Saúde
Simers denuncia Gamp ao Ministério Público do Trabalho
Na última edição de O Timoneiro noticiamos as cobranças do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Casas de Saúde do RS (Sindisaúde-RS) com relação a problemas trabalhistas da categoria. Agora, outra entidade também reivindica soluções. O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) denunciou o Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp) ao Ministério Público do Trabalho.
Direitos
Em audiência realizada na manhã de quarta-feira, 7, o Simers levou ao MPT novos elementos de prova para o inquérito que investiga as manobras da empresa que afetam os direitos trabalhistas dos médicos.
De acordo com o sindicato, em torno de 500 médicos que integram os serviços administrados pelo Gamp no município sofrem com a sonegação de direitos, entre eles o condicionamento da prestação de serviços ao ingresso em uma empresa constituída pelo próprio Grupo. “A mínima participação na sociedade (0,01%) não isenta os profissionais dos riscos implícitos na sociedade, além de precarizar a relação de trabalho”, diz o sindicato, em nota.
A vice-presidente do Simers, Maria Rita de Assis Brasil, ressaltou que o Sindicato já ingressou com ação coletiva para garantir os direitos trabalhistas dos profissionais. Além disso, ela afirma que há relatos de médicos que foram demitidos por justa causa ao corroborar com as denúncias do sindicato. “Estamos diante de um universo de problemas que inclui também o total desprezo com o trabalhador. O Gamp não fornece contracheques, comprovações e sequer o informe de rendimentos para que os médicos declarem seu imposto de renda”, destaca Maria Rita.
Além de responsabilizar o Gamp, o Simers exige que o gestor, responsável pelo chamamento público que contratou a empresa, responda pela vulnerabilidade do serviço oferecido e a negligência com os trabalhadores. O contrato com a empresa foi firmado pela administração de Jairo Jorge em 2016.
O que diz Jairo Jorge
A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de Jairo Jorge. Até o fechamento desta edição não houve sucesso em obter uma resposta do então prefeito.
O que diz a Prefeitura
Em nota, a Secretaria de Saúde afirma que “acompanha a prestação do serviço efetuado pelo Gamp, não interferindo na forma de contratação dos médicos. A Secretaria de Saúde acompanha através de uma comissão todos os compromissos que o Gamp deve com os seus funcionários na área trabalhista e vem exigindo que os mesmos estejam em dia. Não está na pauta revisão de contrato.”
O que diz o Gamp
Também em nota, o Gamp informa que “está trabalhando para garantir excelência na prestação de serviços de saúde à população de Canoas e à disposição do Ministério Público do Trabalho para prestar qualquer esclarecimento”.
Saúde
Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11
Saúde
Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.
O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.
Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.
Saúde
HU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Policial4 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Saúde1 semana atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Geral1 semana atrásPrazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral

Cultura1 semana atrásSemana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12

Saúde1 semana atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS
Geral1 semana atrásCorsan diz que abastecimento de água aos bairros Igara, São José e Brigadeira deve ser restabelecido até o final da manhã

Habitação1 semana atrásCanoas inicia fase de pós-mutirão para regularização de imóveis da Cohab em fevereiro

Política1 semana atrásVice-Prefeito Rodrigo Busato se reúne com Associação Comunidade 5 Colônias, criada pós-enchente























































