Educação
Período para solicitação de promoções do magistério começa nesta segunda-feira, 4

Professores e especialistas em educação da Rede Estadual de ensino podem iniciar, a partir desta segunda-feira, 4, o envio da documentação necessária para a Avaliação Anual de Desempenho (AAD). O processo é o primeiro passo das etapas que compõem as promoções por merecimento no Quadro de Carreira do Magistério Público Estadual, e segue até 15 de agosto.
O novo modelo de avaliação na Rede Estadual foi regulamentado pelo Decreto 58.287/2025 e teve suas regras detalhadas na Portaria Seduc 643, publicada na última terça-feira, 27. O objetivo da AAD é verificar a execução das atividades e o desenvolvimento profissional, considerando pontos como assiduidade, cursos de formação e ações pedagógicas e de planejamento, entre outros aspectos.
Envio digital
Os servidores devem atualizar seus dados funcionais e inserir os comprovantes diretamente na plataforma Escola RS – Professor, disponível via navegador e aplicativo. A documentação deve ser enviada em formato PDF, com tamanho máximo de 4 MB por arquivo, incluindo frente e verso, se necessário. Arquivos ilegíveis podem ser desconsiderados.
A plataforma receberá comprovantes relativos à Formação e Aperfeiçoamento, à Criatividade no Exercício da Função e a participações em comissões, conselhos, comitês e grupos de trabalho. Esses documentos referem-se aos itens 1, 2, 3,16, 18 e 19 do formulário de avaliação.
Sobre a avaliação
A avaliação está estruturada em três dimensões principais:
- gestão de sala de aula;
- formação e aperfeiçoamento;
- e cumprimento de responsabilidades e deveres
A partir disso, serão analisados 19 critérios objetivos em um formulário, sendo que cada um deles é preenchido com a indicação de uma nota por uma equipe de avaliação. A pontuação é respaldada em dados e evidências, com comprovação sustentada por documentos e certidões.
Quem participa
Todos os professores e especialistas de educação ocupantes de cargos efetivos do Quadro do Magistério Estadual podem participar da avaliação, exceto os servidores que ingressaram no decorrer do ano de 2024, conforme o Artigo 24 do Decreto 58.287/2025.
Validade da documentação
Serão aceitos documentos referentes a cursos, habilitações e publicações realizados até 31 de dezembro de 2024. Em caráter excepcional, também serão aceitos títulos obtidos entre 1º de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2023, em razão da ausência de avaliações de desempenho nos últimos anos.
Não serão considerados cursos já utilizados para progressão funcional por troca de nível ou que tenham sido aproveitados em promoções anteriores.
Avaliação será feita por equipes de avaliação e comissões recursais
A análise e validação das informações serão realizadas por equipes avaliativas colegiadas. Nas escolas, essas equipes serão formadas por:
- diretor (ou vice-diretor, em caso de impedimento);
- supervisor escolar, preferencialmente efetivo;
- e professor ou especialista efetivo e estável, eleito em reunião entre os servidores avaliados.
Também haverá equipes nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), na sede da Secretaria da Educação (Seduc) e no Conselho Estadual de Educação. Os recursos das avaliações serão analisados exclusivamente pelas Comissões Recursais, que terão competência única para revisar as notas atribuídas na avaliação.
Tutorial para envio
Para facilitar o processo e tirar dúvidas sobre a nova plataforma, a Seduc produziu um material de apoio. O tutorial mostra o passo a passo de como os profissionais devem fazer para atualizar seus dados e enviar os arquivos corretamente pela plataforma Escola RS.
Cronograma e prazos
A documentação deve ser encaminhada de 4 a 15 de agosto. O cronograma completo, publicado na Portaria Seduc nº 643, também pode ser conferido abaixo.
- Envio de documentos dos profissionais do magistério na plataforma Escola RS – Professor, para avaliação da equipe avaliativa: de 4 a 15 de agosto
- Período de avaliação das equipes avaliativas: de 18 de agosto a 5 de setembro
- Divulgação dos resultados da avaliação anual de desempenho: 8 de setembro
- Prazo para conhecimento e dar ciência da avaliação anual de desempenho: de 8 a 15 de setembro.
- Prazo para interpor recurso da sua avaliação anual de desempenho: de 8 a 15 de setembro
- Julgamento dos recursos da avaliação anual de desempenho: de 16 de setembro a 3 de outubro
- Resultado do julgamento dos recursos da avaliação anual de desempenho: 6 de outubro
Educação
Concurso para professores da Rede Estadual tem inscrições prorrogadas até quinta-feira, 7

O prazo de inscrições do concurso público para professores da Rede Estadual foi prorrogado até quinta-feira, 7. Com organização da Secretaria da Educação (Seduc), o governo do Estado oferece mais de 6 mil vagas no processo seletivo que terá aplicação de provas em 28 de setembro.
A oportunidade contempla todas as regiões do Rio Grande do Sul, com reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD), indígenas, negros e pessoas trans.
O concurso prevê a atuação na Educação Básica nas áreas de:
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Língua Inglesa
- Educação Física
- Língua Espanhola
- Artes, Sociologia
- Filosofia
- Química
- Física
- História
- Geografia
- Ensino Religioso
- Biologia
- Educação Profissional e Técnica
- Educação Indígena
- Educação Especial
Na área da educação, tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o objetivo do concurso é reforçar o quadro de docentes para garantir o futuro do estudante, do professor e da sociedade.
Etapas do concurso
O concurso será composto por uma avaliação objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 60 questões de múltipla escolha. A prova será dividida em dois blocos:
- temas gerais, comuns a todos os candidatos (Conhecimentos Pedagógicos, Língua Portuguesa e Legislação da Educação);
- e conteúdos específicos, conforme a área e habilitação escolhida.
A aplicação das provas ocorrerá nos municípios-sede das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs): Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Estrela, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Borja, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Soledade, Três Passos, Uruguaiana e Vacaria.
Os candidatos que atingirem a nota de corte terão as redações corrigidas. Em seguida, será realizada a prova de títulos, que servirá como critério de pontuação adicional. Professores que pretendem atuar nas comunidades Guarani e Kaingang passarão por testes específicos.
Após a análise e o julgamento de todos os recursos, o resultado final será homologado pela Seduc e publicado no Diário Oficial do Estado e no site da banca organizadora. O cronograma completo, a distribuição das vagas e a bibliografia sugerida estão no edital.
Educação
Prazo para inscrições no concurso para professores da Rede Estadual termina na segunda-feira, 4

Encerra na segunda-feira, 4, o prazo para as inscrições no concurso público para professores da Rede Estadual. Ao todo, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), está disponibilizando mais de mais de 6 mil vagas.
Os cargos estão distribuídos entre as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), com reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD), indígenas, negros e pessoas trans. As provas serão realizadas em 28 de setembro.
A seleção é voltada para a atuação na Educação Básica, nas áreas de:
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Língua Inglesa
- Educação Física
- Língua Espanhola
- Artes
- Sociologia
- Filosofia
- Química
- Física
- História
- Geografia
- Ensino Religioso
- Biologia.
- Educação Profissional e Técnica
- Educação Indígena
- Educação Especial.
Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o propósito do governo é garantir o futuro do estudante, do professor e da sociedade.
Etapas do concurso: provas objetivas, redação e títulos
O concurso será composto por uma avaliação objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, além de uma redação. A prova terá 60 questões de múltipla escolha.
A estrutura do exame está dividida em dois blocos: um com temas gerais e comuns a todos os candidatos – incluindo conhecimentos pedagógicos, língua portuguesa e legislação da educação – e outro com as perguntas específicas, conforme a área e habilitação.
A aplicação das provas ocorrerá nos municípios onde estão localizadas as sedes de cada uma das 30 CREs. Os candidatos que atingirem a nota de corte terão as redações corrigidas, conforme descrito no edital. Também haverá uma segunda etapa, com a apresentação dos documentos para a prova de títulos, que servirá como critério de pontuação para os aprovados. Os docentes que pretendem atuar nas comunidades Guarani e Kaingang passarão ainda por testes específicos.
Após analisar e decidir todos os recursos interpostos, o resultado final do concurso público será homologado pela Seduc, com a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site da banca organizadora. O cronograma completo, junto do detalhamento completo das vagas e sugestões bibliográficas, está disponível no edital.
Educação
Abertas 370 novas vagas de creche para crianças de até 3 anos em Canoas

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), divulgou nesta quinta-feira (31) o 7º edital de chamamento público para matrículas na Etapa Creche da Educação Infantil. Estão sendo oferecidas 370 novas vagas para o ingresso de crianças nos níveis Berçário I e II e Maternal I e II.
As famílias convocadas devem comparecer à Central de Vagas da SME (Rua Monte Castelo, 340, bairro Nossa Senhora das Graças) na data correspondente ao seu quadrante residencial, para garantir a vaga da criança. O atendimento ocorre das 8h às 17h30.
Confira o cronograma:
- Quadrante NORDESTE – Segunda-feira, 5
- Quadrante SUDESTE e SUDOESTE – Quarta-feira, 6
Em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nº 13.709/2018, a publicação das listas de convocados é feita apenas com as iniciais dos nomes das crianças, e pode ser consultada neste link aqui.
No momento do atendimento, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento da criança;
- Documento de identidade com foto do responsável legal;
- Atestado ou laudo médico com CID, no caso de crianças com deficiência;
- Comprovante de residência atualizado no nome do responsável.
A SME reforça que o comparecimento dentro do prazo estipulado é fundamental para garantir a vaga. Caso a família não compareça no dia indicado, a vaga poderá ser destinada a outra criança da lista de espera.
- Serviços6 dias atrás
Canoas passa a contar com novo cronograma da coleta domiciliar de lixo; confira
- Política1 semana atrás
O que acontece com o vereador Ezequiel (PL) após parecer favorável em processo de cassação
- Oportunidade6 dias atrás
PROCERGS prorroga inscrições para Concurso Público com salário de até R$ 13.646,00
- Política7 dias atrás
CICS Canoas lança Nota Pública em que se diz preocupada com possível cassação de vereador
- Geral6 dias atrás
DetranRS realiza dois leilões virtuais com a oferta de 969 veículos
- Cultura1 semana atrás
Festival Gaúchos abre edital para selecionar eventos culturais parceiros em todo o estado
- Esporte6 dias atrás
Canoas recebe evento esportivo sustentável para jovens aprendizes nesta sexta-feira
- Cultura1 semana atrás
Instituição de Esteio disponibiliza curso gratuito de hip hop para jovens