Educação
Período para solicitação de promoções do magistério começa nesta segunda-feira, 4

Professores e especialistas em educação da Rede Estadual de ensino podem iniciar, a partir desta segunda-feira, 4, o envio da documentação necessária para a Avaliação Anual de Desempenho (AAD). O processo é o primeiro passo das etapas que compõem as promoções por merecimento no Quadro de Carreira do Magistério Público Estadual, e segue até 15 de agosto.
O novo modelo de avaliação na Rede Estadual foi regulamentado pelo Decreto 58.287/2025 e teve suas regras detalhadas na Portaria Seduc 643, publicada na última terça-feira, 27. O objetivo da AAD é verificar a execução das atividades e o desenvolvimento profissional, considerando pontos como assiduidade, cursos de formação e ações pedagógicas e de planejamento, entre outros aspectos.
Envio digital
Os servidores devem atualizar seus dados funcionais e inserir os comprovantes diretamente na plataforma Escola RS – Professor, disponível via navegador e aplicativo. A documentação deve ser enviada em formato PDF, com tamanho máximo de 4 MB por arquivo, incluindo frente e verso, se necessário. Arquivos ilegíveis podem ser desconsiderados.
A plataforma receberá comprovantes relativos à Formação e Aperfeiçoamento, à Criatividade no Exercício da Função e a participações em comissões, conselhos, comitês e grupos de trabalho. Esses documentos referem-se aos itens 1, 2, 3,16, 18 e 19 do formulário de avaliação.
Sobre a avaliação
A avaliação está estruturada em três dimensões principais:
- gestão de sala de aula;
- formação e aperfeiçoamento;
- e cumprimento de responsabilidades e deveres
A partir disso, serão analisados 19 critérios objetivos em um formulário, sendo que cada um deles é preenchido com a indicação de uma nota por uma equipe de avaliação. A pontuação é respaldada em dados e evidências, com comprovação sustentada por documentos e certidões.
Quem participa
Todos os professores e especialistas de educação ocupantes de cargos efetivos do Quadro do Magistério Estadual podem participar da avaliação, exceto os servidores que ingressaram no decorrer do ano de 2024, conforme o Artigo 24 do Decreto 58.287/2025.
Validade da documentação
Serão aceitos documentos referentes a cursos, habilitações e publicações realizados até 31 de dezembro de 2024. Em caráter excepcional, também serão aceitos títulos obtidos entre 1º de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2023, em razão da ausência de avaliações de desempenho nos últimos anos.
Não serão considerados cursos já utilizados para progressão funcional por troca de nível ou que tenham sido aproveitados em promoções anteriores.
Avaliação será feita por equipes de avaliação e comissões recursais
A análise e validação das informações serão realizadas por equipes avaliativas colegiadas. Nas escolas, essas equipes serão formadas por:
- diretor (ou vice-diretor, em caso de impedimento);
- supervisor escolar, preferencialmente efetivo;
- e professor ou especialista efetivo e estável, eleito em reunião entre os servidores avaliados.
Também haverá equipes nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), na sede da Secretaria da Educação (Seduc) e no Conselho Estadual de Educação. Os recursos das avaliações serão analisados exclusivamente pelas Comissões Recursais, que terão competência única para revisar as notas atribuídas na avaliação.
Tutorial para envio
Para facilitar o processo e tirar dúvidas sobre a nova plataforma, a Seduc produziu um material de apoio. O tutorial mostra o passo a passo de como os profissionais devem fazer para atualizar seus dados e enviar os arquivos corretamente pela plataforma Escola RS.
Cronograma e prazos
A documentação deve ser encaminhada de 4 a 15 de agosto. O cronograma completo, publicado na Portaria Seduc nº 643, também pode ser conferido abaixo.
- Envio de documentos dos profissionais do magistério na plataforma Escola RS – Professor, para avaliação da equipe avaliativa: de 4 a 15 de agosto
- Período de avaliação das equipes avaliativas: de 18 de agosto a 5 de setembro
- Divulgação dos resultados da avaliação anual de desempenho: 8 de setembro
- Prazo para conhecimento e dar ciência da avaliação anual de desempenho: de 8 a 15 de setembro.
- Prazo para interpor recurso da sua avaliação anual de desempenho: de 8 a 15 de setembro
- Julgamento dos recursos da avaliação anual de desempenho: de 16 de setembro a 3 de outubro
- Resultado do julgamento dos recursos da avaliação anual de desempenho: 6 de outubro
Educação
Concurso Público da Educação tem inscrições abertas em Canoas

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público n.º 240/2025, destinado ao preenchimento de cargos efetivos no Quadro de Profissionais da Educação Básica Municipal de Canoas. O processo, realizado sob regime estatutário, é organizado pela Objetiva Concursos e conta com a fiscalização da Comissão Executiva de Concursos Públicos (CECP) do Município.
As oportunidades são para candidatos com escolaridade de Ensino Médio e Ensino Superior. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de outubro, pelo site https://www.objetivas.com.br/
A prova objetiva está prevista para o dia 2 de novembro. O edital completo está disponível neste link: https://www.canoas.rs.gov.br/
Educação
Lista atualizada de classificados do 4º sorteio para a etapa creche de Canoas é divulgada

A Prefeitura de Canoas publicou no Diário Oficial do Município (DOM), nesta sexta-feira, 19, a relação atualizada das crianças contempladas no 4º sorteio das vagas para a etapa creche, realizado no dia 9 de setembro. Conforme a Secretaria Municipal de Educação (SME), a classificação não garante a vaga, pois as convocações para matrícula ocorrerão conforme disponibilidade de vagas nas escolas municipais e escolas credenciadas.
De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD), os nomes das crianças serão publicados apenas com as suas iniciais. Os responsáveis pelas crianças classificadas devem acompanhar os chamamentos para matrícula através do Diário Oficial do Município e site da Prefeitura. Os convocados através do chamamento serão comunicados pelo e-mail ou WhatsApp cadastrado no ato da inscrição.
A nova lista de classificados é composta pelos remanescentes do 3º sorteio, os quais ainda não foram convocados para a matrícula e acrescida pelas crianças sorteadas neste mês de setembro.
Dúvidas podem ser encaminhadas através do e-mail: sorteiocentraldevagas@gmail.com. Confira aqui o edital com a lista: https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc/api/publication-file/131204
Educação
Guarda Municipal de Canoas realiza palestras sobre bullying nas escolas

A Guarda Municipal de Canoas (GMC) está promovendo palestras educativas nas escolas municipais com o objetivo de conscientizar alunos e educadores sobre bullying. Durante os encontros, estão abordando as diversas formas de manifestação e as consequências danosas dessa prática de intimidação.
A palestra destaca que, nos dias atuais, o bullying tem gerado um aumento significativo de traumas e na procura por atendimento psicológico, especialmente entre crianças e adolescentes. Além disso, foram mencionados casos graves ocorridos em outras regiões, onde situações de bullying culminaram em atos extremos, incluindo invasões escolares.
A ação faz parte de um esforço preventivo para promover um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, além de incentivar o respeito mútuo e o diálogo entre os estudantes.
Para o secretário de Segurança Pública de Canoas, Alberto Rocha, o primeiro passo para garantir uma sociedade segura é quebrar a evasão escolar. A pasta tem programas específicos que visam ao atendimento a jovens em situação de risco.
Ele explica que os Centros de Acesso a Direitos (CADs) fazem a busca ativa, em conjunto com a secretaria de Educação, dos jovens que estão em risco de evasão escolar e dão apoio em medidas socioeducativas. “Com ações desse tipo, o índice de inibição dos casos de entrada no crime dos jovens é de 90%”, avalia.
Eder Martini, inspetor da Guarda Municipal, explica que a ronda escolar é uma forma de estarem próximos da comunidade das escolas.
“Nós fazemos a ronda escolar que é solicitada, quando tem ameaça de brigas na saída. A gente faz a ronda ordinária do dia a dia, em torno das escolas. Ficamos o dia inteiro fazendo ronda em volta delas. Entramos e conversamos com os alunos. Quando tem reunião sobre algum tipo de violência, nós atendemos. Então é uma ronda mais qualificada dentro das escolas”, explica.
Martini esclarece que a GMC age em casos de mediação de conflito dentro e fora da escola, em ocorrências de tráfico e outras. São três equipes, com dois guardas cada uma, mais o chefe da ronda escolar, no total são sete pessoas que trabalham só com as escolas.
Denúncias, ou agendamento de palestras podem ser feitas ligando para o número *153*, ou pelo whats do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC): 99301-4751.
- Educação1 semana atrás
Lista atualizada de classificados do 4º sorteio para a etapa creche de Canoas é divulgada
- Eventos1 semana atrás
Semana Farroupilha: Últimos dias com muitas atividades após semana de grande público; confira programação
- Canoas1 semana atrás
Iniciada a concretagem do muro de contenção no bairro Rio Branco; obra passa de 50%
- Cultura1 semana atrás
Maçons canoenses realizam Sessão Magna Pública durante 31ª Semana Farroupilha de Canoas
- Geral5 dias atrás
Maior veículo solar do mundo faz parada em Canoas e inspira debate sobre sustentabilidade
- Comunidade5 dias atrás
Aluguel Social de Canoas é prorrogado por mais 12 meses no valor de R$ 1.000,00 por mês
- Nova Santa Rita1 semana atrás
Garantido aval do DNITT para iniciar a licitação de construção da extensão da BR-448 a partir de 2026
- Trânsito5 dias atrás
Bloqueio na pista principal da BR-116, sobre o viaduto da Metrovel