Política
Em Brasília, Airton Souza se reúne com secretários para tratar de políticas habitacionais a afetados na enchente em Canoas
![Em Brasília, Airton Souza se reúne com secretários para tratar de políticas habitacionais a afetados na enchente em Canoas](https://jornaltimoneiro.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Em-Brasilia-Airton-Souza-se-reune-com-secretarios-para-tratar-de-politicas-habitacionais-a-afetados-na-enchente-em-Canoas.jpeg)
O prefeito de Canoas, Airton Souza, esteve em Brasília para uma audiência com o ministro das Cidades, Jader Fontenelle Barbalho Filho, o secretário nacional de Habitação, Augusto Henrique Alves Rabelo, e Maneco Hassen, da Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. O encontro teve como pauta principal a ampliação das políticas habitacionais para atender às famílias afetadas pela enchente de maio.
De acordo com a assessoria do prefeito, durante a reunião, foi reafirmado o compromisso do governo federal com a reconstrução de Canoas. O município já recebeu autorização para a construção de 3 mil unidades habitacionais, e o prefeito Airton Souza destacou que a gestão está empenhada em garantir moradia digna para um número ainda maior de famílias.
Ainda segundo a nota, o ministro Jader Barbalho Filho lançou um desafio ao prefeito: fazer de Canoas a primeira cidade do Rio Grande do Sul a concluir todos os tramites para a construção das 3 mil unidades habitacionais. O prefeito Airton aceitou o desafio, destacou que Canoas está bastante acelerada no processo e garantiu que sua equipe trabalhará ainda mais.
A meta de Airton Souza é viabilizar 6 mil novas moradias nos próximos quatro anos de governo. Canoas se destaca como um dos municípios mais avançados nesse processo de reconstrução, conforme ressaltou o secretário Maneco Hassen durante a reunião.
A Prefeitura de Canoas já está agilizando todas as licenças e trâmites necessários para a liberação dos espaços e a execução dos projetos habitacionais. O compromisso da gestão municipal é garantir que a cidade siga como referência na reconstrução habitacional no estado e no país.
Política
Airton Souza transmite cargo de prefeito a Rodrigo Busato e viaja a Brasília para agilizar liberação dos recursos para obras dos diques
![Airton Souza transmite cargo de prefeito a Rodrigo Busato e viaja a Brasília para agilizar liberação dos recursos para obras dos diques](https://jornaltimoneiro.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Airton-Souza-transmite-cargo-de-prefeito-a-Rodrigo-Busato-e-viaja-a-Brasilia-para-agilizar-liberacao-dos-recursos-para-obras-dos-diques.jpg)
O prefeito de Canoas, Airton Souza, transmitiu o cargo na tarde de domingo, 9, para o vice-prefeito Rodrigo Busato. Airton viaja para Brasília onde terá diálogos durante encontros com representantes do Governo Federal. A principal pauta será a solicitação de celeridade na liberação dos recursos para as obras de reconstrução dos diques e todo sistema de proteção contra cheias.
““Estou indo a Brasília levando aqui as nossas demandas, principalmente com o relatório sobre a questão dos diques para tentar que o Governo Federal libere os recursos, de uma vez por todas, para dar continuidade às obras de proteção da nossa cidade e modernização das Casas de Bombas”, disse antes da viagem.
Rodrigo Busato permanece como prefeito em exercício e respondendo pelo Executivo até o regresso de Airton da Capital Federal. “Esses diálogos têm dado resultados. Com a visita ao Governo do Estado também já conseguimos o programa Desassorear RS, para desassoreamentos na nossa cidade. A proteção da cidade é a nossa prioridade também”, afirma.
Política
Vanderlei Marcos é o novo secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas
![Vanderlei Marcos é o novo secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas](https://jornaltimoneiro.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Vanderlei-Marcos-e-o-novo-secretario-municipal-de-Defesa-Civil-e-Resiliencia-Climatica-de-Canoas-.jpg)
O novo secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas é Vanderlei Marcos, profissional com experiência no setor e planos para reorganizar a ação da pasta em Canoas.
O secretário assume o cargo nesta segunda-feira, 10, com o objetivo de integrar a atuação da administração municipal e preparar a cidade para responder adequadamente a emergências e calamidades. Antes de assumir em Canoas, Marcos foi diretor da Defesa Civil de Cachoeirinha por três anos, além de diretor-geral do hospital de campanha do município no período da pandemia de Covid-19.
Entre as prioridades do secretário para a pasta está a revisão do Plano de Contingência do município para situações de emergência. Marcos também planeja criar uma comissão permanente de atuação de emergência com a participação de todos os órgãos municipais e governo do Estado.
“A comissão é importante para, em caso de necessidade, estarmos todos em sintonia para atender à população”, pondera o secretário. “A gente precisa resgatar na população o sentimento de que ela está protegida.” O levantamento de informações sobre pessoas com necessidades especiais, acamadas e que tenham dificuldades de locomoção também está nos planos do novo secretário. “Às vezes não sabemos onde eles estão, e não queremos que na hora de um desastre eles acabem sendo os últimos a serem assistidos.”
Até a semana passada, Marcos era diretor da Defesa Civil do município de Cachoeirinha. Antes disso, foi diretor-geral do hospital de campanha do município no período da pandemia de Covid-19, diretor de Captação de Recursos e sub-chefe administrativo da Casa Civil do governo do Estado.
O novo secretário tem formação voltada à Defesa Civil e ao gerenciamento de crises, situações emergenciais e de calamidade e três anos de experiência gerindo a Defesa Civil no município vizinho.
Política
DJ Cabeção pede exoneração do cargo de secretário da Defesa Civil de Canoas
![DJ Cabeção pede exoneração do cargo de secretário da Defesa Civil de Canoas](https://jornaltimoneiro.com.br/wp-content/uploads/2025/01/DJ-Cabecao-pede-exoneracao-do-cargo-de-secretario-da-Defesa-Civil-de-Canoas.jpeg)
No início da tarde desta sexta-feira, 31, Herbert Poersch, mais conhecido como DJ Cabeção, pediu a exoneração do cargo de secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas.
A pasta é considerada uma das mais importantes depois da enchente em Canoas, deve emitir alertas à população diante de possíveis tragédias ambientais, e o anúncio chamou atenção de internautas, que cobraram o nome de uma pessoa técnica. DJ Cabeção é conhecido no meio musical e já se candidatou a vereador quatro vezes, ficando como suplente pelo PT em 2012 e 2016; pelo PSD em 2020 e pelo PP em 2024.
Em janeiro de 2024, no período em que o ex-prefeito Nedy de Vargas Marques esteve à frente do Executivo – após afastamento de Jairo Jorge (PSD), Cabeção foi nomeado para a Secretaria da Cultura, depois ainda esteve à frente da Coordenadoria da Juventude de Canoas.
Assim que Jairo Jorge reassumiu a Prefeitura, nomeou para o Escritório de Resiliência Climática o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.
Pedido de exoneração
Em vídeo postado nas redes sociais, Cabeção diz:
“É importante esclarecer que existia uma maneira de pedir uma dispensa não remunerada, na qual tu sai um dia e não recebe (salário) naquele dia, por motivo de ter um secretario adjunto, e não existe mais este conhecimento legal, então me foi negado. Então optei por abrir mão, não porque não tenho capacidade… mas dizer que pedi a exoneração, pois entendo que tocar a minha carreira, eu estou no Planeta Atlântida há 15 anos”.
Por fim, agradeceu ao prefeito Airton Souza e o vice Rodrigo Busato pela confiança. Ainda não há outro nome anunciado para a pasta.
- Educação1 semana atrás
Inscrições para abertura de novas vagas na etapa creche em Canoas voltam a ficar permanentemente abertas
- Cultura1 semana atrás
Projeto lança edital para convocação de arte-educadores em Canoas
- Geral1 semana atrás
Praia do Paquetá é opção para encarar o calor acima da média histórica
- Canal OtPlay1 semana atrás
Presidente do Simers fala sobre paralisação parcial dos médicos em Canoas
- Economia1 semana atrás
Prazo do pagamento do IPTU em cota única com 10% de desconto vai até 10 de fevereiro
- Clima1 semana atrás
Termômetros de rua marcam 50°C em Quaraí; temperaturas batem recorde no Estado e ligam alerta
- Geral1 semana atrás
“Enem dos Concursos” tem lista de aprovados divulgada; saiba como acessar
- Segurança Pública4 dias atrás
Operação Guarda na Área tem primeira atuação no bairro Fátima, em Canoas