Conecte-se conosco

header-top







 

22/12/2025
 

Esporte

Criado em Canoas o Fundo Municipal de Esporte e Lazer

Redação

Publicado

em

Criado em Canoas o Fundo Municipal de Esporte e Lazer

A Prefeitura de Canoas deu um importante passo para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte. Nesta segunda-feira, 16, o prefeito Jairo Jorge sancionou a Lei nº 59/2024, que institui o Fundo Municipal de Esporte e Lazer.

A iniciativa, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, tem como objetivo fomentar e financiar programas esportivos e de lazer. O ato ocorreu no Auditório Sady Schiwitz e contou com a presença da secretária Letícia Boll Vargas e do diretor executivo da Central Única das Favelas (Cufa), Eduardo Cardoso.

Fundo Municipal de Esporte e Lazer

O Fundo Municipal de Esporte e Lazer tem como principal finalidade o custeio de ações relacionadas às políticas públicas municipais de esporte, visando a autonomia dos projetos e a ampliação da captação de recursos.

Ele poderá ser aplicado em diversas áreas, como alto rendimento, projetos sociais esportivos, participação, educação, paradesporto, infraestrutura esportiva, eventos, apoio a atletas individuais, entre outras possibilidades.

O fundo será administrado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), por meio de uma comissão composta por representantes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal do Esporte e Lazer, de entidades esportivas e de outras instituições locais.

Essa comissão será responsável por elaborar, aprovar e apresentar anualmente o plano de aplicação dos recursos do fundo.

O prefeito Jairo Jorge salientou que o fundo é essencial para garantir a autonomia do município e permitir a captação de novos recursos.

“Precisamos seguir em busca de mais recursos para avançar. Este é um passo importante rumo a novos projetos que virão. Nosso objetivo é regulamentar o fundo até o final deste mês, para que ele esteja estruturado e pronto para ser utilizado. É um instrumento importante para assegurar autonomia nos recursos e atender às demandas necessárias”, afirmou.

Para a secretária Letícia Boll Vargas, a criação do fundo representa um marco para a comunidade esportiva.

“Quando idealizamos esse projeto, o nosso principal objetivo foi valorizar o esporte no município e garantir autonomia aos projetos. O esporte é um grande promotor de saúde, igualdade, educação e qualidade de vida, impactando diretamente a vida das pessoas”, afirmou.

Esporte

Parque Getúlio Vargas recebe placa de comunicação aumentativa alternativa, em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Medeiros/PMC

O Parque Getúlio Vargas, em Canoas, passou a contar, na sexta-feira, 19, com uma placa de comunicação aumentativa alternativa instalada em frente à entrada do Minizoo. O equipamento utiliza imagens e pictogramas para auxiliar a comunicação de pessoas com dificuldades na linguagem oral.

A placa foi doada pela iniciativa Causa Nobre, voltada à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e famílias atípicas, em parceria com o Rotary Club de Canoas Empreendedor. O descerramento contou com a presença de representantes das entidades doadoras, secretários municipais e vereadores.

Segundo a secretária da Mulher, Cidadania e Inclusão, Maria Beatris Arruda, a administração municipal estuda a instalação de uma segunda placa em outro ponto do parque.

“É uma causa extremamente importante para que crianças e adultos com deficiência possam ser acolhidos e se comunicar, ainda que não de forma verbal, por meio dos símbolos apresentados na placa”, afirmou.

A cofundadora da Causa Nobre, Ana Carolina Rodrigues, destacou que o recurso é o primeiro do tipo instalado em Canoas.

“A placa permite ampliar a comunicação em um espaço público de grande circulação, promovendo a conexão entre crianças, adultos e famílias”, declarou.

A presidente do Rotary Club de Canoas Empreendedor, Fabiana Minozzo, ressaltou que a iniciativa está alinhada às ações do clube.

“O objetivo é facilitar a comunicação e contribuir para a inclusão de crianças, adolescentes e jovens”, disse.

Continuar a ler

Esporte

Canoas promove 1ª edição do Natal em Movimento com pedalada e arrecadação de alimentos

Redação

Publicado

em

A primeira edição da pedalada Natal em Movimento marcou a noite de quinta-feira, 11, em Canoas, unindo esporte, solidariedade e convivência comunitária. Promovido pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), o evento atraiu mais de 150 participantes e arrecadou cerca de 200 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Lar Vicentino, instituição que atende idosos no bairro Igara.

A concentração começou às 19h, na tradicional Praça do Avião, com happy hour, música, food trucks e feirinha de empreendedores. A largada ocorreu às 20h. O percurso de 10 quilômetros, concluído em pouco mais de uma hora, percorreu ruas da região central e contou com o apoio das secretarias de Segurança Pública e de Mobilidade Urbana.

“Este é um evento que promove a integração e que incentiva o esporte e a solidariedade, além de contribuir com o comércio local. Ficamos felizes com a participação do público, que se engajou na proposta e que colaborou, doando os alimentos que, certamente, ajudarão muito os idosos do lar”, comenta a titular da SMMCI, Maria Beatris Conter Arruda.

Moradora do bairro Niterói, a dona de casa Vanessa da Silva, 44 anos, participou do evento junto do marido, Alexandre Freire, 43 e do filho Henrique, 3. Integrante de grupos de pedalada, o casal tem retomado a participação em eventos, depois de uma pausa após o nascimento do pequeno.

“Estamos voltando aos poucos e gostamos muito da proposta desta pedalada e, por isso, resolvemos participar, inclusive com o nosso filho, que está bastante animado”, conta.

O pesquisador Carlos Ricardo dos Santos Barbosa, 40, também se engajou na pedalada. Morador do bairro Rio Branco, ele destacou a importância deste tipo de evento após as enchentes de 2024.

“Eventos esportivos e culturais, que integram pessoas de diferentes bairros e que fomentam a solidariedade, colaboram muito, especialmente em um ano como este, que representa a reconstrução da nossa cidade”, opina.

Continuar a ler

Esporte

Atleta canoense Katryni Mota celebra medalha de ouro no Mundial de Jiu-Jítsu

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Medeiros

A atleta de jiu-jítsu Katryni Mota foi recebida na tarde desta terça-feira, 9, na Prefeitura de Canoas após conquistar a medalha de ouro no 17º Campeonato Mundial Profissional de Jiu-Jítsu, realizado em Abu Dhabi, no mês de novembro. Representando a equipe Team DM, a jovem atleta destacou-se pela técnica, dedicação e potencial, levando o nome do município ao lugar mais alto do pódio mundial.

Estudante da EMEF Gonçalves Dias e atualmente cursando o 6º ano, Katryni mantém uma rotina intensa de treinos, realizados em Cachoeirinha, aliada a disciplina, preparação física e cuidados com a alimentação, fatores que, segundo ela, foram decisivos para o resultado alcançado.

A atleta ressaltou que a participação no mundial foi viabilizada por meio do Edital de Auxílio Esportivo, iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), que oferece apoio financeiro a atletas e entidades esportivas para a participação em competições oficiais, tanto no Brasil quanto no exterior. O programa busca ampliar oportunidades e incentivar o desenvolvimento esportivo no município.

Durante o encontro, Katryni destacou a importância do incentivo recebido.

“Só consegui atingir meu objetivo com foco e disciplina. Treinei muito, cuidei da alimentação e tive o apoio do Edital de Auxílio Esportivo, que tornou possível minha participação no campeonato”, afirmou.

Prefeito Airton Souza destacou:

“Incentivar nossos atletas é fundamental para impulsionar o crescimento do esporte em Canoas. A Katryni é motivo de orgulho para todos nós, e seguimos na torcida por ela e por todos os atletas da nossa cidade”.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques