Comunidade
Reconhecimento: Câmara realiza entrega do Prêmio Líder Comunitário 2017
A Câmara Municipal de Canoas realizou, nesta quinta-feira, 4, a entrega do Prêmio Líder Comunitário 2017. A solenidade homenageou 11 personalidades da cidade que se destacam pelo relevante trabalho realizado nas comunidades.
A trajetória pessoal e profissional dos homenageados foi comentada pelos vereadores em seus pronunciamentos. Os parlamentares exaltaram a dedicação dos líderes comunitários às causas sociais e o papel de porta-voz que cumprem nas comunidades carentes. Falaram em nome de suas bancadas, os vereadores: Cris Moraes (PV), Marcus Vinícius Machado – Quinho (PDT), Gilson Oliveira (PP), Alexandre Gonçalves (PPS), Paulinho de Odé (PT), César Augusto (PRB), José Carlos Patricio (PSD), Linck (PMDB), Aloisio Bamberg (PCdoB), Betinho (PTB) e Canhoto (SD).
Participaram do Grande Expediente, o assessor de Governo do Gabinete do Prefeito, Guido Bamberg, representando o Executivo, e o vereador de Porto Alegre, Moisés Barboza.
Os homenageados de 2017
Ademar de Lima Meyer – indicação da bancada do PP: Iniciou seus trabalhos na Igreja auxiliando nos bastidores dos eventos da Assembleia de Deus de Canoas, em 2007. No ano de 2011, foi nomeado Pastor da Assembleia de Deus de Canoas e superintendente da União da Mocidade e do Grupo de Adolescentes da Assembleia de Deus de Canoas (UMADC/GAADC), onde desenvolve seu trabalho até hoje.
Ana Claudia de Assis – indicação da bancada do PCdoB: Atua no movimento comunitário desde 1999. Primeira presidente da Associação de Moradores do Residencial Porto Belo, onde atua, juntamente com os demais moradores, para atender as necessidades do local e das comunidades vizinhas.
Anápio Goulart de Oliveira – indicação da bancada do PDT: Natural de Cachoeira do Sul, teve inúmeras experiências profissionais como engraxate, jornaleiro, quitandeiro, comerciário e metalúrgico, função em que se aposentou. Veio para Canoas aos 19 anos, morando no bairro Mato Grande, onde começou a desempenhar o papel de líder comunitário. Envolveu-se na ocupação do Guajuviras, bairro em que vive até hoje.
Bruna Freitas dos Santos – indicação da bancada do PV: Fundadora do Projeto Adote um vira-lata RS, criado em 2014, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre assuntos relacionados aos animais, como castração, abandono, maus tratos e bem-estar animal. A entidade também promove ações para arrecadar verba para castração de animais de rua, entre eles o Troco Solidário e brechós.
Cesin Cafruni – indicação da bancada do PSD: Nascido em 14/06/1946 na Volta do João Grande, atual bairro Rio Branco, foi presidente por duas vezes do Grêmio Estudantil da Escola Rondon, onde participou da campanha para angariar tijolos em prol da construção da ala nova da instituição. Como presidente do Grêmio e junto à direção, acolheu dentro da escola os desabrigados do bairro Mathias Velho.
Claudeci José Silva dos Santos – indicação da bancada do PPS: Morador de Canoas desde a infância, fez parte da Diretoria do Clube Estância Velha. Realiza há mais de cinco anos comemoração no Dia das Crianças no Loteamento São João, onde preside a associação do bairro, denominada Associação Beneficente Cultural Morada das Corujas.
José Mauro dos Santos – indicação da bancada do PTB: Participou da organização da Vila Santo Operário e das reivindicações de melhorias de infraestrutura do local. Em 2000, como presidente da Associação de Moradores, deu início à legalização dos terrenos, em parceria com o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita da Ulbra (Sajulbra). Foi um dos fundadores da Creche Vó Maria, em 1981, tendo assumido a presidência da instituição no ano de 1991.
Leocádia Clara Gluszczak Arnecke – indicação da bancada do SD: Moradora do bairro Rio Branco, funcionária pública federal aposentada. Desenvolve atividades voltadas ao trabalho comunitário e social na Paróquia Santo Antônio e no CONSECOM. Com atuação voltada ao desenvolvimento humano e social e à inclusão de crianças e adolescentes, é conselheira fiscal e voluntária na Mãos Dadas.
Marcia Marlene Domingos de Freitas – indicação da bancada do PMDB: Nascida e criada na cidade de Candelária, mudou-se aos 18 anos para Porto Alegre. Já morando em Canoas, começou a frequentar a comunidade evangélica Assembleia de Deus, quando sua filha completou um ano de idade. A partir daí, iniciou sua própria produção de salgados caseiros para converter a renda e auxiliar famílias necessitadas, juntamente com a arrecadação e distribuição de roupas e calçados.
Rosângela Cavalheiro Nascimento de Camargo – indicação da bancada do PT: Nascida em Cruz Alta, em 11/12/1964, mora em Canoas desde 1982. Líder e responsável pelo Centro Espírita de Umbanda Pai Xangô das Pedreiras, em atividade desde 23/10/1990. Ocupa o cargo de coordenadora geral da Uniaxés e realiza há 17 anos um trabalho com crianças e famílias da comunidade.
Solange Oliveira Fagundes – indicação da bancada do PRB: Desenvolve trabalho na comunidade do bairro Guajuviras. Atuante em projetos comunitários, presta auxílio a pessoas por meio de ações sociais voltadas à qualidade de vida.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.
Comunidade
Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.
Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.
A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.
Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.
“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.
O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.
“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.
A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.
“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.
Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.
“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.
Comunidade
Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Moradores do bairro Estância Velha, em Canoas, enfrentaram transtornos provocados pelo acúmulo de lixo em lixeiras da região. O problema foi registrado no domingo, 28, e teria se intensificado ao longo da última semana, com relatos de aumento de resíduos em vias públicas e em frente a condomínios residenciais.
A situação estaria relacionada à ausência da coleta regular de lixo nos últimos dias, o que resultou no acúmulo de resíduos, mau cheiro e proliferação de insetos, causando desconforto à população local.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana informou que organizou um mutirão de coleta ainda nesta segunda-feira, 29, com reforço no número de equipes atuando no bairro Estância Velha. A previsão é de que o serviço seja normalizado até esta terça-feira, 30.
A Administração Municipal destacou que, neste período do ano, a geração de resíduos no município aumenta cerca de 25%. Além disso, houve registro de maior número de faltas entre os profissionais da coleta em datas próximas ao Natal, o que impactou a regularidade do serviço.
A Prefeitura informou ainda que segue investindo na modernização do sistema de coleta de resíduos sólidos. Atualmente, 450 contêineres com sistema de coleta automatizada foram implantados na área central da cidade. Nesse modelo, os contêineres são esvaziados diretamente nos caminhões, tornando o processo mais ágil e econômico em comparação à coleta manual.
Segundo a Administração, a ampliação da coleta automatizada para outros bairros de Canoas deverá ocorrer de forma gradual.

Trânsito1 semana atrásTúnel da Domingos Martins integra obra viária para melhoria da mobilidade Urbana

Geral1 semana atrásEstado registra mais de 11 mil emissões de identidade pelo sistema Identidade Fácil em 2025

Geral6 dias atrásCorsan afirma que água retorna aos bairros Igara e São José a partir do final da tarde

Educação1 semana atrásNovo chamamento deve zerar fila da creche e ampliar matrículas na educação infantil

Emprego1 semana atrásJovens selecionados no Programa Partiu Futuro Reconstrução devem entregar documentos até sexta-feira, 16

Obras5 dias atrásCorsan investe R$ 95,6 mil em obras na rede de água para construção do túnel da Rua Domingos Martins, em Canoas

Educação5 dias atrásInscrições para concorrer à direção das escolas da rede municipal de Canoas começam nesta quarta-feira

Educação1 semana atrásResultado do Enem 2025 já está disponível para consulta dos estudantes





















































