Esporte
Jovens da base do APAV Vôlei destacam salto de qualidade nos treinos do projeto social

Nem as férias de julho afastam as futuras feras do Projeto Escolinhas de Base – APAV Vôlei, no Centro Olímpico Municipal. Os treinos prosseguem durante o recesso escolar e, apesar de algumas ausências, são muito movimentados.
Ao todo, mais de 100 crianças e adolescentes são beneficiados pela iniciativa entre as categorias Mirim, Infantil e Infanto (feminino e masculino, além de uma turma com alunos surdos na Escola Vitória). É o terceiro ano consecutivo que a entidade mantém projeto social de base.
O professor Leonardo Simeonides atesta o desenvolvimento dos meninos: “No início, eles ainda não se sabiam se posicionar nem tinham postura de jogo, mas nesse período de seis meses os avanços são notáveis, com todo o trabalho nos treinos. O jogo flui muito mais.”
Rotatividade alta
O progresso à medida que os treinos avançam não é novidade para o professor Luís Renato Monteiro. Com mais de 30 anos dedicados ao voleibol e no projeto social desde seu início, Renato até brinca com a rotatividade das meninas nos elencos, já que aquelas mais destacadas são encaminhadas ao Sesi – que tem parceria com a APAV para equipes de alto rendimento (competição).

Jovens da base do APAV Vôlei destacam salto de qualidade nos treinos do projeto socialJovens da base do APAV Vôlei destacam salto de qualidade nos treinos do projeto social
“Quando acho meu time, eles levam embora. Mas faz parte do desenvolvimento delas. É um orgulho ver meninas que começaram aqui se destacando em competições Estado afora”, pondera o professor.
As gurias também gostam de falar sobre seu aperfeiçoamento. “Fiz uma aula experimental no colégio, uma vez, mas quando cheguei aqui não sabia praticamente nada de vôlei”, conta Íris Maria Marin, 12.
Elas fazem questão de salientar a diferença entre treinar com metas a alcançar e simplesmente jogar de vez em quando.
“Aqui é tudo muito diferente das aulas no colégio, o treino físico é muito forte. Mas tem que ser, para a gente aguentar o jogo!”, diz Maria Eduarda Simon, 12.
E completa:
“Até as broncas do professor Renato são boas, porque motivam a gente a melhorar”. A amiga endossa: “E hoje a gente está treinada para fazer de tudo. Sou ponteira, mas sei até levantar direitinho!”, exulta Íris.
Apoio
O Projeto Escolinhas de Base APAV Vôlei é uma conquista do clube por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do governo federal, e tem o apoio das empresas AGCO, Banrisul, Farmácias São João, Zaffari, Unimed, InBetta e Postos Buffon.
Esporte
Atletas de Canoas conquistam ouro no Mundial e na Copa América de Taekwondo

O Rio Grande do Sul teve um final de semana de muitas conquistas no cenário esportivo internacional. Jovens atletas de Canoas brilharam no Campeonato Mundial e na 17ª Copa América Open de Taekwondo, realizados entre os dias 9 e 12 de outubro, em Arujá, São Paulo. Os eventos foram promovidos pela Liga Nacional de Taekwondo com a chancela da Federação Mundial de Taekwondo pela Paz.
Representando o Centro de Treinamento Sírius, de Canoas, os atletas gaúchos subiram ao lugar mais alto do pódio em ambas as competições, destacando-se entre mais de 2.000 participantes de 12 países.
No Campeonato Mundial, os atletas faixas-pretas classificados previamente pelo Campeonato Brasileiro conquistaram o 1º lugar em suas categorias:
Manuella Ribeiro Rodrigues
Raphaela Vieira Monteiro
Willian Dias Almeida
Já na 17ª Copa América de Taekwondo, além dos faixas-pretas, outros atletas também brilharam, garantindo o 1º lugar:
Manuella Ribeiro Rodrigues
Raphaela Vieira Monteiro
Ryan Ramires Martins Oliveira
Erica Martins
Todos os jovens atletas competiram na modalidade de luta (kyorugui) e têm entre 11 e 15 anos de idade. Três deles são faixas-pretas — habilitados para o Mundial — enquanto os demais, ainda com faixas coloridas, participaram da Copa América.
Superação dentro e fora dos tatames
Mais do que talento, as conquistas também são resultado de muita dedicação e superação. Os atletas são moradores dos bairros Guajuviras e Estância Velha, em Canoas, e vêm de famílias de baixa renda. Para conseguir custear a viagem até São Paulo, eles passaram o ano inteiro promovendo ações como rifas, venda de água e paçoca em sinaleiras e parques, além de campanhas de doações.
O projeto onde treinam, o Centro de Treinamento Sírius, localizado no bairro Estância Velha, é uma iniciativa sem fins lucrativos que oferece aulas de Taekwondo a crianças e adolescentes da comunidade, promovendo inclusão social e oportunidades por meio do esporte.
Orgulho e esperança para o futuro
Com um ano repleto de vitórias em campeonatos e seletivas estaduais e nacionais, os jovens atletas e toda a equipe técnica comemoram mais esse marco no cenário esportivo internacional.
“Estamos muito orgulhosos do nosso trabalho, dos nossos professores, técnicos e, principalmente, dos nossos atletas. Vamos continuar dando nosso melhor para que, no ano que vem, ainda mais crianças possam alcançar os mesmos resultados — e que esses jovens campeões possam repetir e ampliar suas conquistas”, destacaram os responsáveis pelo projeto.
Esporte
Canoense conquista ouro e prata na Copa do Brasil de Paraciclismo Estrada de 2025

O atleta canoense Adriano Santos Monteiro conquistou, no final de setembro, as medalhas de ouro e prata na terceira etapa da Copa do Brasil de Paraciclismo Estrada de 2025, na Paraíba. Morador do bairro Rio Branco, o atleta paralímpico visitou a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer na quarta-feira, 8. Adriano é um dos atletas contemplado com o Auxílio Atleta Individual, iniciativa que contribui com o esporte de rendimento em Canoas e o desenvolvimento de competidores locais.
Adriano destacou a importância do apoio recebido, que tem possibilitado sua preparação para as próximas competições nacionais e internacionais.
“Esse incentivo é fundamental para que eu siga representando Canoas e o Estado em competições importantes. Estou me preparando para o calendário classificatório que definirá os três melhores atletas para o Mundial de 2027”, afirmou o paraciclista. Também participaram do encontro o diretor de Rendimento, Everaldo Santos, e o secretário adjunto, Natálio Nunes.
O secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, ressaltou que o investimento nos atletas locais reflete o compromisso do Município com o fortalecimento do esporte.
“Canoas tem grandes talentos e nosso papel é garantir que esses atletas tenham as condições necessárias para continuar evoluindo e levando o nome da cidade para o cenário nacional e internacional”, destacou.
Esporte
Inscrições para 1ª Taça Social de Futsal – Um Gol pela Inclusão estão abertas em Canoas

As inscrições para a primeira 1ª Taça Social de Futsal – Um Gol pela Inclusão já estão abertas e seguem até o dia 15 de outubro. A competição é destinada a crianças e jovens de Canoas, com categorias Sub-13 e Sub-15, tanto no masculino quanto no feminino, e promete movimentar os distritos do município com jogos classificatórios até a fase final em um ginásio central.
A ação promovida pela Secretária de Esportes e Lazer (SMEL), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SMSP), tem como objetivo fomentar a inclusão social, fortalecer valores de convivência e atuar na prevenção da violência por meio do futsal. 1O objetivo da Taça Social é usar o esporte como ferramenta de transformação, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade, além de incentivar a prática esportiva como espaço de convivência e fortalecimento da comunidade
“A Prefeitura de Canoas tem investido cada vez mais no esporte como ferramenta de transformação social. A Taça Social de Futsal é um exemplo disso: além de incentivar a prática esportiva entre crianças e jovens, promove a inclusão, fortalece valores de cidadania e ajuda a afastar nossos jovens da violência. É uma iniciativa que reforça o papel do esporte como um dos principais instrumentos de desenvolvimento humano e comunitário”, destacou o secretário municipal de Esporte Luciano Oliveira
- Habitação2 dias atrás
Caixa divulga lista de 478 contemplados pelo programa Compra Assistida em Canoas
- Animais7 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Sem categoria6 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação6 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Gastronomia1 semana atrás
Inscrições abertas food trucks que irão participar da Corrida Outubro Rosa 2025
- Política2 dias atrás
Câmara de Canoas aprova aumento do IPTU em ruas centrais e fim de zona rural no perímetro urbano
- Geral1 semana atrás
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas
- Saúde7 dias atrás
Nova lei garante reconstrução mamária pelo SUS e Planos de Saúde