Saúde
Estado orienta profissionais e gestores sobre a dengue no Rio Grande do Sul

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), orienta profissionais da Atenção Primária dos municípios do Rio Grande do Sul a estarem atentos aos sinais e sintomas de dengue entre a população que tem procurado os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo é intensificar as ações de prevenção e de cuidado para que a doença não avance de estágio no Plano de Contingência Estadual da Dengue – 2025, atualizado recentemente pela SES. O documento aponta os estágios operacionais que os municípios, regiões e o Estado se encontram com relação à dengue, elencando ações a serem tomadas em cada um desses estágios.
Até o momento, o RS encontra-se no estágio de normalidade (sinalizada pela cor verde) que é quando o número de casos confirmados está abaixo do limite de alerta calculado (esse cálculo leva em consideração o número de casos prováveis por semana epidemiológica em uma série histórica de 2015 a 2023.
Apesar de haver circulação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, em 472 municípios, até esta segunda-feira, 24, o Painel da Dengue registrou 398 casos confirmados, sendo 293 autóctones e nenhum óbito ocorrido. No entanto, algumas regiões do Estado, principalmente a Noroeste e a Missioneira já possuem municípios no estágio de mobilização (cor amarela), devido à grande incidência de casos prováveis nos territórios.
Conforme o plano de contingência, na fase de mobilização devem ser intensificadas as ações de prevenção, investigação, monitoramento e preparação para a resposta, com o objetivo de conter o agravamento da situação.
Importante destacar que durante o primeiro atendimento ao paciente suspeito de dengue, o profissional de saúde deve avaliar o cenário epidemiológico da sua localidade em conjunto com o quadro clínico, sendo fundamental o manejo adequado desses casos, já que eles requerem uma classificação de risco diferenciada devido à rapidez com que o quadro pode se agravar.
Ao procurar um serviço de saúde, a pessoa com sintomas e suspeita da doença deve receber imediatamente a orientação para ingerir muita água e evitar uso de medicamentos por conta própria.
O profissional de saúde deve fornecer as orientações necessárias para cada caso. Algumas informações gerais são:
- Repousar
- Ingerir bastante água
- Observar sinais de alerta e buscar novamente o serviço de saúde sempre que necessário
- Não utilizar medicação sem orientação da equipe de saúde
- Passar repelente corporal (pois assim evita que o mosquito a pique e infecte outras pessoas)
- Utilizar roupas que cubram braços, pernas e pés (diminuindo as áreas disponíveis para o mosquito)
- Utilizar mosquiteiro, principalmente em pessoas acamadas
A classificação de risco para os casos suspeitos deve seguir o Protocolo do Ministério da Saúde específico para dengue. A Secretaria Estadual da Saúde disponibiliza uma ferramenta online de classificação pelo site.
Orientações aos gestores
A SES recomenda aos gestores (prefeitos e secretários municipais de saúde) que organizem a rede assistencial municipal, com a ampliação dos horários de atendimentos dos serviços. Também é importante que sejam definidos os pontos de atendimento à população, tratamento de pacientes com suspeita de dengue com disponibilização de hidratação endovenosa quando necessário, bem como os fluxos de notificação e ações ambientais.
O que a dengue causa
A dengue é uma doença sistêmica que causa extravasamento de líquidos, levando o paciente à desidratação. O hemograma é um exame indicado para alguns grupos de pacientes auxiliando na avaliação da gravidade da perda de líquidos, bem como o risco de sangramentos que o paciente possa ter.
Portanto, é necessária a ampliação da disponibilidade de hemogramas, com liberação de resultado em tempo oportuno, já que a evolução da doença pode ocorrer de forma muito rápida. Além de local para observação e hidratação desses pacientes nas unidades de saúde, enquanto aguardam os resultados laboratoriais.
Também é fundamental ainda que os gestores realizem a divulgação à população sobre os dados da dengue em seu município com campanhas de orientação; realizar a contratação do número efetivo de agente de endemias, articular com outras secretarias, fazer o efetivo recolhimento de lixo em vias públicas, além de atualizar seu plano de contingência.
A SES disponibiliza a ferramenta de apoio à gestão municipal, disponível no site: Dengue – Ferramenta de Apoio aos Municípios, onde o gestor pode verificar diariamente em qual estágio operacional do plano de contingência estadual ele se encontra, e verificar as ações que poderá executar.
Ainda nessa ferramenta há uma estimativa de insumos (medicações, sais de hidratação, exames), a serem adquiridos pelo município para o período de alta transmissão levando em consideração a proporção de pacientes suspeitos.
Saúde
Hospital Universitário realiza primeiro mutirão do programa Agora Tem Especialistas neste sábado

O Hospital Universitário de Canoas promove, neste sábado. 21, o primeiro mutirão de atendimentos do programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Governo Federal que busca ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias especializadas.
A ação ocorre das 8h às 12h na instituição e deve atender 75 pacientes que aguardam por procedimentos nas áreas de cirurgia geral, obstetrícia e ginecologia. de acordo com a gestão municipal, os pacientes serão previamente contatados pela equipe do hospital. Durante o mutirão, os usuários já passarão por consulta médica e realizarão os exames pré-operatórios necessários. Na sequência, ao longo da semana, serão chamados para avaliação clínica final e encaminhamento para o agendamento das cirurgias.
A iniciativa tem como objetivo agilizar o fluxo de atendimento e reduzir o tempo de espera na fila por procedimentos cirúrgicos, garantindo mais resolutividade e cuidado aos pacientes.
O prefeito Airton Souza ressalta que a administração municipal vem trabalhando para garantir o bom funcionamento da rede de saúde de Canoas e o atendimento de toda a demanda.
“O mutirão vai atender pacientes que a gente sabe que estão esperando por procedimentos importantes. É uma ação que vai ajudar muito a reduzir as filas de espera em Canoas e reduzir o tempo de espera em várias especialidades.”
Já o CEO da Associação Saúde em Movimento, Claudio Vitt, destaca a importância da iniciativa para a qualificação do atendimento.
“A nossa prioridade é facilitar a vida do paciente e fazer com que eles se sintam acolhidos dentro do HU. Foi tudo organizado para que aconteça de forma simultânea, mas não é só agora. Teremos uma continuidade destes atendimentos e mais mutirões já estão sendo organizados”, afirma.
O Hospital Universitário de Canoas é o primeiro do Rio Grande do Sul a receber e implementar o programa, consolidando-se como referência na ampliação do acesso a serviços especializados e na redução de filas de espera.
Saúde
Anvisa proíbe nesta quinta-feira, 19, lotes de fórmula infantil Aptamil após detecção de toxina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira, 19, a proibição da comercialização, distribuição e uso de lotes da fórmula infantil Aptamil Premium 1 (800g), fabricada pela Danone. A medida foi adotada após a própria empresa comunicar o recolhimento voluntário do produto.
De acordo com a Resolução (RE) nº 1.056/2026, publicada no Diário Oficial da União, análises realizadas pelo fabricante identificaram a presença da toxina cereulida em unidades do produto, indicado para recém-nascidos de até seis meses.
Os lotes afetados e que devem ser retirados do mercado são: 2026.09.07 (fabricado em 08/03/2025), 2026.10.03 (fabricado em 03/04/2025) e 2026.09.09 (fabricado em 10/03/2025).
A cereulida é uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. A ingestão de alimentos contaminados pode provocar sintomas como vômito persistente, diarreia e letargia, caracterizada por sonolência excessiva, lentidão de movimentos e dificuldade de reação.
A Anvisa orienta que consumidores que possuam a fórmula Aptamil Premium 1 (800g) verifiquem o número do lote na embalagem. Caso o produto pertença aos lotes indicados, ele não deve ser consumido. Os demais lotes não foram afetados.
Para informações sobre troca ou devolução, a recomendação é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Danone, disponível na embalagem.
Em casos de ingestão do produto e surgimento de sintomas, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente, informando o alimento consumido e, se possível, apresentando a embalagem do produto.
Saúde
Hospital Moinhos de Vento lança projeto Recomeçar para apoio psicológico a vítimas das enchentes no RS

Quase dois anos após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024, o Hospital Moinhos de Vento lançou o projeto Recomeçar, iniciativa voltada ao atendimento psicológico de pessoas afetadas pelas tragédias climáticas. A proposta utiliza o protocolo Enfrentando Problemas+, da Organização Pan-Americana da Saúde, com foco na redução de transtornos como ansiedade, depressão e estresse pós-traumático. A previsão é que o programa siga até dezembro de 2026, com meta de triar e avaliar até 10 mil pessoas no Estado.
A iniciativa surge diante dos impactos duradouros causados por desastres naturais. De acordo com o psiquiatra Christian Kieling, do hospital, as populações atingidas apresentam maior risco de desenvolver problemas de saúde mental, especialmente após perdas materiais e deslocamentos forçados.
Além dos transtornos mais conhecidos, o projeto também investiga um fenômeno recente, chamado ansiedade climática.
“Temos um instrumento focado em um conceito novo chamado ansiedade climática. É algo que há poucos anos tem se estudado de maneira mais sistemática. Não é a ansiedade generalizada, que em psiquiatria e psicologia estudamos há mais tempo, mas sim uma ansiedade direcionada a preocupações em relação às mudanças climáticas”, explica Kieling.
Para ampliar o alcance, o Recomeçar foi estruturado em três etapas: pré-triagem, avaliação de sintomas e encaminhamento para suporte psicológico. A fase inicial utiliza questionários padronizados, que podem ser respondidos de forma online, por telefone ou presencialmente, facilitando o acesso de diferentes públicos.
Participantes com maior nível de sofrimento emocional serão convidados para uma intervenção psicológica baseada no protocolo da Organização Mundial da Saúde.
“O protocolo consiste em uma intervenção psicológica de baixa intensidade que oferece ferramentas práticas que empoderam o indivíduo para lidar com o estresse e o sofrimento emocional de maneira mais saudável”, destaca o psiquiatra.
O acompanhamento prevê cinco encontros por teleatendimento, realizados por vídeo e supervisionados por psicólogos. Segundo Kieling, o modelo permite atingir um número maior de pessoas com bons resultados.
“A evidência na literatura mostra que a gente já consegue atender boa parte da população, mesmo com uma intervenção breve, a gente já pode melhorar bastante a qualidade de vida e a saúde mental de muita gente”, afirma.
Casos mais graves ou que demandem acompanhamento contínuo serão encaminhados para atendimento na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa é destinado a pessoas a partir dos 16 anos. Kieling explica que a definição segue critérios do protocolo internacional.
“A gente resolveu flexibilizar a partir dos 16, porque a gente entende que dá para um adolescente mais velho fazer parte, mas a própria OMS não validou tão bem ainda os protocolos para crianças”, justifica.
Além do atendimento, o projeto também pretende gerar dados para estudos científicos e contribuir na formulação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento de desastres climáticos no país.
Para participar, os interessados devem preencher um formulário de triagem. Após essa etapa, a equipe do projeto entra em contato para dar continuidade ao atendimento.
Link do Formulário: Clique aqui

Política1 semana atrásCCJ da Câmara aprova projeto de lei que endurece penas para agressores de mulheres
Política1 semana atrásVereadores fixam novos horários para as sessões ordinárias a partir de hoje

Meio Ambiente2 dias atrásConstrução de nova ponte sobre Arroio Araçá gera preocupação ambiental em Canoas

Oportunidade1 semana atrásCIEE-RS anuncia mais de 3,3 mil vagas de estágio em diversas áreas; bolsas chegam a R$ 1,4 mil

Cultura1 semana atrásVitor Kley, Cachorro Grande e Ultramen comandam o St. Patrick’s Day em Canoas

Animais2 dias atrásCanoas abre agendamento para castração de cães e gatos; saiba como participar

Serviços1 semana atrásAgendamento de passaportes é suspenso em Porto Alegre e cidades do interior do RS
Oportunidade4 dias atrásInscrições abertas para Jovem Aprendiz dos Correios para jovens de 14 a 21 anos até 11 de abril



























































