Canoas
Defesa Civil de Canoas monitora níveis dos rios para evitar possíveis inundações

De acordo com a Prefeitura de Canoas, a Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática segue acompanhando os níveis dos rios que atravessam a cidade, assim como promove rondas nas áreas ribeirinhas atingidas ou mais vulneráveis, divulga prognósticos da previsão do tempo e reforça as medidas de prevenção.
Em Canoas, a segunda-feira, 30, amanheceu fria, com céu encoberto e episódios de garoa. O comportamento dos volumes dos rios Caí, Gravataí, Jacuí e Sinos e do Guaíba segue sob análise e monitoramento da Diretoria de Monitoramento do Clima.
Somado ao esforço do órgão, as equipes de Obras, Projetos e engenheiros da Prefeitura estão em atividade acompanhando as condições dos diques do sistema de proteção e até mesmo adotando estratégias preventivas como a contratação de bombas anfíbias e outras de porte menor para combater acúmulos de água em eventuais precipitações volumosas.
Motores
A região da Vala da Madrinha, no Mato Grande, ganhou o reforço de mais bombas e agora soma cinco equipamentos instalados na região. Além das duas que já estavam em operação mais outras três bombas auxiliares foram colocadas no fim de semana como medida preventiva.
Além disso, outras unidades já foram instaladas como reforço à algumas Casas de Bombas, tanto a 7 e a 6 receberam duas cada. Caso ainda seja necessário, mais motores serão assegurados e posicionados de modo preventivo, estrategicamente, conforme a necessidade e compreensão das equipes de engenheiros da Prefeitura.
Casas de Bombas
Todas as oito Casas de Bombas e suas estruturas foram vistoriadas e seguem com equipes reforçadas. Ainda foram posicionados geradores em todas as Casas e em algumas delas inclusive ganharam o reforço de bombas auxiliares como apoio.
Diques
As equipes de engenheiros estão atentas as estruturas de proteção às cheias do município. A ampliação da extensão do talude de proteção da estrutura que compreende ao dique do Mato Grande, que está em fase de obras, assim como elevação da barreira de contenção na obra do Muro da Cassol, estão entre as medidas preventivas já adotadas.
Hidrojateamento
Equipes seguem nas ruas realizando ações de microdrenagem e limpeza de bocas de diferentes pontos da cidade. Os trabalhos já chegaram a contar com até 10 caminhões de hidrojateamento desobstruindo pontos da rede de drenagem. Os esforços estão concentrados, principalmente, em áreas que podem ser consideradas mais vulneráveis, como os bairros Niterói, Rio Branco, Mato Branco e Mathias Velho.
Na manhã desta segunda-feira (30), os caminhões e equipes atuaram em pontos problemáticos no bairro Mathias Velho e no Niterói. A região da Avenida das Canoas também recebeu melhorias no fim de semana.
Big bags
De modo preventivo, na região das obras do Muro da Cassol foram posicionados sacos big bags para serem usados como bloqueio, caso seja necessário. Vale ressaltar que, aquela região que fica abaixo do nível da rua, tradicionalmente, recebe as águas do Rio Gravataí e que costumam alcançar o amplo pátio da empresa. Mesmo com a fase inicial da obra do muro, o sistema de drenagem da Cassol ajuda no escoamento dessas águas de inundação para a rede que leva até à Casa de Bombas 3.
O mesmo recurso de big bags será aplicado na passagem da empresa Bianchini, na região da BR-448, caso a equipe de engenharia identifique algum risco com eventual elevação do nível do Rio Jacuí. Ressaltando que essa e outras medidas são preventivas e recursos que ficam à disposição, caso necessário, e visam tranquilizar a população canoense.
Abrigo
Atualmente, a cidade conta com 13 famílias desabrigadas do Beco Irmão Rizzo, que fica na região da Berto Círio, bairro São Luís, devido às fortes chuvas da semana passada. O novo evento climático deste final de semana não resultou em novas pessoas desalojadas ou desabrigadas. O Abrigo no Ginásio São Luís (Rua Rebouças, nº 1000, bairro São Luís) segue aberto e preparado para receber eventuais novos desabrigados.
Esforços conjuntos
Além da Defesa Civil, as pastas de Obras e Reconstrução, Projetos e Captação de Recursos, Assistência Social, Segurança, Mobilidade Urbana, Secretaria de Comunicação, Serviços e Zeladoria Urbana e Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão seguem engajadas na organização e execução de diferentes medidas.
Atualizações
Os canais oficiais da Prefeitura de Canoas divulgarão em tempo real, todas as ações preventivas em execução. E em qualquer necessidade de medida extrema, a população será informada com antecedência e responsabilidade com as devidas orientações.
Telefones de contato
Conforme a Defesa Civil, casos de emergência relacionados a alagamentos, inundações ou outras intempéries podem ser comunicadas nos telefones 190, 193 ou no (51) 98255 0805. A Guarda Municipal (GM) de Canoas também está de prontidão no telefone 153, enquanto as demandas de sinalização devem ser comunicadas à Diretoria de Trânsito, no número 156.
Canoas
APAE Canoas firma parceria com o Brechó Peça Rara para ação beneficente no próximo sábado, 29

A APAE Canoas anunciou uma nova parceria com o Brechó Peça Rara, localizado no bairro Marechal Rondon. A iniciativa prevê a realização de um bazar solidário no próximo sábado, 29, das 10h às 17h, com toda a renda revertida para a manutenção da Instituição, que atende pessoas com deficiência e síndromes há 59 anos.
Segundo a direção da APAE, a ação reforça o compromisso do Brechó Peça Rara com a inclusão. Além de disponibilizar o espaço, o brechó realizou a doação de roupas e calçados que estarão à venda no evento, com valores entre R$ 2 e R$ 30.
“Esse tipo de apoio é essencial para que a Instituição continue se desenvolvendo e aprimorando suas atividades no município”, afirmou o presidente da APAE Canoas, Dr. Tiago Castilhos.
A Subgerente da loja, Pamela D’Ávila, destacou o orgulho da empresa em fortalecer a parceria.
“Acreditamos que moda também é sobre cuidar de pessoas, promover inclusão e apoiar projetos que transformam vidas. Cada cliente que compra conosco ajuda a impulsionar ações que fazem a diferença na comunidade”, disse.
A ação também fortalece o trabalho da APAE NSR, que será beneficiada pela mobilização.
O Brechó Peça Rara Canoas fica na Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 52, quase na esquina com a Avenida Liberdade.
Pagamentos poderão ser feitos por cartão, pix ou dinheiro.
Canoas
Corsan investiga instabilidade no abastecimento de água nos bairros São José e Igara

Técnicos da Corsan realizam verificações nos bairros São José e Igara, em Canoas, nesta terça-feira, 25, para identificar a origem da redução na pressão da água e das ocorrências pontuais de falta de abastecimento registradas na área. Até o momento, não há estimativa para a retomada plena do serviço.
Para esclarecimentos adicionais, os consumidores podem acessar os canais oficiais da companhia: aplicativo Corsan, Agência Virtual disponível em cliente.corsan.com.br, atendimento telefônico pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
A empresa reforça que esses canais funcionam de forma contínua e orienta que a população utilize os meios de atendimento para registrar solicitações, buscar informações ou comunicar situações relacionadas ao abastecimento, contribuindo para agilizar o trabalho das equipes.
Canoas
Obras do dique Mathias Velho avançam após início da demolição de residências

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos iniciou, na quarta-feira, 19, a demolição de moradias localizadas na área destinada à expansão do dique do bairro Mathias Velho. A medida é necessária para liberar o espaço e permitir o avanço das intervenções previstas no projeto de contenção.
A ação envolve as secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Habitação e Desenvolvimento Urbano. No total, 41 residências serão removidas, sendo 10 demolidas na quarta-feira. As famílias que ocupavam os imóveis já foram atendidas por programas habitacionais e transferidas para novas moradias.
Segundo o secretário de Obras e Reconstrução, Guido Bamberg, a remoção é uma etapa obrigatória para que os trabalhos avancem em direção à Avenida Guilherme Schell dentro do prazo previsto. Já o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Fabiano Siqueira, informou que cerca de 1.648 famílias foram atendidas pelo programa Compra Assistida, que garante novas residências aos moradores afetados pelas obras.
Oportunidade3 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro

Geral1 semana atrásPrimeiro bebê de 2026 em Canoas nasce em casa e recebe atendimento no HU
Geral6 dias atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Geral1 semana atrásColisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas

Política1 semana atrásCâmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas

Educação4 dias atrásDivulgado o 1º chamamento de 2026 para matrícula na etapa creche, em Canoas

Saúde1 semana atrásTrensurb renova parceria com o projeto Help para 2026

Educação5 dias atrásCanoas divulga lista de classificados do concurso para professores da rede municipal


























































