Conecte-se conosco

header-top







 

02/12/2025
 

Política

Denilson Santos (Republicanos) toma posse como vereador em Canoas

Redação

Publicado

em

Denilson Santos (Republicanos) toma posse como vereador em Canoas

Tomou posse como vereador nesta sexta-feira 3, o primeiro suplente do Republicanos, Denilson Santos. Ele assume a vaga deixada por Alexandre Duarte, que se licenciou para atuar como Secretário Municipal. O novo vereador tomou posse em um ato na sala da presidência, sendo recepcionado pelo presidente Eric Douglas (União Brasil).

Sobre Denilson

Denilson Santos é empresário na área da fruticultura, com experiência no agronegócio. Foi jogador de futebol profissional e atuou como Diretor de Esporte de Alto Rendimento na Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL). Além disso, exerceu o cargo de Subprefeito do Quadrante Nordeste durante cinco anos. Sempre foi líder comunitário e trabalhou em prol da comunidade.

Convite para secretaria

Alexandre Duarte estava no segundo mandato e fazia parte das comissões de Meio Ambiente e Resíduos Sólidos
Segurança. O ex-parlamentar se licencia a fim de assumir a pasta de Habitação e Regularização Fundiária, na Prefeitura Municipal de Canoas.

Duarte afirmou que se despede de forma honrosa da função de vereador, “mas não é um adeus, e sim um até logo. Agora minha missão no executivo é garantir moradia digna para os canoenses, especialmente para aqueles que, após as enchentes, perderam não só suas casas, mas também a segurança de um lar”

“Canoas precisa de reconstrução, de esperança e de ação. Levo comigo a mesma garra e compromisso que marcaram meu trabalho como vereador. Sei que o desafio é grande, mas acredito que, com a união de esforços, podemos transformar a vida de muitas famílias”, afirmou o vereador.

Política

Presidente da Câmara de Canoas recebe Troféu Destaque Nacional da UVB

Redação

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Canoas, vereador Eric Douglas Dorneles Feijó (União Brasil), recebeu o Troféu Destaque Nacional, concedido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). A premiação ocorreu durante evento nacional realizado em Brasília, reunindo parlamentares de diversas regiões.

O reconhecimento é atribuído pela entidade a lideranças que se destacam em pautas municipalistas e na condução de políticas públicas. Segundo a UVB, a escolha levou em conta a atuação de Eric Douglas na presidência do Legislativo de Canoas, com foco em ações de transparência, modernização administrativa e aproximação com a comunidade.

Ao receber a honraria, o presidente da Câmara afirmou que o prêmio representa o trabalho conjunto da Mesa Diretora, dos vereadores e da equipe técnica da Casa, reiterando compromisso com uma gestão participativa e alinhada às demandas locais.

Concedido anualmente, o Troféu Destaque Nacional se consolidou como uma das principais distinções destinadas ao legislativo municipal, reconhecendo iniciativas consideradas relevantes para o fortalecimento das políticas públicas nas cidades.

Continuar a ler

Política

Soraia Hanna lança livro que partilha técnicas, bastidores e reviravoltas em gestões de crises e de reputação

Redação

Publicado

em

Sessão de autógrafos da sócia da Critério reuniu centenas de pessoas na Feira do Livro de Porto Alegre. (mais…)

Continuar a ler

Política

Projeto que propõe fim da escala 6×1 ganha força no Congresso

Redação

Publicado

em

Projeto que propõe fim da escala 6x1 ganha força no Congresso

O Projeto de Lei 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS), tem ganhado apoio entre parlamentares e lideranças sindicais e é apontado por integrantes do governo federal como a proposta mais viável para substituir a atual escala 6×1, regime em que o trabalhador tem direito a um dia de descanso semanal.

A proposta estabelece a escala 5×2, com redução da jornada semanal de 44 para 40 horas e dois dias de descanso remunerado. O texto prevê uma transição gradual, com diminuição de duas horas por ano, para minimizar impactos econômicos sobre o setor produtivo.

O projeto conta com o apoio de centrais sindicais, como CTB, UGT, Força Sindical e CSB, além de receber apoio público de membros do governo federal, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Nos bastidores do Congresso, o texto é considerado politicamente mais viável do que propostas semelhantes que tramitam em formato de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), por exigir quórum simples de votação. O relator do projeto na Comissão de Trabalho é o deputado Léo Prates (PDT-BA), e a previsão é que o parecer seja votado ainda neste mês.

Em reunião realizada em outubro entre Daiana Santos, Léo Prates e Luiz Marinho, o ministro reafirmou o apoio do governo à mudança no regime de trabalho e classificou o projeto como “a proposta mais madura para uma transição segura e gradual ao modelo 5×2”.

Segundo o ministro, após a aprovação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, o governo pretende concentrar esforços em medidas voltadas à redução da jornada de trabalho, tema que faz parte do programa de valorização do emprego e da renda.

A deputada Daiana Santos afirmou que a proposta busca construir consenso entre diferentes setores.

“Estamos dialogando com representantes empresariais e centrais sindicais. O formato de projeto de lei facilita o avanço da pauta, já que não depende de quórum qualificado, e pode ser sancionado pelo presidente”, disse.

Durante o seminário “Alternativas para o Fim da Escala 6×1”, promovido pela Comissão de Trabalho da Câmara, o ministro Luiz Marinho lembrou que mudanças semelhantes já ocorreram no passado, como a redução da jornada de 48 para 44 horas, instituída pela Constituição de 1988, após intensos debates.

O relatório final do PL 67/2025 deve ser apresentado em 6 de dezembro. A expectativa é de que o tema seja analisado pelo plenário da Câmara dos Deputados nos primeiros meses de 2026.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques