Conecte-se conosco

header-top







 

22/11/2025
 

Comunidade

Crianças em situação de risco vivem em ambiente sujo e sucateado

O abrigo municipal Raio de Sol está ainda superlotado, segundo a própria Prefeitura

Avatar

Publicado

em

img-20161116-wa0013

A equipe de jornal O Timoneiro recebeu nas últimas semanas diversas denúncias a respeito da precariedade de estrutura e de higiene no abrigo municipal Raio de Sol. O espaço é destinado a abrigar crianças e adolescentes em situação de risco, maus tratos, violência doméstica e abuso sexual.

As imagens enviadas à redação de OT mostram a estrutura totalmente sucateada e a sujeira toma conta do local. As imagens dos banheiros com privadas entupidas chegam a ser impublicáveis e é impossível relacionar o espaço que se vê nas fotos com um lar para pessoas que já chegam fragilizadas.

Até mesmo o pátio está em situação precária, com piso quebrado e buracos por toda parte, o que certamente não oferece um ambiente com segurança indicada para pessoas em idade infantil e infanto-juvenil.

O abrigo, inaugurado pela Prefeitura em 2006, foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o BNDES. Na ocasião da inauguração, grande parte dos equipamentos utilizados no espaço foram doados pelo Esporte Clube Trianon.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura admitiu, em nota, que o abrigo está superlotado: “Crianças e adolescentes são abrigadas pelo Juizado da Infância, conforme legislação vigente no país. No entanto, o Abrigo Raio de Sol está atendendo acima de sua capacidade”.

A respeito do estado precário da estrutura, o texto diz: “Existe um Plano de Ação pactuado com Juizado da Infância e Juventude com ações de curto, médio e longo prazo, a fim de solucionar o tema do acolhimento no município. A Secretaria do Desenvolvimento Social de Canoas informa que já possui a empresa contratada para a reforma do atual equipamento, tendo sido alugada uma nova casa. A mudança será realizada, tão logo se efetuem os trâmites legais”.

img-20161116-wa0019

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.

“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.

Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.

O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.

“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.

Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.

“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 22 de novembro, no bairro Guajuviras

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Estrada do Nazário, 3150, em frente ao Hangar Cultural, no bairro Guajuviras. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, regularização fundiária, orientações sobre laudos da enchente, vacinação, testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de saúde. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com atendimento veterinário, assistência social, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos, além de doação e recebimento de roupas. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Comunidade

Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

Redação

Publicado

em

Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.

Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.

edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques