Conecte-se conosco

header-top







 

03/10/2025
 

Cultura

Festival de Cinema de Canoas anuncia os vencedores da terceira edição

Redação

Publicado

em

Festival de Cinema de Canoas anuncia os vencedores da terceira edição

A terceira edição do Festival de Cinema de Canoas encerrou neste domingo, 28 de setembro, com o anúncio dos vencedores de 2025. A Cerimônia de Premiação, que consagrou os melhores nas categorias Estudantil, Municipal, Estadual e Universitária, aconteceu no Teatro SESC Canoas e contou com transmissão ao vivo pela TV Minuano – canal 525 da Claro.

A edição ficou marcada pela inscrição de 195 produções, das quais a curadoria e a comissão de seleção escolheram 11 títulos para a categoria Estudantil, 13 para a Universitária (novidade do terceiro FECIC), além de sete produções na categoria Municipal e 18 na Estadual. Todas as produções selecionadas concorriam ao Troféu Canoeiros e ao Troféu Cine Porcello, este dedicado aos vencedores dos melhores filmes pelo Júri Popular.

O curta-metragem vencedor da categoria Estudantil foi “Querida Irmã”, de Luiza Wender, do IPUC. “Queremos agradecer à todos os nossos professores, principalmente a professora Sandra que me deu aula de artes e me apresentou o teatro e a arte”, disse Luiza Wender, diretora do curta “Querida Irmã”.

Já a obra vencedora da categoria Universitária, grande novidade da terceira edição do FECIC, foi “Confio”, de Giovanna Plentz, da Universidade Feevale. “Quero agradecer à toda a equipe que ajudou a fazer esse curta, meus professores, minhas amizades que me inspiraram e me incentivaram a fazer esse filme e também à minha família”, agradeceu Giovanna Plentz, diretora da produção “Confio”.

A terceira categoria – Municipal -, teve como vencedora a produção “Enquanto a Partida Durar”, de Léo Moura. “Somos um dos poucos cineastas de Canoas, então, esse prêmio é muito importante para nós”, disse Alex, representante de Léo Moura na cerimônia de premiação.

Por fim, quem venceu a categoria Estadual foi“Cardo”, de Guilherme Suman e Allan Riggs. “O nosso filme foi acima de tudo uma realização pessoal. Queremos agradecer às muitas mãos que ajudaram a realizar essa obra. Esse prêmio também é de vocês”, comentou Guilherme Suman diretor de “Cardo”.

Os vencedores do 3º FECIC (lista completa no final deste release) foram escolhidos por três comissões julgadoras independentes. A primeira comissão foi o Júri Oficial, integrado pela atriz Paula Souza, o diretor de fotografia Jorge Henrique Boca e o diretor e produtor técnico em efeitos especiais, Ricardo Ghiorzi.

Já a segunda comissão foi o Júri da Crítica, formado por integrantes da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, sendo eles a colaboradora da revista digital do Cineclube Academia das Musas e do Fanzine Zinematógrafo Carla Oliveira e o curador da Sala Redenção Victor Souza.

Enquanto a terceira comissão – Júri Popular -, foi integrada pelo público, que acompanhou as exibições no Teatro SESC Canoas e votou nos melhores filmes após as sessões.

Homenagem à Marcos Breda 

A noite de domingo foi marcada também pela homenagem ao ator, professor, produtor e diretor gaúcho Marcos Breda. O reconhecimento foi entregue pelo ator Gedson Castro.

Natural de Canoas, Breda tem uma carreira consolidada no teatro, cinema e televisão. Entre os trabalhos mais notáveis estão a participação do ator nas novelas, séries e minisséries de grande repercussão nacional como “Que Rei Sou Eu?, “O Tempo e o Vento”, “Vamp” e o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

No cinema, atuou em produções como “O dia em que Dorival encarou o Guarda” e “Feliz Ano Velho”. No teatro, soma mais de quatro décadas de experiência, participando de montagens que atravessam gêneros e estilos, sempre com dedicação à linguagem cênica, destaque para o icônico “Bailei na Curva”.

“São 45 anos de profissão então, essa homenagem é pelo, abre aspas, “conjunto da obra”. Eu quero agradecer profundamente, estou extremamente emocionado, feliz e eu quero dedicar esse prêmio à um pessoa com quem eu trabalhei e que acabou de nos deixar, eu quero dedicar esse prêmio ao Tutti (Gregianin) que era um dos maiores apoiadores desse festival. Obrigado!”, agradeceu Breda.

Conheça os vencedores do 3º Festival de Cinema de Canoas:

Vencedores da CATEGORIA ESTUDANTIL
Melhor filme pelo Júri da Crítica: As Minas E Os Karas em: A Droga Da Obediência E Outros Mistérios (12’35”), de Adriano Costa Souza | EMEF Pernambuco (2025)
Melhor filme pelo colegiado de Canoas: Racismo (4’), de Ana Clara Boll Alves | EMEF Prefeito Edgar Fontoura (2024)
Melhor filme pelo Júri Popular: A Cápsula do Tempo | EEEM Bento Gonçalves (2025)
Melhor filme – Júri Oficial: Querida Irmã (19’), de Luiza Weber | IPUC (2024)

Vencedores da CATEGORIA UNIVERSITÁRIA
Melhor filme pelo Júri da Crítica: Desperta (2’), de Laura Becker | Unisinos (2024)
Melhor filme pelo colegiado de Canoas: Carcarás (13’), de Gabriello Alvarez | PUCRS (2024)
Melhor filme pelo Júri Popular – Troféu Cine Porcello: Submersa, de Laura Viegas | Unisinos (2024)
Melhor filme pelo Júri Oficial: Confio (18’), de Giovanna Plentz | Universidade Feevale (2024)

Vencedores da CATEGORIA MUNICIPAL
Melhor Desenho de Som: Nathan Lopes por “Enquanto a Partida Durar” (2025)
Melhor Direção de Arte: Sheila Marafon por “Enquanto a Partida Durar” (2025)
Melhor Figurino: Guilherme Suman e Allan Riggs por “Cardo” (2025)
Melhor Montagem: Robert Denilson e Felipe Iesbick por “Diários de um Slasher Canoense” (2025)
Melhor Trilha Sonora: Pavão Negro por “Enquanto a Partida Durar” (2025)
Melhor Roteiro: Flávio de Castro Barbosa, Wender Zanon e Érico Noronha por “Gosto Estranho” (2025)
Melhor Fotografia: Vinicius Linhares Macedo por “Cardo” (2025)
Melhor Ator: Gabi Faryas por “Enquanto a Partida Durar” (2025)
Melhor Atriz: pela pluralidade e ampla representatividade na obra, o Júri decidiu que o prêmio seria entregue ao elenco feminino do filme “Diz o nome”, de Anne Plein, Lau Graef e Mirela Kruel (2024)
Melhor Diretor: Léo Moura por “Enquanto a Partida Durar” (2025)
Melhor filme pelo Júri da Crítica: Diários de um Slasher Canoense, de Felipe Iesbick (2025)
Melhor filme pelo Júri Popular – Troféu Cine Porcello: Diários de um Slasher Canoense, de Felipe Iesbick (2025)
Melhor filme pelo Júri Oficial: Enquanto a Partida Durar, de Léo Moura (2025)
Troféu do Metropolitano RS – Ecossistema Audiovisual: Flávia Seligman, cineasta e professora de audiovisual
Prêmio em locação de equipamentos: Mariana Monteiro, representando a Locall Cinema e Televisão

Vencedores da CATEGORIA ESTADUAL
Melhor Desenho de Som: Dave Deville por “Eu te escuto”, de Rodrigo Teixeira (2025)
Melhor Direção de Arte: Thiago Beckenkamp e Eduarda Rodrigues por “Todos os Bebês Nascem Pelados Em Cachoeira do Sul” (2025)
Melhor Figurino: Guilherme Suman e Allan Riggs por “Cardo” (2025)
Melhor Montagem: Thiago Beckenkamp por “Todos os Bebês Nascem Pelados Em Cachoeira do Sul” (2025)
Melhor Trilha Sonora: A Biblioteca de Jorge Furtado | Glênio Póvoas e Luiz Alberto Cassol (2025) | Leo Henkin pelas trilhas “O Homem que copiava”, “O Mercado de notícias”, “Real Beleza”, “Veja bem” e “A matadeira”; Geraldo Flach pelas trilhas “Ilha das flores”, de Caetano Veloso; André Moraes pela trilha de “Meu tio matou um cara”
Melhor Roteiro: Thiago Beckenkamp por “Todos os Bebês Nascem Pelados Em Cachoeira do Sul” (2025)
Melhor Fotografia: Vinicius Linhares Macedo por “Cardo” (2025)
Melhor Ator: Nelson Diniz por “O Último Trem”, de Boca Migotto (2025)
Melhor Atriz: Liane Venturella por “O Último Trem”, de Boca Migotto (2025)
Melhor Diretor: Allan Riggs e Guilherme Suman por “Cardo” (2025)
Melhor filme pelo Júri da Crítica: F.M, de Cassiano G. Zanella (2024)
Melhor filme pelo Júri Popular – Troféu Cine Porcello: A Invenção, de André Arteche (2025)
Melhor filme pelo Júri Oficial: Cardo, de Allan Riggs e Guilherme Suman (2025)
Menção honrosa: O Pente, de Alisson Affonso (2025)
Prêmio em locação de equipamentos: Locall Cinema e Televisão

Cultura

Começa o 3º Festival de Cinema de Canoas; programação gratuita vai até domingo, 28

Redação

Publicado

em

Começa o 3º Festival de Cinema de Canoas; programação gratuita vai até domingo, 28

Começou oficialmente na quinta-feira, 25, o 3º Festival de Cinema de Canoas (FECIC). Até domingo, 28, o público poderá participar, de forma gratuita, de oficinas, debates e bate-papos, além de curtir as exibições de curtas-metragens em competição, sessões especiais e longas-metragens convidados. A proposta durante estes dias é transformar Canoas em um ponto de encontro dos amantes da sétima arte.

A cerimônia de abertura aconteceu à noite,  no Teatro SESC Canoas, sede do evento, e contou com a presença de organizadores, realizadores, autoridades, imprensa e convidados que puderam prestigiar uma apresentação artística de Luciano Wieser, integrante do grupo “De Pernas Para o Ar”.

“Vida longa ao Festival de Cinema de Canoas e que todos vocês que estão presentes aqui possam estar conosco nestes quatro dias de programação”, disse Alexandre Derlam, coordenador geral e curador do Festival de Cinema de Canoas

“A cultura é um direito básico de todo cidadão e cidadã. Tenho certeza que quando um evento como esse, quando o Festival de Cinema de Canoas abre as portas, provoca uma transformação enorme da cidadania e de direitos.”, comentou Mari Martinez, coordenadora do escritório do Ministério da Cultura no Rio Grande do Sul.

Durante a solenidade também aconteceu a primeira homenagem da edição, ao SESC Canoas pelos 10 anos de atuação cultural. “Agradeço imensamente esse reconhecimento, o recebo com muito orgulho em nome da equipe SESC que trabalha arduamente pela cultura de Canoas”, afirmou Cleberli Arruda, gerente do SESC Canoas. Em seguida, aconteceu a exibição do filme “1940 – CICS Canoas: A Origem”, dirigido por Andrei Fialho.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem à Tutti Gregianin, que contou com a presença de sua irmã e familiares. Ele foi um dos curadores e diretor artístico do FECIC e faleceu no último dia 15 de setembro.

Atividades da Casa das Artes Villa Mimosa abriram a programação

Logo no primeiro dia, o Festival de Cinema já contou com uma programação extensa de atividades, realizadas no Teatro SESC Canoas, mas também, na Casa das Artes Villa Mimosa (Avenida Guilherme Schell, nº 6270, Centro).

Abrindo a programação, das 9h às 11h, aconteceu a oficina “Direção Cinematográfica e Cineclubismo”, ministrada pelo roteirista e cineclubista Luiz Alberto Cassol.

Com abordagem teórica e prática, a atividade apresentou os fundamentos da direção cinematográfica, explorando formas de realização e principais conceitos da linguagem audiovisual. Além disso, a oficina abriu espaço para refletir sobre a prática cineclubista como instância formativa e de democratização do acesso ao cinema e debateu a importância da acessibilidade nos filmes.

“Abrir a terceira edição, ministrando uma oficina sobre direção cinematográfica, é muito emocionante. Desde que o Derlam me convidou para inaugurar a programação, tenho refletido sobre a minha história: há dois anos eu estava aqui no primeiro Festival de Cinema de Canoas, concorrendo com um filme, hoje, abro com uma oficina. É algo realmente marcante”, afirma Luiz Alberto Cassol.

Já a tarde foi marcada pelo primeiro encontro “Cinema e Meio Ambiente”, com exibição especial do documentário em curta-metragem “Prazer, Mato do Júlio”, de Romir Rodrigues e Ulisses Dutra.

Lançada em 2024, a obra mostra a área conhecida como “Mato do Júlio”, em Cachoeirinha, como um espaço no qual se entrelaçam diferentes memórias e o local como sendo parte constituinte do processo de formação da identidade cultural da cidade.

“O filme surgiu de uma inquietação pessoal. Sou morador de Cachoeirinha e, ao longo do tempo, passei diversas vezes em frente ao Mato do Júlio, o que despertou em mim uma memória particular, que exploramos no filme. A intenção era compreender melhor aquela área e a descoberta foi surpreendente: ao adentrar no Mato do Júlio encontramos a história do Brasil em sua totalidade”, comenta Romir Rodrigues.

Além disso, o documentário destaca a história dos indígenas Mbya Guarani, residentes do Mato do Júlio. A exibição contou com a presença da comunidade Tekoa Karandaty, também residente do Mato do Júlio e representada no filme. O local marca ainda a retomada dos povos indígenas em Cachoeirinha, que assistiram a obra pela primeira vez.

“Assistir ao filme pela primeira vez foi uma experiência comovente, especialmente por poder estar aqui representando a nossa comunidade. O filme representa um retorno significativo para nós que moramos no Mato do Júlio há quatro anos”, conta Karai Mirim, líder da comunidade indígena Karanda’ty, que vive no Mato do Júlio, em Cachoeirinha.

Depois da exibição, aconteceu um bate-papo, mediado pela jornalista e cineasta Daniela Sallet sobre o papel da produção audiovisual no debate e na luta ambiental. A atividade reforça a proposta do FECIC em oferecer oficinas educativas paralelas às mostras competitivas do evento.

Exibições das Mostras Competitivas

Ainda no primeiro dia do festival aconteceram as exibições das Mostra Competitiva de curta-metragens das categorias Estudantil, voltada às produções criadas por estudantes de toda a rede de ensino – pública, municipal, estadual, privada e de institutos federais – das cidades de Canoas e Nova Santa Rita, e categoria Municipal, com obras dirigidas por realizadores de Canoas.

Este ano, a programação do FECIC conta com 48 produções divididas entre as categorias Estudantil, Municipal, Estadual, voltada a realizadores independentes de todo o Rio Grande do Sul e Universitária, grande novidade deste ano, sendo uma categoria exclusiva para estudantes de graduação e pós-graduação de todo o estado.

Os vencedores que irão receber o Troféu Canoeiros serão anunciados no domingo (28) a partir das 19h30. A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo pela TV Minuano – canal 525 da Claro – e também pelo canal no YouTube da emissora.

Evento anuncia parceria com Festival Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC)

Durante a abertura oficial do Festival de Cinema de Canoas, Alexandre Derlam, curador e coordenador geral do evento, anunciou parceria inédita com o Festival Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). A partir desta edição, o filme vencedor da Mostra Competitiva da Categoria Universitária do FECIC, automaticamente estará na Mostra Estadual do SMVC de 2026.

Confira a programação completa do 3º FECIC:

26 de setembro (sexta-feira)
9h às 11hPalestra “O Cinema Negro como forma de comunicação”, com Ellen Corrêa
Local: Casa das Artes Villa Mimosa (Avenida Guilherme Schell, nº 6270, centro, Canoas)

14h às 17h30: Exibição de curtas-metragens da Mostra Competitiva da Categoria Universitária, no Teatro SESC Canoas:

  • Posso Contar Nos Dedos (12’) | UFPEL (2024)
  • A Balada de um Artista em Extinção (14’) | UNISC (2024)
  • Ternura (2’45”)| UFPEL (2025)
  • Porto Macabra (15’) | PUCRS (2025)
  • Prato Principal (8’)| UniRitter (2025)
  • Minha Querida Bruxinha (9’) | UFPEL (2025)

15h20: Exibição de curtas-metragens das Mostras Competitivas das Categorias Estadual e Municipal, no Teatro SESC Canoas:

  • Enfim S.O.S (6’)| Zaracla (2025) | Categoria Estadual
  • Diários de um Slasher Canoense (20’) | Felipe Iesbick (2025) | Categoria Municipal
  • A casa da vó (21’) | Luiz Levandovski (2024) | Categoria Estadual
  • Meu Nome É Jorge (20’)| Rafa Ferretti (2024) | Categoria Estadual

16h30: Debate com realizadores das Mostras Competitivas das Categorias Municipal e Estadual. Mediação: Paulo Casa Nova.

19h às 23h: Exibição de curtas-metragens das Mostras Competitivas das Categorias Municipal e Estadual, no Teatro SESC Canoas:

  • Eu te escuto (25’) | Rodrigo Teixeira (2025) | Categoria Estadual
  • O Último Trem (20’) | Boca Migotto (2025) | Categoria Estadual
  • Igni – Lembranças do fogo (12’) | Rodrigo Fraga (2024) | Categoria Estadual
  • Gambá (15’) | Maciel Fischer (2025) | Categoria Estadual
  • Gosto Estranho (3’) | Wender Zanon (2025) | Categoria Municipal
  • Todos os Bebês Nascem Pelados Em Cachoeira do Sul (9’)| Thiago Beckenkamp e Eduarda Rodrigues (2025) | Categoria Estadual
  • Hoje é  Teu (15’) | Luiz Alberto Cassol (2025) | Categoria Estadual

22h: Debate com realizadores das Mostras Competitivas das Categorias Municipal e Estadual. Mediação: Paulo Casa Nova.

 

27 de setembro (sábado)
9h às 11hWorkshop “Histórias Estranhas – Efeitos Especiais em maquiagem no cinema”, com Ricardo Ghiorzi
Local: Casa das Artes Villa Mimosa (Avenida Guilherme Schell, nº 6270, centro, Canoas)

14h às 18h45: Exibição de curtas-metragens da Mostra Competitiva da Categoria Universitária, no Teatro SESC Canoas:

  • Submersa (14’) | Unisinos (2024) | Laura Viegas
  • Desperta (2’) | Unisinos (2024) | Laura Becker
  • Carcarás (13’) | PUCRS (2024) | Gabriello Alvarez
  • Espaço de Transição (5’) | UFPEL (2025) | Bruno Ramos Martins
  • Confio (18’) | Universidade Feevale (2024) | Giovanna Plentz
  • Ça me va (7’) | FSG (2025) | Wellington Lucas Rocha de Souza
  • Ervilhas (6’) | UCS (2025) | Catherine Pires Pedroni

15h15: Exibição de curtas-metragens da Mostra Competitiva das Categorias Estadual e Municipal, no Teatro SESC Canoas:

  • O Correspondente (17’) | Thali Bartikoski e Bruno Barcelos (2024) | Categoria Estadual
  • Para onde foram os dragões? (7’) | Mirela Kruel (2025) |Categoria Estadual
  • Dois Batuqueiros (19’) | Claudinho Pereira e Carlos Caramez (2024) | Categoria Estadual
  • O Pente (3’) | Alisson Affonso (2025) | Categoria Estadual
  • História de Pescador (6’)| Edison Rodrigues e Renato Winckiewicz (2025) | Categoria Estadual
  • Canoas, um poema (6’) | Léo Moura (2024) | Categoria Municipal

16h30: Debate com realizadores da Mostra Competitiva da Categoria Estadual. Mediação: Rodrigo de Oliveira.

17h às 18h45: Sessão especial de estreia do “Um filme de BR”, de Wender Zanon.

19h: Homenagens à Gilberto Perin e Alice Urbim.

19h30: Exibição do filme convidado “Roma Guaporé”, de Gilberto Perin.

19h45: Exibição de curtas-metragens da Mostra Competitiva da Categoria Estadual, no Teatro SESC Canoas:

  • A Invenção (14’) | André Arteche (2025)
  • Cardo (20’) | Allan Riggs e Guilherme Suman (2025)
  • A Biblioteca de Jorge Furtado (13’) | Glênio Póvoas e Luiz Alberto Cassol (2025)
  • F.M (20’) | Cassiano G. Zanella (2024)

21h30: Debate com realizadores da Mostra Competitiva da Categoria Estadual. Mediação: Rodrigo de Oliveira.

 

28 de setembro (domingo)
16hBate-papo “Cinema e Literatura”, com André Arteche e Marcos Breda

17h: Mostra “Memória Metropolitano RS – Ecossistema Audiovisual”, com exibição das obras “Cinema Gaúcho dos Anos 20”, de Antônio Jesus Pfeil e “Sargento Garcia”, de Tutti Gregianin.

19h30Cerimônia de Premiação

 

3º Festival de Cinema de Canoas
De 25 a 28 de setembro de 2025, Canoas/RS
Site: https://festivaldecinemadecanoas.com.br/
Instagram: @festivaldecinemadecanoas 
Entrada gratuita

O 3º Festival de Cinema de Canoas é um projeto financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), através do IECINE, Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e Ministério da Cultura. Uma realização da Prosa Filmes com apoio do SESC Canoas e Metropolitano RS – Ecossistema Audiovisual, e parceria especial da Locall – Cinema e Televisão. Gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora. 

Continuar a ler

Cultura

Festival Banho de Amar – 1ª Edição chega a Canoas com programação gratuita na Casa das Artes Villa Mimosa

Redação

Publicado

em

Festival Banho de Amar – 1ª Edição chega a Canoas com programação gratuita na Casa das Artes Villa Mimosa

Canoas será palco da próxima etapa do Festival Banho de Amar – 1ª Edição, que acontece no dia 04 de outubro de 2025, na Casa das Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270 – Centro). O evento é totalmente gratuito e aberto ao público, contando ainda com intérpretes de Libras em toda a programação, reforçando o compromisso com a acessibilidade cultural.

Realizado com recursos do EDITAL SEDAC nº 32/2024 – PNAB RS, financiamento Pró-Cultura, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura e Governo Federal, o festival é um projeto itinerante que, ao longo de quatro meses, reúne cerca de 30 artistas e trabalhadores da cultura de Porto Alegre e região Metropolitana, promovendo apresentações musicais, oficinas artísticas, performances e uma exposição fotográfica.

A programação em Canoas inclui oficinas de poesia, dança circular, pintura, voz expressão corporal, além de pocket shows autorais de músicos convidados, como Lico Silveira, Mariana Stedele, Naddo Pontes e Sirilo da Fusão. No palco principal, o espetáculo Banho de Amar, da compositora e cantora Lu Barros, com arranjos e direção musical de Claudio Veiga, acompanhados de grandes instrumentistas e participações especiais que integram música, poesia, dança e pintura ao vivo.

Com uma proposta que mistura ecletismo musical, referências da MPB e performances contemporâneas, o festival reafirma sua identidade como espaço de criação e valorização da música autoral. Mais que um espetáculo, busca despertar sentimentos de pertencimento, empatia e amor próprio. Além disso, promove o encontro entre arte, memória coletiva e a reconstrução afetiva dos territórios impactados pelas enchentes de 2024, ressignificando a experiência por meio da cultura.

Serviço – Festival Banho de Amar – 1ª Edição
Dia 04 de outubro de 2025, das 14h às 21h30
Casa das Artes Villa Mimosa – Av. Guilherme Schell, 6270 – Centro, Canoas

Entrada gratuita

Com intérprete de Libras

Programação:

Oficinas (14h às 18h30)

14h Oficina de Pigmentos Naturais, com Ester Fabiana

15h10: Dança Circular e Dança dos Florais, com Elaine Regina

16h20: Voz Expressão Corporal, com Mariana Stedele

17h30: Poesia, Linguagem e Expressão, com Raquel Grabauska

Inscrições: https://forms.gle/dCkQpSXK9q1LRC9x6

Exposição: 14h às 21h30h: Banho de Amar, de Isabel Meireles, com curadoria de Jorge Aguiar

Shows musicais (a partir das 19h)

Sirilo da Fusão

Naddo Pontes, com Guilherme Wallau

Lico Silveira

Mariana Stedele

Show Banho de Amar: a partir das 20h30

Show Banho de Amar, com Lu Barros, banda e participações especiais, incluindo Pintura ao Vivo no palco com Ester Fabiana e colaborações musicais de artistas convidados.

A reserva de ingressos para a programação musical (a partir das 18h30) pode ser feita na plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/festival-banho-de-amar-1-edicao-casa-das-artes-villa-mimosa/3131304?share_id=copiarlink
Havendo disponibilidade, também poderão ser retirados no local, no dia do evento, por ordem de chegada.

Continuar a ler

Cultura

3º Festival de Cinema de Canoas acontece de 25 a 28 de setembro no Sesc 

Redação

Publicado

em

3º Festival de Cinema de Canoas acontece de 25 a 28 de setembro no Sesc 

De 25 a 28 de setembro, Canoas se transforma no ponto de encontro para os amantes do cinema com a realização do 3º Festival de Cinema de Canoas (FECIC). O evento acontece no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340), com todas as atividades gratuitas e abertas ao público. O Sesc Canoas é apoiador do evento e, em 2025, é um dos homenageados da edição.

Durante quatro dias, o festival contará com uma programação diversificada, que inclui mostras competitivas de curtas-metragens, debates, bate-papos e atividades formativas. Esta edição reúne produções realizadas por estudantes da rede pública municipal, estadual e federal, além da privada das cidades de Canoas e Nova Santa Rita, e de obras dirigidas por realizadores locais e de todo o Rio Grande do Sul.

A novidade deste ano é a Categoria Universitária, exclusiva para estudantes de graduação e pós-graduação de todo o estado, fortalecendo ainda mais o incentivo à produção audiovisual gaúcha. O FECIC também presta homenagem ao Sesc Canoas, pelos 10 anos de atuação cultural no município, à jornalista e produtora Alice Urbim, ao cineasta Gilberto Perin e ao ator Marcos Breda, reconhecido por sua trajetória no teatro, cinema e televisão.

A cerimônia de premiação será no domingo, dia 28, às 19h30, com transmissão ao vivo pela TV Minuano (canal 525 da Claro). Além das exibições e mostras, o festival promove atividades formativas de 25 a 28 de setembro, das 9h às 11h, na Casa de Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270 – Centro, Canoas), com oficinas, workshops e bate-papos sobre temas como direção cinematográfica, cineclubismo, cinema negro, maquiagem de efeitos especiais e as relações entre cinema e literatura.

Confira a programação completa logo abaixo:

25 de setembro (quinta-feira)

             Oficina “Direção Cinematográfica e Cineclubismo”, com Luiz Alberto Cassol

Horário: 9h às 11h

Local: Casa das Artes Villa Mimosa (Avenida Guilherme Schell, nº 6270, centro, Canoas)

Encontro Cinema e Meio Ambiente com exibição do curta-metragem “Prazer, mato do Júlio” (19’), de

Romir Oliveira e Ulisses da Motta.

*Após a exibição, será feito um debate sobre o filme e sobre questões ambientais entre os convidados.

Horário: 15h às 17h

Local: Casa das Artes Villa Mimosa (Avenida Guilherme Schell, nº 6270, centro, Canoas)

Exibição de curtas-metragens da Mostra Competitiva da Categoria Estudantil

Horário: 14h15 às 17h30

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Filmes:

A Carteira (8’27”) |  IFRS – Campus Canoas (2024)

Pequenos Relatos: Fernando Quiroga (8’34”) | EMEF Prefeito Edgar Fontoura (2024)

A Cápsula do Tempo (15’) | EEEM Bento Gonçalves (2025)

A Arte De Ser Livre (3’43”) | EMEF Prefeito Edgar Fontoura (2024)

Influência Da Psicologia Das Cores Nas Produções Do Studio Ghibli (8’)| EEEB Santa Rita (2025)

Querida Irmã (19’) | IPUC (2024)

Racismo (4’) | Documentário Livre (2024)

A Carteira (7’30”) |  IFRS – Campus Canoas (2024)

As Minas E Os Karas em: A Droga Da Obediência E Outros Mistérios (12’35”) | EMEF Pernambuco (2025)

Vazios Despertos (9’36”) | EMEF Monteiro Lobato (2025)

A Igreja do Diabo (10’) | IFRS – Campus Canoas (2023)

 

Debate com realizadores da Mostra Competitiva da Categoria Estudantil

Com mediação de Angelo Sergio

Horário: 16h30

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

 

Abertura oficial do 3º Festival de Cinema de Canoas

Com apresentação artística de Luciano Wieser do Grupo “De Pernas Para o Ar”; homenagem ao SESC

Canoas pelos 10 anos de atuação cultural e exibição do filme “1940 – CICS Canoas: A Origem”, de

Andrei Fialho

Horário: 19h

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

 

Exibição dos curtas-metragens da Mostra Competitiva da Categoria Municipal

Horário: 14h

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Filmes:

Enquanto a Partida Durar (19’) | Léo Moura (2025)

Memórias Enferrujadas – Costuras do Tempo (15’) | Tayhú Durigon Wieser (2025)

Diz o nome (24’) | Anne Plein, Lau Graef e Mirela Kruel (2024)

26 de setembro (sexta-feira)

 

Palestra “O Cinema Negro como forma de comunicação”, com Ellen Corrêa

Horário: 9h às 11h

Local: Casa das Artes Villa Mimosa (Avenida Guilherme Schell, nº 6270, centro, Canoas)

Exibição de curtas-metragens da Mostra Competitiva da Categoria Universitária

Horário: 14h

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Filmes:

Posso Contar Nos Dedos (12’) | UFPEL (2024)

A Balada de um Artista em Extinção (14’) | UNISC (2024)

Ternura (2’45”)| UFPEL (2025)

Porto Macabra (15’) | PUCRS (2025)

Prato Principal (8’)| UniRitter (2025)

Minha Querida Bruxinha (9’) | UFPEL (2025)

 

Exibição de curtas-metragens das Mostras Competitivas das Categorias Estadual e Municipal

Horário: 15h20

             Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Filmes:

Enfim S.O.S (6’)| Zaracla (2025) | Categoria Estadual

Diários de um Slasher Canoense (20’) | Felipe Iesbick (2025) | Categoria Municipal

A casa da vó (21’) | Luiz Levandovski (2024) | Categoria Estadual

Meu Nome É Jorge (20’)| Rafa Ferretti (2024) | Categoria Estadual

 

Debate com realizadores das Mostras Competitivas das Categorias Municipal e Estadual

Com mediação de Paulo Casa Nova

Horário: 16h30

             Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

 

Exibição de curtas-metragens das Mostras Competitivas das Categorias Municipal e Estadual

Horário: 19h às 23h

             Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

             Filmes:

Eu te escuto (25’) | Rodrigo Teixeira (2025) | Categoria Estadual

O Último Trem (20’) | Boca Migotto (2025) | Categoria Estadual

Igni – Lembranças do fogo (12’) | Rodrigo Fraga (2024) | Categoria Estadual

Gambá (15’) | Maciel Fischer (2025) | Categoria Estadual

Gosto Estranho (3’) | Wender Zanon (2025) | Categoria Municipal

Todos os Bebês Nascem Pelados Em Cachoeira do Sul (9’)| Thiago Beckenkamp e Eduarda Rodrigues (2025) |

Categoria Estadual

Hoje é Teu (15’) | Luiz Alberto Cassol (2025) | Categoria Estadual

 

Debate com realizadores das Mostras Competitivas das Categorias Municipal e Estadual

Com mediação de Paulo Casa Nova

Horário: 22h

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

27 de setembro (sábado)

Workshop “Histórias Estranhas – Efeitos Especiais em maquiagem no cinema”, com Ricardo Ghiorzi

Horário: 9h às 11h

Local: Casa das Artes Villa Mimosa (Avenida Guilherme Schell, nº 6270, centro, Canoas)

Exibição de curtas-metragens da Mostra Competitiva da Categoria Universitária

Horário: 14h às 18h45

             Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

             Filmes:

Submersa (14’) | Unisinos (2024) | Laura Viegas

Desperta (2’) | Unisinos (2024) | Laura Becker

Carcarás (13’) | PUCRS (2024) | Gabriello Alvarez

Espaço de Transição (5’) | UFPEL (2025) | Bruno Ramos Martins

Confio (18’) | Universidade Feevale (2024) | Giovanna Plentz

Ça me va (7’) | FSG (2025) | Wellington Lucas Rocha de Souza

Ervilhas (6’) | UCS (2025) | Catherine Pires Pedroni

 

Exibição de curtas-metragens da Mostra Competitiva das Categorias Estadual e Municipal

Horário: 15h15

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Filmes:

O Correspondente (17’) | Thali Bartikoski e Bruno Barcelos (2024) | Categoria Estadual

Para onde foram os dragões? (7’) | Mirela Kruel (2025) |Categoria Estadual

Dois Batuqueiros (19’) | Claudinho Pereira e Carlos Caramez (2024) | Categoria Estadual

O Pente (3’) | Alisson Affonso (2025) | Categoria Estadual

História de Pescador (6’)| Edison Rodrigues e Renato Winckiewicz (2025) | Categoria Estadual

Canoas, um poema (6’) | Léo Moura (2024) | Categoria Municipal

 

Debate com realizadores da Mostra Competitiva da Categoria Estadual

Com mediação de Rodrigo de Oliveira

Horário: 17h às 18h45: Sessão especial de estreia do “Um filme de BR”, de Wender Zanon.

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

 

Homenagens à Gilberto Perin e Alice Urbim.

Horário: 19h

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

 

Exibição do filme convidado “Roma Guaporé”, de Gilberto Perin.

Horário: 19h30

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Exibição de curtas-metragens da Mostra Competitiva da Categoria Estadual

Horário: 19h45

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Filmes:

A Invenção (14’) | André Arteche (2025)

Cardo (20’) | Allan Riggs e Guilherme Suman (2025)

A Biblioteca de Jorge Furtado (13’) | Glênio Póvoas e Luiz Alberto Cassol (2025)

F.M (20’) | Cassiano G. Zanella (2024)

 

Debate com realizadores da Mostra Competitiva da Categoria Estadual

Com mediação de Rodrigo de Oliveira

Horário: 21h30

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

 

28 de setembro (domingo)

 

Bate-papo “Cinema e Literatura”, com André Arteche e Marcos Breda

Horário: 16h

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

 

Mostra “Memória Metropolitano RS – Ecossistema Audiovisual”, com exibição das obras “Cinema

Gaúcho dos Anos 20”, de Antônio Jesus Pfeil e “Sargento Garcia”, de Tutti Gregianin.

Horário: 17h

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

 

Cerimônia de Premiação do 3º Festival de Cinema de Canoas

Nesta noite acontece ainda a homenagem ao ator Marcos Breda; apresentação artística com Andressa Matos e

Associação Canoas Coletivo de Dança; intervenção artística “Momento Manifesto”, com Pingo Borel, Edu

Nascimento, Jonatan Borges, Angelo Sergio e Rainha Ju.

Horário: 19h30

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Transmissão: Pela TV Minuano (canal 525 da Claro)

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques