Social
Seminário sobre combate à violência contra a mulher mobiliza comunidade em Canoas

O Restaurante Popular do bairro Estância Velha recebeu, na quinta-feira, 12,, um debate sobre o combate à violência contra a mulher e o fortalecimento da rede de proteção no município. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão e da Central Única das Favelas (CUFA) de Canoas.
Durante o evento, também houve apresentação artística de alunos do Centro da Juventude Reconstrução. Ao todo, cerca de 120 pessoas participaram da atividade.
A secretária municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão, Maria Beatriz Arruda, reafirmou o compromisso do poder público na defesa da vida das mulheres.
“Combater o feminicídio também passa pela educação, pela cultura e diálogo, seminários e apresentações artísticas como esta no restaurante popular ajudam não só a mobilizar as mulheres nessa constante luta contra a violência domestica, mas a sociedade a denunciar se presenciar algum tipo de agressão contra mulher.”
O secretário municipal de Assistência Social, Márcio Freitas, ressaltou o compromisso com a conscientização e o amparo às vítimas.
“Esse debate sobre a violência contra mulher só reforça mais nosso compromisso de mostrar que a Assistência Social também atua por meio da prevenção e do diálogo com a comunidade e isso inclui o combate ao feminicídio”, relatou.
A delegada da Polícia Civil de Canoas, Luciane Bertolette, reforçou a importância da conscientização no enfrentamento ao feminicídio.
“Iniciativas como essa, que utilizam a arte para informar e sensibilizar a população, ajudam a romper o silêncio, encorajam denúncias e reforçam que a violência contra a mulher não pode mais ser tolerada em nossa sociedade. Mulheres: denunciem!”
Cristiane Dutra, coordenadora da CUFA, destacou o papel da arte na mobilização da comunidade.
“A arte tem o poder muito forte de tocar as pessoas e gerar reflexão. Quando levamos uma apresentação musical com dialetos e cartazes sobre a denúncia, estamos fortalecendo cada vez mais a rede de proteção às mulheres”, destaca.
Social
Canoas inicia ação integrada para atendimento a pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Canoas realizou na noite de terça-feira, 10, a primeira ação do programa Novo Caminho, voltada ao atendimento e encaminhamento de pessoas em situação de rua para serviços públicos do município. A iniciativa faz parte de um cronograma permanente que passa a integrar as ações continuadas da administração.
A abordagem ocorreu no Centro de Canoas e contou com a participação de diferentes órgãos e forças de segurança, incluindo Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Projetos e Captação de Recursos, Secretaria da Saúde, Consultório na Rua, Secretaria de Bem-Estar Animal e Secretaria de Serviços Urbanos.
Durante a ação, foram realizadas 38 abordagens, com três pessoas encaminhadas para a Caravana de Empregos, realizada na quarta-feira, 11, no Calçadão. O atendimento teve foco na identificação e no acolhimento técnico, oferecendo suporte e encaminhamentos adequados às pessoas em situação de vulnerabilidade.
“A ação Novo Caminho representa nosso compromisso com políticas públicas e a retomada da dignidade através de oportunidades. Estamos unindo esforços para oferecer atendimento humanizado e criar alternativas reais para que essas pessoas reconstruam suas trajetórias”, afirmou o prefeito Airton Souza.
A secretária municipal de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, destacou o caráter contínuo da iniciativa.
“Estamos dando início a mais uma ação de governo com foco humanitário. A ação Novo Caminho leva os serviços públicos à população em situação de vulnerabilidade. É um trabalho que já vem sendo desenvolvido desde o ano passado e que contribuiu para a redução significativa desse público nas ruas”, disse.
Social
Banco de Alimentos de Canoas inicia nova gestão com Maria Isabel Bodini Viegas na presidência

O Banco de Alimentos de Canoas iniciou um novo ciclo institucional com a posse da Diretoria Executiva para a gestão 2026/2027. A mudança marca a reorganização da entidade, que atua há quase duas décadas no combate à fome e ao desperdício de alimentos no município.
Para o novo período, a instituição definiu como prioridades a ampliação da captação de alimentos e de recursos financeiros, a redução da fila de espera de entidades assistidas, o aumento da capacidade operacional e o fortalecimento da transparência dos resultados e impactos sociais. A gestão também prevê maior engajamento da comunidade por meio de campanhas, eventos e ações solidárias, além da estruturação de protocolos de atuação em situações de emergência e calamidade pública.
Segundo a presidente Maria Isabel Bodini Viegas, a nova diretoria assume com foco na expansão do atendimento e na aproximação com a população.
“Queremos ampliar nossa capacidade de atendimento e fortalecer o Banco de Alimentos como uma instituição cada vez mais presente, transparente e conectada com a comunidade. Nosso objetivo é ampliar a quantidade de arrecadações, possibilitar atender um maior número de pessoas e entidades e, também, que nenhum alimento bom seja desperdiçado enquanto houver pessoas passando fome em Canoas”, afirmou.
A comunicação institucional passa a ter papel estratégico neste novo ciclo, com foco na informação, na conscientização e na mobilização social, além do fortalecimento de parcerias com empresas e organizações.
Diretoria Executiva – Gestão 2026/2027
Presidente: Maria Isabel Bodini Viegas
Vice-presidente: Thomas Heinmann
Diretor Financeiro: José Bresolin
Diretora de Marketing: Viviane Carvalho
Diretor Técnico: Günter Albrecht
Diretor de Patrimônio: Lucas Rapach
Diretora Secretária: Cris Mendonça
Diretora de Captação: Vanessa Klein
Diretora de Relações Públicas: Maria Regina Ronchetti
Diretor de Logística: René Mesquita
Presidente do Conselho: Shirley Panizzi
O Banco de Alimentos de Canoas convida a comunidade, empresas e organizações a acompanharem e participarem desta nova fase. As doações de alimentos ou cestas básicas podem ser feitas diretamente na sede da instituição, na Rua Expedicionário, 182, no bairro Nossa Senhora das Graças, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h. Também é possível contribuir por meio de PIX, pelo CNPJ 10.426.437/0001-45.
Fundado em 28 de novembro de 2007, o Banco de Alimentos de Canoas é uma instituição sem fins lucrativos que integra a Fundação Gaúcha de Bancos Sociais. Atualmente, atende 21 entidades sociais, com outras 15 em fila de espera, beneficiando cerca de 2.500 pessoas de forma regular. Em situações emergenciais, como durante a enchente de 2024, a entidade ampliou sua atuação e distribuiu mais de 116 toneladas de alimentos somente em maio daquele ano, atendendo aproximadamente 50 mil pessoas no município.
Social
Formatura certifica 150 mulheres no Curso de Panificação em Canoas

Na sexta-feira, 23, foi realizada a formatura de 150 mulheres que concluíram o Curso de Panificação no Restaurante Popular, no bairro Estância Velha, em Canoas. A iniciativa integra uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA Canoas), com foco na qualificação profissional e na geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
As aulas ocorreram no turno inverso ao funcionamento do Restaurante Popular. As participantes são acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e, em sua maioria, estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Durante a cerimônia, o secretário municipal de Assistência Social, Márcio Freitas, destacou a importância da formação.
“Cada formatura como essa representa mais autonomia, mais dignidade e mais oportunidades. São mulheres que se fortalecem, aprendem uma nova profissão e ampliam suas possibilidades de renda e de futuro”, afirmou.
A coordenadora da CUFA Canoas, Cristiane Dutra, também falou durante o evento.
“É com muita alegria que hoje celebramos a formatura dessas mulheres. Ver esse local cheio, depois de dias de curso, é muito gratificante. Aproveitem esse momento especial. Tenho certeza de que esse curso auxiliará muitas de vocês”, ressaltou.
Representando o Executivo Municipal, o chefe de gabinete do prefeito, César Augusto, comentou a utilização do espaço para ações sociais.
“Que coisa boa essa noite de alegria, em que vocês sairão daqui formadas. É ótimo que esse espaço esteja sendo utilizado para trazer oportunidades aos canoenses”, disse.
Entre as formandas estava Maria Vidal, moradora do bairro Estância Velha, que perdeu a casa durante a enchente e atualmente vive em moradia temporária. Ela relatou como o curso contribuiu para diferentes aspectos da sua vida.
“Aprendi a fazer panetone, bolachas decoradas e muitas outras coisas. Quero fazer vários outros cursos. Isso ajudou muito também na minha saúde mental, me fez sair de casa, conhecer pessoas novas e acreditar mais em mim”, contou.

Policial6 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Saúde1 semana atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Serviços3 dias atrásSaiba quais serviços estarão disponíveis em Canoas durante o feriado de Carnaval

Segurança Pública3 dias atrásRio Grande do Sul libera sistema online para emissão da nova Carteira de Identidade
Educação5 dias atrásGoverno do RS encaminha ao Legislativo projeto que prevê reajuste salarial de 5,4% para professores estaduais

Habitação4 dias atrásCanoas tem mil contratos assinados dos 2 mil contemplados pelo Compra Assistida

Feminicídio5 dias atrásSuspeito de matar ex-companheira e pai das filhas é encontrado morto em Santa Clara do Sul

Fazenda1 semana atrásDetranRS alerta para golpes no pagamento de IPVA e licenciamento por PIX























































