Conecte-se conosco

header-top







 

04/10/2025
 

Eventos

Painel sobre a reconstrução do Rio Grande do Sul marca abertura da Expoagas 2025

Redação

Publicado

em

Painel sobre a reconstrução do Rio Grande do Sul marca abertura da Expoagas 2025

Teve início na manhã desta terça-feira, 19, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, a Expoagas 2025 – 42ª Convenção Gaúcha de Supermercados. Após as enchentes de 2024, a feira trouxe a temática da reconstrução do Rio Grande do Sul justamente para o primeiro painel da programação.

Na abertura, o presidente da Associação, Antônio Cesa Longo, conduziu uma homenagem da AGAS a nove empresas expositoras que estiveram na feira em sua edição inaugural, em 1983, e continuam ativas. São elas Frigorífico Excelsior, Bettanin Industrial S.A., Souza Cruz, Conservas Ritter, Coop Vinícola Aurora, Ernesto Neugebauer S.A., Isabela S.A, Melitta e Termolar.

“É uma grande honra estarmos aqui com as empresas que começaram todo esse processo e abriram o caminho para que outras surgissem e se tornassem sobreviventes num país tão difícil de empreender”, destacou Longo.

Conduzido pelo cientista político Fernando Schüller, o primeiro painel do dia abordou o tema Transformação: O Renascimento do RS, contando com a participação do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, do ex-jogador de futebol e fundador do projeto social Seleção do Bem, Dunga; e do secretário adjunto da Casa Civil do Governo do RS, Gustavo Paim. Também participaram do painel atual presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, e o sucessor Lindonor Peruzzo Jr., que passará a liderar a entidade em setembro.

Schüller deu início à conversa questionando os participantes sobre o processo de recuperação do Estado após a tragédia climática do ano passado.

“Acredito  que a sociedade esteja mais consciente e o Estado está mais preparado. Temos muito a evoluir, mas eu não tenho dúvida que nós já estamos num passo muito melhor do que estávamos”, destacou Paim, ao mencionar que os eventos climáticos recentes têm sido melhor contingenciados em diferentes regiões do Estado.

Dunga enfatizou o trabalho realizado pela Seleção do Bem e o poder solidário do povo gaúcho, responsável por doar à causa mais de 650 mil quilos de alimentos nos últimos anos, totalizando cerca de 3 milhões e 250 mil refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“O governo tem a sua responsabilidade, mas nós precisamos fazer a nossa parte enquanto sociedade. Precisamos evoluir e não ficar parados nessas situações adversas”, afirmou.

Galassi também comentou sobre a resiliência da população gaúcha e ponderou sobre os esforços do setor supermercadista diante das dificuldades.

“O povo gaúcho é o motor do renascimento desse Estado. Estive aqui nas enchentes e vi as lojas com água até o teto. Ainda assim, precisamos celebrar que o Rio Grande do Sul manteve o ICMS e hoje tem a oitava cesta básica mais barata do país”, salientou.

A relação de diálogo aberto com o poder público foi reforçada por Longo, que ressaltou a importância da defesa dos interesses do setor supermercadista. Estamos sempre dispostos a contribuir e dialogar com o Governo do Estado. Nosso embate é honesto e respeitoso. No ano passado, esse Centro de Eventos estava debaixo d’água, mas conseguimos realizar o evento pelo compromisso que temos com as nossas empresas”, comentou.

Na mesma linha, Peruzzo sinalizou a necessidade de auxílio aos negócios do segmento, independente do porte.

“Sabemos da dificuldade que vivemos, sobretudo pelo que aconteceu no ano passado. Vamos trabalhar para fortalecer o setor com consultorias, capacitação. Queremos seguir as articulações com o poder público, focando em defender o supermercadista gaúcho, seja ele pequeno, médio ou grande”, argumentou.

Eventos

Encontro com Júlio Emílio Braz e mesa de escritores canoenses são destaques desta sexta-feira na Feira do Livro

Redação

Publicado

em

02-10-25-SEGUNDO-DIA-FEIRA-DO-LIVRO-JULIA-KRAUSPENHAR-30
A programação da 40ª Feira do Livro de Canoas desta sexta-feira, 3, traz como destaques o encontro com o escritor Júlio Emílio Braz, voltado para estudantes dos anos finais e Ensino Médio, e a mesa com escritores canoenses sobre literatura infantojuvenil e poesia, mediada por Lilian Rocha. Também estão previstos lançamentos de livros, sessões de autógrafos e contações de histórias em diferentes espaços do Centro da cidade.

A 40ª Feira do Livro abriu oficialmente na noite de quarta-feira, 1º, no Auditório Sady Schivitz, em cerimônia marcada por apresentações culturais e falas de escritores e representantes da cultura. O patrono da edição, Chico Neto, destacou a importância da leitura no cotidiano e valorizou o protagonismo dos escritores canoenses.

O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flávio Quadros, ressaltou a parceria das equipes na construção do evento e enfatizou o recorte da edição. “Esse ano, com foco no público infantojuvenil, queremos trabalhar nos nossos jovens a importância da leitura”, afirmou.

O vice-prefeito, Rodrigo Busato, destacou a relevância da feira no atual momento de retomada cultural. “Parabéns aos 60 anos de Alvorada. Nosso governo trabalha com pluralidade de ideias, sempre com respeito às diferenças. A Feira do Livro faz parte da nossa reconstrução cultural, foi preparada em tempo recorde e reafirma Canoas como referência no turismo de eventos, com responsabilidade nos gastos e foco na prevenção”, disse.

Na quinta-feira, 2, a feira movimentou escolas municipais com palestras e encontros literários. O escritor e poeta Kalunga e o autor e ilustrador Luciano Pontes participaram de bate-papos com estudantes da EMEF João Paulo, da EMEF Erna Wurth e da EMEF Bilíngue para Surdos Vitória, aproximando a literatura do cotidiano escolar.

A professora Sônia Macedo, da EMEF João Paulo, ressaltou o impacto da atividade. “Foi muito importante as crianças visitarem a feira, entenderem a ampliação do conhecimento e como isso contribui para a melhoria da escrita”, disse. A estudante Mélany Felipe Pereira Carneiro, da mesma escola, contou sobre a experiência: “Nunca tinha vindo à feira. Ela é grande, comprei um livro muito interessante. Gosto de ler quando estou sozinha”.

Confira a programação completa desta sexta-feira, 3:

9h – Encontro com escritora Glaucia de Souza (Auditório Sady Schiwitz) – Anos Iniciais
9h – Contação de histórias, com Duda, Síl Graebin e Jonatan Ortiz Borges (Bebeteca da Biblioteca Pública) – Educação Infantil
9h30 – Contação de histórias “Esquilos Zaffari” (Área Central) – Livre
10h15 – Contação de histórias, com Duda, Síl Graebin e Jonatan Ortiz Borges (Bebeteca da Biblioteca Pública) – Educação Infantil
10h15 – Encontro com escritora Glaucia de Souza, com intérprete de Libras (Auditório Sady Schiwitz) – Anos Iniciais
14h – Encontro com escritor Júlio Emílio Braz (Auditório Sady Schiwitz) – Anos Finais e Ensino Médio
14h – Contação de histórias, com Duda, Síl Graebin e Jonatan Ortiz Borges (Bebeteca da Biblioteca Pública) – Educação Infantil
14h30 – Lançamento da V Coletânea – Letra Livre 3 (Espaço do Escritor) – Associação Canoense de Escritores (ACE) – Livre
15h – Contação de histórias “Esquilos Zaffari” (Área Central) – Livre
15h – Contação de histórias, com Duda, Síl Graebin e Jonatan Ortiz Borges (Bebeteca da Biblioteca Pública) – Educação Infantil
15h30 – Encontro com escritor Júlio Emílio Braz (Auditório Sady Schiwitz) – Anos Finais e Ensino Médio
15h45 – Roda de bate-papo “Diálogos Negros e os territórios negros de Alvorada” (Sala Multiuso SMCT) – com Ana Cristina Pires e Valéria Goulart – 9º ano do Ensino Fundamental
16h – Sessões de autógrafos (Espaço do Escritor):
O robozinho e Yur des-co-brin-ven-tor, de Nélsinês Urnau – Livre
Ivagaci – as raízes, de Iria Urnau – Livre
João e Maria: muito além do conto de fadas, de Rosaide Gomes dos Anjos – Livre
18h às 20h – Sessão de autógrafos: Pequenos autores, grandes histórias (Espaço do Escritor) – Livre
18h – Mesa de escritores canoenses: literatura infantojuvenil e poesia (Auditório Sady Schiwitz), com Carolina Torma Moraes Pozzo, Drika Zimmermann, Jonatan Ortiz Borges e Rosaide Gomes dos Anjos. Mediação: Lilian Rocha – Adulto
19h – Encontro com escritor Javier Montes (Espanha), com intérprete de Libras, sobre o livro Luz del Fuego. Mediação de Lúcia Regina Lucas da Rosa (Auditório Sady Schiwitz) – Adulto

Continuar a ler

Eventos

Presidente da Termolar participa do Novo Hamburgo Feevale Summit, principal evento de tecnologia e inovação do Vale do Sinos

Redação

Publicado

em

Presidente da Termolar participa do Novo Hamburgo Feevale Summit, principal evento de tecnologia e inovação do Vale do Sinos

Entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, acontece o Novo Hamburgo Feevale Summit, principal evento de tecnologia do Vale do Sinos e que reunirá nomes de destaque nos mercados de criatividade e inovação. Ao longo da programação, no dia 1º de outubro, a presidente da Termolar, Natalie Ardrizzo, fará uma palestra no palco “Inspira”, com o tema “Case Termolar: tradição x inovação em uma empresa sexagenária”.

A apresentação levará aos participantes cases de sucesso da Termolar durante a atual administração. Nos últimos anos, a empresa lançou diversos produtos e modernizou suas linhas com cores e inovações, apresentando novas tendências sem fugir da tradição que é a característica da marca.

A participação da presidente Natalie Ardrizzo reforça a identidade assumida durante sua gestão, voltada à inovação, cultura e propósito. Presente no mercado há 67 anos, a companhia possui atuação global ao exportar uma ampla linha de produtos para casa, escritório e lazer, como garrafas, copos, bules, cuias, ampolas e caixas térmicas. Os itens foram comercializados para 25 países nos últimos 12 meses, com foco principal na América Latina, África e Europa.

O Novo Hamburgo Feevale Summit consolidou-se como um dos principais eventos de inovação, criatividade e tecnologia do Rio Grande do Sul, reunindo empresas, startups, pesquisadores e a comunidade em um ambiente de troca de conhecimento e geração de conexões. Além de trazer tendências globais, a iniciativa visa atrair investimentos e fomentar projetos que impactam positivamente a sociedade.

Continuar a ler

Eventos

40ª Feira do Livro de Canoas iniciam programação com atividades culturais

Redação

Publicado

em

40ª Feira do Livro de Canoas iniciam programação com atividades culturais

Teve início nesta quarta-feira, 1º, a 40ª edição da Feira do Livro, na Praça da Emancipação, em Canoas. A programação, que segue até 11 de outubro, traz atividades culturais voltadas a diferentes públicos, com destaque para crianças e jovens.

Neste ano, a Feira presta homenagem ao município de Alvorada, que celebra 60 anos de emancipação, e tem como patrono o escritor e professor Chico Neto. Outro ponto central é a celebração dos 120 anos de nascimento de Érico Veríssimo e sua obra-prima O Tempo e o Vento, considerada um marco da literatura brasileira.

No primeiro dia de atividades, o público acompanhou o encontro com a escritora e atriz Bárbara Catarina, autora do livro A Pedra que Corria, além da apresentação do grupo de dança cigana Reinos de Sara. As escolas EMEI Theodoro Bogen e Monteiro Lobato também marcaram presença nas atividades.

Segue a programação de quinta-feira, 2

  • 9h – Encontro com escritor, com Bárbara Catarina (Auditório Sady Schivitz) – Anos Iniciais
  • 9h – Contação de histórias, com Duda, Síl Graebin e Jonatan Ortiz Borges (Bebeteca da Biblioteca Pública) – Educação Infantil
  • 10h15 – Contação de histórias, com Duda, Síl Graebin e Jonatan Ortiz Borges (Bebeteca da Biblioteca Pública) – Educação Infantil
  • 10h15 – Encontro com escritor: O fazer poético e a expansão da linguagem, com Pedro Júnior da Fontoura (Auditório Sady Schivitz) – Anos Finais e Ensino Médio
  • 14h – Contação de histórias, com Duda, Síl Graebin e Jonatan Ortiz Borges (Bebeteca da Biblioteca Pública) – Educação Infantil
  • 14h – Encontro com escritora Bárbara Catarina (Auditório Sady Schivitz, com intérprete de Libras) – Anos Iniciais
  • 15h – Espetáculo de dança cigana com o grupo Reinos de Sara (Área Central) – Livre
  • 15h – Contação de histórias, com Duda, Síl Graebin e Jonatan Ortiz Borges (Bebeteca da Biblioteca Pública) – Educação Infantil
  • 15h30 – Encontro com escritor: O fazer poético e a expansão da linguagem, com Pedro Júnior da Fontoura (Auditório Sady Schivitz) – Anos Finais e Ensino Médio
  • 15h45 – Contação de história A Formiguinha Skatista, com o escritor Artur Madruga (Bebeteca da Biblioteca Pública) – Ensino Fundamental I (4º e 5º ano)
  • 16h – Sessão de autógrafos com Lucas Vijande Valladares: O Convite (Espaço do Escritor) – Livre
  • 17h30 – Show musical com Marcos Delfino (Auditório Sady Schivitz) – Livre
  • 18h – Ato de solenidade da 40ª Feira do Livro (Auditório Sady Schivitz, com intérprete de Libras) – Livre
Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques