Cultura
Projeto oportuniza alunos da EMEF Rondônia a conhecerem cultura de povos originários
Na tarde da segunda-feira, 19, os alunos da EMEF Rondônia desfrutaram de uma enriquecedora oportunidade de aprendizado sobre a cultura da tribo indígena Kaingang.
Através do projeto Jogos Indígenas, desenvolvido pelas turmas de 9º ano, os estudantes foram incentivados a pesquisar e conhecer as diversas culturas e tradições dos povos originários.
Sob a coordenação da professora Caroline Deprá Vivian, o projeto tem sido realizado há uma década, sempre abordando diferentes temáticas. Nesta edição, os alunos realizaram pesquisas sobre jogos e costumes dos povos indígenas, aplicando-os em oficinas práticas.
Tribo Kaingang
A iniciativa também contou com a presença de representantes da tribo Kaingang, que trouxeram artesanatos para exposição.
“É uma experiência gratificante para nós compartilhar nossa cultura e vivências com os estudantes. Nossas crianças também tiveram a oportunidade de interagir e brincar com eles, o que foi um momento muito especial”, ressaltou Antônio dos Santos, vice-cacique da tribo Kaingang.
Maria Eduarda Ribeiro da Silva, aluna de 14 anos, expressou seu entusiasmo com a experiência:
“Fomos capazes de aprender muito mais sobre a cultura e a história dessas tribos. Quando visitamos a tribo, tivemos a oportunidade de conhecer costumes fascinantes, diferentes do que imaginávamos. E hoje, tê-los aqui foi uma experiência incrível”.
Essa tarde de aprendizado e intercâmbio cultural certamente deixará uma impressão duradoura nos alunos da EMEF Rondônia, estimulando sua apreciação pelas tradições indígenas e ampliando seus horizontes culturais.
Cultura
Inscrições para formação de agentes culturais de Canoas vão até 20 de novembro
Formação para agentes culturais de Canoas, interessados (as) em se formalizar e entender mais sobre documentação para inscrição em editais culturais.
Inscrições até: 20/11/2024
Será enviada confirmação de inscrição aos inscritos.
Atenção
– Apenas 1 inscrição por pessoa
Escolha uma das Turmas disponíveis:
- Turma 1: dia 23/11/24 – manhã das 10h às 12h
- Turma 2: 23/11/24 – tarde das 13h e 30m às 15h e 30m
✅ Com emissão de certificado.
✅ Formação gratuita
Produção Cultural: Tríade
Realização: Prefeitura de Canoas – Secretaria da Cultura –
Microcrédito cultural
Coordenação geral: Chaiani Ortiz borges
Produção cultural: Rhitieli O. Borges
Diagramação: Gladis Cantini
Link para inscrições aqui.
Cultura
8ª MOSTRA LAB: Evento promove encontro que reúne obras artísticas de estudantes
Em seu 14º ano de atividades formativas continuadas, o LAB (Laboratório-Escola de Arte Popular), de Canoas, realiza mais uma edição anual de seu tradicional evento cultural onde reúne os processos artísticos de dezenas de estudantes das mais variadas linguagens artísticas.
Arte como instrumento de mudança
Novamente o LAB, através da continuidade de suas ações, fomenta e multiplica a educação popular, o contato às artes e a transformação das realidades através do incentivo à cultura. Sua missão é viabilizar o acesso e democratizar o conhecimento de forma social, criativa, sustentável e empreendedora.
8ª Mostra LAB
Por isso, nos dias 16 e 17 de novembro, a 8ª Mostra LAB traz diversas obras, profissionais e estudantes que apresentam seus resultados artísticos, compartilham suas subjetividades e proporcionam um encontro com o imaginário, o afetivo e o simbólico. A arte como caminho. A arte como linguagem e como produção do conhecimento humano.
O Laboratório-Escola de Arte Popular convida para a 8ª Edição da Mostra LAB que acontece nos dias 16 e 17 de novembro em Porto Alegre na Casa de Cultura Mário Quintana, onde serão apresentados os trabalhos artísticos de dezenas de estudantes das mais variadas linguagens artísticas.
Espetáculos de Teatro, Mostra Coreográfica, Desfile de Moda e Exposição de Artes Visuais integram a mostra de maneira híbrida, mesclando a nossa comunidade escolar e suas diferentes formas de produzir arte e expressar suas singularidades.
Serviço:
Quando: Dia 16/11 – das 19h às 22h
Dia 17/11 das 18h30 às 21h
Onde: Casa de Cultura Mário Quintana – Teatro Bruno Kieffer (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingressos:
https://www.sympla.com.br/evento/8-mostra-lab/2692673
Indicação:
– Sábado (16/11) – Livre
– Domingo (17/11) – 16 anos
Cultura
18º Festival Palco Giratório Sesc traz espetáculo circense ao Parque Capão do Corvo no domingo, 10
Criada em 2005, e com passagem por grandes festivais nacionais e internacionais de teatro, a trupe paulista “Lona Preta” chega a Canoas para apresentação gratuita no Parque Capão do Corvo no domingo, dia 10 de novembro, a partir das 15 horas.
A atração faz parte da programação do 18º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre que, neste ano, também está promovendo atrações em solo canoense.
“O Circo Fubanguinho”
A trupe apresentará o espetáculo circense “O Circo Fubanguinho”, montagem inspirada nas charangas, farsas e bufonarias do mundo da palhaçaria onde dois palhaços, demitidos e expulsos do picadeiro, tentam se inserir a qualquer custo.
A atração é repleta de música e tem classificação livre para todos os públicos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (51) 3456-2013.
- Coluna12 horas atrás
ECONOMIA: ‘Caminhos para a Inclusão e o Empoderamento’ (por Cristiane Souza)
- Coluna4 dias atrás
PSICOLOGIA: Tenho esquizofrenia, e agora? (por Marianna Rodrigues)
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Atingidos pela enchente em Canoas recebem orientação para a compra assistida de imóveis
- Empresas & Negócios7 dias atrás
Grupo Passarela segue firme em seu plano de expansão e inaugura mais uma loja no Rio Grande do Sul
- Eleições 20246 dias atrás
Airton Souza se manifesta sobre decisão do STJ que mantém condenação
- Emprego7 dias atrás
Feirão de Emprego em Canoas oferta vagas na empresa JBS
- Educação1 semana atrás
Inscrições para primeiro ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio iniciam na segunda-feira
- Justiça7 dias atrás
Patrícia Rosa dos Santos recebe homenagem na Câmara de Vereadores de Canoas e familiares clamam por justiça