Conecte-se conosco

header-top






 

03/07/2024
 

Geral

Mais um supermercado é interditado em Canoas, desta vez no bairro Mathias Velho

Redação

Publicado

em

Mais um supermercado é interditado em Canoas, desta vez no bairro Mathias Velho - Foto Fran Beck

Mais um supermercado foi interditado no município de Canoas pela venda de produtos vencidos e outros danificados após ficarem submersos na enchente histórica de maio.

A operação, realizada na manhã de quinta-feira, 27, foi desencadeada pelo Procon Canoas, Vigilância Sanitária do Município e contou com suporte da Guarda Municipal (GM).

Situado na rua Florianópolis, no bairro Mathias Velho, uma das regiões mais afetadas pela inundação das águas no mês anterior, o estabelecimento retomou as atividades recentemente.

Os fiscais identificaram latas enferrujadas, itens com rotulagem desgastada e embalagens danificadas, resultantes da tentativa de limpeza dos produtos por parte do comerciante.

“O Procon está recebendo várias denúncias de estabelecimentos que estão comercializando produtos que ficaram submersos em razão das enchentes que atingiram nossa cidade. Realizamos essa ação conjunta com a Vigilância Sanitária e, devido as más condições, o local foi interditado até que cumpram as exigências impostas para adequação”, destaca a diretora do Procon Canoas, Taís Marques.

Na última segunda-feira, 24, no bairro Harmonia, um outro supermercado já havia sido interditado por apresentar as mesmas irregularidades.

Relatos da ação

Segundo informações da Prefeitura, além dos indícios que diversas mercadorias haviam sido lavadas, os fiscais também encontraram condições insalubres, como prateleiras enferrujadas e itens de limpeza abertos e usados, inclusive com veneno para rato acondicionado próximo de produtos alimentícios, como embalagens de leite.

Na vistoria ainda foram encontradas latas enferrujadas de espuma expansiva com aplicador danificado e vencido há mais um ano.

Os fiscais do Procon lavraram um auto de infração e o estabelecimento foi interditado pela Vigilância Sanitária. O local permanece de portas fechadas até que os proprietários se desfaçam dos produtos sem condições de venda e efetuem todos os ajustes necessários para o funcionamento do local.

O responsável legal precisa acionar a Vigilância para apresentar as providências e comprovar as condições adequadas para atender o público.

“O proprietário agora precisa entrar em contato com o Procon e Vigilância informando que se adequou, para depois realizamos uma nova vistoria, com a possibilidade de desinterdição. Como houve infrações constatadas, é expedido um auto de infração que resulta também na abertura de processo administrativo sanitário”, explicou o fiscal da Vigilância Sanitária de Canoas, Eduardo Selbach.

Denuncie!

Denúncias de comercialização de produtos alimentícios atingidos pelas águas da enchente, vencidos ou em condições insalubres poderão ser realizadas à fiscalização do Procon através do WhatsApp (51) 9 9149-0991.

*A nota não divulgou o nome do estabelecimento à nossa reportagem.

Policial

Mulher é presa por tráfico e adolescente sem CNH apreendido pela Guarda Municipal

Redação

Publicado

em

Mulher presa por tráfico e adolescente sem CNH apreendido pela Guarda Municipal

No domingo, 30, por volta das 20h, a Guarda Municipal prendeu uma mulher de 20 anos por tráfico de drogas. Ela foi flagrada com 26 buchas de cocaína enquanto estava na carona de uma motocicleta Honda Titan verde. O veículo era conduzido por um adolescente de 16 anos sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Infração de trânsito leva à abordagem

A dupla chamou a atenção ao cometer uma infração de trânsito conhecida como “corta giro”. O condutor desobedeceu a ordem de parada e jogou a motocicleta contra a equipe da Guarda Municipal. Um dos agentes conseguiu imobilizar o adolescente.

Dentro da bolsa da suspeita, foram encontrados mais de R$ 900, um celular, um powerbank, um isqueiro e uma sacola plástica com 26 buchas de cocaína.

Detalhes da ocorrência

A ocorrência aconteceu na Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga, no bairro Fátima. O flagrante foi precedido por outra ação, onde agentes abordaram uma motocicleta Titan azul com placa adulterada. Os Fiscais de Trânsito apoiaram o registro da ocorrência.

Encaminhamento à delegacia

A Guarda Municipal levou a dupla à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). A mulher foi autuada por tráfico de drogas, e o adolescente, por associação ao tráfico.

Continuar a ler

Meio Ambiente

Projeto Canoas Recicla com a Gente retoma nessa quinta-feira, 4

Redação

Publicado

em

Projeto Canoas Recicla com a Gente retoma nessa quinta-feira, 4

Nesta quinta-feira, 4, a partir das 8h30, as cooperativas de reciclagem, com apoio da Prefeitura, realizará mais uma edição do “Projeto Canoas Recicla com a Gente” no Calçadão. A iniciativa, interrompida pelas cheias no município, visa promover a educação ambiental e conscientizar a população sobre a importância da separação de resíduos recicláveis e eletroeletrônicos.

Atividades e esclarecimentos

Durante a manhã, moradores poderão tirar dúvidas sobre os serviços prestados na cidade. As equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente estarão presentes para orientar sobre a separação de resíduos.

Importância do projeto

Daiana Schwengber, representante do projeto, destaca a importância do retorno do “Canoas Recicla com a Gente” após as cheias.

“A meta é incentivar a população a tomar iniciativas que evitem novas inundações. Estaremos no Calçadão todas as quintas-feiras de julho para retomar gradualmente esse trabalho”, afirma.

Sobre o Canoas Recicla com a Gente

O projeto visa sensibilizar a população sobre a separação e o descarte correto dos resíduos sólidos urbanos. Cada cooperativa designou educadores ambientais para participar. Eles recebem formação socioambiental e realizam palestras, eventos, visitas em escolas, condomínios e empresas, além de pesquisas. As cooperativas participantes são: Renascer, Cooarlas, Mãos Dadas, Mato Grande Canoense, Coopcamate, Coopermag, Coopertec e Coopersol.

 

Foto: Acervo/ Prefeitura Municipal de Canoas

Continuar a ler

Geral

Abastecimento de água deve ser normalizado no início da noite em cinco bairros de Canoas

Redação

Publicado

em

Abastecimento de água deve ser normalizado no início da noite em cinco bairros de Canoas

Problemas eletromecânicos na Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Niterói, causam interrupção de abastecimento e oscilação na pressão da rede no Centro e nos bairros Igara, Marechal Rondon, Nossa Senhora das Graças e São José, em Canoas.

Segundo a Corsan, empresa responsável pelo abastecimento, equipes trabalham nesta segunda-feira, 1º, para reestabelecer o serviço, que tem previsão de  normalização No início da noite de hoje.

Informações

Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

 

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm