Esporte
Canoas lança primeira equipe feminina de futebol de cegas no RS

As atividades da primeira equipe de futebol feminino de cegas no Rio Grande do Sul começaram em Canoas neste sábado, 2. Até então, o esporte só era praticado por homens no estado. A iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer do município. O time integra o programa Atleta Cidadão do Futuro (ACF) Paradesporto.
“O primeiro movimento que a gente tem que fazer é incluir as pessoas com deficiência. É encontrá-las, nos aproximarmos, conversar e oferecer a oportunidade. E o gesto de dar esta oportunidade com técnico, com estrutura e tudo mais para as pessoas é a inclusão. Esse é o caminho, é a porta que a gente abre para elas”, destacou o titular da pasta, Jerson Cunha.
Alessandra Grillo da Silva, 32, de Nova Santa Rita, e Claudiane Dias Soares, 39 anos, de Sapucaia, compareceram ao treino inaugural no Centro Esportivo São Luís. Para Alessandra, esta é uma oportunidade de praticar o esporte que ela gosta desde pequena.
“Como eu enxergo pouco, quase nada, eu acho que tem mais acessibilidade só com gurias deficientes, com o treinador que nos entende”, comentou.
Para ela, a atividade traz qualidade de vida e a faz sentir-se mais confortável.
Bem-estar é também o que o futebol proporciona à Claudiane. “Com certeza ele faz a diferença na vida de qualquer um, mas para as pessoas com deficiência, muito mais”, salienta. Sem um time para compor, ela jogava o goalball. Quando soube, porém, da criação da equipe, ficou feliz em poder voltar a praticar a modalidade que jogava nas brincadeiras de criança e com os filhos.
Melhoria no deslocamento, no caminhar, no correr, assim como no desenvolvimento da parte cognitiva e na capacidade de conhecer os espaços são alguns benefícios que os exercícios proporcionam às paratletas, destacados pelo técnico Rafael Toniolo.
“Elas praticam outros esportes, como atletismo, musculação, mas o futebol nunca conseguiram praticar. O projeto deu a liberdade para colocarmos uma equipe feminina, então falamos com os meninos do time de futebol 5 e eles conversaram com elas, que começaram a entrar em contato, e assim a gente iniciou”, explica Rafael.
Ele também é técnico da Agafuc, equipe hexacampeã brasileira onde joga Ricardinho, eleito três vezes o melhor paratleta do mundo na modalidade.
Vagas para novas integrantes
Conforme o treinador, no total, são sete inscritas, e o time precisa de mais. As interessadas devem entrar em contato com a secretaria pelo e-mail smel@canoas.rs.gov.br ou pelo telefone (51)3236-1909. Mulheres de todas as idades podem participar. Os treinos ocorrem nas terças-feiras, das 16h às 17h, e aos sábados, das 11h às 13h.
Esporte
Canoas promove 1ª edição do Natal em Movimento com pedalada e arrecadação de alimentos

A primeira edição da pedalada Natal em Movimento marcou a noite de quinta-feira, 11, em Canoas, unindo esporte, solidariedade e convivência comunitária. Promovido pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), o evento atraiu mais de 150 participantes e arrecadou cerca de 200 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Lar Vicentino, instituição que atende idosos no bairro Igara.
A concentração começou às 19h, na tradicional Praça do Avião, com happy hour, música, food trucks e feirinha de empreendedores. A largada ocorreu às 20h. O percurso de 10 quilômetros, concluído em pouco mais de uma hora, percorreu ruas da região central e contou com o apoio das secretarias de Segurança Pública e de Mobilidade Urbana.
“Este é um evento que promove a integração e que incentiva o esporte e a solidariedade, além de contribuir com o comércio local. Ficamos felizes com a participação do público, que se engajou na proposta e que colaborou, doando os alimentos que, certamente, ajudarão muito os idosos do lar”, comenta a titular da SMMCI, Maria Beatris Conter Arruda.
Moradora do bairro Niterói, a dona de casa Vanessa da Silva, 44 anos, participou do evento junto do marido, Alexandre Freire, 43 e do filho Henrique, 3. Integrante de grupos de pedalada, o casal tem retomado a participação em eventos, depois de uma pausa após o nascimento do pequeno.
“Estamos voltando aos poucos e gostamos muito da proposta desta pedalada e, por isso, resolvemos participar, inclusive com o nosso filho, que está bastante animado”, conta.
O pesquisador Carlos Ricardo dos Santos Barbosa, 40, também se engajou na pedalada. Morador do bairro Rio Branco, ele destacou a importância deste tipo de evento após as enchentes de 2024.
“Eventos esportivos e culturais, que integram pessoas de diferentes bairros e que fomentam a solidariedade, colaboram muito, especialmente em um ano como este, que representa a reconstrução da nossa cidade”, opina.
Esporte
Atleta canoense Katryni Mota celebra medalha de ouro no Mundial de Jiu-Jítsu

A atleta de jiu-jítsu Katryni Mota foi recebida na tarde desta terça-feira, 9, na Prefeitura de Canoas após conquistar a medalha de ouro no 17º Campeonato Mundial Profissional de Jiu-Jítsu, realizado em Abu Dhabi, no mês de novembro. Representando a equipe Team DM, a jovem atleta destacou-se pela técnica, dedicação e potencial, levando o nome do município ao lugar mais alto do pódio mundial.
Estudante da EMEF Gonçalves Dias e atualmente cursando o 6º ano, Katryni mantém uma rotina intensa de treinos, realizados em Cachoeirinha, aliada a disciplina, preparação física e cuidados com a alimentação, fatores que, segundo ela, foram decisivos para o resultado alcançado.
A atleta ressaltou que a participação no mundial foi viabilizada por meio do Edital de Auxílio Esportivo, iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), que oferece apoio financeiro a atletas e entidades esportivas para a participação em competições oficiais, tanto no Brasil quanto no exterior. O programa busca ampliar oportunidades e incentivar o desenvolvimento esportivo no município.
Durante o encontro, Katryni destacou a importância do incentivo recebido.
“Só consegui atingir meu objetivo com foco e disciplina. Treinei muito, cuidei da alimentação e tive o apoio do Edital de Auxílio Esportivo, que tornou possível minha participação no campeonato”, afirmou.
Prefeito Airton Souza destacou:
“Incentivar nossos atletas é fundamental para impulsionar o crescimento do esporte em Canoas. A Katryni é motivo de orgulho para todos nós, e seguimos na torcida por ela e por todos os atletas da nossa cidade”.
Esporte
Inscrições para a pedalada Natal em Movimento começam nesta quarta-feira, 3, em Canoas

A Prefeitura de Canoas inicia, nesta quarta-feira, 3, às 13h, as inscrições para o “Natal em Movimento”, atividade que promove uma pedalada temática de aproximadamente 10 quilômetros pelas ruas da cidade. O evento está marcado para o dia 11 de dezembro, às 19h.
De acordo com a organização, os primeiros 200 inscritos terão direito a um kit especial, composto por gorro natalino e identificação de participante. A retirada do material ocorre previamente ao início do trajeto.
Ao final do percurso, todos os ciclistas receberão medalha de participação. A programação também prevê a presença de food trucks e feira temática, compondo a ambientação natalina ao longo da noite.
link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdvLPLz4vRzH4EZLK51ByE0RNCcCchEm_3MyV_YH3I7Nfq-XA/viewform

Oportunidade5 dias atrásBanrisul abre processo seletivo de estágio com inscrições gratuitas e salários de até R$ 2.588,72

Segurança Pública1 semana atrásPolícia Civil prende 102 foragidos em operação no RS; Canoas está entre as cidades monitoradas

Geral1 semana atrásEspetáculo leva celebração musical para comemorar o Natal com alegria e interação, em Canoas

Geral6 dias atrásDeise Nunes Lopes assume a presidência da CDL Canoas no biênio 2026/2027

Emprego1 semana atrásCaravana de Empregos será realizada na sexta-feira, 12, com vagas para o supermercado Macromix

Estado1 semana atrásGaúchos com dívidas antigas de IPVA têm até segunda-feira, 15, para quitar com desconto

Esporte1 semana atrásCanoas promove 1ª edição do Natal em Movimento com pedalada e arrecadação de alimentos
Comunidade1 semana atrásPrefeitura na Tua Casa será neste sábado, 13 de dezembro, no Loteamento Prata



























































