Conecte-se conosco

header-top







 

24/06/2026
 

Animais

Secretaria de Bem-Estar Animal de Canoas finaliza ampliação de espaço para gatos

Redação

Publicado

em

Secretaria de Bem-Estar Animal de Canoas finaliza ampliação de espaço para gatos

A Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal ganhará um novo espaço para os felinos que estão disponíveis para adoção. A obra de ampliação já está na etapa final e deverá ser concluída nos próximos dias, dependendo agora da chuva prevista para os próximos dias.

Hoje o espaço abriga 350 animais, entre gatos e cachorros, possui três consultórios de atendimento e dois blocos cirúrgicos. Os procedimentos realizados são de atendimento de clínico geral, cirurgias de baixa e média complexidade e castração. Durante a apresentação da nova instalação do gatil, a secretária municipal de Bem-Estar Animal, Paula Lopes, ressaltou a importância da qualidade de vida desses pequenos seres.

“Temos lutado desde o primeiro dia da nossa gestão para que os animais possam viver aqui até o momento da adoção com a qualidade de vida que merecem. Queremos que fazer jus ao nome da nossa secretaria, que é Bem-Estar Animal”, comentou.

Os atendimentos na Secretaria de Bem-Estar Animal, localizada na Avenida Boqueirão, 1985, bairro Igara, acontecem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e, para casos de emergência, até as 23 horas. Aos sábados e domingos os plantões de emergência são realizados das 10 às 23 horas.

Animais

Ex-secretária de Bem-Estar Animal de Canoas é presa em nova fase da Operação Carrasco

Redação

Publicado

em

Foto: Miguel Noronha

A ex-secretária do Bem-Estar Animal de Canoas, Paula Lopes, foi presa na manhã desta segunda-feira, 15, em Porto Alegre, durante o cumprimento de mandados da segunda fase da Operação Carrasco, conduzida pela Polícia Civil. Dois médicos-veterinários também foram detidos.

Segundo a investigação, Paula é suspeita da prática dos crimes de maus-tratos a animais, estelionato, associação criminosa e quebra de sigilo funcional. A apuração aponta que ela teria determinado a realização de eutanásias em cães e gatos resgatados, tanto no período em que esteve à frente da secretaria municipal quanto nas atividades ligadas ao Instituto Paula Lopes, organização não governamental da qual faz parte.

Ao chegar à delegacia, Paula afirmou que um laudo do Instituto-Geral de Perícias (IGP) teria concluído que os procedimentos realizados não ocorreram de forma indevida.

A primeira etapa da Operação Carrasco foi deflagrada em setembro do ano passado, quando vieram à tona suspeitas de irregularidades envolvendo a Secretaria do Bem-Estar Animal de Canoas. Na ocasião, a polícia investigava a hipótese de que animais doentes estariam sendo submetidos à eutanásia sem a análise adequada sobre a possibilidade de tratamento, com o objetivo de reduzir despesas e ampliar os índices de atendimentos realizados pelo órgão.

A legislação permite a eutanásia em animais desde que haja indicação técnica e avaliação profissional de que a medida representa a alternativa mais adequada para evitar sofrimento.

Conforme o avanço das investigações, a Polícia Civil identificou indícios de que a mesma conduta teria ocorrido no Instituto Paula Lopes. De acordo com a apuração, tutores e protetores encaminhavam animais à ONG acreditando que receberiam tratamento veterinário. No entanto, os cães e gatos seriam levados a clínicas parceiras, onde os procedimentos de eutanásia eram solicitados, em alguns casos sem a comprovação diagnóstica das doenças apresentadas.

A delegada Luciane Bertoletti, titular da 3ª Delegacia de Polícia de Canoas e responsável pelo caso, afirmou que os elementos reunidos durante a investigação indicam que parte dos animais sacrificados apresentava doenças passíveis de tratamento.

“Ficou comprovado com os elementos de prova que nós trouxemos agora que muitos animais que tinham tratamento, tinham doenças tratáveis, eram eutanasiados justamente para que não houvesse um gasto com esses tratamentos”, declarou a delegada.

A nova fase da operação também acrescentou suspeitas de estelionato ao inquérito. Segundo a polícia, campanhas de arrecadação divulgadas nas redes sociais solicitavam recursos para custear supostos tratamentos veterinários. Entretanto, a investigação aponta que alguns dos animais mencionados nessas campanhas teriam sido submetidos à eutanásia pouco tempo depois.

“Enquanto secretária, nós não conseguimos comprovar que tinha algum interesse financeiro direto, mas como protetora, sim. O que restou demonstrado é que, por meio das redes sociais, a investigada lançava campanhas de ajuda, de solicitação de dinheiro para tratamento de alguns bichos, enganando as pessoas porque logo em seguida esses bichos não eram tratados mas, sim, eram eutanasiados pelos veterinários a mando dela”, afirmou Luciane Bertoletti.

A Polícia Civil informou que ainda não foi possível determinar o número total de animais envolvidos nem o montante financeiro que teria sido obtido por meio das campanhas, uma vez que a atuação do instituto é investigada desde 2018. Apenas no período analisado referente ao primeiro semestre de 2025, foram identificados 20 casos suspeitos.

Parte desses episódios teria ocorrido enquanto Paula exercia a função de secretária municipal, embora, segundo a investigação, sem relação direta com o cargo público. Ela deixou a chefia da pasta em julho do ano passado, após pedir exoneração.

A ex-secretária já havia sido indiciada por maus-tratos em outubro de 2025. As novas evidências serão incorporadas ao inquérito policial. Caberá ao Ministério Público avaliar o oferecimento de denúncia à Justiça. Caso a acusação seja aceita, Paula passará à condição de ré no processo.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, as campanhas de arrecadação continuaram sendo realizadas após a primeira fase da operação.

“Ela nunca parou. Desde a nossa operação no ano passado, ela nunca parou com as campanhas nas redes sociais, continua angariando fundos e doações para custear supostos tratamentos de animais doentes”, concluiu.

Outros envolvidos no caso

Uma servidora pública também é alvo da investigação por suspeita de repassar informações sigilosas a Paula. A Polícia Civil não informou qual seria o cargo ocupado pela investigada. Entre as suspeitas apuradas no inquérito está a possível alteração de boletins de ocorrência para manter animais sob a posse da ex-secretária.

Além de Paula, dois médicos veterinários foram presos. Conforme a investigação, eles atuavam diretamente com a ex-secretária e realizavam eutanásias determinadas por ela. Os profissionais deverão responder pelos crimes de maus-tratos e associação criminosa.

A operação também cumpre 10 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados e em clínicas para onde os animais resgatados eram encaminhados.

O delegado responsável pelo caso orienta que qualquer suspeita de irregularidades envolvendo causas animais ou outras situações criminosas seja comunicada às autoridades, por meio de denúncia anônima ou registro de ocorrência junto à Polícia Civil.

Continuar a ler

Animais

Canoas promove feiras de adoção de cães e gatos nos dias 2 e 4 de junho

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas promove duas feiras de adoção de cães e gatos no início de junho em diferentes pontos da cidade.

A primeira ação ocorre na próxima terça-feira, 2, na Praça Imaculada, na Rua José de Alencar, 414, no bairro Rio Branco, das 10h às 14h.

Já no dia 4 de junho, a feira será realizada no Parque Eduardo Gomes, na Avenida Guilherme Schell, 3600, bairro Fátima, também das 10h às 14h.

Durante os eventos, cães e gatos estarão disponíveis para adoção responsável. Para adotar, é necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência. A orientação é que os interessados avaliem previamente a responsabilidade de ter um animal de estimação, considerando cuidados com alimentação, saúde e bem-estar.

Continuar a ler

Animais

Canoas promove feira de adoção de cães nesta quinta-feira, 21

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza nesta quinta-feira, 21, uma feira de adoção de cães na Praça Antônio Canabarro Tróis, no bairro Nossa Senhora das Graças.

A ação acontece das 10h às 14h, na esquina da Rua Dom Manuel com a Rua Padre Nóbrega. Durante o evento, cães estarão disponíveis para adoção.

A organização orienta que os interessados avaliem a responsabilidade de ter um animal de estimação, considerando os cuidados com alimentação, saúde e bem-estar.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques