Clima
Canoas pode ter mais do que o dobro de chuva prevista para maio na primeira semana do mês

As previsões para o clima em Canoas até o dia 5 de maio apontam para a possibilidade de um intenso volume de chuvas. Segundo artigo da meteorologista Estael Sias no portal MetSul, ao serem considerados diferente modelos de previsão, estima-se que ocorram de 75 a 250 milímetros de precipitação entre o final de abril e os primeiros dias do próximo mês.
O município costuma ter média de 95 milímetros de chuva em maio, o que aponta para valores que podem passar de duas vezes o esperado para esta época do ano em apenas alguns dias.
Essa quantidade, entretanto, não virá em apenas um dia, mas na soma das instabilidades previstas para a região ao longo deste final de semana e até domingo da próxima semana. Até lá, a instabilidade deve continuar, em maior ou menor intensidade. Também há a possibilidade de temporais e até queda de granizo em dias de acúmulo mais intenso.
O artigo da MetSul ainda aponta para riscos geológicos, como deslizamentos de terra, em diversas regiões do Estado, e a possibilidade de que rodovias estaduais e federais sejam afetadas.
O cenário apresentado é avaliado pelo instituto de meteorologia como semelhante ao do segundo semestre de 2023, quando enchentes atingiram diferentes partes do RS.
Tudo isso ocorre por conta da presença do fenômeno El Niño, mesmo que em menor intensidade do que no ano passado. Somam-se a isso uma área de instabilidade surgida na Bolívia que avançou pelo Norte da Argentina e está chegando ao Sul do Brasil.
Clima
Inmet emite alerta de tempestade para regiões do RS com risco de granizo e ventos de até 60 km/h

A previsão do tempo para esta quarta-feira, 21, indica mudança nas condições climáticas em parte do Rio Grande do Sul, com possibilidade de temporais, rajadas de vento e queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, para as regiões das Missões, Noroeste e áreas do Norte e da Fronteira Oeste.
O aviso é válido das 15h às 23h59min e prevê chuva de até 50 milímetros, ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo.
Nas demais regiões do Estado, o sol deve aparecer entre nuvens. Durante a tarde, as temperaturas máximas podem chegar a 24°C, como em Barra do Quaraí, na Fronteira Oeste.
Na quinta-feira, 22, será marcada por temperaturas baixas, com mínimas entre 7°C e 8°C em municípios como São José dos Ausentes e Cambará do Sul, na Serra, além de São José do Erval, no Vale do Taquari, e Fontoura Xavier, na região Norte. As informações são da Climatempo.
Chuva avança pelo Estado nos próximos dias
Na quinta-feira, 22, a instabilidade deve avançar pelas regiões Oeste, Missões, Noroeste, Norte e Centro. Há possibilidade de temporais isolados e granizo, principalmente durante a tarde e a noite.
Na sexta-feira, 23, a chuva deve atingir mais regiões, incluindo a Serra e a Região Metropolitana. Os maiores volumes são esperados no Noroeste, onde os acumulados podem ultrapassar 70 milímetros.
Temperaturas previstas para esta quarta-feira (21)
Confira as mínimas e máximas previstas para algumas cidades gaúchas:
- Região Metropolitana: Porto Alegre terá mínima de 12°C e máxima de 23°C.
- Serra: Caxias do Sul terá temperaturas entre 9°C e 22°C.
- Campanha: Bagé terá mínima de 10°C e máxima de 21°C.
- Fronteira Oeste: Uruguaiana terá temperaturas entre 15°C e 21°C.
- Sul: Pelotas terá mínima de 12°C e máxima de 19°C.
- Litoral Norte: Capão da Canoa terá temperaturas entre 15°C e 20°C.
- Região Central: Santa Maria terá mínima de 12°C e máxima de 21°C.
- Norte: Passo Fundo terá temperaturas entre 13°C e 22°C.
- Noroeste: Santa Rosa terá mínima de 16°C e máxima de 20°C.
Clima
Temporais avançam pelo RS nesta quarta-feira, 7, com risco de granizo e ventos de 100 km/h

Apesar do tempo firme no início desta quarta-feira, 7, em grande parte do Rio Grande do Sul, a previsão indica retorno da chuva e possibilidade de temporais ao longo da tarde. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, de perigo, válido das 12h às 23h59.
A instabilidade deve avançar pelo Estado em uma faixa que se estende de Quaraí, na Fronteira Oeste, até Frederico Westphalen, no Norte, atingindo também áreas das Missões e do Noroeste. Há possibilidade de chuva mais intensa nas regiões Centro, Campanha e Sul.
O alerta prevê acumulados entre 30 e 100 milímetros, rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Na Região Metropolitana, Serra e em parte do Litoral Norte e do Norte, o Inmet mantém alerta amarelo, de perigo potencial, com início às 18h e validade até as 23h59. Nessas áreas, os volumes de chuva podem variar entre 20 e 50 milímetros, com ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo.
A previsão também indica instabilidade nos próximos dias. Conforme a Climatempo, a quinta-feira, 8, deve ter temporais, rajadas superiores a 90 km/h e acumulados que podem chegar a 100 milímetros em pontos das Missões. A condição deve continuar na sexta-feira, 9.
Rios permanecem acima da cota de inundação
Além dos impactos provocados pelas tempestades, a Defesa Civil mantém o monitoramento dos níveis dos rios. Cinco pontos de acompanhamento permanecem acima da cota de inundação no Estado.
No Rio Uruguai, o nível chegou a 9,99 metros em São Borja, quase um metro acima da cota de inundação. Em Itaqui, o rio está em 9,08 metros, enquanto a cota é de 8,30 metros. Em Uruguaiana, o nível registrado é de 9,03 metros, acima da cota de 8,50 metros.
No Rio Ibirapuitã, em Alegrete, o nível é de 10,14 metros, diante de uma cota de inundação de 9,70 metros. Já o Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul, está em 10,02 metros, acima da cota de 9 metros.
Com a previsão de novas chuvas, os níveis dos rios seguem sendo monitorados.
Clima
Temporal deixa mais de 54 mil pessoas afetadas e danifica 8 mil casas no RS

O Rio Grande do Sul registrou 146 ocorrências relacionadas às condições meteorológicas adversas desde sexta-feira, 25. Segundo o balanço da Defesa Civil, atualizado até as 17h desta terça-feira, 29, o episódio atingiu 128 municípios e deixou 54.065 pessoas afetadas.
Quatro pessoas ficaram feridas: duas em Pontão, uma em Alegrete e uma em Capão do Cipó. Até o momento, não há registro de mortes ou desaparecidos relacionados ao evento.
Entre as ocorrências estão chuvas intensas, queda de granizo, vendavais, inundações, alagamentos, deslizamentos e corridas de massa, que envolvem o deslocamento de solo e lama.
Ao todo, 6.298 pessoas precisaram deixar suas casas. O levantamento aponta ainda 8.181 residências danificadas. Também foram registrados 171 imóveis destelhados e 46 casas atingidas por alagamentos. Não há registro de casas totalmente destruídas.
Além das residências, os temporais provocaram danos em 38 estabelecimentos de ensino, oito unidades de saúde, 27 prédios públicos e outros 93 estabelecimentos.
Os dados são preliminares e podem mudar à medida que os municípios encaminham novas informações à Defesa Civil. O órgão estadual informou que está auxiliando as cidades mais afetadas com o envio de materiais, como lonas e telhas.
Santiago concentra maior número de pessoas afetadas
Entre os municípios com maior número de pessoas afetadas estão Santiago, Capão do Cipó, Santo Antônio das Missões, Alegrete, Almirante Tamandaré do Sul, Santana do Livramento, Santa Margarida do Sul, Itaara, São Luiz Gonzaga e Casca.
Santiago registra o maior número de pessoas afetadas. Segundo o levantamento, mais de 26 mil moradores foram atingidos pela queda de granizo. O município contabiliza 13 pessoas desabrigadas e cerca de 6 mil desalojadas.
Na cidade, 5 mil residências foram danificadas. Também foram registrados danos em uma unidade de saúde e 20 escolas.
Capão do Cipó aparece entre os municípios mais atingidos tanto em número de pessoas afetadas quanto em danos materiais. Mais de 3 mil pessoas foram atingidas, incluindo uma pessoa ferida. O município registra ainda 12 desabrigados e 120 desalojados.
Na cidade, 500 casas foram danificadas. Também houve danos em duas unidades de saúde, duas escolas, seis estabelecimentos públicos e três estruturas de infraestrutura pública.
Municípios com mais danos materiais
Considerando o número de danos materiais registrados, os municípios que aparecem no levantamento são Santiago, Capão do Cipó, Santana do Livramento, Alegrete, São Luiz Gonzaga, Erval Grande, Santo Antônio das Missões, Catuípe, Benjamin Constant do Sul e Pejuçara.
A relação de pessoas afetadas e de danos materiais é atualizada conforme os municípios enviam novos registros às autoridades estaduais.
Informações sobre abrigos e pessoas acolhidas são reunidas em um painel administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Transporte6 dias atrásTrensurb interrompe circulação em 12 estações entre Canoas e Novo Hamburgo no domingo, 18

Dia das Crianças1 semana atrás36ª Expoaer reúne cerca de 55 mil pessoas e celebra o Dia das Crianças em Canoas

Fiscalização2 dias atrásProcon fiscaliza unidade da RGE em Canoas após denúncia sobre atendimento prioritário

Política1 semana atrásEduardo Leite e Zucco iniciam transição de governo no RS com instalação de escritório

Habitação6 dias atrásBOLD Incorporadora projeta R$ 1 bilhão em novos empreendimentos e prevê quatro projetos em Canoas

Segurança Pública6 dias atrásGuarda Municipal e Brigada Militar realizam operação conjunta em bairros de Canoas

Feira do Livro 20266 dias atrás41ª Feira do Livro de Canoas começa neste sábado com programação gratuita na Praça da Bandeira

Serviços6 dias atrásNova Santa Rita inaugura primeiro Procon Municipal na próxima segunda-feira, 19





























































