Saúde
O que você está fazendo para envelhecer bem? Último censo do IBGE registrou 4,6 milhões de pessoas com mais de 80 anos no Brasil

O último censo do IBGE registrou 4,6 milhões de pessoas com mais de 80 anos no Brasil. A expectativa de vida dos brasileiros que era de 46 anos em 1950, hoje é de 77 anos.
A geriatra da Rede de Saúde da Divina Providência, Walkíria Rodrigues de Freitas, aproveita o mês do Idoso para trazer importantes reflexões sobre o envelhecimento saudável e com qualidade de vida.
“Em consultas médicas, ao aplicar testes de rastreamento para declínio cognitivo ou para transtornos de humor, percebemos que a grande maioria dos idosos acredita que é maravilhoso estar vivo, e que viver é uma dádiva”, comenta.
Também são unânimes pacientes que procuram atendimento para promoção de saúde, visando um envelhecimento saudável.
“O envelhecimento começa desde o primeiro minuto de vida. Envelhecemos desde que nascemos. Natural, então, seria pensar e agir em prol do envelhecimento o mais precocemente possível, e não adiar ações e decisões para a dita terceira e quarta idade”, aconselha a profissional.
Para envelhecer bem, pesquisadores de universidades norte-americanas e de grupo de pesquisas globais em gerontologia que investigam e monitoram pessoas mais longevas, são categóricos em relação a algumas “dicas” para envelhecer bem. “Dentre elas, ter um propósito de vida, um objetivo a ser alcançado todos os dias”, expõe Walkíria.
Confira a seguir as dicas/orientações:
– opte por uma alimentação saudável, com uma dieta balanceada, preferindo frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras;
– evite açúcar, gordura saturada e alimentos ultraprocessados com muitos aditivos químicos e pasteurizados;
– pratique exercícios físicos, que beneficiam, inclusive, em redução de quedas e lesões;
– cuide de sua saúde mental, praticando atividades que estimulem a mente como leituras, e mais importante, aprendendo algo novo;
– preserve relacionamentos saudáveis, cultive amizades e valorize relações familiares, participe de grupos com interesses em comum ou de ações sociais como campanhas de doações;
– tenha cuidados médicos, como a realização de exames de rastreamentos e imunizações adequadas, para diagnóstico precoce e prevenção de doenças graves e mortes;
– reduza ou cesse o uso de tabaco e de álcool. Os idosos devem ser questionados sobre o tabagismo e aconselhados sobre como parar de fumar;
– mantenha a hidratação bebendo, pelo menos, 2 litros de água ao dia;
– exercite atitude positiva, cultivando mentalidade otimista, praticando o perdão a si e ao próximo;
– tenha um propósito de vida, um objetivo a ser alcançado todos os dias. Faça atividades como jardinagem ou de ajuda ao próximo, doando alimentos, objetos ou tempo de escuta e de atenção.
Tecido cerebral e apoio emocional
“Com o envelhecimento, naturalmente, perdemos sinapses e tecido cerebral, mas conhecimentos novos são capazes de criar conexões”, estimula Walkíria. Ela também reforça que o apoio social é fundamental para o bem-estar emocional dos idosos.
Álcool aumenta riscos
O uso de álcool em idosos está associado ao aumento do risco de quedas e pode afetar, negativamente, a funcionalidade e a cognição, bem como a saúde geral. Os fatores de risco para o abuso de álcool entre os idosos incluem luto, depressão, ansiedade, dor, incapacidade e história prévia de uso de álcool.
Sono de qualidade
Crie uma rotina de descanso, evitando o uso abusivo de telas e estímulos luminosos, pelo menos, 30 minutos antes de dormir. Reduza o consumo de bebidas estimulantes como café, refrigerantes e chás que contenham cafeína à noite.
Tratamentos
A geriatra alerta que a população idosa é heterogênea, ou seja, o estado fisiológico e funcional varia muito entre os idosos. Isso significa que a idade por si só não é o único determinante para intervenções e as decisões de tratamento, tanto preventivas quanto terapêuticas, devem ser individualizadas, respeitando a história de vida e os valores de cada indivíduo.
“Estratégias de rastreamento e prevenção de doenças são um bom exemplo de intervenções que precisam ser individualizadas”, esclarece.
Delirium
Sabendo que as doenças crônicas são fatores comuns aos idosos e predisponentes ao desenvolvimento de delirium, o Hospital Divina da Rede de Saúde da Divina Providência implementou, desde março de 2024, o protocolo de atendimento ao delirium na emergência, Unidades de terapia intensiva e nas unidades de internação hospitalares.
O delirium é um estado confusional agudo muito comum em idosos hospitalizados e que é responsável, independente de outros fatores, por grande aumento de mortalidade, aumento de tempo de internação, aumento de declínio cognitivo e do desenvolvimento de síndromes demenciais mesmo após alta hospitalar, além de aumento no tempo em instituições de longa permanência para idosos na desospitalização.
“Mais uma ação que visa melhorar o cuidado ao idoso, tornando o hospital um ambiente menos hostil e, é claro, objetivando a prevenção e o manejo adequado ao delirium, reduzindo morbidades associadas”, conclui a geriatra.
Preparo profissional
Para Walkíria, profissionais capacitados para o atendimento ao idoso são essenciais. “Não significa ofertar o cuidado apenas por médicos geriatras e equipes de gerontólogos, ainda mais tendo em vista a alta demanda por esses profissionais, que inviabilizaria esse atendimento exclusivo.
“É essencial o preparo de mais profissionais com o conhecimento em gerontologia e capazes de realizar um atendimento centrado na pessoa, personalizados para as necessidades individuais, com respeito a seus valores e expectativas. Também é necessário ter equipes multiprofissionais acolhedoras, que realizem um plano de cuidado abrangente, com atividades específicas de suas áreas de ação somadas a estímulos à melhora da funcionalidade e da cognição. Estes profissionais precisam, ainda, incluir familiares e cuidadores nas orientações para o cuidado intra-hospitalar e para a sua transição ao domicílio”, aponta.

Geriatra da Rede de Saúde da Divina Providência, Walkíria Rodrigues de Freitas
Saúde
UPAs de Canoas registram mais de 3 mil atendimentos na primeira semana sob nova gestão, afirma IMAS

De acordo com a gestão municipal, na primeira semana após a troca de gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Canoas, foram registrados 3.228 atendimentos nas três unidades administradas pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS). Os dados referem-se ao período entre 25 de outubro e 2 de novembro.
De acordo com o levantamento do IMAS, a UPA Guajuviras contabilizou 1.302 atendimentos, sendo 1.046 adultos e 256 pediátricos. A UPA Rio Branco recebeu 974 pacientes (713 adultos e 261 crianças), enquanto a UPA Liberty Dick Conter registrou 952 atendimentos (707 adultos e 245 pediátricos).
Ainda de acordo com as informações, os tempos médios de espera ficaram abaixo dos limites determinados pelos protocolos de classificação de risco. Para pacientes com ficha amarela, a média foi de 19 minutos (protocolo: até 60 minutos); para ficha verde, 40 minutos (protocolo: até 120 minutos); e para ficha azul, 61 minutos (protocolo: até 240 minutos).
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a nova gestão retomou o funcionamento integral das unidades, com atendimento 24 horas para adultos e crianças. A secretária Ana Boll afirmou que as medidas adotadas estão dentro das expectativas contratuais e operacionais.
Durante o mesmo período, as unidades receberam novos enxovais e materiais hospitalares, incluindo 360 lençóis, 300 cobertores, 120 hampers e 360 peças de uniformes destinadas aos profissionais. O IMAS informou ainda que está realizando a reorganização dos fluxos assistenciais, contratação de profissionais, revisão das escalas médicas e implantação de novos protocolos de qualidade.
Saúde
Unidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

A Unidade de Saúde Caic, no bairro Guajuviras, em Canoas, passou a funcionar com horário ampliado. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Fundação de Saúde de Canoas.
A partir de agora, a unidade realiza atendimentos eletivos de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, sem interrupção ao meio-dia. Entre os serviços disponíveis estão consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinas, curativos, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, acompanhamento de gestantes e crianças, além de atendimentos voltados a hipertensos e diabéticos e coleta de citopatológico.
Conforme a Secretaria, 70% dos atendimentos no período estendido serão feitos por agendamento, enquanto 30% ficarão reservados para demanda espontânea. O agendamento pode ser realizado diretamente na unidade, localizada na Avenida 17 de Abril, nº 241, no Guajuviras.
A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, afirmou que a ampliação busca facilitar o acesso da população aos serviços.
“O turno estendido facilita o acesso aos serviços de saúde para trabalhadores, mães e pessoas que não conseguem chegar às unidades em horário comercial”, disse.
Já a presidente da Fundação de Saúde de Canoas, Raquel Caetano, destacou que a mudança faz parte das ações voltadas à Atenção Primária. Segundo ela,
“A ampliação facilita o acesso aos serviços para quem não consegue comparecer durante o horário comercial”.
A equipe da US Caic é formada por médico, cirurgião-dentista, auxiliar em saúde bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem e recepcionista.
Saúde
Divas’s Associação de Mulheres promove curso gratuito de Cuidador de Idosos Básico, em Canoas

No sábado, 8 de novembro, a Associação Divas’s e a SEG – Escola Técnica Profissionalizante, realizarão o curso Básico de Cuidador de Idosos. A capacitação acontecerá na Igreja Fonte da Vida, localizada na Rua Humaitá, 1400, bairro Marechal Rondon, em Canoas, das 13h30 às 18 horas.
O curso é totalmente gratuito e os participantes receberão certificado. Na ocasião, os participantes que quiserem poderão doar, de forma voluntária, um quilo de alimento não-perecível, que será destinado a famílias da cidade.
“Essa é uma oportunidade para quem busca qualificação profissional em uma área cada vez mais requisitada, contribuindo também para o cuidado e bem-estar da população idosa”, explica a Vice-presidente da Divas’s, Naligia Alves.

Serviços3 dias atrásAbastecimento de água no Bairro São José e Brigadeira será retomado no final da noite, após conserto em tubulação de grande porte rompida

Saúde7 dias atrásUnidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

Educação6 dias atrásEscola Sesi de Canoas abre inscrições para o Ensino Médio com bolsas de até 100%

Segurança7 dias atrásEmpresários de Canoas buscam soluções contra arrombamentos noturnos

Geral7 dias atrásCâmara de Canoas realiza homenagem ao Dia do Aviador e à Força Aérea Brasileira

Geral5 dias atrásAbastecimento de água em Canoas será normalizado no inicio da tarde de hoje

Saúde7 dias atrásUPAs de Canoas registram mais de 3 mil atendimentos na primeira semana sob nova gestão, afirma IMAS

Policial6 dias atrásHomem é preso em Canoas pela GM após ser flagrado vendendo drogas no bairro Harmonia





























































