Animais
Secretaria de Bem-Estar Animal de Canoas finaliza ampliação de espaço para gatos

A Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal ganhará um novo espaço para os felinos que estão disponíveis para adoção. A obra de ampliação já está na etapa final e deverá ser concluída nos próximos dias, dependendo agora da chuva prevista para os próximos dias.
Hoje o espaço abriga 350 animais, entre gatos e cachorros, possui três consultórios de atendimento e dois blocos cirúrgicos. Os procedimentos realizados são de atendimento de clínico geral, cirurgias de baixa e média complexidade e castração. Durante a apresentação da nova instalação do gatil, a secretária municipal de Bem-Estar Animal, Paula Lopes, ressaltou a importância da qualidade de vida desses pequenos seres.
“Temos lutado desde o primeiro dia da nossa gestão para que os animais possam viver aqui até o momento da adoção com a qualidade de vida que merecem. Queremos que fazer jus ao nome da nossa secretaria, que é Bem-Estar Animal”, comentou.
Os atendimentos na Secretaria de Bem-Estar Animal, localizada na Avenida Boqueirão, 1985, bairro Igara, acontecem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e, para casos de emergência, até as 23 horas. Aos sábados e domingos os plantões de emergência são realizados das 10 às 23 horas.
Animais
Secretaria do Bem-Estar Animal realiza feira de adoção no domingo em Canoas

A Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal realiza no domingo, 23, uma feira de adoção no Abrigo Palmira Gobbi (Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José), das 10 horas às 16 horas. Serão aproximadamente cem cães no abrigo, de responsabilidade da instituição à espera de novas famílias.
“Estamos na reta final do fechamento do Abrigo Palmira Gobbi. Os cães que não forem adotados em breve serão transferidos para a SMBEA, e nosso maior desejo é que todos possam ir diretamente para lares amorosos”, comenta a secretária Paula Lopes.
Para adotar é necessário apresentar um documento com foto, comprovante de residência e preencher um formulário de entrevista. A adoção deve ser responsável, garantindo que o interessado tenha condições e interesse reais de manter o animal, com espaço físico e estrutura adequados.
Animais
Carreta circula por Porto Alegre e pede que Zaffari assuma compromisso de bem-estar animal

Uma carreta de LED está circulando pelas ruas de Porto Alegre, nesta semana, exibindo imagens impactantes sobre o sofrimento de porcas confinadas em gaiolas de gestação. A ação faz parte da campanha da ONG internacional Sinergia Animal, que pressiona o Zaffari a assumir um compromisso pelo fim da prática, já banida por concorrentes como Pão de Açúcar e St. Marche.
“Sem uma política para a sua cadeia de fornecimento, o grupo Zaffari permite que porcas grávidas passem praticamente suas vidas inteiras confinadas em gaiolas individuais, sem espaço sequer para se virar ou caminhar. Esse sistema de produção extremo causa intenso sofrimento físico e psicológico aos animais. Isso não pode ser ignorado”, explica Cristina Diniz, diretora da Sinergia Animal no Brasil.
Amplamente utilizadas na pecuária industrial, as gaiolas de gestação são um dos sistemas mais controversos da produção de carne suína. Tratam-se de estruturas estreitas de metal que mal ultrapassam o tamanho dos corpos dos animais, impedindo que dêem mais do que alguns passos para frente e para trás. Frequentemente, o confinamento prolongado leva porcas grávidas a desenvolverem problemas de locomoção ou comportamentos repetitivos para lidar com a frustração intensa, como morder as grades incessantemente.
A carreta irá percorrer a capital gaúcha entre os dias 19 e 21 de fevereiro, passando em frente a unidades do Zaffari e outros locais importantes como o Centro Histórico, o parque da Redenção e a Orla do Guaíba.
Além de três telões expondo a realidade das porcas, um alto falante convida pedestres a pedir que o Zaffari implemente padrões mais elevados de bem-estar animal. Ativistas da Sinergia Animal também se concentram em frente às unidades do Zaffari na cidade para distribuir panfletos e conversar com clientes da rede para conscientizá-los sobre a realidade da produção de carne suína.
“O Zaffari tem o dever de acompanhar as boas práticas do setor. O uso de gaiolas de gestação não foi banido apenas por seus concorrentes — essa é uma tendência global, já proibida no Reino Unido e em diversos países. Sem um compromisso para sua rede de fornecimento, o Zaffari não pode garantir que a carne suína vendida em sua rede atenda a padrões mínimos de bem-estar animal. Está na hora da empresa ouvir os consumidores e se posicionar de forma ética”, conclui Diniz.
A organização busca diálogo direto com o grupo Zaffari desde abril de 2024, propondo soluções viáveis para eliminar a prática da cadeia de produção da rede. Além de manifestações em Porto Alegre, a campanha conta com uma petição online e ações em São Paulo — incluindo uma com carreta semelhante, realizada em dezembro na capital paulista.
Sobre a Sinergia Animal
A Sinergia Animal é uma organização internacional que trabalha em países do Sul Global para diminuir o sofrimento dos animais na indústria alimentícia e promover uma alimentação mais compassiva. A ONG é reconhecida como uma das mais eficientes do mundo pela renomada instituição Animal Charity Evaluators (ACE).
Animais
Símbolo de resistência da enchente em Canoas, Cavalo Caramelo recebe troféu Bicho do Ano

O troféu de Bicho do Ano chegou para o campeão da categoria: O cavalo Caramelo! Os vencedores da premiação do F5 da Folha de São Paulo foram escolhidos por meio de voto popular no final de 2024.
A eleição reconheceu a emocionante história de sobrevivência do animal, que se tornou um símbolo de resistência para o povo gaúcho após ser resgatado em Canoas durante a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio do último ano.
Conforme o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Jean Soares, é uma honra cuidar do cavalo Caramelo.
“Isso mostra a força e a importância que ele tem, além de representar a causa animal. O ocorrido com ele foi muito simbólico e vamos fazer o nosso melhor para garantir o seu bem-estar. Cuidar dos animais é a nossa missão”, afirmou.
Oficialmente adotado
Depois de passar cerca de cinco dias sobre um telhado de zinco, ilhado pelas águas em Canoas, Caramelo foi transportado até o Hospital Veterinário da Ulbra. Devido ao tempo que ficou com os movimentos restritos, ele desenvolveu algumas lesões na pele e nos músculos e sua pata traseira direita foi lesionada, mas evoluiu bem graças aos cuidados da equipe de médicos-veterinários da Universidade.
Por ter sido abandonado pelo tutor e apresentar sinais de maus-tratos, o cavalo permaneceu sob a guarda temporária da Ulbra até ser oficialmente adotado pela Instituição.
Futuro em um santuário
Caramelo apresentou completa recuperação após o resgate, restabelecendo a condição corporal. Foi vacinado contra tétano, influenza e encefalomielite equina, além de receber cuidados odontológicos e a implantação de um microchip para identificação, garantindo a sua identidade e facilitando o controle e monitoramento de sua saúde.
O animal está saudável e já não necessita mais de suplementos, tendo ganho mais de 50 quilos desde sua chegada à Ulbra, alcançando um peso aproximado de 400 quilos.
A Universidade projeta a construção de um santuário para que ele possa desfrutar de sua aposentadoria e está em busca de parceiros para que a obra seja concretizada o mais breve possível. Atualmente, Caramelo é mantido na fazenda-escola da Ulbra, ao lado de outros animais de grande porte.
- Política1 semana atrás
Vitor Farias toma posse como vereador em Canoas no lugar deixado por Alexandre Gonçalves
- Cultura1 semana atrás
Canoas recebe atividades voltadas à qualificação de dubladores
- Política1 semana atrás
Câmara vota denúncia e abre de Comissão Processante para investigar vereador Giovanni Rocha
- Política3 dias atrás
Deputada estadual Luciana Genro aciona MP-RS sobre obras do cinturão de diques em Canoas
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil de Canoas e secretarias discutem ações emergenciais diante dos temporais; alerta vai até quinta
- Habitação1 semana atrás
Área que receberá habitações temporárias no Estância Velha começa a ser limpa
- Geral1 semana atrás
Prefeitura alerta para golpes a empresários canoenses via emails
- Educação1 semana atrás
Governo reverte liminar que suspendia início do ano letivo e aulas na Rede Estadual começam na quinta-feira, 13