Social
Seminário sobre combate à violência contra a mulher mobiliza comunidade em Canoas

O Restaurante Popular do bairro Estância Velha recebeu, na quinta-feira, 12,, um debate sobre o combate à violência contra a mulher e o fortalecimento da rede de proteção no município. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão e da Central Única das Favelas (CUFA) de Canoas.
Durante o evento, também houve apresentação artística de alunos do Centro da Juventude Reconstrução. Ao todo, cerca de 120 pessoas participaram da atividade.
A secretária municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão, Maria Beatriz Arruda, reafirmou o compromisso do poder público na defesa da vida das mulheres.
“Combater o feminicídio também passa pela educação, pela cultura e diálogo, seminários e apresentações artísticas como esta no restaurante popular ajudam não só a mobilizar as mulheres nessa constante luta contra a violência domestica, mas a sociedade a denunciar se presenciar algum tipo de agressão contra mulher.”
O secretário municipal de Assistência Social, Márcio Freitas, ressaltou o compromisso com a conscientização e o amparo às vítimas.
“Esse debate sobre a violência contra mulher só reforça mais nosso compromisso de mostrar que a Assistência Social também atua por meio da prevenção e do diálogo com a comunidade e isso inclui o combate ao feminicídio”, relatou.
A delegada da Polícia Civil de Canoas, Luciane Bertolette, reforçou a importância da conscientização no enfrentamento ao feminicídio.
“Iniciativas como essa, que utilizam a arte para informar e sensibilizar a população, ajudam a romper o silêncio, encorajam denúncias e reforçam que a violência contra a mulher não pode mais ser tolerada em nossa sociedade. Mulheres: denunciem!”
Cristiane Dutra, coordenadora da CUFA, destacou o papel da arte na mobilização da comunidade.
“A arte tem o poder muito forte de tocar as pessoas e gerar reflexão. Quando levamos uma apresentação musical com dialetos e cartazes sobre a denúncia, estamos fortalecendo cada vez mais a rede de proteção às mulheres”, destaca.
Social
Secretário de Assistência Social de Canoas vai a Brasília em busca de recursos federais

O secretário de Assistência Social de Canoas, Marcio Freitas, participa nesta semana, em Brasília, do 3º Encontro Nacional de Fundos de Assistência Social, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
O evento reúne técnicos do Fundo Nacional de Assistência Social, representantes de fundos estaduais e municipais para discutir execução, acompanhamento e organização financeira dos recursos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Freitas afirmou:
“Estamos atentos a todas às possibilidades na busca de recursos para atender a alta demanda da assistência social, garantindo a proteção social aos cidadãos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.”
Durante a estada na capital federal, o secretário visitou gabinetes da bancada federal do MDB na Câmara dos Deputados, solicitando recursos para ações da assistência social em Canoas e aproximando o poder legislativo federal da gestão municipal.
Social
Canoas promove evento “Reconstruir para Prosperar” com cursos gratuitos e apoio a famílias do Aluguel Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Canoas promove na próxima segunda-feira, 16, o evento “Reconstruir para Prosperar”. A atividade ocorre a partir das 14h no Instituto Pestalozzi de Canoas.
A ação é destinada a famílias atendidas por programas sociais do município, entre elas beneficiários do Aluguel Social, participantes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do programa Família Gaúcha.
Durante o encontro, a equipe da secretaria fará o recebimento de recibos de aluguel dos beneficiários do programa Aluguel Social. O procedimento faz parte do acompanhamento realizado com as famílias atendidas.
No evento também serão apresentadas informações sobre cursos gratuitos nas áreas de comércio e informática, voltados ao público atendido pelos programas sociais.
A atividade reúne serviços da rede municipal de assistência social e informações sobre oportunidades de qualificação profissional para os participantes.
Social
Canoas inicia programação “Cuidar de Quem Cuida” para mulheres atendidas pelos CRAS no mês da mulher

Nesta quinta-feira, 12, a cidade de Canoas inicia uma programação especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher com a abertura do evento “Cuidar de quem cuida”. A primeira atividade ocorre às 14h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Harmonia, localizado na Rua Dr. Sobral Pinto, 35, no bairro Harmonia.
A ação é organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Canoas e será realizada ao longo do mês em diferentes regiões do município, reunindo mulheres atendidas pelos serviços socioassistenciais.
A proposta é oferecer uma tarde de acolhimento e cuidados pessoais para mulheres em situação de pobreza e extrema pobreza, que muitas vezes enfrentam dificuldades no cotidiano e acabam deixando o autocuidado em segundo plano.
Durante os encontros, serão disponibilizados serviços gratuitos como corte de cabelo, maquiagem, design de sobrancelhas e embelezamento das unhas.
As atividades também incluem lanche e um espaço de recreação para crianças, com brinquedos como cama elástica, permitindo que mães participem mesmo quando não têm com quem deixar os filhos.
O secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, afirmou que a iniciativa busca reconhecer o papel das mulheres na sociedade.
“Esses encontros não são apenas um momento de celebração, mas também de conscientização, valorização e respeito pelas mulheres que nos criaram e nos geraram. Elas desempenham um papel fundamental na sociedade e muitas vezes são as provedoras de suas famílias”, disse.
A programação conta com a participação de organizações da comunidade, entre elas a Central Única das Favelas (CUFA), o Projeto Social Caminhos do Bem, a Associação da Horta Comunitária União dos Operários (Hocouno) e a Escola Técnica Canoas (SEG), que colaboram na realização das atividades.
Programação
CRAS Harmonia
Data: 12 de março
Horário: das 14h às 17h
Endereço: Rua Dr. Sobral Pinto, 35 – Harmonia
CRAS Guajuviras – Caminhos do Bem
Data: 13 de março
Horário: das 14h às 17h
Endereço: Avenida Dezessete de Abril, 100 – Guajuviras
CRAS Mathias Velho – Associação da Horta Comunitária União dos Operários
Data: 17 de março
Horário: das 14h às 17h
Endereço: Rua 18 de Novembro, 400 – Mathias Velho
CRAS Niterói
Data: 23 de março
Horário: das 14h às 17h
Endereço: Rua Itamar Mattos de Maia, 1381 – Niterói
CRAS Rio Branco – Conselho Comunitário do Bairro Rio Branco
Data: 26 de março
Horário: das 14h às 17h
Endereço: Rua Engenheiro Chang, 917 – Fátima
Cooperativa Coopermag – Associação da Horta Comunitária União dos Operários
Data: 27 de março
Horário: das 14h às 17h
Endereço: Rua 18 de Novembro, 400 – Mathias Velho

Assistência Social7 dias atrásNova Santa Rita inaugura neste sábado Cozinha Comunitária com capacidade para distribuir 120 refeições diárias

Policial7 dias atrásBrigada Militar socorre bebê de 7 meses após engasgamento em Canoas

Geral2 dias atrásNova Santa Rita lança programa de qualificação profissional com ações voltadas ao emprego e empreendedorismo
Policial1 semana atrásHomem é preso em Canoas durante operação da Polícia Federal contra esquema de apostas ilegais

Saúde3 dias atrásCanoas abre vagas extras para consultas oftalmológicas e orienta pacientes da fila a procurar a Secretaria da Saúde

Geral2 dias atrásCorsan terá atendimento nos Procons de Esteio e Sapucaia do Sul nesta terça-feira
- Policial7 dias atrás
Mulher é presa preventivamente por suspeita de coagir testemunha em investigação de estupro de vulnerável em Canoas

Defesa Civil7 dias atrásFórum da Defesa Civil da Granpal reúne municípios da Região Metropolitana em Canoas

























































