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Estado lança “Identidade Fácil”, sistema pioneiro no país para agilizar emissão da nova carteira de identidade

A partir desta quinta-feira, 24, cidadãos que já possuem documento de identidade emitido no Rio Grande do Sul poderão solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) de forma mais rápida e simplificada, por meio do sistema “Identidade Fácil”.
O serviço já pode ser acessado pelo site identidadefacil.rs.gov.br em qualquer dispositivo fixo ou móvel. O aplicativo Identidade Fácil também já está disponível no app store da Apple e, no momento, em processo de aprovação para os dispositivos Android.
A iniciativa do governo Eduardo Leite, pioneira no Brasil, é resultado de uma parceria entre o Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).
O novo sistema digitaliza grande parte do processo de solicitação do documento. O preenchimento dos dados será feito online pelo cidadão, inclusive com o envio digital da certidão de nascimento ou casamento com matrícula. O modelo tradicional de agendamento presencial e online seguirá disponível para quem não atender aos critérios do novo sistema.
Etapa presencial reduzida
A etapa presencial, ainda obrigatória nos postos de identificação, será reduzida ao mínimo necessário: apenas a coleta biométrica de digitais e a fotografia, com o intuito de reduzir filas e aumentar o número de agenda disponível. O comparecimento será agendado por meio de formulário específico disponível na própria plataforma.
“O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento e diminuir o tempo de espera dos solicitantes, otimizando os processos internos e possibilitando maior fluxo de emissões da CIN. Trata-se de um alinhamento conduzido pelo governo estadual para aprimorar o fornecimento de serviços essenciais ao cidadão”, explica o diretor-geral do IGP, Paulo Barragan.
Nas primeiras semanas de operação, poderão ser realizados ajustes técnicos e operacionais, conforme a dinâmica de uso do sistema.
- Como utilizar o Identidade Fácil
Para acessar o sistema, é necessário ter uma conta ativa no portal gov.br. A partir desta quinta-feira (24/7), o serviço já pode ser utilizado pelo site identidadefacil.rs.gov.br ou pelo aplicativo Identidade Fácil, que está disponível no app store da Apple e, no momento, em processo de aprovação para os dispositivos Android.
- Documentos necessários
Solteiros: Certidão de nascimento;
Casados/viúvos: Certidão de casamento;
Separados/divorciados: Certidão de casamento com a devida averbação.
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Abastecimento de água no Bairro São José e Brigadeira será retomado no final da noite, após conserto em tubulação de grande porte rompida

O abastecimento nos bairros São José e Brigadeira, em Canoas, será restabelecido gradualmente a partir do final da noite desta segunda-feira, dia 10, de acordo com informações da Corsan. A empresa afirmou que realiza o conserto de uma adutora de grande porte, que transporta água tratada, danificada acidentalmente durante obras realizadas pela prefeitura na Rua Bolívia, esquina com a BR-116.
Para outras informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site cliente.corsan.com.br, WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
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Corsan prorroga Feirão de Negociação com descontos em regularização de débitos até sexta-feira, 3 de outubro

O Feirão de Negociação Farroupilha seguirá até sexta-feira, 3, oferecendo descontos de até 60% sobre o valor original de faturas vencidas. A iniciativa garante condições diferenciadas para os clientes regularizarem débitos dos serviços de água e esgoto, além da possibilidade de parcelamento em até 60 vezes.
Podem aderir à negociação os clientes das categorias residencial, comercial e industrial – exceto imóveis públicos – com contas em atraso há mais de 30 dias.
Os atendimentos são realizados nas lojas físicas da Corsan em todo o Estado e também pelo call center, no número 0800.646.6444 (com ligação gratuita).
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Corsan oferece facilidades para regularização de contas em atraso

A partir da próxima segunda feira, 15, a Corsan realiza o “Feirão de Negociação Farroupilha”, onde serão oferecidas condições especiais para clientes regularizarem débitos dos serviços de água e esgoto.
Os descontos podem chegar a 60% do valor original de faturas vencidas, além da possibilidade de parcelamento em até 60 vezes. Estão aptos a aderir clientes das categorias residencial, comercial e industrial – com exceção de imóveis públicos – que tenham dívidas em atraso há mais de 30 dias. A feira de negociação se estende até o dia 30 de setembro.
Os pagamentos podem ser feitos à vista, via Pix; no cartão de crédito (em até 12 vezes); ou parcelado diretamente nas próximas faturas mensais, em até 60 parcelas.
“Buscamos permanentemente alternativas que auxiliem nossos clientes a quitarem seus débitos, sejam eles mais antigos ou recentes. Ao oferecermos condições diferenciadas, entendemos que também ajudamos a evitar o acúmulo de dívidas futuras”, destaca o diretor Comercial da Corsan, Luiz Nóbrega.
Para participar, os consumidores devem procurar atendimento nas lojas físicas da Corsan ou entrar em contato pelo call center 0800.646.6444 (ligação gratuita).

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