Esporte
Projeto gratuito de capoeira retorna em Canoas com apresentações semanais

O projeto “Capoeira Canoas” retorna na quinta-feira, 20, às 19h30, e segue com apresentações semanais até o dia 12 de agosto.
A terceira temporada, intitulada “Capoeira Canoas – Conectando Saberes”, tem financiamento através do edital de Programa de Incentivo à Cultura, realizado pela Prefeitura Municipal de Canoas.
Nesta temporada são apresentados sete episódios contando com o depoimento de sete Mestres de Capoeira da cidade.
Oficinas
Além disso, serão apresentadas quatro oficinas, quatro exibições de vídeos e três seminários com os mestres da temporada. As oficinas são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia.
Todas oficinas serão realizadas no Espaço Cultural Angola Brasil, localizado na Rua Boa Vista, 205, no bairro Rio Branco.
Os entrevistados da temporada são: Mestre Pardal, Mestre Sasquat, Mestre Anderson Guerra, Mestre Atravessado, Mestre Salgadinho, Mestre Branco e Mestre Leandro Miranda.
Episódios no youtube
Os episódios são disponibilizados semanalmente no canal do youtube do projeto. Acesse: @capoeiracanoas
Para saber mais sobre o projeto: Instagram
Para baixar fotos promocionais dos mestres desta temporada, acesse AQUI. Todas as fotos são de Leandro Miranda.
Sobre o projeto Capoeira Canoas – Conectando Saberes
O projeto Capoeira Canoas é idealizado por Leandro Miranda, capoeirista da cidade de Canoas. Desde muito novo Leandro sempre questionou seus mestres sobre a história e trajetória da capoeira e dos mestres da cidade.
Com as respostas de seus questionamentos, percebeu a escassez de informações e registros sobre essa história. E assim surgiu a necessidade de registrar e criar um acervo para futuras pesquisas.
Leandro cria a proposta de documentários registrando depoimentos da história dos mestres de Canoas. Cada mestre teria um vídeo contando sua trajetória desde seu início até os dias atuais.
Em 2018, o “Capoeira Canoas” é contemplado no “Prêmio Culturas Populares” do Ministério da Cultura. Em 2019, ocorre o lançamento oficial da primeira temporada do projeto contando a trajetória de oito mestres.
Em 2020 o “Capoeira Canoas” é financiado por recursos da Lei Aldir Blanc em Canoas e realiza a sua segunda temporada. O “Capoeira Canoas – Cadê Salomé” apresentou depoimentos de seis mulheres capoeiristas que são referências na cidade.
Com o acervo dos registros sendo ampliado através de cedência e doações de materiais dos mestres, Leandro ainda criou o “Memórias da Capoeira de Canoas” disponibilizando trechos de rodas de capoeira realizadas na década de 1980.
Até aqui foram resgatados 136 vídeos que estão disponíveis no canal do youtube do projeto. Em 2021 o Projeto Capoeira Canoas é contemplado no Programa de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Canoas.
Assim o projeto consegue recursos para a realização da 3° temporada.
Conheça mais sobre os Mestres da terceira temporada:
- Mestre Pardal
Mestre Pardal iniciou na capoeira no início da década de 1980. Começa sua prática em projetos sociais desenvolvidos nas comunidades de Canoas.
Fundador do grupo Filhos de Bantu
- Mestre Sasquat
Mestre Sasquat iniciou sua prática na capoeira na década de 1990. Tem diversos trabalhos realizados com capoeira dentro e fora da cidade de Canoas. Capoeirista muito requisitado em eventos e oficinas na capoeira dentro e fora do estado do Rio Grande do Sul.
- Mestre Anderson Guerra
Mestre Anderson iniciou na capoeira no final da década de 1980. Professor de Educação Física, Fundador do ProCapoeira na Escola.
Criador do projeto Quilombo. Diretor do Grupo Balaio de opinião e um dos gestores do Grupo Angola Brasil. Tem trabalhos em diversas escolas na Região metropolitana de Porto Alegre.
- Mestre Atravessado
Mestre Atravessado é um dos alunos mais antigos de Mestre Dindo. Iniciou na capoeira na década de 1980. Desenvolveu diversos trabalhos de capoeira na cidade de Canoas.
Um dos mestres responsáveis pelo grupo Capoeira Palmares no Rio Grande do Sul.
- Mestre Salgadinho
Mestre Salgadinho é um dos alunos mais antigos de Mestre Bira. Iniciou na capoeira na década de 1990.
Desenvolveu diversos trabalhos de capoeira na cidade de Canoas. Um dos mestres do grupo Capoeira Angola Tradição.

Mestre Salgadinho/Divulgação
- Mestre Branco
Mestre Branco iniciou sua prática na capoeira na década de 1980. Aluno mais antigo do Mestre Heitor. Realizou diversos trabalhos de ensino de capoeira na cidade de Canoas e foi pioneiro no ensino de capoeira na cidade de Nova Santa Rita
- Mestre Leandro Miranda
Mestre Leandro Miranda é aluno de Mestre Heitor, iniciou sua prática na capoeira na década de 1990. Atua no ensino de capoeira em diversas escolas de Canoas e Esteio.
É gestor do Espaço Cultural e Escola de Capoeira Angola Brasil. Gestor do Gingado Moleque – programa de ensino de capoeira para crianças.
Diretor do projeto Capoeira Canoas (série de documentários com a trajetória dos mestres da cidade). Coordenador do Colegiado da capoeira (2021-2023) Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas (2021-2023).
Esporte
STU National 2026 começa nesta sexta-feira, 20, em Porto Alegre com competição de skate e shows

Começa na próxima sexta-feira, 20, a etapa de Porto Alegre do STU National 2026, no trecho 3 da Orla do Guaíba. O evento abre o circuito brasileiro de skate e será realizado em dois períodos: de 20 a 22 e de 28 a 29 de março.
A programação reúne competições nas modalidades street, park, vert e mini ramp. No primeiro fim de semana, as disputas serão nas categorias olímpicas street e park. Já no segundo, ocorrem as provas de vert e mini ramp.
As atividades iniciam na sexta-feira, 20, a partir das 10h, com as eliminatórias. No sábado, 21, acontecem as classificatórias e semifinais ao longo da tarde. À noite, haverá apresentação com atletas convidados na modalidade vert, entre eles Sandro Dias, Karen Jonz, Rune Glifberg, Lyn-Z Adams Hawkins Pastrana, Andy Macdonald e Christian Hosoi.
As finais de street e park estão marcadas para o domingo, 22, encerrando a primeira parte do evento.
A segunda etapa começa na sexta-feira, 27, com treinos oficiais. As competições de mini ramp e vert serão realizadas no sábado, 28, enquanto as finais ocorrem no domingo, 29.
Durante todos os dias do evento, o público também poderá acompanhar shows musicais à noite na Orla do Guaíba.
Ingressos e Acesso
Os ingressos, com classificação etária livre, dão acesso às arquibancadas e às áreas comuns (ativações, praça de alimentação e feira URB). Cada pessoa pode retirar até 2 ingressos, sendo que o ingresso solidário exige a doação de 1kg de alimento não perecível. O acesso é feito via QR Code (não serão aceitos prints ou versões impressas).
Eliminatórias (20/3):Link para acesso gratuito
Semifinais (21/3):Link de compra
Finais (22/3):Link de compra
Seminfinais Pro Tour STU Porto Alegre Vert e Mini Ramp Pro Attack (28/3):Link para acesso gratuito
Finais Pro Tour STU Porto Alegre Vert e Mini Ramp Pro Attack (29/3):Link para acesso gratuito
Esporte
Secretaria de Esporte e Lazer segue com avaliações do Programa Talentos do Esporte em Canoas

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer continua na próxima semana com as seleções de jovens atletas por meio do Programa Talentos do Esporte, em Canoas. As avaliações esportivas começaram na terça-feira, 3, e seguem ao longo do mês, contemplando diferentes faixas etárias.
As atividades acontecem no Centro Esportivo São José, no Centro Olímpico Municipal e no CEL Estação Cidadania. Estão previstas avaliações nas modalidades de basquete, ginástica artística e rítmica, judô, atletismo, hockey 5’s, voleibol e handebol.
Para participar, não é necessário realizar inscrição antecipada. Os interessados devem comparecer diretamente ao local indicado, na data e horário programados para cada modalidade.
Confira o calendário:
9 de março
Ginástica Artística Feminina – nascidas entre 2013 e 2020, às 9h30
Local: CEL Estação Cidadania, Avenida Rio Grande do Sul, 3320, bairro Mathias Velho
10 de março
Voleibol Masculino Adulto – nascidos a partir de 2007, às 19h
Local: Centro Olímpico Municipal, Avenida Araguaia, 1151, bairro Igara
11 de março
Handebol Masculino Mirim e Infantil – nascidos entre 2010 e 2014, às 16h
Local: Centro Olímpico Municipal, Avenida Araguaia, 1151, bairro Igara
Handebol Feminino
Nascidas em 2013, 2014 e 2015, às 14h
Nascidas em 2010, 2011 e 2012, às 15h
Nascidas a partir de 2009, às 19h
Local: Centro Olímpico Municipal, Avenida Araguaia, 1151, bairro Igara
12 de março
Handebol Masculino Adulto – nascidos a partir de 2007, às 21h
Local: Centro Olímpico Municipal, Avenida Araguaia, 1151, bairro Igara
13 de março
Judô Masculino e Feminino – nascidos entre 2016 e 2019, às 9h
Local: CEL Estação Cidadania, Avenida Rio Grande do Sul, 3320, bairro Mathias Velho.
Esporte
Centro de Esporte em Canoas recebe seletiva de ginástica rítmica e atletismo do Programa Talentos do Esporte

O Centro de Esportes e Lazer Estação Cidadania, em Canoas, sediou nesta quinta-feira, 5, uma seletiva de ginástica rítmica e atletismo voltada a crianças e adolescentes inscritos no Programa Talentos do Esporte. A atividade integra o calendário de avaliações esportivas programadas para o mês de março.
A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e reuniu participantes com idades entre 6 e 16 anos. O objetivo é ampliar o acesso ao esporte nos bairros da cidade, incentivando o desenvolvimento físico, motor e cognitivo dos jovens, além de estimular hábitos saudáveis por meio da prática esportiva.
Durante as atividades, os participantes da ginástica rítmica realizaram exercícios que envolvem criatividade, expressão corporal e movimentos com aparelhos como fitas e argolas. Já no atletismo, os jovens passaram por atividades físicas e corridas na pista, com o uso de cones e balizas para orientação dos treinos.
Durante a seletiva, o professor de atletismo Yuri Fajardo relatou a importância do esporte para o desenvolvimento da formação das crianças como cidadãos.
“Esse projeto nos deu várias oportunidades de levar alguns alunos para o campeonato brasileiro, então atletismo, além de ser fundamental para saúde, também é uma ótima chance para quem quer ser atleta profissional”, afirmou.
Juliane dos Santos, coordenadora do Centro de Esporte e Lazer, ressaltou a inserção de crianças e adolescentes no esporte.
“Nós promovemos aqui seletivas para várias modalidades do esporte e isso é muito bom para o bairro com maior população de Canoas. Vamos continuar as peneiras nos próximos dias em outros ginásios, dando mais chance das crianças se desenvolverem tanto no físico como no mental, e quem sabe não saia daqui um campeão olímpico”, relatou.
“A gente usa o esporte para tirar um pouco as crianças das telas, na ginástica rítmica a gente tenta mostrar para as meninas um pouco de raciocínio lógico com os movimentos em sincronia que elas têm que fazer, e se por acaso não deu certo nós professores mostramos o quanto é importante essa parte mental, afinal são pequenas e ainda têm muito a se desenvolver no esporte”, mencionou a professora de ginástica rítmica Katiele Machado.
Paulo Miguel da Silva, de 58 anos, porteiro e morador do bairro Mathias Velho, acompanhou a filha durante a seletiva de ginástica rítmica e disse estar realizando um sonho ao vê-la participar da atividade.
“Eu vi no site da Prefeitura que aconteceria esta seletiva e não pensei duas vezes em levar minha filha e meu filho. Ele está no atletismo e ela na ginástica, e ela especialmente sempre quis esse esporte por ser fã das atletas que disputam Olimpíadas. Estou muito feliz por ela, achei uma ótima iniciativa essa peneira”, disse.

Social1 semana atrásCanoas promove evento “Reconstruir para Prosperar” com cursos gratuitos e apoio a famílias do Aluguel Social

Educação1 semana atrásDiretores e vice-diretores eleitos das escolas municipais tomam posse nesta quarta-feira, 11, em Canoas

Saúde1 semana atrásLiga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas lança projeto “Tempo de Cuidar” para pacientes oncológicos

Social1 semana atrásCanoas inicia programação “Cuidar de Quem Cuida” para mulheres atendidas pelos CRAS no mês da mulher

Geral1 semana atrásSábado Solidário mobiliza Canoas para arrecadar alimentos; saiba os pontos de coleta
Política1 dia atrásVereadores fixam novos horários para as sessões ordinárias a partir de hoje

Emprego1 semana atrásCaravana de Empregos será realizada nesta quarta-feira, 11, no Conjunto Comercial, em Canoas

Saúde1 semana atrásSaiba quando procurar UBS, UPA ou hospital em Canoas



























































