Clima
Nível dos rios em Canoas está sendo monitorado por radares meteorológicos

O nível das águas dos rios em Canoas é monitorado pelo Escritório de Resiliência Climática (Eclima), por meio da Defesa Civil.
O lago Guaíba, que serve de parâmetro para Canoas, estava com 3,12 metros, às 11h desta quarta-feira, 19. A cota de inundação para as áreas ribeirinhas da cidade é de 3 metros.
Monitoramento dos rios
Os agentes da Defesa Civil vêm fazendo rondas na Praia do Paquetá e acompanham a situação das águas em conjunto com a população ribeirinha. Os moradores do local, em sua maioria com embarcações próprias, estão cientes da realidade e não manifestaram interesse em sair das residências.
A bacia do Rio do Sinos, que desemboca na região da Praia do Paquetá, apresentava 4,49 metros em São Leopoldo às 11h de hoje — ainda um pouco abaixo da cota de inundação de 4,52 metros.
O Rio Gravataí, que cruza a região do bairro Niterói, estava com 4,18 metros – ante a marca de 4,75 metros para começar a deixar o leito.
Condições climáticas
Conforme o Eclima, os prognósticos dos institutos de meteorologia apontam que o período mais crítico, em relação à chuva, ocorreu na madrugada de quarta-feira, como projetado.
Segundo as projeções, nas primeiras horas da tarde, ocorre uma melhora nas condições, mas o tempo não firma em Canoas.
Com a atmosfera instável, eventualmente, chove forte e de modo passageiro. Os acumulados do período da tarde para a noite serão menores que os da madrugada anterior.
Os sistemas e os radares meteorológicos continuam sendo monitorados pelo Eclima e, em qualquer possibilidade de chuva forte, a população será alertada pelos canais oficiais da Prefeitura.
Clima
Inmet emite alerta vermelho de calor para o Sul do Brasil até 6 de fevereiro
Clima
Defesa Civil emite alerta para chuva intensa, vento forte e granizo na Região Metropolitana e Costa Doce

A Defesa Civil emitiu um alerta para instabilidades climáticas que atuam na região da Costa Doce e na Região Metropolitana de Porto Alegre. A previsão indica chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.
De acordo com o órgão, o risco é considerado alto para alagamentos e destelhamentos. O aviso é válido até as 14h desta quinta-feira, 29.
A orientação é para que a população evite áreas de risco e redobre os cuidados durante o período de instabilidade. Em caso de emergência, os telefones 190 e 193 devem ser acionados.
A Defesa Civil também reforça a importância de buscar informações junto ao órgão municipal e conhecer os Planos de Contingência de cada cidade, que indicam os principais riscos e como agir em situações de desastre.
Clima
Defesa Civil emite novo alerta para ciclone extratropical com atuação no interior do RS

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para o aprofundamento de uma área de baixa pressão que deve dar origem a um ciclone extratropical no Uruguai, com reflexos diretos no Rio Grande do Sul. O fenômeno deve favorecer a ocorrência de tempestades entre sexta-feira, 9, e sábado, 10.
De acordo com a Defesa Civil, na sexta-feira, 9, especialmente durante a tarde, há previsão de temporais severos em praticamente todo o Estado. As instabilidades podem provocar chuva forte em curto período de tempo, rajadas de vento intensas e queda de granizo de forma isolada. O risco é maior nas regiões Centro e Oeste, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em até 6 horas e os ventos podem superar 90 km/h. Os volumes diários de precipitação devem variar entre 15 e 60 milímetros, com pontos que podem alcançar até 120 milímetros.
No sábado, 10, a previsão indica a ocorrência de temporais isolados em quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção do Extremo Oeste. A chuva pode ser localmente intensa, acompanhada de rajadas de vento fortes. Os acumulados previstos ficam entre 15 e 60 milímetros por dia, podendo chegar a 90 milímetros em áreas pontuais.
Para o domingo, 12, a tendência é de que os temporais isolados se concentrem apenas nas regiões Norte e Nordeste do Estado. Nas demais áreas, a previsão é de chuva fraca a moderada, com tempo mais estável no Oeste. Os acumulados devem permanecer abaixo de 50 milímetros ao longo do dia.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos oficiais e adotar medidas de prevenção diante do risco de eventos meteorológicos severos.

Religião1 semana atrásCelebrações religiosas marcam o dia 2 de fevereiro em Porto Alegre e Canoas; confira programação

Educação4 dias atrásVolta às aulas da Rede Municipal em Canoas tem nova data definida

Serviços1 semana atrásConfira quais serviços funcionarão no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes em Canoas

Meio Ambiente1 semana atrásGuarda Municipal flagra descarte irregular de lixo em área de preservação no bairro Mato Grande, em Canoas

Policial1 semana atrásMulher é assassinada a tiros pelo companheiro em Novo Barreiro; RS registra o 11º feminicídio de 2026

Saúde1 dia atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Saúde3 dias atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS

Cultura2 dias atrásSemana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12
























































