Conecte-se conosco

header-top







 

14/10/2025
 

Comunidade

Serviços no feriado: ônibus com horário de domingo e teleagendamento fechado

Avatar

Publicado

em

Passeio público não foi tão movimentado neste Revéillon. Foto: Bruno Lara/OT

Passeio público. Foto: Bruno Lara/OT

O feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, 26, é uma festa católica que visa celebrar o mistério da eucaristia. Ela ocorre sempre 60 dias após o domingo de páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Neste dia, a maioria dos serviços para, incluindo comércio e até serviços públicos. O Timoneiro preparou um material sobre o que abre e o que fecha neste feriado.

 

Na Saúde

 

Com expediente:

– UPAs Hugo Simões Lagranha/24h (Rua Cairu, 600, bairro Rio Branco) e Carlos Giacomazzi/ 24h (Avenida Boqueirão, 2.900, Bairro Guajuviras).

– Hospital de Pronto Socorro (HPS): Urgências, emergências e traumas (adulto e pediátrico) 24 horas (Rua Caçapava, 100, bairro Mathias Velho).

– Hospital Nossa Senhora das Graças: Urgências e emergências 24 horas (Rua Santos Ferreira, 1.864, bairro Nossa Senhora das Graças).

– Hospital Universitário (HU): Urgências obstétricas (gestantes) e ginecológicas, 24 horas (Avenida Farroupilha, 8.001, bairro São José).

– SAMU.

– CAPS III Recanto dos Girassóis 24 Horas.

– CAPS AD III Amanhecer (Álcool e outras drogas) 24h.

– Farmácia Básica Municipal: quinta-feira funciona das 8 horas ao meio-dia

 

Sem expediente:

– UPA 16 Horas Noroeste (Rua Caçapava, 201, bairro Mathias Velho).

– UPA 16 Horas Sudeste (Rua 1º de Maio, 534, bairro Niterói).

– UPA Idoso (Rua José de Alencar, bairro Rio Branco).

– Unidades Básicas de Saúde (UBS).

– Teleagendamento.

– Farmácias Distritais.

 

Trânsito

– Fiscalização de Trânsito: Atenderá apenas no plantão 24 horas através do telefone (51) 3425.7629 ou 156.

 

Transporte público

– Na quinta-feira, 26, os ônibus do transporte urbano em Canoas circularão com a tabela horária de domingo.

 

Coleta de lixo doméstico

– O recolhimento de lixo doméstico ocorre normalmente no feriado.

 

Cemitérios

– Os municipais atenderão na quinta, 26, das 8 horas às 12 horas e, à tarde, das 13 horas às 17 horas, apenas para sepultamentos.

 

Cultura

– Villa Mimosa e Biblioteca Pública Municipal fecham nesta quinta-feira, 26.

– Escolas Municipais de Ensino Fundamental e de Educação infantil: Fechadas no feriado, mas reabrem na sexta-feira.

 

AES Sul

A concessionária de energia elétrica que atende Canoas, AES Sul, terá suas lojas fechadas na quinta-feira. A agência virtual (www.aessul.com.br) e a Central de Atendimento funcionarão normalmente.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Redação

Publicado

em

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.

Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.

Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.

Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.

“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.

Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.

“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.

Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.

“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.

Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.

A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.

Continuar a ler

Comunidade

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

Redação

Publicado

em

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.

O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

Redação

Publicado

em

Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.

Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.

A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.

 

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques