica dos nossos estudantes. Em um cenário recente de desafios à informação, de pós-verdade, de fake news, sua doação é um exemplo de jornalismo ético, baseado em dados, análise profunda e responsabilidades. Essa busca pela verdade factual e crítica é a base da educação de qualidade que a Unilasalle se propõe a oferecer aos estudantes”, celebra o reitor.
A cerimônia contou com a presença da Orquestra Jovem do RS, projeto social da Fundação O Pão dos Pobres, parceira da Unilasalle, que emocionou o público com uma apresentação especial. Na sequência da programação da noite, a diretora de Graduação, Cristiele Magalhães Ribeiro, e o diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Cássio Cassel, conduziram um momento de bate-papo com Míriam Leitão, reproduzindo perguntas previamente organizadas por professores e alunos da instituição e também pelos convidados presentes. Antes da outorga do título, Míriam ainda participou de uma sessão de autógrafos de suas obras e das publicações de seu marido, o cientista político e escritor Sérgio Abranches.
Diversas autoridades prestigiaram o momento solene, incluindo o presidente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, professor emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutor Gilberto Schwartsmann, também representando a reitoria da UFRGS; a pró-reitora de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Adriana kampff; o vice-presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, professor doutor Dani Rudnicki; o diretor do SESC Canoas, Cleberli Fabiano Costa de Arruda; o gerente geral do Pão dos Pobres, João Rocha; a gerente executiva da ADVB, Mastrângela Teixeira; a presidente da Casa do Poeta de Canoas, Maria Luci Cardoso Leite; o representante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Roque Reckziegel; o presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), José Maria Rodrigues Nunes; além de jornalistas, membros do Conselho Universitário da Unilasalle, professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Unilasalle e de outras instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul e demais membros da comunidade.
Inovação social e protagonismo acadêmico
A outorga do título integrou a programação da SAPIENS 2025, que, de 6 a 10 de outubro, reuniu milhares de participantes em atividades voltadas à pesquisa, extensão e inovação. Com o tema “Inovação Social e Urbana: construindo soluções sustentáveis para desafios coletivos”, o evento consolidou-se como o maior encontro acadêmico do Unilasalle, reunindo ensino, ciência e comunidade em uma agenda de cinco dias.
Foram realizadas centenas de atividades gratuitas, entre oficinas, palestras, feiras e debates sobre temas como inteligência artificial, sustentabilidade, migrações humanas, empreendedorismo e cultura. A programação também contou com uma Feira de Empreendedores, com mais de 40 iniciativas locais, Feira do Livro, Tour histórico pelo campus, Batalha de E-Games, Arena ADVB, Escape Game, Competição de Robótica e apresentações culturais.
Sobre Míriam Leitão
Nascida em Caratinga (MG), Míriam Azevedo de Almeida Leitão é jornalista com carreira que ultrapassa cinco décadas. Atuou em veículos como O Globo, GloboNews e CBN, e é autora de 16 livros nos gêneros de não ficção, literatura infantil e crônica. Entre seus principais temas de reflexão estão a economia, a política, a cultura e a história do Brasil contemporâneo.
Durante sua trajetória, enfrentou momentos marcantes da história nacional, como a ditadura militar e a redemocratização, mantendo-se fiel à defesa dos valores democráticos e do papel social do jornalismo. Sua recente eleição à Academia Brasileira de Letras simboliza a valorização da diversidade e da representatividade no campo cultural brasileiro.
Geral
Procon de Canoas intensifica fiscalizações para identificar irregularidades na venda de bebidas adulteradas

Diante dos recentes casos de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol no Brasil, o Procon de Canoas está ampliando suas ações de fiscalização e prevenção. O objetivo é proteger os consumidores e garantir que apenas produtos seguros estejam disponíveis no comércio local. O Procon também informa que, até o momento, não houve nenhum caso encontrado de bebidas adulteradas em Canoas.
Como parte das medidas, o órgão participará de um programa nacional de qualificação de fiscais, promovido pela Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD), em parceria com órgãos estaduais e especialistas em segurança alimentar e vigilância sanitária. O treinamento abordará técnicas para identificar sinais de adulteração, verificar a procedência das bebidas e orientar os comerciantes sobre as normas legais.
Segundo o diretor do Procon de Canoas, Vinícius Rabaioli, a iniciativa é uma resposta direta às denúncias e ocorrências recentes: “Estamos diante de uma situação grave que exige resposta rápida e eficaz. A capacitação dos nossos fiscais é essencial para intensificar a fiscalização nos estabelecimentos e garantir que apenas produtos seguros estejam à disposição dos consumidores”, afirmou.
Além da qualificação técnica, o Procon está organizando uma força-tarefa em parceria com o Departamento de Vigilância Sanitária e a Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. As operações irão abranger bares, mercados, distribuidoras e pontos de venda informais, com foco em mapear locais de risco e aplicar as sanções cabíveis em caso de irregularidades.
A população também terá papel essencial neste processo. O Procon orienta que qualquer suspeita de bebida adulterada ou sem procedência clara seja denunciada imediatamente pelos canais oficiais de atendimento: “A colaboração da comunidade é fundamental para que possamos agir com mais rapidez e prevenir novos casos de intoxicação”, reforçou o diretor.
Nos eventos promovidos pela Prefeitura, o credenciamento e a fiscalização seguirão sob responsabilidade da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Com essas ações, o Procon de Canoas reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos do consumidor e a preservação da saúde pública.
- Saúde7 dias atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde5 dias atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião5 dias atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Canoas1 semana atrás
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas
- Transporte7 dias atrás
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb
- Trânsito5 dias atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Política1 semana atrás
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira
- Cultura7 dias atrás
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana