Geral
Rede de Bancos de Alimentos do RS promove Sábado Solidário dia 7 de outubro, em 24 cidades gaúchas

Para dar continuidade à assistência recorrente a centenas de organizações sociais que atendem a comunidades carentes e ainda amparar as famílias que sofreram com os danos das enchentes, a Rede de Bancos de Alimentos do RS promoverá no próximo sábado, 7 de outubro, seu tradicional Sábado Solidário, em 24 cidades gaúchas.
O Sábado Solidário é uma oportunidade para que todos possam contribuir para amenizar o tormento da falta de comida na mesa de milhares de pessoas. Para ajudar, basta doar alimentos na saída de supermercados parceiros, onde voluntários realizarão as coletas das doações.
Voluntários de clubes de Rotary e Lions, escoteiros, universitários, entre tantas outras pessoas que desejam fazer o bem estarão uniformizados com o jaleco do Banco de Alimentos coletando as doações em mais de cem supermercados em todo o Estado.
O Banco de Alimentos de Canoas atuará na cidade nos seguintes supermercados parceiros, que serão pontos de arrecadação:
- Asun Supermercados – Igara
- Macromix Atacado – Mal. Rondon
- UniSuper Moinhos de Vento – Bairro Estância Velha
- Rissul – Bairro Niterói
- Viezzer Supermercados Loja Monte Castelo – Bairro Nossa Sra. das Graças
- Nacional – Bairro Niterói
Demais cidades
Também promoverão o Sábado Solidário os Bancos de Alimentos de Alvorada, Bagé, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encruzilhada do Sul, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Região do Calçado (Campo Bom, Estância Velha, Novo Hamburgo e Sapiranga), Tramandaí, Uruguaiana, Vale do Sinos (Esteio, Portão, São Leopoldo e Sapucaia do Sul) e Viamão.
Outros bancos farão seu Sábado Solidário em datas distintas. Alegrete, Pelotas e Santa Maria realizarão o Sábado Solidário no dia 14 de outubro, em Torres no dia 21 de outubro.
A Rede de Bancos de Alimentos do RS, organização sem fins lucrativos que possui 25 bancos associados, reúne esforços de toda a sociedade para erradicar a fome, combater o desperdício e a má nutrição.
Para cumprir sua missão, os Bancos de Alimentos atuam como gerenciadores de desperdícios administrando coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos.
Parcerias
Para realização das campanhas, a Rede também conta com a parceria de dois Heróis do Banco de Alimentos: a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) e em Porto Alegre, do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS).
Quem não puder ajudar presencialmente no próximo sábado, pode fazer sua contribuição de forma on-line, pelo site: www.doealimentos.com.br
Notícias
Dia D da vacinação contra a gripe é adiado em Canoas por conta da previsão do tempo

O Dia D da vacinação contra a gripe, que seria neste sábado, dia 10 de maio, foi adiado em função da previsão do tempo de fortes chuvas na região. O evento foi transferido, a princípio, para o próximo sábado, dia 17 de maio, a confirmar.
A vacinação contemplará todas as idades e grupos e acontecerá das 8 às 17 horas nas Unidades Básicas de Saúde de Canoas.
Geral
Começa nesta quarta-feira, 7, a Feira de Dia das Mães da Economia Solidária na Antiga Estação de Trem

A partir desta quarta-feira, 7, até sábado, 10, das 9 às 19 horas, acontece a tradicional Feira de Dia das Mães da Economia Solidária (Ecosol), na Antiga Estação de Trem de Canoas, na Avenida Victor Barreto, 2301, em frente ao Colégio La Salle.
Segundo o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Odavir de Melo Júnior, Juninho, “Além da feira teremos também parceria com diversas atividades de outras secretarias, como a Educação, com atividades infantis, a Saúde, com vacinação e testes rápidos e também participação da Cultura, com várias atrações para os visitantes.”
Já para Dauto Pacheco, expositor da Ecosol, “Conseguimos um espaço muito bom aqui na Antiga Estação de Trem de Canoas e estamos fazendo o possível para que a Feira aconteça, por isso convidamos todos os canoenses a nos visitar e prestigiar o nosso evento”.
Geral
Canoas conclui reforma elétrica das casas de bombas e reforça proteção contra cheias

A Prefeitura de Canoas entregou, na manhã desta terça-feira, 6, a reforma elétrica das oito casas de bombas do município, essenciais para o sistema de drenagem da cidade. Todas foram atingidas pela enchente de 2024 e passaram por um processo completo de recuperação elétrica. A cerimônia simbólica ocorreu na Casa de Bombas 6, no bairro Mathias Velho.
As obras incluíram o envio dos equipamentos a uma oficina especializada, onde passaram por testes, substituição de componentes danificados e atualização dos sistemas de segurança. Também foi restabelecida a dupla alimentação elétrica em parte das casas de bombas, aumentando a confiabilidade do sistema. Com os reparos, todas voltaram a operar conectadas à rede elétrica da concessionária, o que reduz os custos operacionais — os geradores seguem disponíveis apenas como backup.
O prefeito em exercício, Airton Souza, destacou o empenho da gestão desde o primeiro dia.
“As obras não pararam um segundo desde que assumimos o governo. Quem passar pela região vai ver: são dezenas de caminhões e máquinas trabalhando diariamente para elevar os diques e garantir a segurança da população”, afirmou.
Para o vice-prefeito Rodrigo Busato, a obra representa mais que infraestrutura: é um avanço na reconstrução da cidade.
“A prioridade sempre foi a proteção de Canoas. Agora, para que possamos continuar avançando nas obras dos diques, tão importantes para nossa cidade, precisamos que o governo estadual libere com celeridade os recursos necessários. Temos lutado diariamente para que o repasse ocorra o mais rápido possível”, declarou.
Moradora da região, Maria Madalena Renner, de 67 anos, que vive em frente à Casa de Bombas 6, reconheceu o trabalho. “Eu moro aqui e vejo que está sendo bem feito. Eles socaram, reforçaram tudo com camadas e mantas. A gente sente mais segurança”, disse.
Segundo o secretário de Obras e Reconstrução, engenheiro Victor Hampel, o restabelecimento da energia elétrica representa um marco na operação do sistema.
“Tivemos que operar com geradores, o que tem custo alto e é arriscado. Agora, com a rede restabelecida, ganhamos em eficiência, segurança e capacidade de resposta. As casas de bombas estão em pleno funcionamento”, garantiu.
- Saúde2 dias atrás
Canoas tem mais de 1260 notificações de casos suspeitos de dengue; 310 confirmados
- Saúde1 semana atrás
Passam de 900 notificações de casos de suspeita de dengue em Canoas
- Saúde1 semana atrás
Cremers interdita ensino de medicina da Ulbra no HU; universidade contesta
- Cultura1 semana atrás
Cantora Simone traz nova turnê a Porto Alegre no dia 23 de maio
- Esporte1 semana atrás
Programa Talentos do Esporte realiza peneira de basquete masculino nesta quarta-feira, 30
- Saúde1 semana atrás
Rio Grande do Sul recebe mais 964 mil doses de vacina contra a gripe
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Comercial Zaffari e Stok Center doam ferramentas para ajudar na recuperação de bairros atingidos pela enchente em Canoas
- Serviços1 semana atrás
Acontece nesta quarta-feira, 30, mutirão de limpeza de fios de internet e telefonia no bairro Igara, em Canoas