Conecte-se conosco

header-top


 






 

05/02/2025
 

Saúde

Dengue: Secretaria de Saúde de Canoas emite Alerta Epidemiológico; 18 pessoas estão com a doença

Redação

Publicado

em

Dengue: Secretaria de Saúde de Canoas emite Alerta Epidemiológico; 18 pessoas estão com a doença

A Secretaria de Saúde emitiu Alerta Epidemiológico informando que, no mês de janeiro, por critério clínico e laboratorial, foram confirmados casos autóctones de dengue (contraídos na própria região) no bairro Estância Velha.

Conforme o médico veterinário e técnico da Equipe de Controle de Zoonoses, Roger Halla, até o momento, há 18 casos contabilizados nessa localidade, configurando surto epidêmico.

Na última terça-feira, 16, duas equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde realizaram o segundo ciclo de pulverização contra a dengue no Estância Velha.

As aplicações de inseticida, para eliminar o mosquito adulto Aedes aegypti, transmissor da dengue, foram realizadas nas imediações das ruas São Matheus, Olavo Fernandes, Esperança e Júlio Pereira de Souza, no Estância Velha.

As pulverizações são feitas após Pesquisa Vetorial Especial (PVE) e somente com casos notificados e positivos para Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Os agentes de endemias e equipes do setor de Zoonoses, que fazem parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizam um trabalho contínuo de alerta e conscientização sobre a importância da prevenção para evitar a proliferação do vetor.

“Salienta-se a importância do diagnóstico precoce dos casos pelos profissionais de saúde de nossa cidade e que seja observado no atendimento o conceito de caso suspeito, que apresentem um quadro clínico: febre com duração máxima de sete dias, acompanhada de, pelo menos, dois dos seguintes sintomas: cefaleia, dor retro-ocular, mialgia, artralgia, exantema, náuseas, vômitos, petéquias, prova do laço positiva, leucopenia, plaquetopenia”, pontua o secretário municipal de Saúde Jurandir Maciel.

Conforme o Alerta Epidemiológico, quando realizada a notificação do caso suspeito é importante orientar o paciente quanto ao uso de repelente e hidratação.

O documento ainda orienta que através da notificação oportuna se desencadeará as medidas imediatas de controle ambiental ao vetor Aedes aegypti, para evitar a circulação viral no município e que inicie um ciclo de transmissão.

 

Saúde

Prefeitura de Canoas tem edital aberto para contratação de médicos especialistas

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas tem edital aberto para contratação de médicos especialistas

A Prefeitura de Canoas está com edital aberto para a seleção e contratação de médicos especialistas para prestação de serviços de consulta para atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

O credenciamento está sendo realizado pela Comissão Permanente de Licitações (CPL), por meio do e-mail licitacoes@canoas.rs.gov.br, e os documentos necessários para o credenciamento podem ser consultados no edital nº 070/2024 – Chamamento Público.

“Abrimos este credenciamento para complementar as especialidades que a gente precisa nesse momento”, explica o secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez.

O chamamento é para o credenciamento de cardiologista adulto, cardiologista vascular, cardiologista pediatra, endocrinologista adulto, gastroenterologista, hematologista, nefrologista, neurocirurgião, neurocirurgião pediátrico, neurologista adulto, neurologista pediátrico, otorrinolaringologista, pneumologista, dermatologista e proctologista.

Os credenciados podem habilitarem-se para atuar em uma ou mais especialidades médicas, conforme sua qualificação. Poderão participar da licitação empresas reunidas em consórcio ou isoladamente, que satisfaçam plenamente as condições do edital e termo de referência.

Continuar a ler

Canal OtPlay

Presidente do Simers fala sobre paralisação parcial dos médicos em Canoas

Redação

Publicado

em

Presidente do Simers fala sobre paralisação parcial dos médicos em Canoas

Em visita ao jornal O Timoneiro nesta segunda-feira , o presidente do SIMERS, o médico Marcelo Matias, falou sobre seu início de segunda gestão à frente da entidade e da paralisação parcial de atendimento nos hospitais Universitário e Nossa Senhora das Graças em Canoas.

Assista:

Continuar a ler

Saúde

Secretaria de Saúde realiza encontro com direções dos três hospitais canoenses

Redação

Publicado

em

Secretaria de Saúde realiza encontro com direções dos três hospitais canoenses
A Secretaria Municipal da Saúde realizou na manhã desta sexta-feira o primeiro encontro integrado com as direções dos três hospitais do município.
Diretores dos hospitais Nossa Senhora das Graças, Pronto-Socorro e Universitário reuniram-se com o secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez, para ajustar o trabalho cooperado entre as casas de saúde.
“Foi um encontro para traçar estratégias de melhoria dos serviços prestados à comunidade”, explicou o secretário Bermudez, destacando que a secretaria e os diretores dos hospitais passarão a se reunir com frequência. “Estamos de forma sistemática e periódica analisando as dificuldades e dando celeridade às soluções.”
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques