Policial
Polícia Civil confirma sangue humano na residência de família desaparecida em Cachoeirinha

A Polícia Civil confirmou na última quarta-feira, 18, que o sangue localizado na residência de Silvana Germann de Aguiar, desaparecida há 25 dias, é de origem humana. O caso envolve também os pais de Silvana, Isail Vieira de Aguiar, 69, e Dalmira Germann de Aguiar, 70, cujo desaparecimento vem sendo investigado desde o final de janeiro.
As amostras coletadas seguem em análise para comparação genética, com o objetivo de determinar se o sangue pertence a algum dos três desaparecidos.
O principal suspeito é o ex-marido de Silvana, Cristiano Domingues Francisco, policial militar, que está detido há uma semana. A prisão temporária dele pode durar até 30 dias. Em comunicado, a Brigada Militar informou que Cristiano será afastado de suas funções enquanto a investigação segue sob supervisão da Corregedoria-Geral da corporação.
As autoridades também informaram que, no dia 25 de janeiro, quando o casal foi visto pela última vez, o telefone fixo de Isail e Dalmira recebeu uma ligação originada do celular de Silvana, embora ela já estivesse desaparecida. Para os investigadores, o telefonema teria como objetivo criar a impressão de que Silvana estava em viagem, possivelmente atrasando o início das buscas.
A Polícia Civil ressalta que ainda não há prazo definido para a conclusão dos exames periciais.
Policial
Rio Grande do Sul registra 15º feminicídio de 2026 após dois novos casos em Maçambará e Cacequi

Mais duas vítimas de feminicídio foram registradas em diferentes regiões do Estado nos últimos dias. Os casos aconteceram em Maçambará e Cacequi e elevaram para 15º o número de mulheres mortas por violência de gênero em 2026.
O 14º caso foi registrado em Maçambará, na Fronteira Oeste. A servidora pública da saúde Claudia Rosane Cáceres, de 53 anos, foi encontrada morta dentro de casa por colegas de trabalho, depois de não comparecer ao serviço.
O principal suspeito é o companheiro da vítima, Mauro César dos Santos Rodrigues, também de 53 anos. Ele foi preso e o caso é tratado como feminicídio.
Já o 15º crime ocorreu em Cacequi, na Região Central. A vítima, Cássia Girard do Nascimento, de 26 anos, foi morta na madrugada de sábado, 14, na casa de uma amiga, na rua Carlos Catupi, bairro Iponã. Ela foi sepultada no domingo, 15.
O suspeito, Bruno Padilha, de 29 anos, se apresentou à Polícia Civil na tarde de terça-feira, 17, na Delegacia de Rosário do Sul, acompanhado de advogado. Ele permaneceu em silêncio e teve a prisão preventiva decretada. Após o registro, foi encaminhado ao Presídio Estadual de Rosário do Sul.
Segundo o delegado Adriano de Jesus Linhaares Rodrigues, responsável pela investigação, horas antes do crime Cássia havia registrado boletim de ocorrência contra o ex-namorado e conseguiu uma medida protetiva de urgência. O suspeito chegou a ser intimado, mas descumpriu a determinação. Cássia deixa um filho de 6 anos.
Com esses dois casos, o Rio Grande do Sul soma 15º feminicídios em 2026. Somente em fevereiro, quatro mulheres foram mortas por companheiros ou ex-companheiros.
A defesa de Bruno Padilha informou que irá se manifestar apenas nos autos do processo.
Denuncie
Casos de violência doméstica podem ser denunciados pelo telefone 180, que funciona 24 horas por dia, de forma gratuita e anônima. Em situações de emergência, a orientação é acionar o 190.
Policial
Foragido com condenação de 37 anos é preso durante fiscalização de descarte de lixo em Canoas

Um homem de 36 anos, condenado a mais de 37 anos de prisão em regime fechado por tráfico de drogas e homicídio, foi detido na manhã desta terça-feira, 17, em Canoas, no bairro Guajuviras, durante uma ação de fiscalização de descarte irregular de lixo.
O flagrante ocorreu por volta das 9h30, quando agentes da Fiscalização de Trânsito e da Guarda Municipal abordaram o suspeito na Rua Irmão Tiago. Inicialmente, ele forneceu aos agentes os dados do irmão, mas acabou confessando ter informado informações falsas por ser foragido do sistema prisional.
O homem foi encaminhado à UPA Boqueirão e, em seguida, à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para registro da ocorrência. O veículo em que ele estava também foi apreendido, pois apresentava adulteração na numeração, e o reboque, que não possuía placas nem registro, também foi recolhido.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Marcos Melchior, a ação faz parte de rondas rotineiras em pontos de descarte irregular de lixo, uma orientação do prefeito Airton Souza. “Cuidar do descarte irregular de lixo é uma prioridade, e durante o feriado de Carnaval conseguimos realizar este flagrante”, afirmou o secretário.
Policial
Policial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

O policial militar Cristiano Domingues Francisco, que atuava na 3ª Companhia do bairro Guajuviras, em Canoas, foi preso preventivamente na manhã desta terça-feira, 10, pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que investiga o desaparecimento de três integrantes de uma mesma família de Cachoeirinha.
Cristiano é ex-companheiro de Silvana Germann de Aguiar, de 48 anos, que desapareceu com seus pais, Isail Vieira de Aguiar, de 69, e Dalmira Germann de Aguiar, de 70, desde os dias 24 e 25 de janeiro. Até o momento, as circunstâncias do sumiço não foram esclarecidas.

Divulgação Polícia Civil
O caso
De acordo com a Polícia Civil, Silvana fez uma publicação em redes sociais no sábado, 24, na qual afirmou ter sofrido um acidente de trânsito enquanto retornava de Gramado, na Serra Gaúcha. Após a mensagem, os pais teriam saído para procurá-la, mas também não foram mais vistos. Segundo a polícia, não há registro oficial de acidentes no trecho mencionado.
As investigações apontam que o contato com os familiares foi interrompido em momentos distintos. Silvana é mãe de um menino de 9 anos, que estava sob os cuidados do pai no fim de semana do desaparecimento. Os pais dela são proprietários de um minimercado que funciona junto à residência da família. O estabelecimento está fechado desde o dia 25 de janeiro, data em que os idosos foram vistos pela última vez.
O caso foi debatido em uma reunião realizada na segunda-feira, 9, em Cachoeirinha, com a participação de agentes da Polícia Civil, delegados e da subchefe da Polícia Civil no Rio Grande do Sul, Patrícia Tolotti. Segundo o delegado Spier, o encontro teve como objetivo aprofundar a análise do caso e confrontar informações já levantadas durante a investigação.
A Polícia Civil aguarda os resultados de perícias realizadas nas residências da família, no minimercado e em veículos, além da análise de imagens de câmeras de segurança que registraram movimentações nos dias do desaparecimento. Um celular encontrado nas proximidades da casa dos idosos também passará por perícia.
O caso segue em apuração e, até agora, não há informações oficiais sobre o paradeiro da família.

Serviços6 dias atrásSaiba quais serviços estarão disponíveis em Canoas durante o feriado de Carnaval

Policial1 semana atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Segurança Pública6 dias atrásRio Grande do Sul libera sistema online para emissão da nova Carteira de Identidade
Educação1 semana atrásGoverno do RS encaminha ao Legislativo projeto que prevê reajuste salarial de 5,4% para professores estaduais

Educação3 dias atrásPrefeito de Canoas anuncia entrega de kits escolares para alunos da rede municipal no início do ano letivo

Habitação1 semana atrásCanoas tem mil contratos assinados dos 2 mil contemplados pelo Compra Assistida

Esporte6 dias atrásCanoas abre inscrições para uso de quadras e centros esportivos em 2026

Feminicídio1 semana atrásSuspeito de matar ex-companheira e pai das filhas é encontrado morto em Santa Clara do Sul


























































