Esporte
CBF consulta equipes e acata pedido de suspender duas rodadas do Brasileirão por causa das enchentes no RS
Em solidariedade ao Rio Grande do Sul, que está em estado de calamidade pública em virtude das chuvas e enchentes das duas últimas semanas, que alagaram os estádios dos clubes gaúchos, a CBF decidiu suspender as rodadas 7 e 8 do Campeonato Brasileiro.
A nona rodada da competição está prevista para o dia 1º de junho. Das 20 equipes do campenato, os clubes que apoiaram o adiamento das partidas foram Atlético-GO, Atlético-MG, Athletico-PR, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Bahia, Juventude, Vitória, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Botafogo, Internacional e Vasco. Já o Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Red Bull Bragantino não se manifestaram a favor da paralisação.
Anteriormente, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) já havia encaminhado uma solicitação e adiamento dos jogos, endossando o pedido de seus clubes filiados.
“Esporte e sociedade caminham juntos”
“Nos últimos dias, o Brasil foi severamente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, consequentemente, o futebol praticado no Brasil. Nesse sentido, não se pode esquecer que o esporte e a sociedade caminham juntos, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira”, diz o comunicado da CBF.
Copa do Brasil
A Copa do Brasil, que também é organizada pela CBF e que tem jogos na semana que vem, segue sendo disputada normalmente, com exceção das partidas envolvendo os times gaúchos do Grêmio, Internacional, Juventude e Ypiranga-RS.
Libertadores e Sul-Americana
Já a Conmebol reagendou as partidas em que os times do Rio Grande do Sul jogariam. A entidade organiza a Libertadores da América e a Copa Sul-Americana. Então, ospróximos duelos ficaram assim: os jogos do Grêmio pela Libertadores (contra Huachipato e Estudiantes) e do Internacional (contra Real Tomayapo e Delfin) pela Copa Sul-Americana ficaram para os dias 4 e 8 de junho.
Grêmio
O Grêmio vai passar a mandar suas partidas no Couto Pereira, e os treinos da equipe serão realizados até o dia 26 no CT do Corinthians, em São Paulo.
Inter
A equipe fará um treino aberto nesta sexta-feira, 17, para sócios, visando arrecadar doações aos atingidos pela tragédia no estado. O treinamento será realizado no complexo esportivo da PUC-RS, como tem ocorrido desde que o Colorado voltou a realizar atividades na última terça-feira, 14.
O Inter vai permitir a entrada de 1.300 torcedores, que têm que se inscrever no portal Mundo Colorado e doar, ao menos, 1kg de alimento não perecível.
Esporte
Prazo para inscrições de projetos no Pró-Esporte RS entra na reta final
Estão na reta final as inscrições de novos projetos para o Programa Pró-Esporte RS, da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), administrado pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL). São duas janelas de inscrições anuais: a primeira fica aberta em janeiro e a segunda em julho de 2025. Nesta primeira etapa, o prazo para inscrição é até ao meio-dia desta sexta-feira, 31.
Durante a gestão do governador Eduardo Leite, o Pró-Esporte recebeu mais investimento anual, de R$ 25 milhões para R$ 35 milhões, e executou, pela primeira vez em sua história, 100% do valor destinado.
O programa passou por um processo de democratização, saindo de 14 para mais de 60 modalidades esportivas atendidas. Os projetos inscritos aumentaram de 132 para mais de 2,4 mil e os contemplados foram ampliados de 83 para mais de 700, fortalecendo, assim, a capilaridade e o impacto social da iniciativa.
O programa
O Pró-Esporte é um programa de incentivo ao esporte no Rio Grande do Sul para o financiamento de projetos esportivos e paradesportivos. O financiamento é indireto, pelo patrocínio de empresas que compensam o valor com o ICMS a recolher.
São dez linhas de financiamento para diferentes tipos de projetos. O proponente pode ser Pessoa Física e Jurídica (com ou sem fins lucrativos) ou prefeitura. Todos os projetos inscritos passam pela Câmara Técnica do Pró-Esporte RS, que é um colegiado responsável pelo julgamento do mérito dos projetos esportivos regidos por seu Regimento Interno.
Mais informações podem ser consultadas no site proesporte.rs.gov.br. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail proesporte@esporte.rs.gov.br ou pelos telefones (51) 3215-9405 e (51) 3215-9446.
Esporte
Confirmado Campeonato Brasileiro Regional de Judô em Canoas em março
A Confederação Brasileira de Judô confirmou a realização do Campeonato Brasileiro Regional V em Canoas. A competição acontecerá entre 28 e 30 de março no ginásio da Universidade La Salle e terá atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
De acordo com o presidente da Federação Gaúcha de Judô (FGJ), Luiz Bayard, o campeonato deverá reunir mais de mil atletas dos quatro estados. Bayard lembra que a realização da competição em Canoas será vantajosa para os atletas do Rio Grande do Sul, porque eles poderão evitar deslocamentos mais longos para outros estados.
Segundo a FGJ, a seleção gaúcha que competirá no evento será formada em duas competições que deverão ocorrer no mês de fevereiro.
Confirmação comemorada
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, comemorou a confirmação de Canoas como sede do campeonato e afirmou que o evento gerará frutos para além do torneio.
“Hoje esta competição será em Canoas através da nossa intermediação com o La Salle. Acredito que será uma motivação para nossas crianças participarem dos projetos esportivos da nossa secretaria”, disse Luciano de Oliveira. Além disso, o evento terá um efeito positivo em outras áreas.
“Essa competição é de grande porte e vai movimentar tanto o esporte de Canoas como o comércio local, restaurantes, rede hoteleira. Vai fomentar a economia da nossa cidade.”
Além do Campeonato Brasileiro Regional V, em março, Canoas poderá receber outra grande competição da modalidade ainda em 2025.
Em reunião com a prefeitura de Canoas no último dia 16, representantes da CBJ e da FGJ anunciaram planos para realizar o Campeonato Brasileiro Sub-21 de judô no município. A competição dever ocorrer nos dias 1.º e 2 de setembro.
Esporte
Canoas será sede de etapa regional do Campeonato Brasileiro de Judô
O prefeito em exercício de Canoas, Rodrigo Busato, recebeu na tarde desta quinta-feira uma comitiva da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e da Federação Gaúcha de Judô (FGJ).
O grupo veio apresentar à administração municipal planos para a realização de uma etapa regional do Campeonato Brasileiro de Judô e do Campeonato Brasileiro Sub-21 da modalidade em Canoas em 2025.
De acordo com o presidente da FGJ, Luiz Bayard, a etapa regional do campeonato será realizada nos dias 28, 29 e 30 de março. A competição terá a participação de atletas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Já o campeonato sub-21 está programado para os dias 1.º e 2 de setembro.
Rodrigo Busato ficou animado com a realização dos campeonatos em Canoas. “A gente tem esse olhar para o esporte.” Busato também destacou os bons frutos que grandes eventos geram para a economia da cidade. “É algo que promove a cidade, é bom para todo mundo. Que seja o primeiro de vários!”
O gerente de Alto Rendimento da CBJ, Marcelo Theotonio ressaltou que políticas públicas voltadas para o esporte têm um grande peso no surgimento e no sucesso de atletas.
“A gente acredita que essa aproximação das instituições do esporte com o poder público é muito importante”, disse Theotonio. “Tudo isso é importante para a engrenagem funcionar. Cada peça é fundamental para construir essa história.”
O secretário geral de Governo de Canoas, Rossano Gonçalves, disse que competições esportivas mobilizam não só os atletas participantes, mas também a comunidade, e geram bons resultados para a economia. “A prefeitura sempre quer ser parceira desse tipo de evento”, afirmou Gonçalves.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, afirmou que os campeonatos ajudarão a fomentar o esporte canoense “Um evento assim é muito importante para nós. Canoas quer voltar a ser a cidade do esporte!”
- Emprego1 semana atrás
Banco de Oportunidades de Canoas tem 354 vagas de emprego
- Policial1 semana atrás
Carro de vereador Alexandre Gonçalves é baleado em Canoas
- Habitação1 semana atrás
Prefeitura de Canoas prepara terrenos para 51 moradias para vítimas das enchentes
- Serviços1 semana atrás
Prefeito Airton Souza pede providências urgentes e reparos à Corsan
- Cultura5 dias atrás
Raça Negra apresenta turnê comemorativa aos 40 anos de carreira no Clube Tradição, em Canoas
- Emprego1 semana atrás
Mega Feira de Oportunidades em Canoas terá uma oferta de 1.450 vagas em 23 empresas
- Política5 dias atrás
DJ Cabeção pede exoneração do cargo de secretário da Defesa Civil de Canoas
- Esporte1 semana atrás
Confirmado Campeonato Brasileiro Regional de Judô em Canoas em março