Conecte-se conosco

header-top







 

29/06/2026
 

Clima

Defesa Civil alerta para chuva forte e volumosa entre 7 e 9 de maio no RS

Redação

Publicado

em

Defesa Civil alerta para chuva forte e volumosa com acumulados de até 80 mm entre os dias 7 e 9 de maio

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualiza o prognóstico meteorológico para os próximos dias no Rio Grande do Sul:

Severo (vermelho) para chuva forte e volumosa, com raios, temporais acompanhados de granizo e rajadas intensas de vento (associadas às instabilidades) em áreas do Oeste, Missões e parte da Campanha.

Alerta (laranja) para chuva forte e pontualmente volumosa, com raios, temporais com queda de granizo e rajadas de vento intensos na Campanha, Noroeste, Centro, Sul, Costa Doce, Vales, Região Metropolitana de POA, Serra, Nordeste e Litoral.

Atenção (amarelo) para chuva moderada a forte, raios e temporais isolados com eventuais rajadas de vento no Extremo Sul e no Norte do Rio Grande do Sul.

Quarta-feira, 7: Instabilidades com chuva moderada a forte e persistente, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo na região das Missões, Campanha, Centro e Sul, com acumulados entre 30 e 70 mm/dia, podendo atingir pontualmente os 100 mm/dia no Oeste. Nas demais regiões, os volumes ficam abaixo de 20 mm/dia.

Quinta-feira, 8: Instabilidades com chuvas fortes a intensas e persistentes, com descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento (50 e 90 km/h). Os acumulados variam entre 40 e 90 mm/dia no Sul e parte da Costa Doce. Já no Oeste e Campanha, os volumes oscilam entre 100 e 150 mm/dia, podendo atingir os 200 mm/dia no Oeste. Em áreas do Centro, Vales, RMPOA e Leste, há pancadas de chuva com trovoadas.

Sexta-feira, 9: As instabilidades ganham força em todo o território gaúcho, com descargas elétricas, queda de granizo e rajadas de vento (70 e 90 km/h associadas às instabilidades). As chuvas fortes a intensas e constantes atuam nas regiões Oeste, Missões, Campanha, Centro, Sul e Costa Doce, com acumulados oscilam entre 50 e 100 mm/dia, podendo chegar aos 230 mm/dia em áreas do Oeste, Missões e Centro. No restante do RS, os volumes ficam entre 20 e 50 mm/dia.

Os acumulados variam entre 40 e 80 mm no Noroeste, Norte, Vales e RMPOA. No Sul e Costa Doce os acumulados variam entre 100 e 150 mm, enquanto no Oeste, Centro, Missões e parte da Campanha entre 150 a 200 mm, podendo passar pontualmente dos 300 mm no Oeste, parte da Campanha e Missões.

Clima

Frio mais intenso do ano deve atingir o Rio Grande do Sul com temperaturas próximas de 3°C

Redação

Publicado

em

Happy Hour da Indústria em Canoas é adiado por conta de alerta de chuva intensa e risco de alagamentos

Uma frente fria deve provocar chuva em parte da Região Sul entre esta sexta-feira, 19, e o sábado, 20, antes da chegada de uma massa de ar mais frio que fará as temperaturas despencarem, especialmente no Rio Grande do Sul e em áreas serranas da região.

Nesta sexta-feira, as instabilidades começam pelo oeste da Região Sul, com ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Ao longo do dia, a chuva avança para outras áreas, atingindo o oeste, centro e sul do Paraná, o oeste e sul de Santa Catarina e também o nordeste do Rio Grande do Sul.

Durante a noite, as precipitações continuam avançando sobre o norte e o nordeste gaúcho, além de áreas catarinenses e paranaenses. Ao mesmo tempo, o tempo começa a firmar na faixa de fronteira com o Uruguai e no extremo oeste do Rio Grande do Sul.

No sábado, 20, a chuva perde força e fica concentrada principalmente no norte e leste do Paraná. No centro e sul paranaense ainda há possibilidade de chuva isolada. Nas demais áreas da Região Sul, o tempo volta a ficar estável, com variação de nuvens.

No Rio Grande do Sul, a Campanha poderá registrar formação de geada durante o amanhecer de sábado. As menores temperaturas são esperadas justamente na faixa de fronteira com o Uruguai e nas áreas serranas entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde os termômetros podem marcar cerca de 3°C.

No centro e norte gaúcho e no oeste catarinense, as temperaturas mínimas devem variar entre 8°C e 12°C. Já nas demais áreas da Região Sul, os valores ficam entre 12°C e 16°C.

As temperaturas máximas mais elevadas devem ocorrer no norte do Paraná, com marcas entre 24°C e 26°C nesta sexta-feira. Em contraste, nas áreas serranas do Sul do país, as máximas não devem ultrapassar os 10°C. No restante do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina, os termômetros devem permanecer abaixo dos 16°C ao longo do período.

Continuar a ler

Clima

Governo do Estado lança portal com informações sobre prevenção a eventos climáticos extremos

Redação

Publicado

em

Autor: Mauricio Tonetto/Secom

O governo do Rio Grande do Sul lançou na quarta-feira, 17, o portal Prepara RS – El Niño, plataforma que reúne informações, dados e ferramentas relacionadas à prevenção e ao monitoramento de eventos climáticos extremos.

O anúncio foi realizado durante o lançamento do Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos (Prepara RS – El Niño). A proposta da plataforma é concentrar informações de interesse público voltadas tanto para gestores quanto para a população.

Entre os recursos disponíveis estão o Clima RS, que reúne dados sobre condições meteorológicas, níveis dos rios e alertas de risco; o radar meteorológico da Defesa Civil, com imagens atmosféricas atualizadas em tempo real; o sistema de monitoramento hidrometeorológico, que disponibiliza informações de 129 estações; e o Simagro RS, destinado ao acompanhamento de dados meteorológicos e agroclimáticos.

Durante o evento de lançamento, o secretário estadual de Comunicação, Caio Tomazeli, explicou como a plataforma será utilizada.

“O portal será um espaço permanente para divulgar informações sobre a preparação do Estado para o El Niño, com atualizações sobre prognósticos climáticos e as ações em andamento. Além disso, teremos coletivas mensais de atualização e uma articulação contínua entre as equipes de comunicação estaduais e municipais. Nosso objetivo é garantir informação qualificada e atuação coordenada junto à imprensa, aos gestores públicos e à população”, afirmou.

O portal também disponibiliza acesso ao Mapa Único do Plano Rio Grande, que reúne informações sobre áreas atingidas por eventos climáticos registrados em abril e maio de 2024 e em junho de 2025. A plataforma ainda integra a Plataforma de Voluntariado da Defesa Civil, informações sobre manchas de inundação e os Planos de Contingência de Proteção e Defesa Civil dos municípios gaúchos.

Além disso, o site conta com seções de avisos, alertas, orientações de prevenção e notícias relacionadas ao fenômeno El Niño.

Continuar a ler

Clima

Governo do RS lança programa de preparação para possíveis impactos do El Niño 2026/2027

Redação

Publicado

em

O governo do Rio Grande do Sul realiza, nesta quarta-feira, 17, o lançamento do Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos, denominado Prepara RS. A iniciativa prevê ações voltadas ao enfrentamento dos possíveis impactos associados ao fenômeno El Niño 2026/2027.

A cerimônia ocorrerá às 9h30, no Palácio Piratini, localizado na Praça Marechal Deodoro, s/nº, em Porto Alegre, durante o primeiro encontro regionalizado do programa, que reunirá representantes de 73 municípios da Região Metropolitana. Na ocasião, será assinado o decreto que regulamenta o programa e define as ações previstas.

Durante o evento, também serão entregues documentos de análise preliminar de suscetibilidades a 25 municípios considerados prioritários da região. Os relatórios reúnem informações meteorológicas, hidrológicas, geológicas, sociais e históricas, com o objetivo de identificar áreas e situações de maior vulnerabilidade.

Outro anúncio previsto é o lançamento da Plataforma de Voluntários da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O sistema será destinado ao cadastramento e à gestão de voluntários que atuam em situações de emergência e desastres.

A atividade contará com a presença do governador Eduardo Leite, além de prefeitos e secretários estaduais. O evento é aberto à cobertura da imprensa.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques