Clima
Defesa Civil alerta para previsão de altas temperaturas e temporais em grande parte do estado

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul e a Sala de Situação atualizam a previsão para altas temperaturas em grande parte do estado, entre os dias 27 a 5 de março.
Desde sábado, 22, o Rio Grande do Sul vem registrando temperaturas acima da média climatológica para o período. Essa onda de calor deve se estender por pelo menos mais uma semana, até o dia 5 de março, mantendo as temperaturas elevadas. A combinação de calor intenso e alta umidade seguirá provocando sensação de abafamento e desconforto térmico.
Temporais
Além das altas temperaturas, instabilidades devem atuar no Estado entre quinta-feira, 27, e domingo, 2, provocando temporais. Os eventos mais intensos e abrangentes devem ocorrer na quinta e na sexta-feira, 28, enquanto no sábado, 1, e no domingo, 2, as tempestades tendem a ser mais dispersas e menos intensas.
Nesta quinta-feira, 27, as temperaturas diminuem um pouco devido às chuvas previstas, mas não o suficiente para amenizar o calor. Já os dias mais quentes devem ser a segunda-feira, 3, e a terça-feira, 4, quando as máximas podem ultrapassar os 40°C em localidades das Missões, Noroeste, Centro, Vales, Serra e RMPOA.
Cuidados durante altas temperaturas:
Proteja grupos vulneráveis: cuide de crianças, idosos e animais, mantendo-os em locais frescos e ventilados. Mantenha-se hidratado: beba água regularmente, mesmo sem sede, para evitar desidratação. Se pude
Clima
Rio Grande do Sul terá semana de extremos: calor de 36°C, temporais e chegada de ar polar

O Rio Grande do Sul terá uma semana marcada por calor, chuva e mudanças nas condições do tempo. A previsão indica temperaturas elevadas no início do período, com máximas de até 36°C nesta segunda-feira, 17, além de possibilidade de temporais, granizo e rajadas de vento de até 80 km/h.
O calor começou a ganhar força ainda no domingo, 16, e deve permanecer na segunda-feira. A atuação de um bloqueio atmosférico dificulta o avanço do ar frio sobre a Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte. As temperaturas mínimas devem ficar em torno de 13°C.
Entre segunda-feira, 17, e quarta-feira, 19, Oeste, Campanha e Zona Sul devem concentrar os maiores períodos de instabilidade. Há previsão de chuva, descargas elétricas, vento forte e possibilidade de granizo. Os acumulados podem variar de 10 a 80 milímetros, com volumes pontuais de até 150 milímetros na região Sul.
Na quarta-feira, o bloqueio atmosférico começa a perder força, favorecendo o avanço de uma nova frente fria. As pancadas de chuva devem aumentar principalmente no Oeste e na Campanha. Na Zona Sul, Região Metropolitana, Serra e Costa Doce, a chuva tende a ocorrer de forma mais isolada.
A passagem da frente fria também deve provocar uma queda nas temperaturas. A mudança será mais acentuada entre quinta e sexta-feira, 21, quando uma massa de ar polar deve avançar sobre o Estado.
Com o ar frio, a chuva perde força e o tempo firme começa a retornar ao Rio Grande do Sul. A tendência é de estabilidade ao longo do próximo fim de semana, porém com temperaturas mais baixas.
Clima
Seis rios seguem acima da cota de inundação em municípios do Rio Grande do Sul

Dados do Serviço Geológico Brasileiro (SGB) indicam que seis rios permanecem acima da cota de inundação em ao menos 11 municípios gaúchos. A atualização foi divulgada às 7h desta quarta-feira, 29.
Conforme o levantamento, as medições registradas são:
* Rio Caí, em Caxias do Sul: 4,98 metros (cota de inundação: 4,70 metros);
* Rio Caí, em São Sebastião do Caí: 10,80 metros (cota: 10 metros);
* Rio dos Sinos, em São Leopoldo: 4,74 metros (cota: 4,50 metros);
* Rio Jacuí, em Dona Francisca: 8,57 metros (cota: 7,50 metros);
* Rio Gravataí, em Gravataí: 4,80 metros (cota: 4,75 metros);
* Rio Taquari, em Encantado: 12,20 metros (cota: 12 metros);
* Rio Taquari, em Estrela: 21,73 metros (cota: 19 metros);
* Rio Taquari, em Lajeado: 21,90 metros (cota: 19 metros);
* Rio Uruguai, em Uruguaiana: 9,16 metros (cota: 8,50 metros);
* Rio Uruguai, em São Borja: 9,08 metros (cota: 9 metros);
* Rio Uruguai, em Itaqui: 9,08 metros (cota: 8,30 metros).
Clima
Novo alerta vermelho do INMET prevê tempestades no RS até quarta-feira, 29

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para tempestades no Rio Grande do Sul. O aviso iniciou às 10h desta terça-feira, 28, e segue válido até as 12h de quarta-feira, 29.
O alerta abrange municípios das regiões Metropolitana de Porto Alegre, Centro Oriental Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense e Sudoeste Rio-grandense.
Segundo o INMET, há previsão de chuva intensa, com volumes superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia, além de ventos superiores a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
O aviso indica risco de grandes danos em edificações, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e transtornos em áreas urbanas e rurais.
Durante o período de vigência do alerta, o instituto orienta que a população evite áreas abertas durante tempestades, não permaneça próxima a árvores, placas de publicidade e estruturas que possam ser afetadas pelos ventos fortes. Também recomenda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, quando houver segurança para isso.
Em caso de emergência, a orientação é acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais e seguir as orientações da Defesa Civil de cada município.

Educação1 semana atrásUnilasalle oferece 400 bolsas integrais para graduação; veja como se inscrever

Policial1 semana atrásHomem é morto a tiros no bairro Mato Grande, em Canoas

Geral3 dias atrásInscrições para Feira de Artesanato em Canoas terminam nesta segunda-feira, 7
Fazenda3 dias atrásSimples Nacional terá novo prazo para 2027; veja até quando as empresas podem solicitar

Semana Farroupilha1 semana atrásSemana Farroupilha de Canoas começa nesta sexta com programação até 20 de setembro

Canoas5 dias atrásCanoas passa a permitir pedido online de licença para eventos em espaços públicos

Serviços5 dias atrásSaiba como funcionam os serviços municipais no Dia da Independência do Brasil em Canoas

Geral5 dias atrásNova Santa Rita realiza Desfile Cívico na próxima segunda-feira, 7 de Setembro




























































