Conecte-se conosco

header-top







 

24/03/2026
 

Inclusão

Canoas prepara exposição de arte com obras de crianças e jovens com autismo

Redação

Publicado

em

O município de Canoas iniciou a preparação de uma exposição de arte com trabalhos produzidos por crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa faz parte das ações do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo.

As oficinas do projeto “Cores e emoções: arte sem fronteiras” começaram no dia 9 de março no Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (Certea). Ao todo, oito participantes, com idades entre 8 e 16 anos, atendidos pelo centro, integram a atividade. A proposta é estimular a expressão artística e promover a inclusão por meio da arte.

O projeto é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Assistência Social e a Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão. As atividades seguem até o dia 28 de março, com encontros semanais conduzidos pelo professor de artes Fabiano Mota. As produções desenvolvidas durante as oficinas serão apresentadas ao público a partir de 2 de abril, no hall de entrada da Secretaria da Cultura.

A gerente de projetos intersetoriais do Certea, Andréa da Silva Avanze, destaca a importância da iniciativa.

“Nós temos aqui a integração da arte pela via intersetorial e multidisciplinar que envolve todas as áreas que atendem aqui no serviço. Aqui nós verificamos os talentos das nossas crianças, produzindo um material que mostra o protagonismo do universo TEA, que precisa ser reconhecido, valorizado e mais explorado. Então, estamos aqui neste trabalho conjunto, iniciando a primeira de muitas ações que envolvem o autismo e a via da expressão da arte”, afirma.

A psicóloga Darlise Crespo Mendes explica que as oficinas ajudam no desenvolvimento das potencialidades dos participantes.

“O desenho já é a expressão das emoções, e a gente vê ali, em cada traço, nas cores utilizadas, nos personagens pensados, situações que perpassam a vida das crianças, na questão do desenvolvimento, das relações, valorizando o que essas crianças conseguem expressar de uma forma tão linda tão positiva. Este é um mote da exposição, dar voz a eles, aos sentimentos, às emoções e fortalecer aqueles que têm o desejo mesmo de seguir uma carreira mais voltada para a área das artes, sejam elas quais forem, tanto no desenho, na pintura, nas esculturas”, ressalta.

De acordo com o professor Fabiano Mota, as atividades respeitam a individualidade de cada participante.

“O desenho é a linguagem mais acessível que existe. Mas além dele, também desenvolveremos ao longo das oficinas técnicas de pintura, textura e modelagem 3D”, explica. Segundo ele, durante o encontro de segunda-feira, 23, os alunos trabalharam a técnica de autorretrato.

Inclusão

Exposição fotográfica celebra protagonismo de pessoas com Síndrome de Down

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão, promoveu na quinta-feira, 19, o projeto “A Beleza da Pessoa com Síndrome de Down”, uma iniciativa inclusiva e sem fins lucrativos que valoriza a identidade, a autoestima e o protagonismo dessas pessoas.

A ação ocorre em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, e tem como proposta central a realização de sessões fotográficas individuais, conduzidas de forma humanizada, que resultam em uma exposição aberta ao público. A exposição pode ser visitada de 19 a 31 de março, no Canoas Shopping, em Canoas. O objetivo é promover a valorização e a visibilidade das pessoas com Síndrome de Down por meio da fotografia, sensibilizando a sociedade e fortalecendo o respeito à diversidade.

A secretária da Mulher, Cidadania e Inclusão, Maria Beatris Conter Arruda, destaca a importância da iniciativa.

“Essa exposição é uma forma de dar visibilidade, valorizar histórias e reforçar que todas as pessoas têm seu espaço e sua beleza. É também um convite à sociedade para olhar com mais empatia, respeito e inclusão”, afirma.

O projeto conta com a parceria do Passa Rápido Studio Fotográfico, com curadoria de Marileia Schmitt e Amanda Lopes, responsáveis pelos ensaios fotográficos, além do Canoas Shopping, que disponibilizou o espaço para a realização da exposição.

Continuar a ler

Inclusão

Estagiários da Unilassale e da Ulbra serão recebidos no Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autista 

Redação

Publicado

em

Estagiários da Unilassale e da Ulbra serão recebidos no Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autista 

O Grupo Técnico Intersetorial Municipal de Enfrentamento ao Transtorno do Espectro Autista (GTIM-TEA) está organizando, em parceria com a Unilasalle e a Ulbra, ações conjuntas com o Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autista (Certea) para qualificar o atendimento da comunidade.

Entre as ações, o Certea passará a receber, a partir da segunda quinzena do mês de agosto, estagiários de diversas áreas para atuação no local.

Em julho, representantes do GTIM-TEA e coordenadores dos cursos de Medicina, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Pedagogia, Terapia Ocupacional e Enfermagem da Ulbra reuniram-se para tratar da parceria. O grupo também reuniu-se com as coordenações de cursos da Unilasalle ao longo do mês.

“A equipe técnica do GTIM-TEA/Certea, composta por doutores e mestres com expertise em TEA, pretende contribuir com o aporte teórico-prático acumulado em suas pesquisas e proposições científicas”, comenta a diretora de Atenção Especializada e Políticas da Secretaria Municipal da Saúde, Ionara Diniz.

“Essa colaboração se configura como uma via de mão dupla: enquanto os estudantes das universidades terão acesso a um ambiente de aprendizagem especializado, o Certea ampliará sua capacidade de atendimento e enriquecerá suas práticas com as perspectivas acadêmicas trazidas pelos estagiários.”

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques