Conecte-se conosco

header-top

 






 

17/10/2024
 

Eleições 2024

Gabinete de Gestão integra forças de segurança em Canoas; cidade não registrou crimes que prejudicaram o processo democrático

Redação

Publicado

em

Gabinete de Gestão integra forças de segurança em Canoas; cidade não registrou crimes que prejudicaram o processo democrático

Ao longo deste domingo, 6, data do primeiro turno das eleições municipais, a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) de Canoas somou 207 ocorrências durante o funcionamento da ação integrada do Gabinete de Gestão.

A estrutura operou junto à sede da SMSP, no bairro Nossa Senhora das Graças. Os casos foram gerenciados por meio de um grupo de trabalho e pelo canal de contato da GM – 153. Alguns deles foram comunicados por denúncias junto às corporações e outros diretamente identificados pelo sistema do monitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Com a Brigada Militar (BM) agindo no policiamento ostensivo, a Guarda Municipal (GM) esteve nas ruas em apoio aos agentes da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Penal, da Polícia Civil (PC) e da Brigada Militar (BM). Não houve registros de situações de violência junto às seções eleitorais ou tentativas de atentado a qualquer um dos candidatos.

A GM realizou atividades de prevenção e orientação relativas às ocorrências relacionadas ao pleito eleitoral. Os agentes foram acionados para atendimentos de denúncias de boca de urna, com a dispersão desses grupos, em cerca de 15 caso. Ainda ocorreram rondas em mais de 30 locais de votação, sem a constatação de problemas.

A GM compareceu em uma seção eleitoral a partir de um desentendimento entre fiscais partidários e agiu em um isolamento de área, onde um caminhão derrubou um poste de energia elétrica.

O Gabinete de Gestão, liderado pelo secretário de Segurança Pública de Canoas, Alex Brandão, teve ainda a presença de lideranças como o juiz eleitoral da 134ª Zona Eleitoral de Canoas, Sandro Antônio da Silva, e o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Clóvis Ivan Alves.

O pleito em Canoas este ano, ao contrário das outras eleições, contou com a presença da Polícia Federal (PF), acompanhando o Gabinete de Gestão no próprio município. A equipe de agentes esteve apoiando nas ruas e no esclarecimento de dúvidas referentes às eventuais irregularidades junto às autoridades policiais.

Irregularidades inibidas

Logo pela manhã, os agentes ainda removeram uma faixa de propaganda, de cerca de dois metros de altura, em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos Drummond de Andrade, no bairro Guajuviras. Dezenas de pontos com descarte de material publicitário de campanhas foram visitados, e os santinhos recolhidos por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), responsáveis pela limpeza desses resíduos.

Notificações serão expedidas a partir das propagandas retiradas das ruas nas dezenas de limpezas efetuadas. Situações de boca de urna foram inibidas por meio do policiamento ostensivo da BM.

Homicídio sem ligação com a campanha

Ainda chegou ao conhecimento da sala, uma ocorrência policial que resultou em uma vítima de homicídio, no final da manhã, no bairro Niterói. Foram quatro pessoas alvejadas por disparos de arma de fogo, com um homem, de 22 anos, morto e outras três pessoas feridas (dois homens e uma adolescente), mas sem risco de morte.

O caso ocorreu por volta das 11h30, na Rua Pará, próximo à Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Guanabara, situada na Rua Alegrete.

A ocorrência foi atendida pela Brigada Militar (BM) e, segundo informações preliminares, trata-se de um caso relacionado ao crime organizado, sem ligação com a campanha eleitoral. As circunstâncias do crime, motivação e autoria serão apurados pela Polícia Civil.

Eleições 2024

Saiba quem os candidatos derrotados para prefeito de Canoas vão apoiar no segundo turno

Redação

Publicado

em

Saiba quem os candidatos derrotados para prefeito de Canoas vão apoiar no segundo turno

Passados três dias após as eleições de domingo, 6 de outubro, que definiu que as eleições municipais em Canoas terão segundo turno, candidatos a prefeito que foram derrotados nas urnas começam a se manifestar sobre apoios.

Márcio Freitas

O primeiro deles, Márcio Freitas (PRD), não demorou muito para manifestar apoio a Airton Souza (PL), poucas horas após o resultado da votação. Airton disputa o pleito contra Jairo Jorge (PSD), que concorre à reeleição.

Márcio e seu vice na chapa, Altair Stello posaram para foto com o candidato do PL, o vice Rodrigo Busato (União Brasil) e demais apoiadores.

Rodrigo Cebola

O candidato do PSOL, Rodrigo Cebola, se pronunciou através de uma nota do partido, nesta quarta-feira, 9, em que manifesta “rejeição ao voto ao PL, que representa a extrema-direita e o populismo bolsonarista, deixando-os (os eleitores) livres para optar entre votar em seu adversário ou se abster”.

Campiol

Também nesta quarta-feira, o terceiro mais votado na cidade, Campiol (NOVO), usou as redes sociais para agradecer os votos e recomendar votos no PL, partido de Airton Souza, “para evitar a continuidade de um governo que demonstrou falta de compromisso com Canoas nas enchentes”.

Beth Colombo

No final de quarta-feira, 9, o partido Republicanos e a candidata Beth Colombo oficializaram apoio à candidatura de Airton Souza. O encontro aconteceu no início da noite e contou com a presença do candidato e do candidato a vice-prefeito Rodrigo Busato,  vereadores reeleitos e novatos, entre outras lideranças.

Matéria atualizada às 23h20, 9 de outubro de 2024.

Continuar a ler

Eleições 2024

Conheça os prefeitos eleitos nas principais cidades da Região Metropolitana da Capital

Redação

Publicado

em

Conheça os prefeitos eleitos nas principais cidades da Região Metropolitana da Capital

Das principais cidades da região Metropolitana de Porto Alegre, apenas Canoas vai ter segundo turno das eleições municipais para prefeito, entre Airton Souza (PL) e Jairo Jorge (PSD) – que tenta reeleição.

Confira como foi a votação e os eleitos de algumas cidades, em ordem alfabética:

Esteio

Felipe (PL) foi eleito com 48,13% dos votos válidos, em segundo lugar ficou Gilmar (PT), com 29,38%.

Novo Hamburgo

Gustavo Finck (PP) foi eleito com 53,32% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Tarcísio Zimmermann (PDT), com 19,01%.

Sapucaia do Sul

Volmir Rodrigues Gordo (PP) foi reeleito com 68,09% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Dra Imilia de Souza (PL), com 15,14%.

São Leopoldo

O Delegado Heliomar (PL) foi eleito com 51,24% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Nelson Spolaor (PT), com 41,34%.

Eleição na Capital

Sebastião Melo, que tenta reeleição, recebeu 345.420 votos, que representam 49,72% dos votos válidos, em segundo lugar vem Maria do Rosário com 182.553 votos, marcando 26,28%. Em terceiro lugar ficou Juliana Brizola (PDT), com 19,69%.

A votação do segundo turno será no dia 27 de outubro.

Continuar a ler

Eleições 2024

Prefeito reeleito de Nova Santa Rita fez a maior votação do PT no Rio Grande do Sul

Redação

Publicado

em

Prefeito reeleito de Nova Santa Rita fez a maior votação do PT no Rio Grande do Sul

Com a maior votação da história de Nova Santa Rita, o prefeito reeleito Rodrigo Battistella, do Partido dos Trabalhadores (PT), comemora o feito e a responsabilidade de gerir a cidade por mais quatro anos.

Mais votado da sigla no Estado

Battistella obteve 12.130 votos, correspondendo a 81,19% dos votos válidos, tornando-se também o candidato mais votado da sigla no Estado.

“Nova Santa Rita fez o que Porto Alegre já fez há alguns anos. Fechar esse ciclo com a maior votação do PT no Rio Grande do Sul nos deixa de alma lavada”, afirmou Battistella.

Segundo ele, que está sempre presente junto a comunidade, é a certeza de estar no caminho certo e, a partir de agora, garante que seguirá com o projeto de deixar Nova Santa Rita ainda melhor para quem vive no município.

Ele destacou o investimento em saúde e educação e ressaltou a presença da administração ao lado da população durante momentos difíceis, como as catástrofes enfrentadas pelo município neste ano.

“Vivemos situações de calamidade, de muita dificuldade, mas estivemos ao lado de quem mais precisou da gente. E, assim é a nossa gestão”.

Battistella salienta que a votação expressiva tem um significado: é trabalhar para todas as pessoas, sem olhar a preferência partidária. Segundo ele, é desta forma que um governo democrático é estruturado. O prefeito também enfatiza a importância da união e do diálogo entre diferentes espectros políticos.

“O segredo do sucesso é unir. Muitas pessoas da direita votaram na gente porque acreditaram no trabalho. Os extremos não fazem bem para ninguém; precisamos acreditar em pessoas. Elas em primeiro lugar”, declarou.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm