Conecte-se conosco

header-top







 

31/07/2025
 

Saúde

Novo boletim aponta 424 casos de dengue em Canoas

Redação

Publicado

em

Passam de 900 notificações de casos de suspeita de dengue em Canoas

Um grupo de agentes de Combate às Endemias vistoriou dezenas de residências do bairro Harmonia, nesta quarta-feira, 28. O ponto de partida foi a rua Zumbi e se estendeu para outras vias paralelas, num raio de 150 metros. Ralos no pátio, piscinas, vasos de plantas e outros recipientes são identificados como possíveis criadouros para as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

O trabalho de Pesquisa Vetorial Especial (PVE) é feito tão logo haja confirmação de algum morador infectado pela dengue.

“É uma estratégia de ação. Procuramos identificar os possíveis criadouros e outros casos de doença na localidade, além de realizar orientação em saúde e entrega de repelentes aos usuários suspeitos identificados, objetivando mitigar a transmissão do vírus no local”, explica o médico veterinário e técnico da Vigilância, Roger Halla.

A supervisora da Vigilância em Saúde, Denis Garcia Kenes, destaca que, ao contrário do que muitos pensam, a maior concentração de focos do mosquito não é encontrada em terrenos baldios, e sim nos pátios de domicílios.

“Estamos enfrentando um dos piores momentos da dengue no país. Orientamos os moradores a manterem os cuidados com possíveis recipientes que possam acumular água depois das chuvas, por exemplo”.

A diarista Carilei Lima, 52 anos, moradora do Harmonia, diz procurar adotar todos os cuidados para proteger a família contra a dengue. “O pote do cachorro, troco a água todos os dias. Tenho cuidado com os vasinhos de planta também”, afirma.

424 casos de dengue em Canoas

Desde janeiro, quando a Secretaria de Saúde (SMS) emitiu Alerta Epidemiológico para a dengue em Canoas, o trabalho é intenso e conta com ações estratégicas de combate ao mosquito transmissor. Conforme boletim semanal desta semana, há 424 casos de dengue, sendo 419 autóctones (transmitidos dentro da cidade) e cinco importados.

O bairro com a maioria dos registros segue sendo o Estância Velha, com 225 ocorrências, seguido pelo Guajuviras, com 66; o Nossa Senhora das Graças, com 30 casos, Niterói, com 23 casos, Olaria, com 16, Mathias Velho, com 15 e o Harmonia, com 14.

Após a Pesquisa Vetorial Especial, a Secretaria de Saúde realiza a aplicação de inseticida. As pulverizações são feitas visando minimizar a circulação do vírus na região.

“Tenho acompanhado semanalmente todo esse trabalho de conscientização e fiscalização feito pelos agentes de combate às endemias, assim como as pulverizações para bloqueio vetorial. Pedimos o apoio de toda a população, adotando as medidas preventivas, para vencermos essa guerra contra a dengue”, enfatiza o secretário de Saúde, Jurandir Maciel.

Prevenção

Eliminar água parada dos pratinhos e vasos de plantas, manter caixas d’água tapadas, colocar tela nos ralos de água da chuva, secar pneus e protegê-los das intempéries e limpar calhas da residência.

É necessário, também, escovar os potes (1x por semana) e trocar a água dos pets diariamente, manter piscinas limpas e com água tratada. Usar repelente para o corpo e de ambiente e telar portas e janelas das casas, fazem parte ainda das principais medidas de prevenção.

Denúncias de possíveis focos de dengue podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones: 08005101234 ou 3236-1079.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores de cabeça, muscular e atrás dos olhos, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral. Ao perceber algum desses sinais, é necessário procurar uma unidade de saúde ou UPA. É fundamental ter um diagnóstico rápido para um tratamento oportuno, a fim de evitar o agravamento da doença.

Casos de Dengue confirmados em Canoas 2024:

424 casos de dengue, sendo 419 autóctones (transmitidos dentro da cidade) e 5 importados.

Segue a distribuição dos casos por bairro:
Estância Velha: 225
Guajuviras: 66 (autóctones) + 1 (importado)
Nossa Senhora das Graças: 30 (autóctone) e 1 (importado)
Niteroi: 23
Olaria: 16
Mathias Velho: 15
Harmonia: 14
Marechal Rondon: 6 autóctones e 1 (importado)
São José: 5 autóctones+ 1 (importado)
Rio Branco: 4
Mato Grande: 4
Igara: 4
Fátima: 4
Centro: 3 autóctones e 1 (importado)

Fonte: SinanWeb Dengue e setor de epidemiologia de Canoas (Dados atualizados dia 27/02, sujeito a alterações)

Saúde

Prefeito de Canoas se reúne com Simers para buscar apoio na contratação de pediatras para o Hospital Universitário

Redação

Publicado

em

Prefeito de Canoas se reúne com Simers para buscar apoio na contratação de pediatras para o Hospital Universitário

O prefeito de Canoas, Airton Souza, e o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, reuniram-se na manhã desta terça-feira, 29, para discutir alternativas para a recomposição do corpo clínico da Clínica da Criança, instalada no Hospital Universitário (HU).

O objetivo do encontro, conforme a gestão municipal, foi buscar o apoio da entidade sindical para garantir a integralidade das escalas médicas, especialmente na área de pediatria.

Durante a reunião, o prefeito destacou a dificuldade de encontrar pediatras disponíveis no mercado, especialmente no período de inverno, e reforçou a importância do apoio do Simers para viabilizar o pleno funcionamento da clínica.

A estrutura foi reaberta no último dia 21, mas teve o atendimento suspenso poucos dias depois devido à falta de profissionais para completar a escala.

O presidente do Simers confirmou o cenário de escassez de médicos pediatras no Estado e explicou que a reabertura de novos leitos pediátricos na região contribuiu para a redistribuição desses profissionais. Segundo Matias, médicos que atuavam no HU foram contratados por outras instituições de saúde, o que agravou a situação local.

A Prefeitura informou que a Associação Saúde em Movimento (ASM), responsável pela gestão do HU, foi notificada e está buscando novos profissionais, inclusive fora do Rio Grande do Sul. A administração municipal também reiterou o compromisso com o pagamento em dia dos médicos da Clínica da Criança e afirmou que continua trabalhando para quitar dívidas herdadas da gestão anterior.

De acordo com a Prefeitura, o tema será levado ao Ministério da Saúde ainda nesta semana, em busca de apoio federal para a manutenção e ampliação dos serviços pediátricos em Canoas.

Continuar a ler

Saúde

Sesc Canoas oferece atendimentos nutricionais com foco na saúde integral durante o inverno

Redação

Publicado

em

Sesc Canoas oferece atendimentos nutricionais com foco na saúde integral durante o inverno

Com a chegada do inverno, manter o equilíbrio do corpo e da mente exige atenção redobrada. No Sesc Canoas, o serviço de Nutrição se destaca por oferecer atendimentos personalizados, acessíveis e com foco na saúde integral, valorizando a alimentação como pilar fundamental para o bem-estar em qualquer época do ano.

O serviço de Nutrição da Unidade conta com tecnologia atualizada para avaliação e acompanhamento nutricional, profissionais capacitados e um atendimento acolhedor, que reconhece a individualidade de cada pessoa.

“Uma alimentação adequada fornece energia, fortalece o sistema imunológico e previne doenças. No frio, mais do que nunca, precisamos desse cuidado para manter o organismo em equilíbrio, sem abrir mão do prazer à mesa”, explica Danielle Lodi, nutricionista do Sesc Canoas, mestre e especialista em Saúde Coletiva e doutoranda em Epidemiologia.

Os agendamentos podem ser realizados diretamente no Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013.

Continuar a ler

Saúde

Clínica da Criança reaberta em Canoas fecha por falta de pediatras, denuncia Simers

Redação

Publicado

em

Clínica da Criança reaberta em Canoas fecha por falta de pediatras, denuncia Simers

A Clínica da Criança, reaberta nesta semana pela Prefeitura de Canoas, foi novamente fechada por falta de profissionais na escala médica. A denúncia foi feita pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), que esteve no local na quarta-feira, 23, após receber relatos de irregularidades no atendimento.

De acordo com o presidente do Simers, Marcelo Matias, e o vice-presidente, Felipe Vasconcelos, que visitaram a unidade instalada junto ao Hospital Universitário, a situação é grave. “É inadmissível abrir uma clínica pediátrica com UTI sem ter escala de médicos para atender”, afirmou Matias.

Segundo o sindicato, uma pediatra intensivista permaneceu por quase 36 horas consecutivas de plantão, sem substituição, devido à ausência de outros profissionais. A médica só deixou o local após a transferência da criança internada na UTI para outra unidade do Hospital Universitário.

Diante do cenário, o Simers anunciou que levará o caso ao conhecimento do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) e da Secretaria Estadual da Saúde. A reabertura da Clínica da Criança ocorreu mediante pactuação da Prefeitura com o governo estadual para o recebimento de recursos públicos.

O que diz a Prefeitura

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o Hospital Universitário (HU) é gerido pela instituição Associação Saúde em Movimento (ASM), vencedora de processo licitatório, desde 16 de dezembro de 2024.

“No momento, a administração municipal já notificou a ASM e articula as medidas cabíveis em âmbito administrativo e jurídico para garantir a assistência aos pacientes de Canoas e dos municípios referenciados através da regulação do governo do Estado. A Prefeitura de Canoas reitera que a assistência e bem-estar dos pacientes é o mais importante e que priorizará o trabalho para que a ASM cumpra as escalas na Clínica da Criança e em todo o HU”.

 

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques