Clima
Eclima alerta para temporais na quinta-feira, com risco de alagamentos em Canoas

A condição do tempo com a sensação de abafamento persiste em Canoas. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), o dia ventoso e seco nesta terça-feira, 24, contribui para essa condição, em especial, pelas rajadas moderadas de Norte para Sul. Em virtude desse cenário, a máxima pode chegar aos 33ºC no período da tarde.
Segundo o Eclima, a instabilidade predomina na quinta-feira, 26. Os institutos de meteorologia indicam a incidência de pancadas de chuva e risco de temporais no município. O volume poderá ser alto, com risco de alagamentos na cidade. Ainda há risco de queda de granizo.
Previsão para os próximos dias:
Terça-feira (24): dia ventoso e seco em Canoas. O abafamento aumenta com rajadas moderadas de Norte para Sul. Mínima de 19°C e máxima de 33°C.
Quarta-feira (25): o sol aparece e há previsão de aumento de nuvens à tarde. Não se descartam pancadas de chuva à noite. Mínima de 19°C e máxima de 30°C.
Quinta-feira (26): dia de tempo instável, com pancadas de chuva e risco de temporais. O volume de chuva poderá ser alto, com risco de alagamentos na cidade. Há risco de queda de granizo. Mínima de 17°C e máxima de 21°C.
Sexta-feira (27): a chuva vai perdendo força ao longo do dia e deverá estar mais presente no período da manhã. Nuvens e o vento de Sul/Leste impedem um aquecimento maior. Mínima de 17°C e máxima de 22°C.
Clima
Defesa Civil emite novo alerta para ciclone extratropical com atuação no interior do RS

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para o aprofundamento de uma área de baixa pressão que deve dar origem a um ciclone extratropical no Uruguai, com reflexos diretos no Rio Grande do Sul. O fenômeno deve favorecer a ocorrência de tempestades entre sexta-feira, 9, e sábado, 10.
De acordo com a Defesa Civil, na sexta-feira, 9, especialmente durante a tarde, há previsão de temporais severos em praticamente todo o Estado. As instabilidades podem provocar chuva forte em curto período de tempo, rajadas de vento intensas e queda de granizo de forma isolada. O risco é maior nas regiões Centro e Oeste, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em até 6 horas e os ventos podem superar 90 km/h. Os volumes diários de precipitação devem variar entre 15 e 60 milímetros, com pontos que podem alcançar até 120 milímetros.
No sábado, 10, a previsão indica a ocorrência de temporais isolados em quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção do Extremo Oeste. A chuva pode ser localmente intensa, acompanhada de rajadas de vento fortes. Os acumulados previstos ficam entre 15 e 60 milímetros por dia, podendo chegar a 90 milímetros em áreas pontuais.
Para o domingo, 12, a tendência é de que os temporais isolados se concentrem apenas nas regiões Norte e Nordeste do Estado. Nas demais áreas, a previsão é de chuva fraca a moderada, com tempo mais estável no Oeste. Os acumulados devem permanecer abaixo de 50 milímetros ao longo do dia.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos oficiais e adotar medidas de prevenção diante do risco de eventos meteorológicos severos.
Clima
Defesa Civil emite novo alerta para instabilidade em todo o RS com chance de temporais no Interior

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para a ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul entre sábado, 27, e domingo, 28, em razão do avanço de uma frente fria sobre o Estado.
De acordo com o órgão, há previsão de tempestades isoladas com chuva forte a pontualmente intensa, queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 90 km/h.
No sábado, 27, os temporais devem se formar inicialmente nas regiões da Campanha, próximo à fronteira com o Uruguai, e no Sul. Ao longo da manhã, as instabilidades avançam sobre a Campanha, Sul, Costa Doce e Litoral Médio, com possibilidade de chuva intensa e granizo isolado. Já durante a tarde e a noite, as tempestades se espalham para as demais regiões gaúchas, mantendo o risco de ventos fortes e granizo.
Os acumulados de chuva previstos para o sábado variam entre 20 e 75 milímetros por dia, com volumes pontuais que podem ultrapassar os 100 milímetros em áreas da Campanha, Centro e Sul do Estado. Em alguns pontos, a chuva pode superar 80 milímetros em apenas três horas.
No início da madrugada de domingo, 28, ainda há condição para tempestades no Oeste e nas Missões. A partir da tarde, os temporais voltam a ganhar força nessas regiões e avançam em direção ao Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e áreas da metade Norte. Nessas localidades, há risco de chuva intensa, rajadas de vento acima dos 90 km/h e queda de granizo.
Para o domingo, os acumulados devem oscilar entre 20 e 75 milímetros por dia, com volumes pontuais de até 90 milímetros no Oeste, Missões, Noroeste e Centro. Assim como no sábado, há possibilidade de acumulados superiores a 80 milímetros em curto período.
A Defesa Civil também aponta que, na tarde da segunda-feira, 29, temporais isolados com chuva forte e queda de granizo podem retornar às regiões Noroeste e Norte, com acumulados entre 20 e 40 milímetros, podendo chegar a 75 milímetros em pontos isolados do Norte.
Ao final do período do aviso, os acumulados totais de chuva no Estado devem variar entre 20 e 120 milímetros, podendo ultrapassar os 150 milímetros no Oeste, Missões, Noroeste, Centro e em áreas da Costa Doce e da Campanha.
Clima
Ciclone deve atingir o Rio Grande do Sul nas próximas horas, alerta a Defesa Civil

A Defesa Civil divulgou boletim meteorológico alertando para a previsão de instabilidade climática em Canoas nas próximas horas, com risco de chuva, descargas elétricas, ventos fortes e possibilidade de granizo isolado. O cenário exige atenção da população, especialmente em função do avanço de um ciclone.
Para a tarde desta segunda-feira, 8, há possibilidade de chuva rápida e localizada, provocada pelo forte calor, com temperaturas que podem chegar a 33°C. O acumulado previsto é de até 8 milímetros, com chance de descargas elétricas e ocorrência pontual de granizo. Em alguns bairros, o tempo pode mudar de forma repentina, com escurecimento do céu. Durante a noite, a tendência é de cessar a chuva.
Na madrugada de terça-feira, 9, a previsão indica chuva fraca. Ao longo da manhã e da tarde, o tempo segue instável, com acumulado estimado em cerca de 60 milímetros. Há risco de descargas elétricas, possibilidade de granizo isolado principalmente no período da tarde e rajadas de vento que podem variar entre 80 e 85 km/h.
Para a quarta-feira, 10, o tempo apresenta maior estabilidade e não há risco de granizo. No entanto, ainda estão previstos cerca de 20 milímetros de chuva. O vento passa a soprar de sudoeste, com rajadas que podem atingir até 100 km/h, em razão do ciclone já posicionado no oceano.
A Defesa Civil informa que o monitoramento das condições climáticas é contínuo, funcionando 24 horas por dia. Qualquer alteração significativa no cenário meteorológico será comunicada imediatamente por meio dos canais oficiais.
Oportunidade4 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro
Geral1 semana atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Educação5 dias atrásDivulgado o 1º chamamento de 2026 para matrícula na etapa creche, em Canoas

Geral1 semana atrásColisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas

Política1 semana atrásCâmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas

Educação6 dias atrásCanoas divulga lista de classificados do concurso para professores da rede municipal

Política6 dias atrásFelipe Martini assume como secretário adjunto de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS
Fazenda1 semana atrásIPTU 2026: hoje é o último dia para pagar cota única com desconto de até 15% em Canoas

























































