Conecte-se conosco

header-top


 






 

08/04/2025
 

Geral

PRÉ-VESTIBULAR GRATUITO: “Educação Popular”, que oferece aulas preparatórias para provas do ENEM e UFRGS, chega a Canoas

Redação

Publicado

em

PRÉ-VESTIBULAR GRATUITO: “Educação Popular”, que oferece aulas preparatórias para provas do ENEM e UFRGS, chega a Canoas

A Rede Emancipa – Movimento Social de Educação Popular, presente em diversas cidades e periferias do Brasil, chega agora em Canoas, oferecendo cursinhos pré-universitários totalmente gratuitos e focados no ENEM e UFRGS, bem como ENCCEJA.

“Nosso time é formado por educadores voluntários que acreditam que o ensino superior deve ser democratizado e ser acessível a todos e todas. Entendemos também que as desigualdades sociais e econômicas, estruturais em nossa sociedade, impedem que todos tenham acesso a cursinhos privados ou a uma educação que dê subsídios ao ingresso no ensino superior. Por esse motivo lutamos, coletivamente, para superar essas desigualdades através da educação popular e emancipatória”, destacou o coordenador do projeto, Rafael Werhli.

Onde?

O Emancipa Canoas fica na Dr. Barcelos, 430, Centro – Canoas, ao lado da escola André Leão Puente. As aulas acontecem todos os sábados, das 8h ao 12h.

Mais informações pelo WhatsApp: (51) 992233179, com Rafael.

Geral

Feira do Peixe de Canoas começa na terça-feira, 15, e se estende até a sexta-feira santa

Redação

Publicado

em

Feira do Peixe de Canoas começa na terça-feira, 15, e se estende até a sexta-feira santa

Para os canoenses que pretendem visitar a Feira do Peixe de Canoas, devem ficar atentos: nos dias 15,16 e 17 a feira estará aberta das 8 às 20 horas, e no dia 18, das 8 às 12 horas. Serão 16 bancas espalhadas em cinco bairros da cidade: Centro, Mathias Velho, Guajuviras, Niterói e Marechal Rondon. Apenas a feira da Av. Inconfidência começa na quarta-feira, 16.

Em todos os locais haverá diversidade de peixes inteiros e filés, como filés de anjo, merluza, tilápia, tainha e traíra, carpa, além de camarão e siri. Já nos bairros Mathias Velho e Guajuviras, haverá peixes vivos, mantidos em água de poço. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, todos os custos da feira estão sendo arcados pelos próprios feirantes.

Segundo o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Odavir de Melo Júnior, Juninho, “reconhecemos a importância da Feira do Peixe de Canoas, tanto do ponto de vista dos feirantes, pois estimula o empreendedorismo e traz mais renda para eles, como do canoense, que já está acostumado com a tradição que a Feira representa”.

Datas e Horários:

– 15, 16 e 17 de abril: das 8h às 20h
– 18 de abril (sexta-feira santa): das 8h às 12h
– Feira do Marechal Rondon: começa na quarta-feira (16)

Locais:

  • Centro: Rua Cônego José Leão Hartmann (em frente à Igreja Matriz São Luiz Gonzaga)
  • Mathias Velho: Praça Igreja Pio X (rua em frente à Igreja)
  • Guajuviras: Rua 1, junto à rótula de acesso principal ao bairro Guajuviras, pela Av. Boqueirão
  • Niterói: Rua José Maurício x Júlio de Castilhos (em frente à Praça Dona Mocinha)
  • Marechal Rondon: Av. Inconfidência (Largo da Inconfidência)
Continuar a ler

Geral

Projeto oferece apoio psicológico e escuta a professores da rede municipal de ensino de Canoas

Redação

Publicado

em

Projeto oferece apoio psicológico e escuta a professores da rede municipal de ensino de Canoas

Um ambiente de acolhimento com apoio psicológico e escuta destinado a professores da rede municipal de ensino de Canoas é proporcionado por meio do programa “Vamos conversar?”. A ação de responsabilidade da Unidade de Gestão do Cuidado, da Secretaria Municipal da Educação (SME), conta com a parceria do curso de psicologia da Unilassale.

O suporte destinado para docentes, membros de equipes diretivas e orientadores reflete diretamente no bem-estar e saúde mental dos participantes que possuem encontros, divididos em grupos, aos sábados pela manhã e nas segundas-feiras à noite. A primeira atividade aconteceu na manhã do último sábado (5), no Unilasalle, com presença de 33 educadores.

“A ação está organizada para esse acolhimento e acompanhamento psicológico em cinco encontros nesse primeiro semestre. Já temos cinco grupos formados; um destinado à diretoras, vice-diretoras, orientadores e supervisores, e outros quatro grupos com professores e profissionais de apoio”, explica o gestor da Unidade de Gestão do Cuidado da SME, Cleber Melo da Silva.

A preocupação com questões relacionadas à saúde mental resultou na disponibilização desse atendimento gratuito.

“Fornecer esse serviço para nossa rede é uma demanda dos nossos profissionais, pois o estresse, o burnout, ansiedade e depressão, são questões de saúde mental com ampla dimensão na saúde pública. A SME entende que sua parcela de participação de corresponsabilidade está em garantir espaços de acolhimento para seus profisisonais”, disse.

Professores e membros de equipes diretivas da rede interessados em participar do programa podem procurar a Unidade de Gestão do Cuidado, na sede da SME (Rua Monte Castelo, 340, Nossa Senhora das Graças) ou então entrar em contato pelo telefone (51) 3425 7701.

Continuar a ler

Comunidade

Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e tecnologia

Redação

Publicado

em

Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e tecnologia

O Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na Rua Clemente Pinto, 92, bairro Nossa Senhora das Graças, está com inscrições abertas para diversas atividades voltadas à promoção da saúde física, mental e da inclusão social de pessoas idosas. A programação inclui aulas de ginástica, pilates, inclusão digital, coral, entre outras, todas oferecidas gratuitamente.

Com uma rotina diária de atividades, o espaço busca proporcionar um envelhecimento ativo e saudável. A chefe de unidade do CCI, da Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão, Camila Ferreira, destaca que “o objetivo é ampliar a participação da comunidade idosa, queremos que os idosos estejam ativos, integrados e protegidos. Nós dizemos que o curso de inclusão digital é de inclusão social também, eles têm dificuldade às vezes de pegar um Uber, querem explorar mais as ferramentas do WhatsApp, a intenção é mostrar que eles também podem continuar aprendendo”.

A professora Jenifer Cavalhero, que atua no local há dois anos, enfatiza os benefícios das aulas, “eles melhoram a qualidade de vida e conquistam autonomia, e mais do que isso: convivem, se divertem e criam vínculos. A cada dois meses fazemos confraternizações que são muito importantes para o bem-estar do grupo”.

Entre os participantes, a alegria em fazer parte das atividades é evidente. Nélia Flores, de 63 anos, aluna de ginástica e pilates, diz que o espaço é um refúgio para a alma, “a dança liberta, traz saúde mental. Aqui somos tratados com carinho, principalmente depois da enchente. Canoas é vitoriosa e a gente também precisa se sentir assim”.

José Carvalho do Nascimento participa do curso de inclusão digital e relata a importância da inclusão tecnológica, “se a gente não acompanhar, fica pra trás. Aqui eu aprendo, faço amizades e isso faz bem pro ser humano.” Já dona Luisa Pereira, de 83 anos, é enfática: “Conviver com pessoas é a melhor coisa que existe. Eu adoro estar aqui”.

Confira a programação completa do CCI:

  • Aula de ginástica: segundas e quartas, das 8h30 às 9h30
  • Pilates no solo: segundas e quartas, das 9h30 às 10h30
  • Ginástica do cérebro: terças, das 14h30 às 15h30 (a partir de 22/04)
  • Tricô e crochê: quartas, das 14h às 15h (a partir de 23/04)
  • Coral Vozes da Sabedoria: quartas, das 15h30 às 16h30
  • Inclusão digital: quintas, das 14h30 às 15h30 (a partir de 24/04)

As aulas são realizadas na sede do CCI, localizada na Rua Clemente Pinto, 92. Para mais informações ou para se inscrever, os interessados podem ir até o local ou entrar em contato pelo telefone (51) 3463-8428 ou WhatsApp (51) 98255-1217.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques