Conecte-se conosco

header-top







 

21/12/2025
 

Clima

Final de semana terá sol e ampla variação térmica em Canoas

Redação

Publicado

em

Canoas terá tempo firme e temperaturas próximas de 30°C

Uma massa de ar seco e frio predomina sobre a região desde a quarta-feira, 17. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas, as últimas duas manhãs começaram com temperaturas mais baixas, o que deve persistir neste sábado, 20.

O final de semana será de tempo seco na cidade com sol e aumento da temperatura. Ainda nos dois dias, uma ampla variação térmica será registrada.

Conforme a MetSul Meteorologia, as últimas madrugadas estão com marcas amenas ou até frias em diversas regiões, com mínimas perto dos 10ºC. No domingo, 21, no entanto, a máxima pode chegar na faixa dos 30ºC.

“A massa de ar frio não é de forte intensidade, porém é seca. Por isso, o frio se limita às horas da noite enquanto durante o dia aquece rapidamente. As tardes serão bastante agradáveis com maior aquecimento previsto a partir do fim de semana, especialmente no domingo”, explica a meteorologista da MetSul, Estael Sias.

O tempo muda na segunda-feira, 22, com aumento de nuvens e a possibilidade de chuva da tarde para a noite. A temperatura terá menor variação.

Previsão do tempo

  • Sábado, 20: O dia será de sol com ampla variação de temperatura ao longo do dia. A manhã começa com marcas amenas e baixas na cidade. Mínima de 12°C e máxima de 28°C.
  • Domingo, 21: O tempo terá novamente o predomínio do sol e a temperatura se eleva um pouco mais em comparação com o dia anterior. Mínima de 13°C e máxima de 29°C.
  • Segunda-feira, 22: O sol aparece entre nuvens, que aumentam ao longo dia e podem provocar chuva no decorrer da tarde para a noite. Não estão descartadas pancadas moderadas a fortes. Mínima de 15°C e máxima de 24°C.

Clima

Ciclone deve atingir o Rio Grande do Sul nas próximas horas, alerta a Defesa Civil

Redação

Publicado

em

A Defesa Civil divulgou boletim meteorológico alertando para a previsão de instabilidade climática em Canoas nas próximas horas, com risco de chuva, descargas elétricas, ventos fortes e possibilidade de granizo isolado. O cenário exige atenção da população, especialmente em função do avanço de um ciclone.

Para a tarde desta segunda-feira, 8, há possibilidade de chuva rápida e localizada, provocada pelo forte calor, com temperaturas que podem chegar a 33°C. O acumulado previsto é de até 8 milímetros, com chance de descargas elétricas e ocorrência pontual de granizo. Em alguns bairros, o tempo pode mudar de forma repentina, com escurecimento do céu. Durante a noite, a tendência é de cessar a chuva.

Na madrugada de terça-feira, 9, a previsão indica chuva fraca. Ao longo da manhã e da tarde, o tempo segue instável, com acumulado estimado em cerca de 60 milímetros. Há risco de descargas elétricas, possibilidade de granizo isolado principalmente no período da tarde e rajadas de vento que podem variar entre 80 e 85 km/h.
Para a quarta-feira, 10, o tempo apresenta maior estabilidade e não há risco de granizo. No entanto, ainda estão previstos cerca de 20 milímetros de chuva. O vento passa a soprar de sudoeste, com rajadas que podem atingir até 100 km/h, em razão do ciclone já posicionado no oceano.

A Defesa Civil informa que o monitoramento das condições climáticas é contínuo, funcionando 24 horas por dia. Qualquer alteração significativa no cenário meteorológico será comunicada imediatamente por meio dos canais oficiais.

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil do RS realiza pesquisa de Percepção de Riscos de Desastres; veja como votar

Redação

Publicado

em

Defesa Civil do RS realiza pesquisa de Percepção de Riscos de Desastres; veja como votar

pesquisa Percepção de Riscos de Desastres Pela População Gaúcha tem como objetivo aprimorar a comunicação de protocolos de segurança e atuação em caso de desastres no estado.

O instrumento, desenvolvido pelo Departamento de Gestão de Riscos da Defesa Civil estadual, busca traçar um cenário sobre como a população percebe os riscos e quais protocolos de comunicação são mais eficazes. 

VOTE AQUI

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil estadual alerta para previsão de tempestades e de chuvas intensas em parte do RS a partir da tarde de domingo, 5

Redação

Publicado

em

Defesa Civil estadual alerta para previsão de tempestades e de chuvas intensas em parte do RS a partir da tarde de domingo, 5

Entre a tarde e a noite do domingo, 5, o deslocamento de uma frente fria deve provocar tempestades com granizo grande, rajadas de vento entre 70 km/h e 90 km/h, com potencial para ultrapassar os 100 km/h, descargas elétricas e chuva forte nas regiões Oeste, Campanha e Sul.

Os acumulados variam entre 30 mm e 80 mm por dia. Os temporais iniciam pelas áreas da Campanha, Sul e Oeste, indo em direção ao Centro, Noroeste e Missões no decorrer da noite. Na região Sul, algumas tempestades podem também ocorrer na manhã de domingo, com potencial de rajadas de vento de até 90 km/h.

Ao longo da segunda-feira, 6, o sistema segue avançando pelo Rio Grande do Sul, causando chuva pontualmente intensa, raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h associadas às instabilidades. Os acumulados variam entre 30 mm e 70 mm por dia, e pontuais de 90 mm/dia no Centro e nas Missões. A partir da tarde, o tempo começa a se estabilizar nas áreas do Sul, Campanha, Oeste e Litoral Sul, com a entrada de um sistema de alta pressão por essas regiões.

A tendência é que, na terça-feira, 7, ainda haja condição para chuva fraca e maior nebulosidade nas regiões Noroeste, Norte, Nordeste, Serra e Litoral Norte. No decorrer do dia, gradualmente o tempo firme volta a predominar em todas as regiões do Estado, devido ao avanço de um sistema de alta pressão, que deve ocasionar a queda das temperaturas. O mar fica agitado próximo à costa gaúcha.

São esperados acumulados entre 50 mm e 100 mm, e pontuais de até 120 mm nas regiões Oeste, Campanha, Centro e Sul. No restante do Estado, são previstos volumes de 10 mm a 50 mm.

A condição hidrológica atual é de níveis dentro dos padrões de normalidade em praticamente todo o Estado, com estações pontuais em atenção para inundação, sendo que as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio.

Em função dos volumes de chuvas previstos para o Estado, com precipitações moderadas a intensas, é indicada a condição de Atenção e de Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, atentando para a elevação com risco de cheia em arroios e pequenos cursos d’água. Rios maiores devem apresentar elevações pontuais, com risco de atingir cota de atenção e alerta para inundação. Além disso, podem ocorrer alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques