Conecte-se conosco

header-top







 

21/06/2026
 

Cultura

Esteio vai receber 12ª edição do Festival do Japão RS, maior evento dedicado à cultura japonesa no estado

Redação

Publicado

em

Esteio vai receber 12ª edição do Festival do Japão RS, maior evento dedicado à cultura japonesa no estado

Realizado pela Associação do Festival do Japão RS, em parceria com o Anime Buzz e Ninja Produtora e com apoio da Prefeitura, a festa cultural, que chega a sua 12ª edição, será de 14 a 16 de novembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

Neste ano, o festival traz como tema “Yujo” (¿¿), termo japonês que significa “amizade”. A proposta é destacar os laços que unem diferentes povos, gerações e culturas, com ênfase na conexão histórica entre o Brasil e o Japão. A edição de 2025 marca, ainda, duas datas significativas: os 45 anos de irmandade entre o Rio Grande do Sul e a Província de Shiga, e os 130 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre os dois países.

Mais do que uma celebração, o Festival do Japão RS se consolida como um espaço de encontro e integração entre comunidades, promovendo o intercâmbio cultural, educacional, econômico e humano. A programação inclui apresentações artísticas, oficinas culturais, exposições, danças tradicionais, artes marciais e uma ampla variedade de culinária típica japonesa, com atividades voltadas para todas as idades.

Com destaque para a atuação da comunidade nipo-brasileira, o evento reforça valores como respeito, convivência e cooperação. Nesta edição, o festival também presta homenagens às parcerias históricas entre Brasil e Japão e às histórias de amizade construídas ao longo das décadas.

Em 2024, o Festival do Japão no RS recebeu mais de 80 mil visitantes.

Experiências Culturais Japonesas

Desde sua primeira edição, o Festival do Japão RS proporciona ao público uma verdadeira imersão na cultura japonesa, com atrações tradicionais e interativas para todas as idades. Entre os destaques estão apresentações de karaokê, danças folclóricas, taikô (tambores japoneses) e artes marciais.

O evento também conta com salas temáticas dedicadas a práticas como ikebana (arranjos florais), shodô (caligrafia), origami, mizuhiki (arte com nós) e jogos japoneses. Além disso, os visitantes têm a oportunidade de vestir o tradicional kimono japonês, vivenciando ainda mais de perto os costumes e a estética do Japão.

Anime Buzz

O Anime Buzz, maior evento de cultura pop oriental do sul do Brasil, é parceiro do Festival do Japão RS desde a primeira edição em 2012. Com uma programação que reúne o melhor do universo geek — incluindo animes, séries, filmes, cosplay e games — o Anime Buzz traz novidades para o público jovem e os amantes da cultura pop japonesa.

Entre as atrações mais esperadas estão o Cospet, concurso de cosplay para pets, e o Cospobre, desafio que celebra a criatividade com fantasias feitas com materiais simples e alternativos. Essas categorias especiais ampliam a diversidade e a diversão do evento, promovendo um espaço inclusivo e cheio de inovação para todos os participantes.

Gastronomia Japonesa autêntica

Um dos grandes atrativos do Festival do Japão RS é a experiência gastronômica, que reúne em um só lugar uma seleção especial de pratos tradicionais preparados por restaurantes comandados por descendentes de japoneses.

Os visitantes terão a oportunidade de saborear iguarias como sushi, tempurá, yakisoba, takoyaki (bolinho de polvo), rámen, guioza e muito mais.

Com essa seleção autêntica, o festival proporciona uma verdadeira imersão nos sabores da culinária japonesa, valorizando a tradição e o legado da comunidade nipo-brasileira.

Atrações artísticas

Para a edição de 2025 do Festival do Japão RS, a programação artística reserva momentos memoráveis, com a presença de renomados grupos de diversas regiões do Brasil. Entre os destaques confirmados, brilha especialmente o cantor Joe Hirata, uma das vozes mais expressivas da música japonesa contemporânea.

Conhecido por sua versatilidade e carisma, Joe promete encantar o público com um repertório que mescla clássicos tradicionais e influências modernas, proporcionando uma experiência única e emocionante para os fãs da cultura nipônica. Além de Joe Hirata, o festival recebe também os grupos Wadan Ensemble, Awaodori Represa, Kaito Shimidaiko e o Grupo Sansey, que trazem para o evento uma rica diversidade de apresentações musicais e de dança típicas, representando tradições japonesas que atravessam gerações.

No cenário local, os grupos Shinsei, Aika, Ivoti Wadaiko, Harukaze e Minami Taiyo Daiko prometem reforçar a conexão cultural entre o Rio Grande do Sul e o Japão, apresentando performances que celebram a história e a integração da comunidade nipo-brasileira.

Sustentabilidade e solidariedade

No Festival do Japão RS, teremos uma ação solidária: receberemos alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Banco de Alimentos Vale do Sinos, o qual atende 26 entidades e beneficia mais de 3,8 mil pessoas em São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio e Portão.

Além disso, o evento contará com a participação da Cooperativa Univale, fundada em 2009 em São Leopoldo. Com 65 cooperados, de São Leopoldo e Novo Hamburgo, a Univale se destaca na coleta seletiva e no reaproveitamento de materiais recicláveis, promovendo a preservação ambiental e a inclusão social.

Patrocinadores e apoiadores

O evento conta com o patrocínio de empresas como Toyota CarHouse, JTI, TDK, Arroz Rei Arthur, Fundação Kunito Miyasaka e Banrisul. A iniciativa ainda recebe o apoio de Sawayaka, Fruki, Hikari Empório Oriental, Unicred, Escritório Consular do Japão em Porto legre, Consulado Geral do Japão em Curitiba, Hisamitsu, Sakura, Temakeria Japesca e a Família Hattori.

12º Festival do Japão RS – “Yujo: A Amizade que Atravessa Gerações e Oceanos”

  • Quando: 14, 15 e 16 de novembro de 2025
  • Local: Parque de Exposições Assis Brasil
  • Horários: Dia 14, das 14h às 20h; Dia 15, das 10h às 21h; Dia 16, das 10h às 19h
  • Quanto: Entrada e estacionamentos gratuitos
  • Mais informações e programação completa: www.festivaldojapa

Cultura

Mostra Curta FECIC divulga seleção com 17 filmes de estudantes de Canoas

Redação

Publicado

em

A organização da Mostra Curta FECIC divulgou a lista oficial das obras selecionadas para a atual edição do evento. Ao todo, 17 curtas-metragens integram a programação, reunindo produções desenvolvidas por estudantes de seis instituições de ensino do município.

As obras representam escolas das redes pública, incluindo as esferas municipal, estadual e federal, além da rede privada, reforçando a diversidade de participação no projeto.

Segundo a curadoria, a seleção buscou valorizar diferentes linguagens cinematográficas e as narrativas criadas pelos jovens realizadores. O recorte final inclui nove filmes de ficção, cinco documentários, duas animações e um curta experimental.

A mostra destaca o audiovisual como ferramenta de expressão artística e reflexão dentro do ambiente escolar, evidenciando o envolvimento crescente de estudantes com a produção cinematográfica.

As escolas da rede municipal reúnem a maior parte dos selecionados. A EMEF Arthur Oscar Jochims integra a programação com cinco títulos: “Ainda te acharei”, “Contas da esperança: A Matemática em Números”, “Guerra Russa”, “O Disfarce de 1945” e “Sombras da Guerra”. Da EMEF Prefeito Edgar Fontoura, foram escolhidos “Axé e Amém”, “Entre o passado e o presente: A força dos Quilombos”, “Entre tradição indígena e o mundo contemporâneo” e “Gritos da Resistência”. Já a EMEF Paulo Freire participa com “A pessoa que eu fui”, “Racismo na Escola” e “O protótipo”, enquanto a EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera participa com o filme “O dia do Labubus”.

Completam a seleção oficial os curtas “A Arte segundo Cildo Meireles” e “A Cartomante”, produzidos no Instituto Federal; “Daydream”, do Colégio IPUC e “Depois do Inverno”, realizado pelos alunos da E.E.E.M André Leão Puente.

Além da exibição inédita das produções estudantis, a Mostra Curta FECIC, que acontece dia 2 de julho, às 14h, no Sesc Canoas, promoverá a entrega de certificados e a seleção oficial das obras que irão concorrer na categoria estudantil do 4º Festival de Cinema de Canoas, que ocorre em setembro.

No mesmo dia, a partir das 18h30min, o Painel Audiovisual e Educação, reunirá educadores, realizadores e especialistas para discutir o uso do audiovisual como instrumento pedagógico, encerrando com uma roda de conversa mediada por profissionais do setor.

O Curta FECIC é financiado pelo PIC 2023, via Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Canoas. A realização é da Prosa Filmes, com gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora. O festival conta ainda com o apoio do Sesc Canoas e o apoio institucional do Metropolitano RS, Fundacine e CurtaENEM.

Continuar a ler

Cultura

Curta Fecic recebe 43 filmes de escolas de Canoas e terá exibições no Sesc em julho

Redação

Publicado

em

Curta Fecic recebe 43 filmes de escolas de Canoas e terá exibições no Sesc em julho

O projeto Curta Fecic, braço estudantil do Festival de Cinema de Canoas (Fecic), encerrou a sua etapa de inscrições com excelente adesão da comunidade escolar. Ao todo, foram recebidos 43 filmes, dos quais 33 curtas-metragens foram validados. As produções representam o talento de alunos e professores de nove escolas locais, abrangendo as redes municipal (6), estadual (1), federal (1) e privada (1).

A partir de agora, os 33 filmes habilitados passarão pela avaliação da comissão organizadora do festival. É essa seletiva que irá eleger e definir os títulos oficiais que vão compor a Mostra Curta Fecic e ganharão a tela do cinema em julho.

Encontros Curta Fecic

O expressivo engajamento é reflexo direto dos Encontros Curta Fecic, maratona itinerante que percorre as escolas municipais desde a primeira edição do Fecic. Coordenadas pelo ator Angelo Sérgio e pelo diretor geral do Fecic, Alexandre Derlam, as atividades promovem exibições de filmes e debates com turmas do Ensino Fundamental, Médio e EJA, plantando a semente da criação audiovisual diretamente nas salas de aula. Até julho, estão previstos mais 3 encontros nas escolas da rede municipal.

Programação do Curta Fecic

O resultado de toda essa produção chega à tela grande no dia 2 de julho, no teatro do Sesc Canoas, com atividades gratuitas e abertas à comunidade:

– 14h às 16h30 – Mostra Curta Fecic: Exibição dos filmes estudantis selecionados, debates com os realizadores e entrega de certificados. As obras escolhidas também concorrerão à categoria estudantil do Fecic, que acontece de 23 à 26 de setembro.

– 18h30 – Painel Audiovisual e Educação: Encontro focado no cinema como ferramenta pedagógica. O debate contará com a presença de André Bozzetti (idealizador do FECEA – Alvorada), Katia Souza Montinelli (coordenadora do CurtaENEM) e de professores locais que compartilham as suas experiências práticas.

O Curta Fecic é financiado pelo PIC 2023, via Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Canoas. A realização é da Prosa Filmes, com gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora, apoio do Sesc Canoas e apoio institucional do Metropolitano RS, Fundacine e CurtaENEM.

Serviço

O quê: Projeto Curta Fecic (Mostra Estudantil e Painel Educação)
Quando: 02 de julho, a partir das 14h
Onde: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro)
Entrada: Gratuita
Informações: Instagram @festivaldecinemadecanoas

Continuar a ler

Cultura

Canoas celebra Dia do Trabalhador com programação no Parque Eduardo Gomes

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Medeiros/ PMC

Canoas celebrou o Dia do Trabalhador na sexta-feira, 1º, com uma programação no Parque Eduardo Gomes. Ao longo do dia, o espaço recebeu atividades culturais, serviços e opções de lazer para a comunidade.

A programação contou com feira de artesanato, food trucks, distribuição de mudas, apresentações musicais e atividades educativas voltadas ao público infantil.

Pela manhã, foi realizado o ato de abertura com a presença de autoridades e apresentação da Banda da Base Aérea de Canoas, que executou o hino do município.

O prefeito Airton Souza, destacou a importância da data.

“O dia do trabalhador é todos os dias. Mas hoje, de modo especial, esta data é um momento de reconhecimento e gratidão a cada homem e mulher que, com esforço, dignidade e dedicação, constroem diariamente o desenvolvimento da nossa cidade. É por meio do trabalho que fortalecemos a economia, promovemos a justiça social e abrimos caminhos para novas oportunidades. Neste 1º de maio, reafirmamos nosso compromisso em valorizar o trabalhador, garantir direitos e seguir investindo em políticas públicas que gerem emprego, renda e mais qualidade de vida para todos”, comenta.

O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flavio dos Santos, ressaltou a organização do evento, pensado para agradar diferentes públicos.

“Todas as secretarias fizeram muito para que este evento ocorresse. É uma festa de integração, de união, onde a gente pretende fazer com que o cidadão de Canoas confraternize e festeje o Dia do Trabalhador da melhor forma”, diz.

Moradora do bairro Nossa Senhora das Graças, a advogada Camila Oliveira Borges, 46, aproveitou a festa ao lado da filha, Pietra Emanuelly, 7.

“Achei muito legal a programação, que conta com atividades para os adultos e também para as crianças. Gostei muito da feirinha de artesanato e minha filha aproveitou bastante a escolinha de trânsito”, conta.

A dona de casa Sônia Gomes Chaves, 68, também participou do evento.

“Adorei a programação. Cheguei cedo no parque e fiz aula de dança, ganhei uma muda de cereja, que vou plantar junto das plantinhas que eram da minha mãe. Encontrei minhas amigas. Foi muito divertido”, diz.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques