Conecte-se conosco

header-top







 

09/09/2026
 

Geral

Operação Verão Total registra 225 salvamentos e mais de 121,6 mil ações de prevenção em 16 dias

Redação

Publicado

em

Operação Verão Total registra 225 salvamentos e mais de 121,6 mil ações de prevenção em 16 dias

Em 16 dias da Operação Verão Total 2024/2025 do governo do Estado, já foram registrados 225 salvamentos e mais de 121,6 mil ações de prevenção. Os dados estão no balanço do Corpo de Bombeiros Militar Rio Grande do Sul (CBMRS), divulgado na quarta-feira, 8. Durante toda operação na temporada passada, ocorreram 783 salvamentos e mais de 375,9 mil atividades preventivas.

“O foco é agir antes que o afogamento aconteça, alcançando, diretamente, as pessoas que possam estar em situação de risco”, afirma o comandante-geral do CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues. A Operação Verão Total 2024/2025 foi aberta oficialmente no dia 21 de dezembro, em evento com a presença do governador em exercício Gabriel Souza.

Início do veraneio

Com a chegada da temporada de veraneio ocorre um grande deslocamento de gaúchos e de turistas, inclusive de países vizinhos, para o litoral e águas internas do Estado. Por isso, seja entre o mar de guarda-sóis na beira das praias ou nas calmas águas de balneários, as guaritas vermelhas, ocupadas pelos guarda-vidas civis e militares do CBMRS, são símbolo de segurança e cuidado para adultos e crianças.

A presença dos profissionais é fundamental para a tranquilidade nas águas, sublinhada por um resultado exemplar: nas áreas monitoradas pelos guarda-vidas, nenhuma morte por afogamento foi registrada nos últimos cinco anos.

Desde 2022, foram investidos mais de R$ 67,8 milhões na área de segurança aquática, incluindo a aquisição de embarcações, quadriciclos, binóculos e equipamentos de proteção individual.

“Investimos em tecnologia que proporciona rapidez e eficiência nas ações de resposta, mas, acima de tudo, buscamos fortalecer a aproximação com a comunidade. Durante o período de veraneio, por exemplo, reforçamos a importância de práticas como tomar banho em locais próximos às guaritas de guarda-vidas, manter atenção máxima com as crianças e com outras pessoas que, porventura, não tenham uma percepção clara dos riscos. Com atitudes simples e responsáveis, todos podem contribuir para um período mais seguro nas águas”, ressalta o comandante-geral do CBMRS.

A partir das guaritas, os olhos atentos dos profissionais civis e militares observam o banho dos gaúchos, focando em ações preventivas, como a sinalização por bandeiras e orientações aos frequentadores das praias e águas abrigadas. Ao mesmo tempo, o balizamento das áreas de banho também melhora a interação do guarda-vidas com o banhista, proporcionando um comportamento mais seguro e ao alcance visual dos profissionais.

Na faixa de areia e dentro da água, os quadriciclos e motos-aquáticas garantem monitoramento em extensões ainda maiores, bem como dão mais agilidade nos salvamentos. Além disso, desde 2023 o CBMRS conta com um helicóptero exclusivo para as atividades da corporação.

Chamado de Resgate 01, o equipamento avaliado em R$ 21,7 milhões, adquirido com recursos do governo do Estado, realiza patrulhas pelo litoral e proporciona uma resposta mais ágil em salvamentos mais complexos.

A prevenção não ocorre apenas na beira da praia. Através das mídias sociais (@cbmrsoficial), o Corpo de Bombeiros Militar também promove a divulgação de conteúdos didáticos e informativos, destacando medidas essenciais para prevenir acidentes e garantir um verão seguro.

Aliando capacitação técnica, atividades preventivas e de conscientização, com materiais e equipamentos modernos, o CBMRS promove um descanso cada vez mais seguro aos banhistas no Rio Grande do Sul.

Meio Ambiente

Plano Diretor de Canoas entra em nova fase e leva debate aos bairros; confira a programação das oficinas

Avatar

Publicado

em

Foto: Vinicius Thormann/PMC

A revisão do Plano Diretor de Canoas entra em uma nova etapa a partir de setembro, com a realização de 11 Oficinas Participativas nos bairros do município. Os encontros têm como objetivo ampliar a participação popular no processo e permitir que os moradores apresentem demandas, problemas, potencialidades e prioridades de suas regiões.

A iniciativa dá continuidade à primeira fase da revisão do Plano Diretor, que reuniu cerca de 1,1 mil participações em diferentes espaços de debate. Entre as atividades realizadas estiveram a Aula Inaugural do Plano Diretor, oito Mesas Temáticas, uma Mesa de Diretrizes Estratégicas, encontros no Legislativo Municipal, reuniões com entidades e atividades junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Com o início das oficinas nos bairros, a discussão passa a ser levada diretamente aos territórios. A proposta é aproximar o processo de revisão da população e incorporar ao planejamento urbano as particularidades de cada região da cidade.

Durante os encontros, os moradores poderão contribuir com informações sobre a realidade dos bairros e apontar questões que consideram prioritárias para o desenvolvimento de Canoas. As contribuições serão utilizadas na construção das diretrizes que vão orientar o novo Plano Diretor.

A nova etapa busca garantir que o planejamento da cidade considere as diferentes características, necessidades e potencialidades existentes no município, fortalecendo a participação da comunidade na definição do futuro urbano de Canoas.

Confira a programação

Os encontros serão realizados sempre às quartas-feiras, com início às 18h30:
9 de setembro – Igara/São José
16 de setembro – Guajuviras/Brigadeira
23 de setembro – Estância Velha/Olaria
30 de setembro – Nossa Senhora das Graças/Marechal Rondon
Novembro – Niterói; Mathias Velho; São Luís/Industrial
Dezembro – Harmonia/Cinco Colônias; Fátima/Mato Grande
Janeiro de 2027 – Rio Branco; Centro

A programação e os locais dos encontros estão sujeitos a alterações. As informações sobre cada oficina serão divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura.

Outras formas de participar

Além das oficinas presenciais, a população também poderá contribuir por meio do OPINA CANOAS, consulta pública que ocorre paralelamente ao calendário dos encontros, através do link: https://www.canoas.rs.gov.br/plano-diretor/. A iniciativa permitirá a participação individual on-line, enquanto as Oficinas Livres possibilitarão que entidades e grupos da sociedade se organizem para apresentar suas propostas.

A revisão do Plano Diretor busca construir, de forma participativa, as diretrizes para o desenvolvimento de Canoas nos próximos anos. Com as oficinas nos bairros, moradores de diferentes regiões da cidade passam a ter um espaço direto para contribuir com essa construção.

Continuar a ler

Geral

Inscrições para Feira de Artesanato em Canoas terminam nesta segunda-feira, 7

Avatar

Publicado

em

Foto: Bruna Ourique/PMC

Os interessados em participar da Feira de Artesanato da Economia Solidária, em Canoas, podem se inscrever entre esta sexta-feira, 4, e segunda-feira, 7. O evento será realizado de 9 a 11 de setembro, nas estações Niterói e Mathias Velho.

A inscrição deve ser feita por meio de formulário.

A feira contará com exposição e comercialização de produtos artesanais. Cada expositor deverá levar o próprio estande e os materiais necessários para a montagem.

A programação é destinada a artesãos e trabalhadores da Economia Solidária do município.

Continuar a ler

Geral

Nova Santa Rita realiza Desfile Cívico na próxima segunda-feira, 7 de Setembro

Avatar

Publicado

em

Nova Santa Rita realiza na próxima segunda-feira, 7 de setembro, o tradicional Desfile Cívico em comemoração à Independência do Brasil. A programação começa às 9h, na Rua Dr. Lourenço Záccaro, junto à Praça da Bíblia.

Participam do desfile escolas e entidades do município, além da Brigada Militar e do 3º Batalhão de Suprimentos.

O prefeito Rodrigo Battistella destacou a importância da participação da comunidade na programação.

“O 7 de Setembro é uma data que nos convida a olhar para a nossa história e também para o futuro que queremos construir. É muito importante reunir nossas famílias, nossas escolas e nossas instituições para celebrar o civismo e o orgulho de fazer parte de Nova Santa Rita”, afirmou.

O secretário de Cultura e Turismo, Vagner Silva, ressaltou que o desfile também está relacionado à valorização da cultura e das tradições locais.

“O desfile é também uma forma de valorizar a nossa cultura, as nossas tradições e as pessoas que fazem parte da história do município”, disse.

Já a secretária de Educação, Margarete Ferretti, destacou a participação dos estudantes.

“A presença das nossas escolas torna esse momento ainda mais especial. O desfile contribui para que nossas crianças e jovens conheçam e valorizem a nossa história, desenvolvendo desde cedo o sentimento de cidadania, respeito e pertencimento”, afirmou.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto