Cultura
Músico de Israel ministra masterclass na Capela da Ulbra em encontro Nacional de Organistas

O professor Alexander Gorin, de Israel, ministrou uma masterclass na manhã de quarta-feira, 19, na Capela da Ulbra. O evento faz parte do XXVIII Encontro Nacional de Organistas e da I Semana do Órgão na UFRGS.
Apesar do frio intenso, que afeta o órgão de tubos, a aula foi calorosa, assim como a receptividade ao músico.
O isarelense está pela primeira vez no Rio Grande do Sul. Por conta da música, atravessa o mundo como convidado solista da Orquestra Filarmônica de Israel, desde 1991. Já veio ao Brasil várias vezes, em São Paulo e Rio de Janeiro, e em países como Argentina e Chile.
“O coração e a alma que importam”, brinca, referindo-se ao clima gelado que temos enfrentado no RS.
Sobre o artista
Alexander é formado pela Academia de Música do Azerbaijão em Baku, com especialização em órgão e piano. Complementou os seus estudos de órgão em Riga (Letônia) com Larisa Bulava, bem como com os principais organistas das Academias Internacionais de Órgão em Haarlem (Holanda) e Gotemburgo (Suécia) e várias masterclasses.

Alexander Gorin/ Foto: Fabrício Fonseca/Ulbra
O desenvolvimento artístico de Alexander recebeu impulsos significativos após estudos com o organista Ludger Lohmann, na Musikhochschule, em Stuttgart, na Alemanha. Ele atuou também como solista ao órgão para a Sociedade Estadual Filarmônica Krasnoyarsk, na Sibéria, Rússia, com inúmeras aparições como convidado.
Pelo mundo
A rotina do músico é bastante variada, participa de concertos em Israel, na Europa, América do Sul e no Extremo Oriente. Já se apresentou no Grande Salão da Filarmónica em São Petersburgo, na Rússia, e participou do Festival Internacional de Israel em Jerusalém. Para comemorar o 250º aniversário de J.S. Bach, fez vários concertos no J.S. Bach Organ Solo-Festival, em Tel Aviv.
Instrumento neobarroco
Ainda nesta quarta, também ocorreu, dentro da programação, a visita ao órgão de tubos da Ulbra, um dos maiores do Sul do Brasil.
O instrumento neobarroco tem 6,3 metros de altura e, devido à complexidade, levou dois anos para a fabricação. Foi feito pelo alemão naturalizado brasileiro Manfred Ronald Worlitschek, que faleceu em janeiro de 2019, aos 60 anos.
Composto por mais de 45 registros cilíndricos, fabricados em madeiras como ébano, mogno e cedro, e metais como aço e bronze, o órgão foi oficialmente inaugurado em 2003, após a conclusão das reformas da Capela Universitária.
Apresentação
Ainda é possível participar do Concerto Coletivo, em que os participantes do encontro se revezarão para tocar o instrumento, na Capela da Ulbra, na sexta-feira, 21, das 16 às 17 horas. A atividade marcará o encerramento do evento.
“Está sendo uma oportunidade única de conhecer o trabalho de um grande organista e professor que estudou com grandes profissionais. Durante a semana, foram muitas atividades, desde performance, palestras, masterclass e oficinas de improvisação e fabricação de órgãos de tubos”, ressalta a professora titular de Órgão na UFRGS, Any Raquel Carvalho.
Multicultural
Estão participando das atividades alunos vindos da Argentina, do Uruguai e do Brasil – São Paulo, Brasília e Curitiba. Cursando há um ano “Órgão” na Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, Sofia Barabino veio especialmente ao Rio Grande do Sul para o evento.
“Fiz o melhor que pude ao tocar o instrumento. Foi a minha primeira experiência”, explica. A jovem toca piano e viola da gamba. Ficou sabendo do evento por um colega de curso e está satisfeita com a iniciativa.
Cultura
14º Festival Internacional Sesc de Música tem inscrições abertas para 2026

A partir de 10 de julho estarão abertas as inscrições para a 14ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, que acontecerá entre os dias 19 e 30 de janeiro de 2026, na cidade de Pelotas.
Realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Faculdade Senac, Bibliotheca Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Unisinos e Expresso Embaixador, o evento é um dos mais relevantes encontros dedicados à formação e à difusão da música de concerto na América Latina, reunindo talentos do Brasil e do exterior em uma intensa programação de cursos e concertos.
“Para o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, investir na cultura é fortalecer vínculos, ampliar repertórios e contribuir de maneira efetiva para uma sociedade mais sensível, criativa e coesa. O Festival sintetiza essa visão: um espaço de formação e de transformação social pela arte”, comenta o presidente, Luiz Carlos Bohn.
Em seu eixo formativo, o evento reúne professores renomados de 13 países como Alemanha, Argentina, Bulgária e Rússia que conduzem cursos especializados em instrumentos de orquestra, prática de banda sinfônica, música de câmara e choro, além de oferecer experiências coletivas em apresentações.
Voltado a músicos a partir de 14 anos com nível avançado de formação, o Festival oferece bolsas integrais e parciais para aulas de qualificação em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.sesc-rs.com.br/festival, até o dia 6 de agosto. O processo seletivo exige o envio de currículo artístico e vídeo de apresentação, e a divulgação dos aprovados ocorrerá em duas etapas: uma primeira chamada em 17 de setembro e, no dia 07 de outubro, uma segunda chamada.
Além da formação, o Festival também se destaca pela programação cultural gratuita, que descentraliza o acesso à música de concerto em diferentes espaços públicos e comunitários da cidade, como teatros, escolas, hospitais, comércios locais e na Praia do Laranjal. Na última edição, em 2025, o evento promoveu 63 apresentações que mobilizaram cerca de 45 mil pessoas, consolidando-se como um dos grandes momentos do calendário cultural gaúcho.
“O Festival Internacional Sesc de Música é uma afirmação de identidade cultural e uma oportunidade concreta de formação e transformação. A cada edição, a cidade se torna ponto de convergência para jovens músicos e grandes mestres vindos de todo o Brasil e de diversos países, consolidando-se como um verdadeiro polo da música erudita”, comenta o coordenador de Música do Sesc/RS, Anderson Mueller.
Para ele, essa convivência entre gerações, repertórios e escolas musicais “transforma Pelotas em um espaço privilegiado de intercâmbio entre tradição e renovação”.
Inscrições – 14º Festival Internacional Sesc de Música
- Público-alvo: Maiores de 14 anos que já possuam nível avançado
- Cursos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho)
- Período de Inscrições: 10/07 a 06/08
- Canal para inscrição: www.sesc-rs.com.br/festival
- Divulgação dos Selecionados e Matrícula 1ª Chamada: 17/09 a 30/09
- Divulgação dos Selecionados e Matrícula 2ª Chamada: 07/10 a 21/10
- Data do Festival: 19 a 30/01/2026
Cultura
Bruno Diegues se apresenta em Canoas com show de lançamento do DVD “Mais Uma Noite”

12 de julho (sábado)
- Online (com taxa): https://nextingresso.com.br/
evento/bruno-diegues-clube- tradicao - Ponto físico: Clube Tradição
- Pagamento em dinheiro: sem taxa
- Pagamento via cartão ou Pix: taxa de 10%
Horários de atendimento na bilheteria:
- Terça-feira: das 20h à 1h
- Sextas e sábados: das 17h às 4h
Cultura
Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Duas das mais importantes companhias teatrais do Rio Grande do Sul, UTA e Pretagô se reúnem em um projeto inédito de circulação por quatro cidades gaúchas.
Nos dias 27 e 28 de junho, o Sesc Canoas recebe a estreia do projeto “Encontro e Circulação de Temáticas Negras”, com a apresentação dos espetáculos “Mesa Farta”, do grupo Pretagô, e “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, do grupo UTA, além de uma oficina voltada a estudantes, professores e artistas das artes cênicas.
A proposta valoriza e amplia o acesso a obras que exploram, por diferentes caminhos estéticos, temas relacionados à negritude no Brasil. “Em Mesa Farta”, o grupo Pretagô lança mão da metáfora da mesa como espaço de convívio e poder para abordar experiências negras contemporâneas, com dramaturgia construída a partir de relatos pessoais e trechos de obras clássicas da literatura dramática.
Já “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, inspirado em texto de Hermes Mancilha, presta homenagem às memórias e à resistência da mulher negra brasileira por meio de um espetáculo de rua que mescla comicidade, lirismo e elementos rituais.
A programação, totalmente gratuita, começa no dia 27 de junho, sexta-feira, às 19h30, com a apresentação de “Mesa Farta” no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Não é preciso retirar antecipadamente os ingressos. No dia seguinte, às 10h, ocorre uma oficina voltada à formação de professores, estudantes e artistas da cena, e, às 16h, o público poderá conferir “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó” no Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes).
“Acreditamos que esse encontro entre os grupos se justifica tanto pela troca artística proporcionada, quanto pela possibilidade de o público acessar diferentes estéticas, ainda que com pontos de contato em torno da temática negra”, explica Thiago Pirajira, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e integrante dos dois coletivos.
Segundo ele, o projeto também atua como ferramenta de formação e enfrentamento das lacunas ainda existentes na formação de artistas e educadores para o ensino da cultura e da história negra. Além de Canoas, a circulação passará por Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, com apresentações de cada espetáculo e oficinas ao longo da programação.]
UTA e Pretagô: Encontro e Circulação de Temáticas Negras – Sesc Canoas
Data: De 27/06 (sexta-feira) a 28/06 (sábado)
Ingressos: Gratuitos, sem necessidade de retirada antecipada
Informações: Pelos telefones (51) 3456-2013, (51) 3464-6909, (51) 3463-6756 e (51) 3463-6733 ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013
27/06 (sexta-feira)
“Mesa Farta”
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 19h30
28/06 (sábado)
Oficina Formativa
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Inscrições diretamente no local.
Horário: 10h
Inscrições: No local, antes do início
“Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”
Local: Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes)
Horário: 16h
*No caso de chuva, o espetáculo será transferido para o Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
- Política1 semana atrás
Vereadores aprovam projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Canoas6 dias atrás
Comissão de Moradores dos bairro Fátima e Niterói realizam manifestação no sábado, 5
- Educação1 semana atrás
Governo abre concurso com 6 mil vagas para professores e retoma promoções na Rede Estadual
- Comunidade1 semana atrás
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2
- Economia1 semana atrás
BRDE apresenta novo plano estratégico com foco na economia resiliente e inovação
- Educação1 semana atrás
Última semana para matrículas na EJA e na Educação Profissional da Rede Estadual
- Canoas1 semana atrás
Defesa Civil de Canoas monitora níveis dos rios para evitar possíveis inundações
- Saúde1 semana atrás
Estado abre seleção para municípios aderirem a programa que oferece atendimento em saúde mental