Esporte
Canoas lança primeira equipe feminina de futebol de cegas no RS

As atividades da primeira equipe de futebol feminino de cegas no Rio Grande do Sul começaram em Canoas neste sábado, 2. Até então, o esporte só era praticado por homens no estado. A iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer do município. O time integra o programa Atleta Cidadão do Futuro (ACF) Paradesporto.
“O primeiro movimento que a gente tem que fazer é incluir as pessoas com deficiência. É encontrá-las, nos aproximarmos, conversar e oferecer a oportunidade. E o gesto de dar esta oportunidade com técnico, com estrutura e tudo mais para as pessoas é a inclusão. Esse é o caminho, é a porta que a gente abre para elas”, destacou o titular da pasta, Jerson Cunha.
Alessandra Grillo da Silva, 32, de Nova Santa Rita, e Claudiane Dias Soares, 39 anos, de Sapucaia, compareceram ao treino inaugural no Centro Esportivo São Luís. Para Alessandra, esta é uma oportunidade de praticar o esporte que ela gosta desde pequena.
“Como eu enxergo pouco, quase nada, eu acho que tem mais acessibilidade só com gurias deficientes, com o treinador que nos entende”, comentou.
Para ela, a atividade traz qualidade de vida e a faz sentir-se mais confortável.
Bem-estar é também o que o futebol proporciona à Claudiane. “Com certeza ele faz a diferença na vida de qualquer um, mas para as pessoas com deficiência, muito mais”, salienta. Sem um time para compor, ela jogava o goalball. Quando soube, porém, da criação da equipe, ficou feliz em poder voltar a praticar a modalidade que jogava nas brincadeiras de criança e com os filhos.
Melhoria no deslocamento, no caminhar, no correr, assim como no desenvolvimento da parte cognitiva e na capacidade de conhecer os espaços são alguns benefícios que os exercícios proporcionam às paratletas, destacados pelo técnico Rafael Toniolo.
“Elas praticam outros esportes, como atletismo, musculação, mas o futebol nunca conseguiram praticar. O projeto deu a liberdade para colocarmos uma equipe feminina, então falamos com os meninos do time de futebol 5 e eles conversaram com elas, que começaram a entrar em contato, e assim a gente iniciou”, explica Rafael.
Ele também é técnico da Agafuc, equipe hexacampeã brasileira onde joga Ricardinho, eleito três vezes o melhor paratleta do mundo na modalidade.
Vagas para novas integrantes
Conforme o treinador, no total, são sete inscritas, e o time precisa de mais. As interessadas devem entrar em contato com a secretaria pelo e-mail smel@canoas.rs.gov.br ou pelo telefone (51)3236-1909. Mulheres de todas as idades podem participar. Os treinos ocorrem nas terças-feiras, das 16h às 17h, e aos sábados, das 11h às 13h.
Esporte
Canoas recebe evento esportivo sustentável para jovens aprendizes nesta sexta-feira

O Parque Capão do Corvo, em Canoas, será palco, na sexta-feira, 1º, do Eco Atleta, evento esportivo com foco em sustentabilidade e solidariedade. A atividade reunirá mais de 250 jovens do programa Partiu Futuro Reconstrução, e é promovida pela Demà Aprendiz – tecnologia social da Renapsi – em parceria com as Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e do Meio Ambiente.
Com início previsto para as 8h30min, a programação contará com jogos de vôlei, futsal, skate, kickingball, oficinas com materiais recicláveis, trilha ecológica para coleta de resíduos e atividades adaptadas para pessoas com deficiência visual. Os participantes também poderão visitar o Mini Zoo, que terá uma exposição fotográfica sobre o descarte correto de resíduos e seus impactos no meio ambiente.
Para participar das atividades esportivas, os jovens deverão doar materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro ou metal. Os itens arrecadados serão destinados a instituições sociais do município que atuam na reconstrução de Canoas após as enchentes de 2024.
Segundo a organização, o objetivo do evento é promover práticas esportivas, consciência ambiental e ações solidárias entre os jovens aprendizes.
O programa Partiu Futuro Reconstrução atende adolescentes e jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, especialmente aqueles atingidos pelas enchentes. Por meio da Demà Aprendiz, os participantes recebem capacitação teórica e prática para inserção no mercado de trabalho, atuando como aprendizes em órgãos públicos municipais e estaduais, com todos os direitos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Esporte
Copa Integração de Futsal reuniu 12 equipes nas categorias Feminino e Masculino em Canoas

Canoas sediou, no sábado, 26, e domingo, 27, a Copa Integração de Futsal. Organizado pela Federação Gaúcha de Futsal, o torneio reuniu 12 equipes nas categorias Feminino e Masculino. Ao final do torneio, um jogo festivo colocou frente a frente a Seleção Gaúcha de Masters e a Seleção Canoense de Masters.
Na categoria Feminino, a equipe campeã foi a FacSogipa, de Porto Alegre, e Imigrantes, de Bento Gonçalves, foi o time vice-campeão. No Masculino, o time vencedor foi o combinado Los Bravos / Alaf, de Triunfo e Lajeado, e os canoenses do 7 de Outubro foram os vice-campeões.
O presidente da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), Ivan Rodrigues dos Santos, aprovou a organização e o andamento do torneio em Canoas.
“Esta foi a primeira de muitas competições deste tipo que vamos fazer”, disse o presidente. “A Copa Integração de Futsal foi importante para as pessoas conhecerem cada vez mais a nossa cidade e ver que Canoas é referência em esporte e tem muito para crescer”, comentou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira.
Após o final da Copa Integração de Futsal foi realizado um jogo festivo entre a Seleção Gaúcha de Masters e a Seleção Canoense de Masters. A seleção gaúcha contou com a participação de atletas de destaque no esporte, como Jorginho, eleito melhor jogador do mundo em 1992, e Índio.
“Fiquei muito feliz com o convite”, disse Jorginho. “Foi muito legal poder mostrar um pouco da nossa história.” O selecionado canoense para a partida festiva foi formado por secretários municipais, vereadores e servidores municipais. O jogo terminou com vitória da seleção gaúcha por 2 a 0 sobre os canoenses.
Esporte
Auxílio Esportivo 2025 é concedido a atletas promissores de Canoas

Atletas e representantes de entidades esportivas participaram, na sexta-feira, 25, do ato de assinatura dos termos de compromisso dos editais do Auxílio Esportivo 2025. A atividade ocorreu no Auditório Sady Schivitz, na Rua Quinze de Janeiro, 11, e simboliza o início de mais uma etapa de incentivo ao esporte canoense. A ação foi promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.
O Auxílio Esportivo tem como objetivo oportunizar a participação de atletas em competições oficiais, nacionais e internacionais, além de apoiar entidades esportivas na realização de eventos. Por meio dos editais de chamamento público, a iniciativa viabiliza repasses de recursos financeiros para garantir a representação de Canoas em diferentes modalidades e categorias.
O prefeito Airton Souza reforçou o papel estratégico do esporte nas políticas públicas do município.
“Contemplar os atletas com este auxílio é valorizar o talento local. Através da Lei de Incentivo, conseguimos fortalecer ações e garantir o protagonismo de Canoas nas competições. Seguiremos firmes na reestruturação da cidade, com atenção especial à saúde, ao esporte e a todas as áreas que precisam de cuidado.”
A atleta de jiu-jítsu Katryni Mota, campeã da Copa Prime e 3º lugar no Campeonato Brasileiro de 2025, celebrou o apoio recebido.
“Agradeço à minha família, à equipe e ao município por me darem essa oportunidade. Realizei o sonho de ser uma atleta medalhista”, afirmou emocionada.
Também contemplada pelo auxílio, a judoca Joice Panizzi Dombrowski, campeã da Copa São Paulo, lembrou que sua trajetória teve início nas Competições Escolares Canoenses (CECA).
“Se hoje estou aqui, é porque tive uma oportunidade. O incentivo ao esporte transforma vidas e inspira sonhos.”
Representando o esporte inclusivo, o atleta Gabriel Penedo, bicampeão brasileiro e campeão da Copa São Paulo de Futsal, destacou a importância dos recursos para a Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (AGAFUG) . “Esse apoio é fundamental para a continuidade dos nossos projetos. A inclusão também precisa de investimento e visibilidade.”
O secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, ressaltou o simbolismo do momento. “
Hoje estamos entregando, de fato, recursos ao esporte canoense. Depois de um ano sem investimentos, retomamos esse compromisso, ampliando as oportunidades para os nossos atletas. Isso é resultado do trabalho conjunto da nossa equipe, do adjunto Marcinho e de todos da SMEL.”
- Economia1 semana atrás
Empresas de Canoas afetadas pela enchente podem receber linha de crédito de até R$ 20 milhões do BNDES
- Empresas & Negócios5 dias atrás
Havan inaugura megaloja em agosto em Canoas
- Geral1 semana atrás
DetranRS divulga lista dos beneficiados para a CNH Social
- Geral5 dias atrás
ATENÇÃO! Simulado de emergência mobilizará 130 voluntários no Mathias Velho no sábado, 26
- Serviços6 dias atrás
Estado lança “Identidade Fácil”, sistema pioneiro no país para agilizar emissão da nova carteira de identidade
- Esporte1 semana atrás
Projeto em Canoas oferece aulas gratuitas de boxe a jovens no contraturno escolar
- Saúde6 dias atrás
Clínica da Criança reaberta em Canoas fecha por falta de pediatras, denuncia Simers
- Esporte1 semana atrás
Taça Integração de Canoas nas modalidades masculino e feminino acontece neste final de semana