Conecte-se conosco

header-top







 

10/09/2025
 

Serviços

Assinado contrato para implantação da primeira unidade do Tudo Fácil em Canoas

Redação

Publicado

em

Assinado contrato para implantação da primeira unidade do Tudo Fácil em Canoas

O governo do Estado assinou, na quinta-feira, 24, o contrato para a instalação da primeira unidade da Central de Atendimento Tudo Fácil em Canoas. A nova unidade será instalada no Canoas Shopping, na região central da cidade, e faz parte do plano de expansão e modernização da rede de atendimento ao cidadão no Rio Grande do Sul.

Com área aproximada de 354 metros quadrados, o espaço contará com um investimento de R$ 250 mil por parte do Estado e R$ 1,8 milhão da iniciativa privada, totalizando mais de R$ 2 milhões para sua implantação. A unidade vai oferecer mais de 50 serviços presenciais e cerca de 750 serviços on-line, como a confecção da carteira de identidade, com foco também em orientação digital, inclusão e cidadania.

O ato de assinatura foi realizado no próprio Canoas Shopping e contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, do prefeito de Canoas, Airton Souza, e de representantes do setor privado. Leite destacou que o Tudo Fácil representa uma mudança na lógica do serviço público. “O Estado precisa se adaptar à vida das pessoas – e não o contrário. Essa unidade é um exemplo de parceria e inovação para facilitar a vida da população”, afirmou.

A secretária Danielle Calazans enfatizou que o objetivo é reunir, em um só lugar, serviços do Estado, do município e de concessionárias, promovendo facilidade e acesso. “O público poderá inclusive aprender a utilizar os serviços digitais com apoio presencial”, disse.

Para o diretor do AD Shopping, Mário Gonçalo Cunha de Almeida, abrigar a nova unidade é motivo de orgulho. “É uma iniciativa democrática, que resolve problemas e também ensina. Isso é cidadania na prática”, destacou.

Canoas é o terceiro município mais populoso do Rio Grande do Sul e tem o terceiro maior PIB do Estado, segundo o Atlas Socioeconômico de 2021. Para o prefeito Airton Souza, a instalação da unidade representa mais um passo na reconstrução da cidade.

“Especialmente após as enchentes, esse serviço vem ao encontro da necessidade de atender com dignidade a população”, afirmou.

A unidade Tudo Fácil em Canoas tem previsão de início das atividades ainda em 2025.

 

Serviços

Corsan moderniza tratamento de água para maior segurança no trabalho e benefício ambiental

Redação

Publicado

em

Corsan moderniza tratamento de água para maior segurança no trabalho e benefício ambiental

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco, em Canoas, está usando geradores de hipoclorito de sódio para o tratamento da água, em substituição ao gás cloro. Esta alternativa, desenvolvida na própria estação, mantém a eficácia de desinfecção e oferece um ambiente de trabalho mais seguro, sem os riscos operacionais associados a outros métodos de utilizados em saneamento.

“É um processo limpo e sem emissões tóxicas ao meio ambiente”, destaca o coordenador de qualidade da Corsan, Stiven Lusani.

A mudança faz parte do programa implementada gradualmente pela Corsan em 132 estações de tratamento de água do Rio Grande do Sul. Com investimento de R$ 40 milhões, a mudança beneficia diretamente a rotina dos técnicos, que agora trabalham com produto livre de toxicidade e que favorece também a proteção da natureza.

Lusani explica que o hipoclorito de sódio, diferentemente do gás cloro, não oferece risco no manuseio. “O ambiente de trabalho fica mais seguro. É uma transformação que traz mais confiança e tranquilidade no dia a dia”, diz ele.

O supervisor destaca, ainda, que o hipoclorito traz sustentabilidade, economia e autonomia operacional. “Ao mesmo tempo em que garante para a comunidade uma água tratada com mais confiabilidade, menor risco ambiental e regularidade no abastecimento”, completa.

Como funciona o tratamento

A Corsan produz hipoclorito de sódio de baixa concentração para ser utilizado para desinfecção da água. O processo ocorre por eletrólise, a partir da aplicação de corrente elétrica sobre uma solução de água e sal (cloreto de sódio). O resultado é uma solução de hipoclorito pronta para dosagem.

Outro benefício é a possibilidade de produzir o hipoclorito sob demanda, sem depender de fornecedores externos ou transporte de produtos perigosos.

Continuar a ler

Serviços

Tudo Fácil do Canoas Shopping terá aproximadamente 365m² e mais de 300 atendimentos diários 

Redação

Publicado

em

Tudo Fácil do Canoas Shopping terá aproximadamente 365m² e mais de 300 atendimentos diários 

Até o final de 2025, Canoas contará com uma nova unidade do Tudo Fácil, espaço que concentra em um único local os serviços públicos estaduais mais procurados pelos cidadãos. Ele ficará localizado em um espaço de aproximadamente 365m², no segundo andar do Canoas Shopping. A expectativa é que ocorram um média de 380 atendimentos diários.

Serão oferecidos mais de 50 serviços presenciais  e outros 750 online, entre eles:

  • Confecção de carteira de identidade

  • Serviços do Detran

  • IPE Saúde

  • IPE Previdência

  • Passe livre intermunicipal para pessoas de baixa renda portadoras de deficiência

  • Serviços do rs.gov.br.

  • Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea)

O atendimento presencial será realizado por profissionais treinados e também estará disponível o  autoatendimento em estações dotadas de computadores para acesso à Internet e rs.gov.br.

“Acreditamos que o Shopping deve ser um espaço onde as pessoas possam usufruir de serviços, resolver questões do dia a dia, acessar lazer e gastronomia de qualidade e encontrar produtos que estão precisando. O Tudo Fácil será mais um componente nesse processo que está transformando o Canoas Shopping”, destaca o Gerente Geral do Empreendimento, Rodrigo Miranda.

Continuar a ler

Serviços

Canoas passa a contar com novo cronograma da coleta domiciliar de lixo; confira mapa

Redação

Publicado

em

Canoas passa a contar com novo cronograma da coleta domiciliar de lixo; confira mapa

Canoas passa a contar com uma nova organização dos setores de coleta de resíduos domiciliares. Com o novo cronograma, a coleta de lixo nos bairros Marechal Rondon e Centro passou a ser 100% conteinerizada. Essa alteração, conforme a gestão municipal, foi pensada para oferecer mais praticidade aos moradores e agilidade na limpeza de Canoas.

O novo mapa da coleta abaixo:

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques