Geral
Artesãos canoenses poderão expor seus produtos no evento Conecta Jovem; inscrições serão abertas dia 28 de julho

Os artesãos canoenses poderão expor seus trabalhos no Parque Eduardo Gomes no dia 16 de agosto. A partir do dia 28 de julho as inscrições para artesãos da economia solidária e individuais estarão abertas.
Organizado pela Secretaria de Cidadania, Mulher e Inclusão (SMCMI), através da Diretoria de Família e Juventude, o evento Conecta Jovem, em alusão à Semana da Juventude de Canoas, acontecerá no Parque Eduardo Gomes, no dia 16 de agosto, das 10 às 17 horas. Serão disponibilizadas 20 vagas para economia solidária, 20 para artesãos em geral e mais 10 vagas para suplentes.
Para se inscrever, será necessário ir até a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), na Rua Dr. Barcelos, 969 – Centro, Canoas, entre os dias 28 de julho a 8 de agosto, das 09h às 12h e das 13h às 17h, no Guichê 09. O chamamento será por ordem de inscrição e o cadastro será formalizado mediante apresentação dos documentos exigidos e emissão do Alvará de Autorização.
Confira a lista de documentos necessários:
- Documento oficial de identidade com foto (RG ou CNH);
- CPF;
- Comprovante de residência emitido há, no máximo, 90 (noventa) dias;
- Cópia do CNPJ, no caso de pessoa jurídica;
- Alvará de Autorização, documento que será providenciado e fornecido pela SMDEI no ato da inscrição ou posteriormente, conforme os trâmites internos da Secretaria.
Geral
Conferência municipal em Canoas debate políticas públicas para mulheres

Mulheres de diversas idades se reuniram, nesta terça-feira, 22, para a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Canoas. Realizada na Universidade La Salle, a conferência foi organizada pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria de Cidadania, Mulher e Inclusão (SMCMI), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM).
“Cerca de 54% da população canoense são mulheres, mas não vemos essa mesma proporção em posições de liderança ou destaque. Esse é um ponto que devemos discutir e entender os motivos”, explica o prefeito de Canoas, Airton Souza. “Desejo que consigamos propor soluções para essas questões neste espaço da conferência”, finaliza.
Ao longo do evento, foram debatidos seis eixos temáticos, nas áreas de saúde, educação, segurança, trabalho, sustentabilidade e direitos para mulheres. O processo de construção da conferência incluiu duas pré-conferências realizadas em diferentes regiões da cidade. Foi durante as pré-conferências que escolheu-se mediadoras e palestrantes para estes eixos, compostas de mulheres da sociedade civil, gestoras públicas, acadêmicas e demais setores da comunidade.
A secretária da SMCMI, Camila Nunes, expressou sua felicidade pela realização da conferência: “Hoje é um dia muito especial para nós. Estamos na 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, e a gente salienta que há 10 anos ocorreu a última conferência. Este é um espaço fundamental para nos reunirmos, trocarmos ideias, discutirmos projetos e avançarmos em políticas tão necessárias para todas nós, mulheres”.
“Desde as pré-conferências tivemos uma escuta muito respeitosa, principalmente considerando a realidade que assola nossa cidade. Encerramos com êxito as etapas preparatórias e hoje estamos aqui para ampliar e solidificar as propostas que levaremos adiante”, reforçou a presidente do COMDIM, Rosângela Brochado Jesus.
A conferência também contou com a participação de representantes do governo estadual. “É muito importante, depois de tantos anos, retomarmos as conferências municipais em todo o estado, como preparação para a Conferência Estadual, que será de 12 a 14 de setembro, em Porto Alegre.”, contou Carina Bernardi, diretora estadual de Políticas para a Mulher.
“Esses espaços de construção coletiva nos permitem dialogar e compreender as demandas específicas de cada município. Estou muito feliz com essa mobilização, ela é fundamental para construirmos mais políticas para as mulheres no nosso estado”, concluiu.
Geral
DetranRS divulga lista dos beneficiados para a CNH Social

DetranRS e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) divulgaram nesta segunda-feira, 21, a lista dos contemplados no programa CNH Social 2025. A lista já está disponível em https://www.detran.rs.gov.br/lista-de-contemplados-para-a-cnh-social-2025 e na terça-feira, 22, sairá no Diário Oficial do Estado.
Os inscritos também podem consultar sua situação na Central de Serviços do DetranRS (em Meus avisos), e também serão comunicados pelo e-mail cadastrado na inscrição.
Agora, é preciso ficar atento aos prazos. Os contemplados têm até 05 de setembro para procurarem o Centro de Formação de Condutores de sua preferência e apresentar a documentação exigida em edital. A lista com os endereços e contatos dos Centros de Formação de Condutores pode ser consultada aqui.
Além das condições e documentos necessários para a abertura do processo de habilitação (Renach), o candidato deverá apresentar comprovação de que, à época da abertura do serviço, estava domiciliado no Estado por no mínimo dois anos. Também deve declarar responsabilidade sobre as informações prestadas e de que conhece e aceita todas as condições de participação no Programa CNH Social.
As pessoas beneficiadas pelo programa estarão isentas do pagamento de todas as taxas para os serviços de habilitação, dos exames médicos e psicológicos, do curso teórico-técnico, curso prático de direção, exames teórico e prático, além do exame toxicológico.
Adição e mudança de categoria
O DetranRS alerta aos candidatos que foram contemplados para adição e mudança de categoria para considerarem o prazo do exame toxicológico exigido somente para as categorias C (caminhão), D (ônibus) e E (veículos articulados). Esses candidatos precisam do exame negativo para abrir o serviço de habilitação, portanto não devem deixar para o final do prazo. Dependendo da localização, o resultado do toxicológico pode levar até 15 dias.
Dúvidas e mais informações
Para quaisquer dúvidas e mais informações, os candidatos podem contatar o DetranRS pelos canais de atendimento: Disque-Detran (0800-905-5555), WhatsApp (800-905-5555), chat online no site, Fale Conosco e Ouvidoria no site, além de atendimentos presenciais em unidades do TudoFácil. Os Centros de Formação de Condutores credenciados também estão aptos a prestar informações e esclarecer dúvidas.
Consulta aos endereços dos CFCs por municípios:
https://www.detran.rs.gov.br/habilitacao-cnh/servicos/823
Documentação necessária para contemplados na CNH Social 2025:
– comprovante de que está domiciliado no Estado de Rio Grande do Sul há no mínimo dois anos;
– declaração de responsabilidade sobre as informações prestadas, de que conhece e aceita todas as condições de participação do Programa CNH Social (modelo aqui).
Documentos aceitos para comprovação de residência:
– comprovante de residência no nome do selecionado – contas de água, luz e telefone – com no mínimo dois anos de postagem;
– declaração assinada pelo proprietário/locatário do imóvel onde reside o selecionado, atestando seu domicílio há, no mínimo, dois anos, juntamente com cópia do documento de identidade e do comprovante de residência no nome do declarante;
– comprovante de matrícula em qualquer instituição de ensino no Estado do Rio Grande do Sul, com no mínimo dois anos de expedição, e;
– contrato de trabalho, contracheque ou documento correlato que comprove vínculo empregatício no Estado há, no mínimo, dois anos.
Comunidade
Guajuviras recebe serviços de assistência social e demais atividades no sábado, 19

Moradores do bairro Guajuviras poderão acessar diversos serviços da política de assistência social neste sábado, 19 de julho, durante mais uma edição da ação “Assistência Tá na Área”, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A atividade acontece das 10 às 12 horas, na Rua 10, esquina com a Rua Dorival Pacheco, MQ, com foco no atendimento direto à população.
Conforme a nota da administração municipal, a iniciativa leva para mais perto da comunidade serviços como atualização do CadÚnico, atendimento com assistente social, emissão de declaração de necessidade, além de ações voltadas à dignidade feminina, oficina alimentar, a van da Corsan e atividades infantis.
O objetivo é facilitar o acesso da população aos seus direitos, principalmente de famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação integra um conjunto de estratégias da pasta para ampliar o alcance dos atendimentos e promover inclusão social nos territórios com maior demanda por serviços.
Segundo o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a proposta da ação é descentralizar os serviços e garantir acolhimento humanizado.
“Levar os serviços até onde as pessoas vivem é essencial para fortalecer o vínculo com a comunidade e garantir que ninguém fique de fora das políticas públicas. A ideia é facilitar o acesso, escutar as demandas e atuar de forma preventiva e resolutiva”, afirma o secretário.
- Transporte6 dias atrás
Operação da Trensurb no sábado, 19, tem alteração em função de obras para garantir trens em horário integral na Expointer
- Saúde6 dias atrás
Hospital Nossa Senhora das Graças promove mutirão de colonoscopias a partir do dia 26
- Política5 dias atrás
Câmara aprova criação de 77 novos cargos e 100 gratificações de R$ 7,5 mil propostos pelo Prefeito
- Comunidade6 dias atrás
Cestas básicas são distribuídas para idosos em Canoas através do Programa Cidadania Alimentar
- Esporte1 semana atrás
Corre Canoas: iniciativa de três amigos se transforma em movimento de impacto na cidade
- Clima7 dias atrás
Defesa Civil prevê frio acentuado por massa de ar polar nos próximos dias no RS
- Comunidade6 dias atrás
Aprovado em Canoas projeto de lei que homenageia Guilherme da Silva, motoboy morto no trânsito
- Comunidade4 dias atrás
Guajuviras recebe serviços de assistência social e demais atividades no sábado, 19