Geral
Dia do Desafio 2023 tem diversas atividades em Canoas e região na quarta-feira, 31

Capitaneada pelo Sesc/RS, a edição 2023 do Dia do Desafio (DDD) terá ações em dezenas de municípios gaúchos no próximo dia 31 de maio.
Em Canoas e região, destacam-se, entre as atrações, aulas abertas de diferentes atividades físicas, uma maratona aquática e uma ação, em parceria com a Trensurb, que incentivará os passageiros dos vagões de toda a Região Metropolitana a se movimentarem através de um vídeo-treino veiculado nas TV’s do transporte.
A programação, que pode ser conferida abaixo, é realizada com a parceria das prefeituras municipais de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita, as universidades LaSalle e Ulbra, o Senac Canoas, o Colégio IPUC, a Associação Pestolazzi e a Brigada Militar.
Além de atividades especiais, empresas e instituições de ensino também são convidadas a integrarem o projeto. Nesta edição do Dia do Desafio, a ideia é estimular o compartilhamento das ações.
Para isso, foi criada a campanha “DDD+1”, que pede aos participantes que levem um amigo para praticar, ao menos, 15 minutos de exercícios. Seja correr, caminhar, dançar, jogar futebol, vôlei ou qualquer outro esporte, o importante é não ficar parado!
Para o registro quantitativo, a proposta é que a atividade seja compartilhada nas redes sociais marcando o Sesc/RS ou o Sesc Canoas.
Como em outros anos, DDD também é sinônimo de solidariedade. Em todos os pontos de ações do Sesc/RS haverá coleta de doações de leite UHT, que também podem ser entregues nas escolas Senac e Sindicatos filiados à Fecomércio-RS.
Os alimentos serão distribuídos para entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio do programa Mesa Brasil Sesc. Em 2022, foram arrecadados mais de 8,4 mil litros de leite e mais de 1,4 milhão de pessoas foram mobilizadas no Estado durante o Dia do Desafio.
Programação
00h – Maratona Aquática, na piscina do Sesc Canoas (atividade exclusiva para alunos matriculados na natação, com inscrição prévia)
5h às 23h20 – Vídeo-aulas de exercícios nos vagões da Trensurb
9h – Caminhada Orientada, com saída do Sesc Canoas
10h – Aula de Step adaptado, na Sala Multiuso do Sesc Canoas
11h – Aula de Pilates Solo, na Sala Multiuso do Sesc Canoas
12h – Aula de GAP, na Sala Multiuso do Sesc Canoas 13h – Aula de vôlei, na quadra do Poliesportivo LaSalle
15h – Hidroginástica, na piscina do Sesc Canoas (atividade exclusiva para alunos matriculados na hidroginástica, com inscrição prévia)
16h15 – Aula de Ritmos, em frente ao Sesc Canoas
17h – Dança de Salão, no Teatro do Sesc Canoas
Geral
Canoas promove campanha “Verão sem Violência” com ações de conscientização

A Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão de Canoas realizará, nos meses de janeiro e fevereiro, a campanha “Verão sem Violência”, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica. A iniciativa prevê a divulgação de canais de denúncia e informações sobre os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha.
As ações estão programadas para os dias 14 e 26 de janeiro e 11 e 25 de fevereiro, sempre às 15h, no Calçadão, em frente à Estação Canoas da Trensurb, no Centro do município. No local, serão distribuídos materiais informativos ao público.
De acordo com a Secretaria, a campanha busca ampliar o acesso da população a informações sobre a violência contra meninas e mulheres, além de divulgar os serviços de acolhimento disponíveis em Canoas e orientar sobre como buscar apoio e realizar denúncias.
Geral
Começam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Entram em vigor nesta segunda-feira, 5, as novas regras para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul. A partir de hoje, os candidatos já podem iniciar o processo de habilitação conforme as mudanças previstas na legislação federal, segundo informou o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS).
As alterações decorrem da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), da Medida Provisória nº 1.327/2025 e da Lei nº 15.153/2025, que promovem mudanças significativas no processo de formação de condutores em todo o país. Diante da ausência de um período oficial de transição, o DetranRS, em conjunto com a Procergs, adotou um modelo híbrido, que combina exigências da nova legislação com procedimentos do sistema anterior.
De acordo com a diretora-geral adjunta do DetranRS, Isabel Friski, as adequações estão sendo realizadas em regime de força-tarefa. Segundo ela, a determinação do governo estadual foi para acelerar a implementação das mudanças e garantir que o novo processo esteja disponível já no início do ano.
Como será o processo de habilitação
Na prática, o candidato poderá iniciar o processo pelo aplicativo Gov.br e dar início ao curso teórico, ou realizar o procedimento diretamente em um Centro de Formação de Condutores (CFC). De forma simultânea, será possível realizar a coleta biométrica e agendar os exames de aptidão física e mental.
Hoje também poderá ser agendada a prova teórica. No entanto, durante este período inicial, o exame seguirá o modelo antigo, já que ainda não há integração com o banco de questões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Após a aprovação no exame teórico, o candidato poderá marcar as aulas práticas. A nova legislação estabelece a exigência mínima de duas horas/aula obrigatórias. Quando se considerar apto, o aluno poderá agendar o exame prático no CFC.
O exame de direção veicular seguirá o modelo atualmente vigente até que a Senatran atualize o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. Já o exame toxicológico só será exigido após regulamentação específica do Contran, conforme autorização da Senatran.
O DetranRS informa ainda que já é possível abrir o serviço e realizar a coleta biométrica nos CFCs. Para as demais etapas, os candidatos podem optar por aguardar os ajustes no sistema ou seguir com o processo pelas regras antigas. A atuação de instrutores autônomos e o uso de veículo próprio seguem condicionados à regulamentação.
Principais mudanças na legislação
A Resolução nº 1.020/2025 do Contran prevê, entre as principais mudanças, a oferta de curso teórico gratuito e em formato digital, além da flexibilização das aulas práticas, com redução da carga horária obrigatória para duas aulas de direção. O início do processo poderá ser feito pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo CNH do Brasil, que substitui a Carteira Digital de Trânsito.
A Medida Provisória nº 1.327/2025 também prevê a possibilidade de renovação automática da CNH para condutores considerados bons motoristas.
Além disso, com a derrubada do veto presidencial pelo Senado, a Lei nº 15.153/2025 voltou a exigir o exame toxicológico na primeira habilitação também para condutores de carros e motocicletas.
Geral
Colisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas
Oportunidade3 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro

Geral1 semana atrásPrimeiro bebê de 2026 em Canoas nasce em casa e recebe atendimento no HU
Geral6 dias atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Geral1 semana atrásColisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas

Política1 semana atrásCâmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas

Educação4 dias atrásDivulgado o 1º chamamento de 2026 para matrícula na etapa creche, em Canoas

Saúde1 semana atrásTrensurb renova parceria com o projeto Help para 2026

Educação5 dias atrásCanoas divulga lista de classificados do concurso para professores da rede municipal



























































