Conecte-se conosco

header-top







 

09/08/2026
 

Comunidade

Prêmio Líder Comunitário 2026 é entregue pelo Legislativo a dez canoenses

Redação

Publicado

em

Fotos: Andrissia Pereira e Mariane Silva / Divulgação CMC

A Câmara Municipal de Canoas realizou, na quinta-feira, 7, a cerimônia de entrega do Prêmio Líder Comunitário 2026. A homenagem reconheceu dez lideranças que se destacam pelo trabalho desenvolvido junto às comunidades dos bairros do município.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Abmael de Oliveira (PL), que agradeceu a presença do público, familiares e homenageados na Casa Legislativa. Em sua manifestação, destacou a importância do reconhecimento promovido pelo Legislativo às pessoas que atuam diretamente nas comunidades e contribuem para o fortalecimento social da cidade.

“Além do debate político, a Câmara também possui o papel de valorizar pessoas que contribuem com a comunidade por meio de suas ações e dedicação à cidade”, afirmou.

Representantes das bancadas que integram o Legislativo canoense apresentaram a trajetória dos homenageados e ressaltaram a relevância da atuação comunitária desenvolvida por cada um deles. Utilizaram a tribuna os vereadores Rodrigo D’Avila (NOVO), Alexandre Gonçalves (PDT), Heider Couto (PL), Juares Hoy (Progressistas), Neusa Rufatto (PSD), Dário da Silveira (União Brasil), Emilio Neto (PT), Leandrinho Moreira (PRD), Cris Moraes (PV) e Duarte (Republicanos). Os parlamentares destacaram que os líderes comunitários exercem papel fundamental na aproximação entre população e poder público.

Em nome dos homenageados, Caroline Quadros destacou que a premiação representa o trabalho coletivo realizado por homens e mulheres comprometidos com o cuidado ao próximo e com a transformação social. Representando o Ministério Redenção, ressaltou as ações sociais, espirituais e humanitárias desenvolvidas pela comunidade, incluindo acolhimento de famílias em situação de vulnerabilidade, apoio a pessoas em situação de rua e dependência química, além da distribuição de alimentos e projetos voltados a mulheres e crianças.

“Essa homenagem representa todos aqueles que dedicam tempo e esforço para servir ao próximo e fortalecer as comunidades”, declarou

Representando o Executivo Municipal, o líder de governo José Carlos Patrício (PSDB) ressaltou a importância do reconhecimento às lideranças comunitárias pela dedicação voluntária e pelo trabalho desenvolvido diariamente junto à população canoense.

“Cada homenageado contribui de uma forma diferente para a cidade, sempre através da dedicação, do compromisso coletivo e do trabalho junto à comunidade”, afirmou.

A premiação é realizada anualmente em alusão ao Dia do Líder Comunitário, celebrado em 5 de maio. A data foi instituída por meio de projeto de lei do vereador Dário da Silveira. Já a criação da homenagem é de autoria do vereador Ivo Fiorotti. O prêmio leva o nome de Clésio Aires de Oliveira, fundador e primeiro presidente da União das Associações de Moradores de Canoas (UAMCA).

Os homenageados de 2026:

Caroline Quadros – indicada pela bancada do NOVO

Henrique Mendes de Freitas “Xalu” – indicado pela bancada do PDT

Kleber Joel Konzen – indicado pela bancada do PL

Adriana Altenhofer Duarte – indicada pela bancada do Progressistas

Marcelo Barnetche Kauer – indicado pela bancada do PSD

Roseli Terezinha Zotti – indicada pela bancada do União Brasil

Patrícia Rejane Novo – indicada pela bancada do PT

Deivid da Rocha Palermo – indicado pela bancada do PRD

Giovani Ferreira de Oliveira – indicado pela bancada do PV

Iza Hemsing Cordeiro – indicada pela bancada do Republicanos

 

Comunidade

Prefeitura de Canoas realiza mutirão de serviços no bairro Niterói neste sábado, 8

Avatar

Publicado

em

Foto: Vinicius Thormann/PMC

A Prefeitura de Canoas promove neste sábado, 8, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, desta vez no bairro Niterói. A ação ocorre das 9h às 12h, na Rua Arthur Bernardes, 655, em frente ao Campo do Iraí.

Durante o atendimento, moradores poderão solicitar serviços municipais, esclarecer dúvidas e acessar atendimentos em diferentes áreas da administração pública.

De acordo com a Prefeitura, estarão disponíveis serviços relacionados à saúde, assistência social, habitação, zeladoria, empreendedorismo, bem-estar animal, entre outros.

A iniciativa tem como objetivo concentrar atendimentos municipais em um único local para facilitar o acesso da população aos serviços públicos.

Continuar a ler

Comunidade

Nova Santa Rita promove nova edição do Prefeitura em Movimento no bairro Morretes

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Nova Santa Rita realizou, na noite de quinta-feira, 30, mais uma edição do programa Prefeitura em Movimento. O encontro ocorreu na Escola Barão de Teresópolis, no bairro Morretes, e reuniu moradores, lideranças comunitárias, secretários municipais e representantes da administração municipal.

Durante a reunião, os participantes apresentaram demandas e sugestões relacionadas à infraestrutura, mobilidade, serviços públicos, manutenção urbana e outras necessidades do bairro. Também foram prestados esclarecimentos sobre ações em andamento no município.

Segundo a prefeitura, o programa é realizado em diferentes bairros da cidade para receber reivindicações da comunidade e discutir prioridades para cada região.

A próxima edição do Prefeitura em Movimento está prevista para agosto e será realizada no bairro Caju.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura de Nova Santa Rita leva programa de atendimento à comunidade ao bairro Morretes nesta quinta-feira, 30

Avatar

Publicado

em

Crédito: Divulgação/PMNSR

A Prefeitura de Nova Santa Rita realiza, na próxima quinta-feira, 30, às 19h, uma nova edição do programa Prefeitura em Movimento. O encontro será realizado na Escola Barão de Teresópolis, no bairro Morretes.

Segundo a administração municipal, a atividade contará com a participação de secretários, servidores e representantes do Executivo para receber demandas, sugestões e questionamentos dos moradores da comunidade.

De acordo com a prefeitura, o programa tem como objetivo promover o diálogo entre a população e o poder público, permitindo que os moradores apresentem necessidades relacionadas ao bairro e contribuam com sugestões.

Em nota, o prefeito Rodrigo Battistella afirmou que a iniciativa busca ampliar o contato entre a administração municipal e a população.

“Acreditamos que uma gestão eficiente é construída ouvindo as pessoas. O Prefeitura em Movimento nos permite conhecer de perto as necessidades de cada comunidade, dialogar com os moradores e buscar soluções de forma conjunta. Convidamos todos os moradores do bairro Morretes a participarem deste importante momento de escuta e construção coletiva”, declarou.

A prefeitura convida os moradores do bairro Morretes e das regiões próximas a participarem do encontro, apresentando sugestões, ideias e demandas relacionadas à comunidade.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques