Canoas
Comissão de Moradores dos bairro Fátima e Niterói realizam manifestação no sábado, 5

Em razão da enchente de maio de 2024, muitos moradores não retornaram para suas casas e outros se mudaram de cidade. Com isso, de acordo com representantes da Comissão de Moradores dos bairros Fátima e Niterói, a região ficou mais deserta, propiciando aumento da criminalidade.
Foi então que um grupo de sete canoenses (hoje já são nove), oriundos do grupo SOS Notícias do bairro, juntamente com a presidente da Associação de Moradores do bairro Rio Branco, se uniram para reivindicar aos órgãos de segurança pública de Canoas medidas contra a criminalidade.
Enchente
Passado mais de um ano da enchente de 2024, os moradores reclamam que ainda não foram resolvidos os problemas de entupimento da rede pluvial, a parte elétrica das casas de bombas e o conserto definitivo dos diques que romperam na Cassol e na BR 448.
Foi então que se uniu ao movimento o engenheiro Fabio Fanfa, que ficou conhecido no Instagram pelos vídeos em que mostrava a situação dos diques. Nesta ocasião, criou-se uma comissão, incluindo moradores de outros bairros atingidos, para o acompanhamento das obras de reparo e manutenção contra as cheias.
Apesr disso, o grupo afirma que nenhuma vistoria foi feita até o momento presente.
“Estamos cansados e com medo, e a cada chuva, o pânico toma conta da população. Cansamos também de aguardar o repasse da verba do Programa Reconstruir que o Governo Federal já repassou para o governador Eduardo Leite, que não libera para Canoas. Por isso, estaremos convocando os moradores dos bairros Fátima, Rio Branco e os quase mil membros do grupo SOS Fátima para um protesto pacifico, ordeiro e legitimo, nas imediações da Cassol Centerlar, sito a Av.Guilherme Schell 130 – Bairro Rio Branco, em Canoas, no dia 5 de Julho de 2025, às 10 horas da manhã, para que o poder público aja com transparência e celeridade no que se refere às obras do cinturão de proteção do muro da Cassol, reparos, alteamento dos diques de proteção dos bairros Rio Branco, Fátima, Mato Grande e Mathias Velho, o hidrojateamento da rede pluvial em sua totalidade e náo somente paliativamente como foi feito agora pela situação emergencial que enfrentamos na chuva do dia 16 de junho”, destaca a nota da Comissão.
Canoas
Corsan investiga instabilidade no abastecimento de água nos bairros São José e Igara

Técnicos da Corsan realizam verificações nos bairros São José e Igara, em Canoas, nesta terça-feira, 25, para identificar a origem da redução na pressão da água e das ocorrências pontuais de falta de abastecimento registradas na área. Até o momento, não há estimativa para a retomada plena do serviço.
Para esclarecimentos adicionais, os consumidores podem acessar os canais oficiais da companhia: aplicativo Corsan, Agência Virtual disponível em cliente.corsan.com.br, atendimento telefônico pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
A empresa reforça que esses canais funcionam de forma contínua e orienta que a população utilize os meios de atendimento para registrar solicitações, buscar informações ou comunicar situações relacionadas ao abastecimento, contribuindo para agilizar o trabalho das equipes.
Canoas
Obras do dique Mathias Velho avançam após início da demolição de residências

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos iniciou, na quarta-feira, 19, a demolição de moradias localizadas na área destinada à expansão do dique do bairro Mathias Velho. A medida é necessária para liberar o espaço e permitir o avanço das intervenções previstas no projeto de contenção.
A ação envolve as secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Habitação e Desenvolvimento Urbano. No total, 41 residências serão removidas, sendo 10 demolidas na quarta-feira. As famílias que ocupavam os imóveis já foram atendidas por programas habitacionais e transferidas para novas moradias.
Segundo o secretário de Obras e Reconstrução, Guido Bamberg, a remoção é uma etapa obrigatória para que os trabalhos avancem em direção à Avenida Guilherme Schell dentro do prazo previsto. Já o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Fabiano Siqueira, informou que cerca de 1.648 famílias foram atendidas pelo programa Compra Assistida, que garante novas residências aos moradores afetados pelas obras.
Canoas
Prefeitura na Tua Casa recebe feira de empreendedoras do Avança Mulher Empreendedora neste sábado, 15

O Prefeitura na Tua Casa, marcado para este sábado, 15, incluirá uma feira com 15 empreendedoras vinculadas ao programa Avança Mulher Empreendedora. As participantes irão expor e vender seus produtos como parte das atividades práticas do curso realizado ao longo da iniciativa.
A feira busca oferecer um espaço para que as empreendedoras coloquem em prática os conteúdos aprendidos e apresentem seus negócios ao público. A ação também integra a proposta de ampliar oportunidades econômicas para mulheres que atuam no setor produtivo local.
O Avança Mulher Empreendedora é resultado da parceria entre a Junta Comercial, Industrial e de Serviços do RS (JucisRS), a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape), a agência Besouro e a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI).
A programação do Prefeitura na Tua Casa ainda inclui outros serviços gratuitos à população, como atendimentos sociais, vacinação, testagem rápida, doação de roupas e livros, coleta de recicláveis e espaço infantil.
Data: Sábado (15)
Horário: 9h às 12h
Local: Rua República, 750 – Mato Grande, Canoas

Esporte1 semana atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Esporte1 semana atrásCanoas promove corrida para reforçar prevenção ao câncer nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Fazenda1 semana atrásIPTU passa a ser emitido apenas em formato digital a partir de 2026 em Canoas

Saúde7 dias atrásSimers apresenta proposta de federalização do HU de Canoas à Secretaria Estadual de Saúde

Animais1 semana atrásAbrigo criado na enchente de 2024 é encerrado após acolher mais de 2,5 mil cães

Geral1 semana atrásPraça no bairro Harmonia afetada pela enchente é revitalizada e entregue à comunidade

Comunidade5 dias atrásSubprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Canoas5 dias atrásObras do dique Mathias Velho avançam após início da demolição de residências




























































