Saúde
Prefeitura de Canoas encerra contrato com instituto gestor do HPSC e cerca de 600 profissionais são desligados

A Prefeitura de Canoas anunciou o encerramento do acordo de colaboração com o Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS), que até então era responsável pela gestão do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC). A decisão foi oficializada na quarta-feira, 4, e, segundo a administração municipal, ocorreu devido ao término do contrato em 27 de março, sem que houvesse renovação.
Com a rescisão do termo, parte dos atendimentos será absorvida novamente pelas equipes atuais do Hospital Nossa Senhora das Graças, que assume a gestão do HPSC e diz que fará novas contratações para completar os quadros.
Funcionários são informados do desligamento à noite
Trabalhadores contratados pelo IAHCS afirmaram ter sido informados por mensagem por celular do desligamento apenas na noite de quarta-feira, último dia de trabalho, após entrar para a escala noturna. O número exato de demitidos não foi divulgado, mas o instituto administrava cerca de 600 funcionários administrativos e da assistência em saúde, incluindo 75 médicos atuando diretamente na unidade.
Diversos servidores postaram em redes sociais vídeos dos trabalhadores nos corredores da instituição reclamando e chorando pelo ocorrido, com muita insatisfação e revolta pela forma que foi feito. Mesmo estando coberto pelo contrato o plantão noturno de quarta para quinta-feira, alguns servidores não ficaram para cumprir sua escala. Na manhã de quinta-feira, a reportagem de O Timoneiro esteve na emergência do HPSC, que atendia normalmente.
O que diz a Prefeitura
Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Canoas, que respondeu em nota que a gestão da emergência, que atualmente funciona no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), passou a ser realizada pela própria direção do HNSG, que reorganizou as equipes para garantir a continuidade do atendimento sem interrupções.
Ainda, que o hospital está adotando medidas para reduzir a superlotação, como abertura de novos leitos, uso de leitos de convênio e reavaliação constante dos pacientes internados.
Conforme a Prefeitura, a rescisão do contrato visa reorganizar os serviços de saúde e otimizar os recursos públicos, já que houve queda na demanda após a enchente e problemas no pagamento de profissionais contratados pelo IAHCS. “A gestão municipal e estadual também estão articulando a abertura de uma nova emergência no Hospital Universitário (HU) dentro de 90 dias”, destacou a nota. O prédio do HPSC, no bairro Mathias Velho, ainda está em reforma devido aos danos causados pelas enchentes de 2024.
Além disso, a Secretaria de Saúde do Estado, Arita Bergmann, determinou que o aviso prévio dos profissionais seja devidamente pago e estipulou um prazo de 30 dias para que o IAHCS apresente uma planilha detalhada dos valores de rescisão, acompanhada de documentos que comprovem os procedimentos para quitação das obrigações trabalhistas.
Saúde
Secretaria Municipal da Saúde adota Sistema OuvidorSUS para registro de manifestações

A Diretoria de Atenção ao Cidadão e Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde passou a utilizar, desde 1º de dezembro, o Sistema OuvidorSUS como plataforma oficial para o registro de manifestações. A partir da mudança, solicitações, elogios, denúncias, sugestões e reclamações passam a ser registradas exclusivamente pelo novo sistema.
Com a ferramenta, usuários recebem um número de protocolo e uma chave de acesso logo após o envio da manifestação. As informações permitem acompanhar o andamento da demanda diretamente na plataforma, o que, segundo a pasta, deve ampliar a transparência e facilitar o monitoramento por parte dos cidadãos.
Os registros continuam podendo ser realizados presencialmente ou pelo ZAP Saúde, canal oficial da Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde de Canoas, disponível pelo WhatsApp no número 51- 3425-7628.
Saúde
Especialistas reforçam prevenção contínua contra dengue no Sul do país

Especialistas alertam que, apesar da redução nos casos de dengue no Sul do Brasil, a região continua vulnerável à circulação do Aedes aegypti. A combinação entre períodos de calor e chuvas intensas mantém o risco elevado, exigindo vigilância contínua por parte da população e das autoridades de saúde.
Nos últimos anos, eventos climáticos extremos, como as enchentes registradas no Rio Grande do Sul em 2024 e no Paraná em 2025, ampliaram as condições favoráveis à proliferação do mosquito. Segundo o infectologista da Hapvida, Rafael Mialski, a presença de água acumulada em ambientes urbanos favorece o desenvolvimento do vetor mesmo em regiões historicamente mais frias.
“A combinação de clima moderado com água parada facilitou a multiplicação do mosquito em uma área antes considerada menos vulnerável devido às temperaturas mais baixas”, afirma.
De acordo com Mialski, reconhecer os sinais da dengue é fundamental para evitar complicações. O especialista explica que sintomas respiratórios, como dor de garganta, tosse ou congestão nasal, não são típicos da doença.
“A dengue causa principalmente dor intensa no corpo, febre alta e a chamada dor retro-orbitária, atrás dos olhos, um dos sinais mais característicos”, destaca.
“O que mais se destaca é a dor de cabeça atrás dos olhos, a chamada dor retro-orbitária, um dos sinais mais típicos da dengue, além da vermelhidão no corpo, que geralmente não aparece nos resfriados comuns, e a febre alta, que é menos comum nas viroses mais leves”, completa o especialista.
Sintomas exigem atenção imediata
O paciente deve procurar atendimento assim que surgirem os primeiros sintomas, para receber orientação adequada e realizar o diagnóstico diferencial com outras doenças. O infectologista reforça que, após a reclassificação das formas graves da dengue, não é necessário, nem recomendado, esperar por sangramentos para buscar ajuda, já que esse é apenas um dos possíveis sinais de complicação. Dor abdominal intensa, vômitos persistentes, desmaios e outros sintomas de alerta costumam surgir justamente quando a febre desaparece, criando uma falsa impressão de melhora. Por isso, esse é um momento crítico que exige atenção. Além disso, sangramentos espontâneos na gengiva, urina ou pele também indicam risco e devem levar o paciente a procurar assistência médica imediatamente.
Prevenção segue como principal estratégia
A dengue é uma arbovirose, termo que depende de um vetor – neste caso, o mosquito. Portanto, todas as condições que favorecem a proliferação do Aedes aegypti aumentam a circulação do vírus. Locais com acúmulo de água parada, como vasos, piscinas, caixas-d’água e calhas, representam um risco elevado. Para se precaver, é recomendado tampar ralos e limpar calhas com frequência, tratar piscinas, colocar terra nos pratinhos de vaso e até mesmo redobrar a atenção para as plantas que podem acumular água. Além disso, repelentes, telas nas janelas, roupas com mangas e calças compridas reduzem drasticamente o risco de infecção, segundo Mialski.
Dessa forma, conhecer os sintomas da dengue e identificá-la, tanto em suas formas leves quanto graves, tornou-se parte importante da rotina. Nesse cenário, a prevenção por meio do combate ao mosquito é a estratégia mais eficaz no enfrentamento da doença.
Em casos mais leves, o paciente pode recorrer a uma avaliação inicial por meio de teleconsulta. O atendimento traz comodidade e praticidade sem a necessidade de deslocamento. De acordo com as particularidades do quadro clínico, o manejo será orientado pelo médico responsável.
Atualmente, a Hapvida oferece mais de 20 especialidades médicas disponíveis nos canais de atendimento, como clínicos gerais, infectologistas e pediatras. Em casos nos quais não há emergência médica, a teleconsulta se adequa perfeitamente. Porém, diante de sintomas mais graves, não se deve deixar de procurar o serviço presencial de saúde.
Sobre a Hapvida
Com 80 anos de atuação, a Hapvida é considerada a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia atende 16 milhões de beneficiários por meio de uma rede que inclui 86 hospitais, 78 prontos atendimentos, 363 clínicas e 305 centros de diagnóstico. Segundo a empresa, o modelo integrado busca ampliar a qualidade e o acesso à assistência em todas as regiões do país.
Saúde
Governo do Estado abre credenciamento para médicos no IPE Saúde

O governo do Rio Grande do Sul publicou, na terça-feira, 25, o edital de credenciamento de médicos para o Programa Mais Assistência, do IPE Saúde. O chamamento público disponibiliza 10.460 vagas em 356 municípios para 42 especialidades. As inscrições poderão ser feitas entre 8 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026. Cada profissional poderá escolher até três localidades e duas especialidades.
A iniciativa tem como foco ampliar a oferta de médicos, especialmente no interior do Estado. Segundo o IPE Saúde, o planejamento foi baseado em dados demográficos e estruturais de cada região, a fim de identificar áreas com maior demanda. De acordo com o presidente da autarquia, Paulo Rogério Silva dos Santos, o modelo busca “qualificar o nível assistencial e redistribuir a rede credenciada”.
O processo segue as diretrizes da Lei nº 14.133/2021, que determina que credenciamentos somente ocorram após chamamento público e cumprimento de requisitos legais. Médicos que já atendem pelo IPE Saúde também precisam se inscrever. Uma campanha de divulgação será lançada em dezembro para ampliar o alcance da informação.
A secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, afirma que o edital oferece previsibilidade de atendimento e condições compatíveis com o mercado, especialmente para profissionais que atuam como pessoa jurídica.
Remuneração e condições
O IPE Saúde prevê pagamento dos honorários de consulta em até 15 dias. Para atendimentos via pessoa jurídica, o valor é de R$ 108,00 por consulta, enquanto para pessoa física é de R$ 74,40. Na pediatria, haverá adicional de R$ 54,00 para consultas de puericultura (crianças de 0 a 2 anos). O contrato inicial terá validade de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por até 60 meses.
A autarquia também anunciou que manterá o monitoramento das demandas regionais e implantará mecanismos de avaliação da rede credenciada, incluindo análise de volume de atendimentos e pesquisas de satisfação enviadas aos usuários. Um painel com informações sobre o programa será disponibilizado no site do IPE Saúde.
O processo de seleção ficará sob responsabilidade da empresa Legalle Concursos e Soluções Integradas, conforme normas definidas no edital. O documento e outras informações estão disponíveis nos sites do IPE Saúde e da banca organizadora.

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