Empresas & Negócios
Susana Kakuta palestra em reunião ampliada da CICs Canoas nesta terça-feira, 29

A reunião de diretoria ampliada da CICS Canoas desta terça-feira, 29, contou com a palestra da executiva Susana Kakuta, diretora geral das instituições Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS. Ela assumiu no dia 1º de fevereiro e atua junto ao diretor-executivo da FIERGS, Paulo Herrmann.
Durante o encontro na CICS, Susana falou sobre educação para cidadania e trabalho, citou a inteligência artificial (IA) que já está presente e destacou que quase todas as áreas da vida e que todos os profissionais terão que se readequar para atenderem as necessidades da indústria.
“Os postos de trabalho operacional estão sendo ocupados por robôs e os trabalhadores estão sendo necessários na manutenção e na programação”, enfatizou.
Kakuta listou o que considera competências essenciais para o futuro:
– Criatividade
– Resiliência, flexibilidade e agilidade
– Curiosidade e aprendizado ao longo da vida
– Liderança e influência social
– Gestão de talentos
– Pensamento analítico
– Sustentabilidade
Ela avaliou que as tecnologias que moldam o futuro da indústria são:
– Computação Quântica
– Realidade Aumentada
– AI Generativa
– AI Aplicada
– Veículos Autônomos
– Biotecnologia
– Computação de ponta
– IoT
– Rede de Computadores
Leilão
Durante a reunião teve também um leilão de uma camisa da seleção brasileira de futebol para arrecadar fundos para a ONG Parceiros Voluntários.
Empresas & Negócios
Iguatemi S.A. amplia parceria com a H&M e anuncia chegada inédita da marca ao Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e interior de São Paulo

Após a inauguração histórica da primeira loja da H&M no Brasil em agosto, no Iguatemi São Paulo, a Iguatemi S.A. dá sequência a este movimento e anuncia a chegada da gigante sueca a três novas localidades: Rio de Janeiro, Porto Alegre e Sorocaba, com aberturas previstas para 2026.
No Rio de Janeiro, a marca sueca fará sua estreia no RIOSUL, shopping ícone da cidade que faz parte do portfólio da Iguatemi desde 2024. Em Porto Alegre, a H&M chega com duas operações, no Iguatemi Porto Alegre e no Praia de Belas Shopping, marcando também sua primeira entrada no Sul do país.
Já em Sorocaba, a inauguração da loja será no Iguatemi Esplanada, reforçando o potencial crescente do interior paulista, cada vez mais conectado às tendências globais. As novas operações terão áreas que variam de 1.700 m², com coleções femininas e masculinas, até 2.300 m², com portfólio incluindo linhas feminina, masculina e infantil.
“A chegada da H&M nestas praças é um marco que reforça a confiança da marca tanto em nosso modelo de negócio quanto o papel da Iguatemi como a principal porta de entrada para grandes operações internacionais no Brasil. Mais do que ampliar presença, estamos consolidando destinos completos de lifestyle, com um mix que contempla todos os momentos da jornada do consumidor e gera valor para todo o ecossistema”, afirma André Moreno, Vice-Presidente Comercial da Iguatemi S.A.
Uma das marcas de moda mais famosas do mundo, fundada em 1947, o Grupo H&M opera atualmente cerca de 4.400 pontos de venda em 79 países em todo o mundo. A marca abriu a primeira unidade na América Latina em 2012, no México.
Sobre a Iguatemi
A Iguatemi S.A. é uma das maiores empresas full service no setor de shopping centers do Brasil. Suas atividades englobam a concepção, o planejamento, o desenvolvimento e a administração de shopping centers regionais, outlets e complexos imobiliários de uso misto com torres comerciais.
A Iguatemi detém participação em 15 shopping centers, 2 Premium Outlets e quatro torres comerciais que juntos totalizam 751.052 mil m² de ABL total, sendo a sua ABL própria correspondente à 479.246 mil m², além do seu marketplace, o Iguatemi 365, operação que nasceu conectada ao espaço físico para a entrega de uma experiência multicanal.
A Companhia participa da administração de todos os seus shoppings centers, de seus premium outlets e das suas torres comerciais. As ações da Iguatemi estão listadas na B3 [IGTI11] e fazem parte do índice Ibovespa.
Empresas & Negócios
Marca gaúcha Termolar lança campanha para o Mês Farroupilha

No Mês Farroupilha deste ano, a Termolar lança campanha com o objetivo de celebrar a diversidade cultural e os novos perfis que compõem a identidade contemporânea dos gaúchos.
Intitulada “Gaúcho que é Gaúcho usa Termolar”, a ação dá continuidade ao posicionamento inovador que a marca tem adotado nos últimos anos e apresenta uma leitura atual do que é ser gaúcho hoje: alguém que preserva tradições, mas que também está aberto a novas ideias, hábitos e formas de viver.
Assinada pela agência Amanita, a campanha traz frases de impacto como “Gaúcho que é gaúcho também come xis vegano”, “Gaúcho que é gaúcho também toma café gourmet” e “Gaúcha que é gaúcha também toma chimarrão em cuia de inox”. A mensagem central da iniciativa reforça que a identidade regional não está restrita a estereótipos e pode ser vivida de maneiras múltiplas, sem perder a essência.
“A maioria dos gaúchos é como a Termolar. Valorizamos a tradição, mas também estamos abertos à inovação. Nossa campanha quer mostrar exatamente isso. O orgulho de morar no Rio Grande do Sul pode coexistir com novos estilos de vida, com diversidade, autenticidade e liberdade de expressão”, explica Roberto Wickert, Gerente de Marketing, Produto e E-commerce da Termolar.
Além do manifesto, a campanha se materializa em uma série de conteúdos visuais inspirados em cenas do cotidiano, desde o churrasco no fim de semana até o chimarrão pré-treino, utilizando produtos da marca.
Além disso, com estética natural, figurinos regionais e atuações espontâneas, os retratos reforçam a conexão emocional da marca com o público. A proposta é dar visibilidade a um Rio Grande do Sul mais inclusivo, urbano e rural, tradicional e, ao mesmo tempo, moderno, representando todos os tipos de gaúchos e gaúchas.
Sobre a TERMOLAR
Com sede em Porto Alegre (RS) e Centro de Distribuição em Serra (ES), a empresa está presente no mercado desde 1958, exportando para Espanha, África do Sul, Noruega, Argentina, Uruguai, entre outros tantos países da América Latina, Europa e África.
Anualmente, a Termolar produz cerca de 11 milhões de unidades, que integram uma ampla linha de soluções térmicas voltadas para casa, escritório e lazer, como, por exemplo, garrafas, copos, bules, cuias, ampolas e caixas.
A empresa conta com mais de 700 colaboradores integrados em uma cultura humanizada e com o propósito de fabricar produtos que facilitem a vida e ofereçam conveniência aos consumidores. Para saber mais, acesse: www.termolar.com.br.
Empresas & Negócios
Termolar inicia tratativas para instalar fábrica em Canoas

Na última segunda-feira, 1, representantes da empresa Termolar participaram de uma reunião na Prefeitura, para iniciar as tratativas de instalação de uma nova fábrica no município.
Com cerca de 700 colaboradores e previsão de faturamento de R$ 351 milhões em 2025, a Termolar é referência nacional na produção de garrafas térmicas e produtos de conservação de temperatura.
O encontro contou com a presença da CEO e membro do Conselho de Administração, Natalie Ardrizzo, e de Carlo Ardrizzo, também integrante do Conselho. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, e o secretário do Meio Ambiente, Guilherme Haygert, também estavam presentes.
O prefeito Airton destacou a importância do movimento:
“Quando soubemos dessa possibilidade ficamos felizes. Canoas tem uma localização estratégica e privilegiada para a logística, o que facilita a chegada de grandes investimentos como esse.”
Durante a reunião, os representantes da empresa apresentaram a intenção de elaborar um projeto para que a fábrica saia do papel e passe a integrar o cenário econômico da cidade. A possibilidade de utilização do Fundo Municipal de Desenvolvimento de Canoas (Fumdecan) também foi discutida.
- Canoas3 dias atrás
Prefeitura propõe aumento de IPTU em vias valorizadas, fim da zona rural urbana e isenção agropecuária
- Educação1 semana atrás
Concurso Público da Educação tem inscrições abertas em Canoas
- Cultura1 semana atrás
Começa o 3º Festival de Cinema de Canoas; programação gratuita vai até domingo, 28
- Saúde1 semana atrás
Hospital Nossa Senhora das Graças perde título de filantropia e acende alerta sobre impacto fiscal em Canoas
- Geral5 dias atrás
Câmara de Canoas concede Título de Cidadão Canoense a Francisco Biazus
- Cultura1 semana atrás
Festival Banho de Amar – 1ª Edição chega a Canoas com programação gratuita na Casa das Artes Villa Mimosa
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Iguatemi S.A. amplia parceria com a H&M e anuncia chegada inédita da marca ao Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e interior de São Paulo
- Transporte3 dias atrás
Mudanças no transporte público no Centro de Canoas entram em vigor em outubro