Conecte-se conosco

header-top







 

15/10/2025
 

Canoas

Golpistas seguem enviando notificações falsas para empresários alegando irregularidades em alvará

Redação

Publicado

em

Golpistas seguem enviando notificações falsas para empresários alegando irregularidades em alvará

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Canoas está alertando que golpistas seguem enviando e-mails para empresários com notificações falsas de irregularidades no alvará de funcionamento, a partir de uma suposta denúncia anônima recebida pelo Departamento de Licenciamento Urbano e Obras.

Trata-se de um golpe. O setor descrito e inexistente não possui tal responsabilidade de fiscalização e, além disso, a Prefeitura de Canoas, não envia esse tipo de instrução por correio eletrônico.

Um link não oficial é apontado para que o empreendedor tenha acesso a lista de possíveis irregularidades identificadas durante uma análise preliminar. O acesso pode resultar em vírus no computador para tomar informações pessoais para cometer fraudes ou mesmo guias com cobranças indevidas.

A SMDEI não realiza esse tipo de contato e os e-mails oficiais da pasta possuem a extensão @canoas.rs.gov.br. As fiscalizações são presenciais e com a identificação e matrícula do servidor responsável. Dúvidas e informações podem ser obtidas junto ao Escritório do Empreendedor (Dr. Barcelos, 969, Centro), ou através do telefone (51) 3425 7604.

Canoas

Mulheres de Canoas podem se inscrever em curso gratuito de elétrica hidráulica e ar condicionado

Redação

Publicado

em

As mulheres canoenses já podem se inscrever para o curso gratuito “Reparos de Elétrica, Hidráulica e Ar Condicionado”, que será realizado na Casa Lilás, localizada na Avenida Boqueirão, 2046, bairro Igara. A formação faz parte das ações de qualificação profissional promovidas pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), para ampliar a autonomia e as oportunidades de inserção no mercado de trabalho para as mulheres canoenses.

As inscrições começam nesta sexta-feira 10, e seguem até o dia 17 de outubro, podendo ser feitas pelo link: https://sistemas.canoas.rs.gov.br/cidadania/inscricao/inscricao-programa/1, ou presencialmente, na SMMCI (Rua Fioravante Milanez, 256, quinto andar).

O curso será oferecido todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30, com início no dia 20 de outubro, até 19 de novembro. São 15 vagas disponíveis, preenchidas por ordem de inscrição, e o público-alvo são mulheres acima de 18 anos. Para receber o certificado de conclusão, é necessário frequentar, no mínimo, 75% das aulas.

Continuar a ler

Canoas

Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas

Redação

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira 7, um caminhão tombou no km 13 da BR-448, em Canoas, após colidir com um veículo Paraty que tentou ultrapassá-lo. O caminhão ficou atravessado na pista sentido Interior-Capital, bloqueando totalmente a rodovia. Por volta das 8h, duas pistas da esquerda foram liberadas, mas a remoção total do caminhão só deve ocorrer à tarde. O motorista teve ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas.

Como alternativa, motoristas utilizaram a BR-116, que também registrou bloqueio após um acidente envolvendo um caminhão-tanque e um Palio, entre Esteio e Canoas. O Palio foi prensado contra a mureta durante uma tentativa de ultrapassagem. Duas pistas ficaram obstruídas, causando congestionamento. Ninguém se feriu. O caminhão foi retirado por volta das 8h15, mas o Palio bloqueou meia pista até a chegada do guincho. O tráfego foi totalmente liberado após as 9h.

Continuar a ler

Canoas

Prefeitura propõe aumento de IPTU em vias valorizadas, fim da zona rural urbana e isenção agropecuária

Redação

Publicado

em

Prefeitura propõe aumento de IPTU em vias valorizadas, fim da zona rural urbana e isenção agropecuária

A Prefeitura de Canoas protocolou na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 53/2025, que traz mudanças significativas na legislação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Segundo o Executivo, o objetivo é combater a especulação imobiliária e incentivar a ocupação urbana com foco no aumento populacional, estratégia que também visa ampliar a arrecadação frente à reforma tributária.

O vereador Rodrigo D’Ávila (Novo), porém, é crítico do projeto que está pautado para ir ao plenário nesta quinta-feira, 2, e diz que medida fará justamente o contrário já que aumentará imposto do setor produtivo e isentará quem concentrar terra.

Principais mudanças propostas:

Fim da previsão de zona rural em área urbana

O projeto elimina a classificação de zona rural dentro dos limites urbanos de Canoas. A partir da nova proposta, todo o território urbano será considerado para fins de cobrança de IPTU.

Isenção para áreas agropecuárias dentro da cidade

Imóveis com mais de 1 hectare usados para atividades agrícolas, pecuárias, extrativas ou agroindustriais ficarão isentos de IPTU, mesmo que localizados em área urbana. Terrenos menores poderão ser somados, desde que do mesmo proprietário e com comprovação da atividade rural.

Aumento de IPTU para terrenos desocupados

Áreas sem edificação, com obras inacabadas ou em ruínas, passam a ser mais tributadas, com critérios mais rigorosos para a caracterização de terreno “sem ocupação”.

Revisão da Planta Genérica de Valores

Algumas microrregiões terão aumento no valor do metro quadrado, o que impacta diretamente no cálculo do imposto. As tabelas foram atualizadas para refletir os novos valores por região da cidade.

Aumento no valor do IPTU em ruas centrais e corredores viários:

Acréscimo de 15% no valor do metro quadrado dos imóveis nas ruas Tiradentes e 15 de Janeiro;

Acréscimo de 10% em ruas como: Antônio Frederico Ozanan, Ramiro Barcelos, Armando Fajardo, A. J. Renner, Liberdade, Doutor Severo da Silva, General Salustiano, Tamoio (entre as ruas Santa Terezinha e Alegrete), Augusto Severo, Domingos Martins, além de trechos da Avenida Açucena (do trecho entre a Avenida Boqueirão até o final, sentido norte, em direção ao município de Esteio), Avenida Farroupilha (do trecho entre a Avenida Boqueirão até o final, sentido norte, em direção ao município de Esteio) e Avenida Nazário (entre as avenidas Santos Ferreira e Boqueirão).

Crítica do vereador Rodrigo D’Avila

O vereador Rodrigo D’Avila (Novo) se posiciona contra a proposta. Para ele, o projeto representa uma injustiça fiscal e social. “O que está sendo feito aqui é uma manobra: aumentam o imposto de quem gera emprego no centro da cidade e não cobram nada de quem concentra terra na zona urbana. É uma inversão de prioridades absurda”, criticou.

D’Avila destaca que o aumento da base de cálculo penaliza pequenos comerciantes e moradores do centro, enquanto grandes proprietários de terras urbanas com uso rural são beneficiados com isenções. Ele também aponta que a revisão dos valores do metro quadrado em apenas algumas regiões fere o princípio da isonomia.

“Não podemos permitir que uma proposta injusta como essa passe despercebida. Vamos lutar contra mais esse ataque ao contribuinte honesto”, afirmou.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques