Transporte
Salgado Filho terá reabertura parcial para voos em outubro

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que em outubro pode ser esperada a volta da operação do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Sem operar desde o começo de maio por ter sido invadido pelas águas da enchente, seus voos hoje saem da Base Aérea de Canoas, de outros aeroportos regionais e de estados vizinhos.
O anúncio foi feito nesta terça-feira, 16, por Costa Filho. Será, a princípio, uma reabertura parcial, com 50 voos diários, totalizando 350 viagens por semana, com horários entre as 10 e as 22 horas.
“Até dezembro o Aeroporto Salgado Filho estará 100% aberto e operando como estava sendo operado antes da enchente que ocorreu infelizmente no Estado do Rio Grande do Sul”, complementou.
O ministro explicou que a Fraport, concessionária alemã que cuida do Salgado Filho, trabalha para liberar 1,7 mil metros da pista de pouso e decolagens até outubro.
Na segunda etapa, a empresa fará reparos nos outros quase 2 mil metros restantes. A expectativa é de que a operação com capacidade total ocorra antes do final do ano.
Custos
Nas primeiras conversas com o governo federal, a Fraport havia pedido um valor para reequilíbrio de contrato na ordem de R$ 700 milhões.
Tanto o ministério quanto a empresa já avaliam que, neste momento, apesar de não existir um número preciso, o valor é menor.
Parte desse montante será ressarcido pelos seguros que a Fraport possui no local, e alguns dos equipamentos que a princípio eram julgados como inutilizados no Salgado Filho puderam ser recuperados.
Ainda assim, não se sabe se o governo federal terá que arcar com parte da reconstrução após a enchente.
Transporte
Sogal anuncia programação especial do transporte coletivo neste fim de ano

A Sogal divulgou o funcionamento do transporte coletivo durante o período de final de ano, com programação especial. A operação prevê adequações nos horários das linhas, conforme a demanda registrada neste intervalo.
De acordo com a empresa, alguns dias terão operação com horários equivalentes aos de domingo, enquanto outros contarão com tabela de sábado, com reforço em determinadas linhas.
No início de janeiro, o transporte coletivo operará no dia 1º de janeiro com horários de domingo, em 2 de janeiro, com horários de sábado com reforços, no dia 3 de janeiro com horários de sábado, e em 4 de janeiro, com horários de domingo.
A Sogal também informou que, neste ano, não haverá redução de horários durante o período de verão. Os usuários podem consultar os horários completos e planejar seus trajetos por meio do site oficial da concessionária.
Transporte
Trensurb divulga horários e atendimento especial para o período de festas de fim de ano

A Trensurb informa à população os horários e intervalos de operação para o período de Natal e Ano-Novo. Nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro, os trens circularão conforme a tabela de domingos e feriados, com intervalos de 20 a 22 minutos entre as viagens.
Nos demais dias do período, incluindo 24, 26 e 31 de dezembro, bem como 2 de janeiro, o metrô funcionará normalmente, seguindo os horários regulares de cada dia. Para consultar as tabelas completas, acesse: gov.br/trensurb/pt-br/servicos/linha-metroviaria/horarios.
Atendimento do quiosque do SIM em Canoas
O quiosque do SIM – Sistema Integrado Metropolitano, localizado na Estação Canoas, terá funcionamento diferenciado durante o período de festas. No local, é possível realizar o cadastramento para a confecção do cartão de passagem antecipada e do cartão de isenção para idosos com 65 anos ou mais.
O quiosque, que normalmente atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, terá horários especiais: funcionará das 8h às 12h na véspera do Natal (24) e permanecerá fechado de 25 a 28 de dezembro. Retorna ao horário normal nos dias 29 e 30, e fecha novamente de 31 de dezembro a 4 de janeiro.
Transporte
Passe Livre em Canoas é prorrogado até fevereiro de 2026

A Prefeitura de Canoas anunciou, nesta segunda-feira, 22, a prorrogação do Passe Livre no transporte coletivo do município até 28 de fevereiro de 2026. A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 402. Anteriormente, a gratuidade estava prevista até 31 de dezembro deste ano.
Segundo o prefeito Airton Souza, a decisão considera o transporte público como um serviço essencial.
“Decidimos ampliar o período do Passe Livre. A gratuidade na passagem trouxe mais mobilidade urbana e auxilia na retomada econômica e social dos canoenses após a enchente de 2024”, afirmou.
Implantado em 2024, o programa já contabiliza mais de 14,5 milhões de passageiros transportados entre janeiro e novembro de 2025. Somente no mês de novembro, cerca de 1,5 milhão de usuários utilizaram o sistema de transporte coletivo de forma gratuita. Canoas é atualmente a maior cidade do Brasil, em número de habitantes, a oferecer transporte público gratuito.
O secretário de Mobilidade Urbana, Thiago Moyses, destacou a importância da continuidade da política pública.
“A tarifa zero garante o acesso a outros direitos da população, como saúde, educação e trabalho, além de movimentar o comércio. Sem a gratuidade, o custo seria alto para o usuário. Ao economizar na passagem, sobra recurso para outras despesas no fim do mês”, declarou.

Economia1 semana atrásCanoas lidera em primeiro lugar o ranking do IPM 2026 e terá o maior repasse de ICMS do Estado
Oportunidade2 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro

Geral1 semana atrásGoverno do Estado divulga lista definitiva da 2ª edição do Programa Partiu Futuro Reconstrução

Geral1 semana atrásPrimeiro bebê de 2026 em Canoas nasce em casa e recebe atendimento no HU

Serviços1 semana atrásGoverno federal divulga calendário oficial de feriados e pontos facultativos de 2026

Economia1 semana atrásÚltimas horas: apostas da Mega da Virada terminam às 20h desta quarta-feira, 31
Geral5 dias atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Política7 dias atrásCâmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas


























































